NOTÍCIAS

19-ABR-2020

Prefeitura de Paço do Lumiar presta acompanhamento, orientação e apoio às pessoas com Covid-19

Prefeitura de Paço do Lumiar presta acompanhamento, orientação e apoio às pessoas com Covid-19

#Saúde POR ASCOM 19 DE ABRIL DE 2020

Por meio de um grupo técnico multiprofissional a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em Paço do Lumiar, tem prestado apoio à pessoa com caso confirmado de Coronavírus no município. O GT Covid-19 também tem a função de contactar e monitorar pacientes em quarentena, para prestar assistência domiciliar necessária.

A ação faz parte da estratégia de combate a pandemia do Coronavírus desde a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Paço do Lumiar, no mês passado. A secretária de Saúde do município, Soraya Santana, explica que o sistema de acompanhamento parte de um primeiro contato com o paciente por telefone, após a confirmação, mediante comprovação clínica por exames, de tratar-se de infecção por Coronavírus.

"A partir deste momento de posse do resultado positivo e dos dados do paciente, fazemos o primeiro contato por telefone e logo em seguida iniciamos um processo de acompanhamento para este momento de quarentena e isolamento, inclusive com o suporte de psicólogos", diz a secretaria explicando a sequência dos passos.

Além do acompanhamento clínico, a orientação destinada à conduta a ser adotada pelo paciente e familiares caso morem na mesma casa também faz parte da abordagem. Os profissionais esclarecem dúvidas do paciente e indicam uma rotina para o isolamento e proteção, tanto do paciente, quanto dos outros moradores da casa, que também passam a ser monitorados quanto a verificação e aparecimento de sintomas", destaca o coordenador de vigilância em Saúde, Raphael Pessoa.

Embora a confirmação dos casos por meio de testes rápidos ou laboratoriais, não esteja diretamente relacionada à rede de saúde do município, a coordenação de Vigilância em Saúde atua na identificação dos casos confirmados, por meio de busca ativa, em parceria e com a mesma base de dados do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que notifica casos suspeitos e confirmados em todo o estado.

"Nós temos acesso ao mesmo sistema para notificação dos casos suspeitos e confirmados, e a partir dele, podemos contribuir dirimindo dúvidas e confirmando entre os casos apontados, se aquele paciente que testou positivo, pertence a Paço do Lumiar ou outro município circunvizinho, dando maior veracidade à informação, atualizando os números de casos por meio de boletins epidemiológicos da SEMUS, para que possamos ter a real dimensão desta pandemia e da situação em Paço do Lumiar", explica.

Dados — De acordo com o último boletim, da coordenação Municipal de Vigilância em Saúde/ SEMUS, atualmente existem 32 casos confirmados de Coronavírus, todos confirmados por critério laboratorial e sendo monitorados pelo GT Covid-19. A maioria dos casos em Paço do Lumiar estão na faixa etária entre 30 e 59 anos. Ocorreram ainda 02 óbitos até agora sendo de um homem de 66 anos e uma mulher de 72 anos, ambos com histórico de doenças pré-existentes, que os colocavam no grupo de risco.

Apesar do número de óbitos confirmados em Paço do Lumiar, manter-se baixo, a prefeitura alerta que isso não significa um sinal verde para relaxar com as medidas de prevenção e diz que vai continuar fiscalizando, implantando medidas para diminuir a quantidade de pessoas nas ruas e dando total suporte aos profissionais de saúde.

"Continuaremos fazendo a parte que nos cabe porque temos a certeza de que cada vida importa e precisa ser preservada. Mas, só conseguiremos achatar a curva se mantermos as regras de distanciamento físico, se todo e qualquer cidadão, aderir aos hábitos de lavar as mãos ou usar álcool gel, se conscientizar de que é preciso ficar em casa, ou mesmo fazer uso de máscara em caso de precisar buscar por serviços essenciais como supermercado e farmácia", declarou a prefeita Paula Azevedo.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

Carroceiros recebem orientações sobre educação ambiental e cuidados com o animal

Os carroceiros de Paço do Lumiar participaram, nesta quarta-feira (24), de uma palestra [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Segurança Alimentar em Destaque: SEMED inova na Alimentação Escolar com Produtos da Agricultura Familiar

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar realizou nesta terça-feira [...]

#Prefeita Há 2 dia(s)

PREFEITA PAULA AZEVEDO VISITA FEIRA DA AVENIDA 10 NO MAIOBÃO

A prefeita Paula Azevedo(PCdoB), esteve na manhã desta segunda-feira(22), visitando a Fe [...]

#Município Há 5 dia(s)

ROSEANA SARNEY: Na área da saúde, mais de 500 pessoas foram atendidas no Paço em Ação

Na quinta edição do Paço em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado(20), no Conjunto Ros [...]

#Município Há 5 dia(s)

Autoridades luminenses prestigiam "Paço em Ação" realizada no Conjunto Roseana Sarney

A quinta edição do “Paço em Ação”, projeto social desenvolvido pela Prefeitura de Paço do [...]

#Município Há 6 dia(s)

PAÇO EM AÇÃO: Roseana Sarney e adjacências serão beneficiados neste sábado

A Prefeitura de Paço do Lumiar realiza amanhã(20), mais uma edição do "PAÇO EM AÇÃO". De [...]

#Infraestrutura Há 7 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar limpa bueiro e resolve problema na Avenida do Pau Deitado

Na tarde desta quarta-feira, 17, a Prefeitura de Paço do Lumiar, através de funcionários [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito