NÓTICIAS

06-MAI-2020

Paço do Lumiar: Veja como foi o primeiro dia de lockdown no município.

#ADMINISTRAÇÃO POR RONALD SEGUNDO 06 DE MAIO DE 2020 230

A Prefeitura de Paço do Lumiar em parceria com o Governo do Estado, montou um grande esquema de fiscalização no município durante o lockdown. Operação reúne equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Secretária Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Vigilância Sanitária Municipal, Secretária Municipal de Mobilidade Urbana, entre outros órgãos municipais. Os agentes estão atuando em cumprimento ao Decreto Municipal n° 3.430/2020 e Decreto Estadual Nº 35.784/2020, que atende a decisão da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís determinando o bloqueio mais rigoroso no funcionamento dos serviços públicos, comércio e outras atividades não essenciais nos próximos 10 dias em toda a região metropolitana de São Luís. Neste período, estão funcionando apenas os serviços essenciais.

Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, foram feitas barreiras e interdições nas principais avenidas e entradas de Paço do Lumiar. A Polícia Militar e os agentes de trânsito disciplinaram o fluxo de veículos na MA-202, MA-203 e MA-204.

Condutores e passageiros foram abordados pelos agentes para verificar se o deslocamento estava de acordo com o que determinam a decisão judicial e os decretos estadual e municipal que disciplinam o lockdown. Também foram feitas abordagens no transporte coletivo para verificar se estavam sendo cumpridas determinações como o uso de máscaras por passageiros, motoristas e cobradores, além da proibição do transporte de pessoas em pé.

Também ouve disciplinamento na porta das agências bancárias.

"Eu vim hoje aqui na agência porque preciso desse auxílio. Estou usando máscara para me previnir e prevenir também as outras pessoas. Estou gostando dessa fiscalização que estão fazendo. Todos nós temos nos conscientizar.", disse Claudia que mora no Pindaí e está desempregada.

Feiras e mercados foram fiscalizados. Os estabelecimentos devem ser cercados de forma a controlar o acesso de pessoas, que não poderá ultrapassar 50% (cinquenta por cento) da sua capacidade, devendo observar todos os protocolos de segurança fixados pelas autoridades sanitárias. É obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual por todos os feirantes/comerciantes e funcionários dos estabelecimentos públicos e privados, podendo ser máscaras de proteção laváveis ou descartáveis. Além disso, é necessário o distanciamento entre as pessoas que estiveram nesses locais e a disponibilização aos clientes de álcool em gel e/ou água e sabão.

A fiscalização segue por mais 9 (nove) dias. O objetivo é restringir ao máximo a circulação de pessoas, evitando assim a proliferação da Covid-19.

"É um trabalho que está sendo feito em conjunto. As equipes estão nas ruas desde cedo fiscalizando o cumprimento das medidas restritivas determinadas pela Justiça. Mais uma vez peço que todos os luminenses cumpram os decretos e evitem sair de casa. Quem exerce atividade essencial como profissionais de saúde, agentes de trânsito, de limpeza urbana, profissionais das forças de segurança, entre outros, podem se deslocar pela cidade no trajeto entre sua residência e seu local de trabalho. Lembrando que os supermercados, serviços de saúde, farmácias e outras atividades essenciais continuam funcionando. O uso da máscara é obrigatório.", pontuou a Prefeita em exercício, Paula Azevedo.

Fotos: Diego Chaves.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Desenvolvimento

Paço do Lumiar: Prefeita e Governo do Estado entregam títulos de propriedade para moradores do município.

Paço do Lumiar: Prefeita e Governo do Estado entregam títulos de propriedade para moradores do município.

Há 3 dias

#Educação

Paço do Lumiar: prefeitura lança projeto “Paço Educando em Casa”

Paço do Lumiar: prefeitura lança projeto “Paço Educando em Casa”

Há 4 dias

#Saúde

COVID-19: Profissionais da saúde e segurança são testados para triagem em Paço do Lumiar

Com auxílio de testes rápidos para a covid-19, a Secreta [...]

Há 5 dias

#Infraestrutura

Prefeitura de Paço do Lumiar realiza recapeamento asfáltico no Maiobão

A prefeitura de Paço do Lumiar segue intensificando as obras de [...]

Há 7 dias

#Infraestrutura

Prefeitura de Paço do Lumiar realiza recapeamento asfáltico na rua 9 do Conjunto Maiobão

Mesmo em meio à pandemia causada pelo Covid-19, doença c [...]

Há 8 dias

#AssistênciaSocial

CREAS: Centro recebe carro próprio para otimizar serviços e obras no Tambaú são retomadas.

As obras de restauração do Centro de Referência Es [...]

Há 8 dias

#AssistênciaSocial

Paço do Lumiar: prefeitura encaminha adolescente para tratamento contra drogas

A prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria de [...]

Há 12 dias

#Saúde

Retomada da vacinação em Paço ocorre nesta quarta-feira (20)

Retomada da vacinação em Paço ocorre nesta quarta-feira (20)

Há 14 dias

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito