NOTÍCIAS

23-MAI-2023

Semana Municipal de Juventude de Paço do Lumiar, aberta na segunda (22) segue até sexta-feira

#Juventude POR ASCOM 23 DE MAIO DE 2023

Esdras Aroucha

A Semana Municipal de Juventude de Paço do Lumiar foi oficialmente aberta nesta segunda-feira, dia 22, no Instituto de Ensino de Superior Franciscano (IESF), no Maiobão. Com o tema "Um futuro de possibilidades", o evento contou com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Suely Abreu, que deu as boas-vindas aos participantes e falou da importância de a Prefeitura promover este tipo de ação.

"Nossos jovens precisam se qualificar. Chegar ao mercado de trabalho com a visão ampliada faz toda diferença! Eles precisam de ferramentas como esta, para buscar seus espaços e ter incentivo para ir cada vez mais longe. O futuro está nas mãos de cada um", destacou a secretária Suely Abreu.

Durante a abertura da Semana Municipal da Juventude, prevista na Lei nº 543 de 1º de outubro de 2013, também foi feito o lançamento da Mostra de Profissões, que contou com a participação de alunos da U.E.B. Henrique de La Roque, da Escola Comunitária Padre Maurício, e do Centro Educacional São Francisco de Assis (CEFRAM).

Dados da Organização Mundial do Trabalho demonstram que a juventude é o seguimento mais afetado com a crise econômica e com os efeitos da pandemia, pois houve um aumento da inatividade, principalmente do número de jovens desempregados. O evento é uma oportunidade de debater sobre a importância do trabalho para a juventude, e dela como protagonista das mudanças deste cenário sócio econômico.

No primeiro dia, foram realizadas oficinas de empreendedorismo e de empregabilidade, voltadas para alunos do Ensino Médio. Segundo Rafaelly Santos, chefe de departamento da Secretaria Municipal de Diretos Humanos de Paço do Lumiar (SEMDHU), o evento é uma oportunidade de os jovens conhecerem um pouco mais sobre a área que poderão atuar.

"Hoje, na mostra de profissões, tivemos a demonstração de diversos cursos promovidos pelo IESF, como logística, enfermagem, nutrição, pedagogia, serviço social, administração, entre outros. Vejo este momento como uma oportunidade para os jovens conheceram mais sobre as profissões e as diversas áreas de atuação de cada uma delas, com uma visão para o mercado de trabalho", explicou.

Ícaro de Almeida, de 17 anos, está no último ano do Ensino Médio. Ele participou da oficina de empregabilidade e diz que foi uma grande oportunidade de se aperfeiçoar e conhecer dicas importantes. "Porque a gente vai entrar no mercado, já sabendo de muitas coisas e assim podemos sair na frente, com conhecimento e experiência", conta.

A Semana Municipal de Juventude segue com programação gratuita, aberta para estudantes, na quarta-feira (24) e na sexta-feira (26).

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Município Há 1 dia(s)

PAÇO EM AÇÃO: Roseana Sarney e adjacências serão beneficiados neste sábado

A Prefeitura de Paço do Lumiar realiza amanhã(20), mais uma edição do "PAÇO EM AÇÃO". De [...]

#Infraestrutura Há 2 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar limpa bueiro e resolve problema na Avenida do Pau Deitado

Na tarde desta quarta-feira, 17, a Prefeitura de Paço do Lumiar, através de funcionários [...]

#DireitosHumano Há 2 dia(s)

Autoridades luminenses visitam Apac para conhecer a realidade e o trabalho de ressocialização dos internos

Acompanhada do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Maru(SD), a esposa dele- Josy Braga [...]

#Educação Há 2 dia(s)

Prefeita Paula Azevedo e técnicos da SEMED participam do 1º Seminário do Programa Educar pra Valer

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar marcou presença no I Seminá [...]

#Município Há 7 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar e Governo do Maranhão inauguram Maiobão Fast Food

Nesta sábado (13), por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e o Gov [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito