CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#DireitosHumano 27/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS SEMDHU emite nota de repúdio contra intolerância religiosa sofrida em terreiro na Vila São José
A Secretaria de Direitos  Humanos de Paço  do lumiar (SEMDHU), lançou nota de repúdio, neste sábado (27), relativa ao ocorrido  na noite  desta última  sexta-feira (26),  quando devotos do "Terreiro de Mina Boa Fé",  localizado  na Vila São José, em Paço  do Lumiar e seus membros foram aviltantemete atacados por conduta de intolerância  religiosa  praticada por terceiros. 

Em nota, a pasta conduzida  pela secretária Hélica Silva, defendeu que a conduta seja apurada pelas autoridades competentes,  a exemplo  do Ministério Público,  para que a culpabilidade seja atribuída aos  envolvidos, e que os mesmos sejam devidamente punidos pelo crime praticado.

“Tais atos de intolerância religiosa, praticados,  não só violam a liberdade religiosa garantida por nossa Constituição, mas, também ferem os princípios fundamentais da dignidade humana", ressaltou  a secretária, complementando que a justiça deve investigar tal situação  para garantir  a convivência pacífica entre os diferentes segmentos da sociedade, direito e respeito à diversidade de religiões existentes em nossa sociedade plural.                  

Hélica  Silva, também  chama a atenção para que em meio ao acontecido, a sociedade  não generalize a conduta como uma prática recorrente  em todos  os seguimentos ou congregações evangélicas, lembrando  que estes ataques geralmente  ocorrem  de forma pontual e direcionada por pequenos grupos tidos como mais fundamenlistas.
#DireitosHumano 25/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS PAÇO DO LUMIAR SE DESTACA NO PROGRAMA TRABALHO JOVEM.
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), que integra o quadro de pastas estratégicas da atual gestão em Paço do Lumiar, por meio da obtenção de bons resultados na execução e acompanhamento do Programa Trabalho Jovem, desenvolvido em parceria com a SEEJUV - Secretaria da Estado Extraórdinária de juventude, atingiu a 6° posição entre os municípios com maiores cadastros de jovens inseridos no eixo Estágio Social.

A informação foi confirmada pela coordenação de Juventude/SEMDHU, após evento para a formação de gestores municipais de Juventude, relativo a este Programa.  A reunião ocorreu no inicio da semana, no Auditório do Palácio Henrique de La Roque, em São Luís. 

Segundo Rafaelly Santos, chefe de departamento e Coordenadora de Juventude da SEMDHU, são 334 jovens inscritos até o momento, moradores de Paço do Lumiar com idade entre 17 e 25 anos. “Com esses resultados observamos que Paço do Lumiar, encontra-se entre os mais efetivos na execução e acompanhamento do Trabalho Jovem.  Em nosso caso tratam-se aí de jovens oriundos da zona rural e zona urbana de nosso município”, enfatiza.  

Em Paço do Lumiar, as inscrições para o programa começaram a ser feitas desde o dia 10 deste mês. 
A secretaria de Direitos Humanos, Helica Silva, destaca ainda que, a preocupação com a empregabilidade, criação de espaços e estimulo de oportunidades de emprego, trabalho e renda para todos, em especial para a juventude que precisa se inserir no mercado de trabalho é uma constante da gestão. 

“Atinente a isso, podemos citar além deste bom resultado em pouco tempo junto ao Trabalho Jovem, outras   ações de impacto como por exemplo, o  "Acessuas Trabalho", uma iniciativa já realizada, na qual tivemos em parceria com a SEMDES, pasta do Desenvolvimento Social, comandada pela secretaria Suely Abreu, e que qualificou centenas de pessoas, adultos e jovens,  para o mercado de emprego em Paço do Lumiar”, disse a secretaria Helica.
#DireitosHumano 18/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Autoridades luminenses visitam Apac para conhecer a realidade e o trabalho de ressocialização dos internos

Acompanhada do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Maru(SD), a esposa dele- Josy Braga, e uma comitiva de secretários e assessores, na manhã desta quinta-feira (18), a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), visitou a sede da APAC São Luís, que fica localizada em Paço do Lumiar.

O momento foi de conhecer as instalações, a forma de trabalho desenvolvido, e a ressocialização. A visita também é uma oportunidade para que o município possa contribuir com ações públicas voltadas para a reintegração.

A Prefeita foi recebida pela Presidente da Apac, a pastora Lucymari Carvalho, a gerente da unidade, Rayanna Chaves, e demais funcionários. Participaram da visita a secretária da Semed, Kennya Guimarães, as adjuntas da Semus, Lúcia Vasconcelos, da Semdes, Gracilda Silva, e da Semdhu, Aldeniza Costa, representando a Semict, a coordenadora da sala do empreendedor, Cristiane Luz.

#DireitosHumano 13/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS SEMDHU realiza evento com mulheres e artesãs luminenses

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da SEMDHU, através das ações da Coordenação da Mulher, realizou nesta terça-feira (12), um momento de discussão e apoio às mulheres, com destaque para as artesãs luminenses. O evento aconteceu no período da tarde, nas dependências do auditório do prédio que abriga o SINE e o CESLUM (Centro de Economia Solidária).

A atividade ajuda a marcar o mês das mulheres e chamar a atenção para o lugar de destaque e luta das mulheres contra violência e por mais direitos e dignidade. A secretária Municipal de Direitos Humanos, Hélica Silva, classificou o ato como um momento de sororidade e de representatividade.

"Numa mesa desta aqui, essencialmente formada por mulheres para discutir, falar e debater sobre questões como desvalorização, preconceito e outras situações que nos atrapalham para que possamos chegar onde se quer chegar, é muito importante para dizer também que lugar de mulher é onde ela quiser", definiu.

Prestigiando a iniciativa a prefeita Municipal, Paula Azevedo, voltou a frisar a exemplo de outras ocasiões, que além dos tipos mais comuns de violência como a física e a psicológica, em Paço do Lumiar, o papel da mulher no meio social quer seja em casa, ou, exercendo cargos de destaque tem sido sempre colocado a prova simplesmente por estas serem mulheres.

"Eu tenho reiteradamente sido vitima deste tipo de conduta inapropriada e preconceituosa, assim como a maior parte de meu secretariado formado 90% por mulheres. Esse modo explícito de violência essencialmente política por parte de alguns, recai sobre qualquer uma de nós, mulheres, uma vez que querem de forma velada, colocar a pecha de que as mulheres não servem para serem gestoras... Ainda que exemplos e resultados provem o contrário!", alertou ela.

Além da solenidade de abertura, o evento contou ainda com uma série de momentos importantes, rodas de conversa e vivências conduziram os debates e conversações. Entre as abordagens, chamou atenção a que debateu o "protagonismo feminino", proferida pela palestra convidada, a advogada, Kelly Serra, representante da SEMU - Secretaria de Estado da Mulher.

Na frente do prédio, como uma forma de convite à população, as artesãs do CESLUM, organizaram uma exposição cultural das mulheres de Paço do Lumiar, estendendo o evento para além do auditório. "É uma forma de apresentar a força destas artesãs que estão aqui. Mulheres lutadoras e que são exemplo como tantas outras nesse município de independência financeira, geração de renda e também de empreendedorismo", declarou Coordenadora de Políticas para Mulher, Scarlet Abreu.

#DireitosHumano 27/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS SEMDHU promove simpósio municipal de política sobre álcool e drogas

O "II Simpósio Municipal de Política sobre Álcool e Drogas de Paço do Lumiar" aconteceu na manhã desta terça-feira (27). Realizado pela Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU) e com apoio do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Paço do Lumiar (COMPOD), o evento ocorreu das 08h às 12h, nas dependências do IESF (SEDE).

A abertura ocorreu por volta das 9h da manhã. Estiveram presentes na composição da mesa de honra a secretária titular da SEMDHU, Hélica Silva, a senhora Maria de Lourdes Gaspar, presidente do COMPOD, e Zélia Moreno, representante do movimento Pacto Pela PAZ. A secretária de Desenvolvimento Social, Suely Abreu, representou no dispositivo a Prefeita Paula Azevedo. O presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Jorge Marú, também esteve prestigiando o momento.

"No caminho da Prevenção às Drogas, do Cuidado e da Reinserção Social" foi o tema central escolhido para nortear os debates e reforçar a importância de seguir passos importantes que ajudam a ficar ou manter-se longe do álcool e das drogas.

Durante a fala inicial, a secretária Hélica Silva agradeceu a todos os presentes e lembrou a importância de reunir atores sociais, agentes públicos e camadas da sociedade nesta luta constante em relação à prevenção e combate ao abuso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. Ela destacou resultados obtidos por meio de uma maior aproximação junto às Comunidades Terapêuticas (CTs) existentes e a estruturação de "Oficinas de Empregabilidade" com o intuito de promover a inclusão no mercado de trabalho de jovens e adultos acolhidos nesses CTs.

"Nós temos atingido, com a ajuda de todos, resultados muito importantes que comprovam, sem nenhum clichê, que é possível sim! Mudar a dura realidade das drogas. Transformar situações, resgatando vidas por meio da devolução da dignidade humana", observou.

Do mesmo modo, fazendo menção às ações desenvolvidas, aos impactos positivos, equipamentos e serviços implantados e disponibilizados pela atual gestão, a secretária Suely Abreu destacou ainda a "implantação do Centro POP, para prestar apoio diário às pessoas em drogadição e situação de rua".

O seminário também teve como pontos marcantes a participação de grande quantidade de jovens e adolescentes participando diretamente das discussões, bem como a comparecência de estudantes e professores da rede pública de ensino existente em Paço do Lumiar. Também foi notada a presença de representantes de entidades ligadas à causa, como o Grupo A.A (Alcoólicos Anônimos) no Maranhão.

Entre os debates propostos sob o eixo da prevenção, também há que se evidenciar a notoriedade de palestras ministradas durante o evento. A primeira delas cumpriu uma análise dos avanços e desafios a serem superados à luz da Política Nacional sobre Drogas e foi ministrada pelo Conselheiro Nacional de Políticas sobre Drogas, Sr. Erisson Lindoso. Outra discussão necessária foi levantada pela palestrante Roseline Cardoso, colaboradora do CREAS de Paço do Lumiar, com foco no atendimento às famílias de usuários com dependência de álcool e outras substâncias viciantes.

"Acredito que o evento do simpósio, ao final de sua realização, cumpriu sua proposta e reforçou diretrizes do trabalho dos entes envolvidos com esta política, dentro do papel de cada um, a exemplo do conselho", enfatizou Maria de Lourdes Gaspar, presidente do COMPED.

O seminário contou com uma quantidade de 120 participantes inscritos e também serviu para fazer alusão ao "20 de fevereiro" - Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo - e à campanha "fevereiro Vermelho", desenvolvida este mês para chamar atenção da população para a importância da conscientização e prevenção ao alcoolismo e ao consumo de entorpecentes.

#DireitosHumano 09/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS SEMDHU realiza blitz informativa sobre prevenção às drogas no Carnaval

Com o tema "Carnaval da prevenção - Folia combina com diversão. Álcool e drogas NÃO!", a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Direitos Humanos - SEMDHU, realizou nesta sexta-feira (9) uma blitz informativa sobre precaução com relação a substâncias neste Carnaval. A atividade ocorreu em frente ao sinal da Avenida 14, no Maiobão.

A ação foi organizada pelas equipes da Coordenação de Juventude e da Divisão de Enfrentamento à Violência e às Drogas/SEMDHU. A intenção é chamar atenção da sociedade e conscientizar, população foliões ou não, quanto ao uso indiscriminado e aos males ocasionados pelos entorpecentes e álcool.

De acordo com a coordenação do evento, a atividade integra as ações da "Campanha Fevereiro Vermelho", que está sendo desenvolvida em alusão ao dia 20 deste mês, quando se comemora o "Dia Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas e ao Alcoolismo".

"Existem uma série de ações elencadas com este intuito, e que vêm acontecendo neste mês. São atividades dentro e fora dos circuitos carnavalescos voltadas aos foliões e também à população como um todo, com maior inclinação para o público jovem", contextualizou a secretária Helica Silva, titular da SEMDHU.

Além de alertar contra o perigo dos entorpecentes, a abordagem de hoje ainda estendeu o tema para outras práticas e crimes cometidos não apenas neste período momesco.

"Além da Fevereiro Vermelho, nós estamos apoiando outras campanhas, a exemplo da 'Juventude Prevenida', coordenada pela Seejuv-ma, e demais campanhas recorrentes como a 'NÃO É NÃO' e 'LGBTFOBIA não é opinião'", frisou Rafaelly Santos, Coordenadora de Juventude/SEMDHU.

#DireitosHumano 08/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Paço do Lumiar recebe premiação por ações de prevenção e combate às drogas

Na noite desta quarta-feira (7), a Prefeitura de Paço do Lumiar recebeu, no Teatro Arthur Azevedo, uma premiação concedida pela Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas (REMADD). O prêmio é resultado de ações exitosas realizadas durante o ano de 2023 para prevenir e orientar a população quanto ao uso dessas substâncias, principalmente entre os jovens Lumineses.

"Estou muito feliz em fazer parte deste seleto time, cujo trabalho é reconhecido por uma instituição de tamanha envergadura. Este momento evidencia além do empenho, nossa dedicação em assegurar, em todas as áreas, uma prestação de serviço digna aos que realmente precisam", enfatizou a prefeita.

O reconhecimento oficial foi recebido pela prefeita Paula Azevedo (PCdoB), na companhia da titular da Secretaria de Direitos Humanos, Hélica Silva, e equipe. A secretária explica que as ações destacadas estão atreladas à dedicação incansável da Divisão de Políticas sobre Drogas e da Coordenação da Juventude. "Foram diversas as ações desenvolvidas nesse intuito. Receber este prêmio nos enche de orgulho, por saber que nosso trabalho vem atingindo seus objetivos. Parabéns às nossas equipes, pois é fruto de um esforço coletivo", parabenizou a secretária.

Neste sentido, em meio às realizações da SEMDHU, uma das pastas de extrema importância dentro do hall de secretarias que integram a Gestão Municipal, sob a batuta da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), podemos destacar, por exemplo, o Iº Simpósio Municipal de Política sobre Álcool e Drogas de Paço do Lumiar, ocorrido em fevereiro de 2023, alusivo ao dia 20 (Dia Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas e ao Alcoolismo). Também entram nesta conta a instituição, em 04 de outubro de 2023, (via decreto nº 3.860), da Comissão de Apoio e Acompanhamento às Comunidades Terapêuticas de Paço do Lumiar, bem como as "Oficinas de Empregabilidade", cujo intuito era promover a inclusão no mercado de trabalho de jovens e adultos acolhidos em Comunidades Terapêuticas (CT).

#DireitosHumano 03/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Ações da SEMDHU reconhecidas em premiação estadual de combate às drogas.

A Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas (REMADD) divulgou nesta, terça-feira (2), que destinou à Secretaria Municipal de Direitos Humanos - SEMDHU de Paço do Lumiar, premiação na Categoria Políticas Públicas, pelos seus feitos em 2023. A entrega oficial do 1º lugar na Categoria Políticas Públicas irá acontecer no próximo domingo, dia 7 de fevereiro, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo.

De acordo com a Secretária Hélica Silva, titular da SEMDUH, o prêmio recompensa, nesse sentido, uma determinação da Gestão Municipal em ampliar e implantar novas políticas públicas para o combate aos entorpecentes, que produzem efeito prático e benefícios imediatos para quem as recebe. "Isso é resultado do trabalho incansável da divisão de Políticas sobre Drogas e da Coordenação da Juventude. Estamos orgulhosos em ter nosso trabalho reconhecido!", declarou a secretária.

Dentre as realizações da Gestão Municipal, sob a batuta da prefeita Paula Azevedo(PCdoB). articuladas pela SEMDHU, podemos destacar, por exemplo, o Iº Simpósio Municipal de Política sobre Álcool e Drogas de Paço do Lumiar, ocorrido em fevereiro de 2023, alusivo ao dia 20 (Dia Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas e ao Alcoolismo). Também entra nesta conta a instituição, em 04 de outubro de 2023, via decreto nº 3.860, da Comissão de Apoio e Acompanhamento às Comunidades Terapêuticas de Paço do Lumiar, bem como as "Oficinas de Empregabilidade", cujo intuito era promover a inclusão no mercado de trabalho de jovens e adultos acolhidos em Comunidades Terapêuticas (CT).

#DireitosHumano 01/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Executivo realiza chamamento para composição do Compir

A eleição para o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial deverá ocorrerá em 02 de fevereiro de 2024. Porém, antes disto, há todo um processo legal que precisa ser realizado, o que inclui a convocação dos representantes da sociedade civil. O edital de convocação já divulgado em Diário Oficial (DO) e tem por objetivo habilitar entidades representantes da sociedade civil organizada para composição do primeiro mandato do COMPIR.

Para as entidades que almejam fazer parte do órgão, o período de inscrição vai do dia 04 (quatro) de dezembro a 05 (cinco)de janeiro. Em se tratando da sociedade civil, são disponibilizadas um total de 05 (cinco) vagas titulares, assim distribuídas: 1 representante do movimento negro, 2 vagas representativas para os povos de terreiro, 1 representante de outros grupos étnico raciais, e 1 uma vaga destinada ao segmento das marisqueiras.

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) é instituído pela Lei Municipal n° 658 de 10 de agosto de 2015, alterada pela Lei Municipal no 990 de 04 de julho de 2023.

A Comissão Organizadora do Processo Eleitoral explica que podem se habilitar entidades, movimentos e organizações reconhecidas e legalmente instituídas com atuação voltada à promoção da igualdade racial no município de Paço do Lumiar, com no mínimo um ano de atuação.

Após eleição e posse (agendada para março/2024) os novos conselheiros atuarão por um período de dois anos (Biênio - 2024/2026).

#DireitosHumano 29/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS SEMDHU DESTACA IMPORTÂNCIA DOS POVOS DE TERREIROS EM “RODA DE CONVERSA ANTI-RACISMO”

Durante o evento "Racismo Estrutural e Intolerância Religiosa - o que eu tenho a ver com isso?", promovido e realizado pela SEMDES, pasta do Desenvolvimento Social, para abordar a temática junto aos servidores no auditório do Centro Administrativo (CA) da Prefeitura de Paço do Lumiar, a SEMDHU (Secretaria de Direitos Humanos), por meio da Coordenação de Políticas Sócioinclusivas / Divisão de Igualdade Étnico-Racial e de Crença, ressaltou a relevância do respeito e reconhecimento dos "Povos de Terreiros" na cidade.

A chefe de Divisão da Coordenação Sócio Inclusiva, Ethinália Soares, dirigiu-se ao público sobre a valorização por meio de ações da gestão do município, que permitiram, entre outras coisas, o mapeamento dos terreiros e a criação do "Dia Municipal dos Povos de Terreiros".

"Essas e outras conquistas reconhecem nossas tradições e religião, destinam o respeito devido e elevam a autoestima. Provocam mudanças importantes que já vêm acontecendo há algum tempo. Algumas bem visíveis, como, por exemplo, a disposição dos terreiros na frente da casa de moradia, demonstrando que para nós o sagrado vem em primeiro lugar! Na década de 80, por exemplo, isso não acontecia, por diversos motivos, inclusive pela força do racismo", disse ela.

#DireitosHumano 29/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Mais de 3OO estudantes luminenses beneficiados com o cartão transporte

A SEMDHU (Secretaria Municipal de Direitos Humanos), informou que o número de jovens que receberam o Cartão Transporte Universitário (2023/2024) no município foi de 312 estudantes do ensino médio. O benefício que permite o repasse de um valor mensal de $400,00, ajudará a diminuir os custos por parte dos estudantes, com deslocamentos, garantindo assim maior mobilidade e acessibilidade durante suas jornadas educacionais.

A entrega dos cartões aconteceu por meio da parceria com o Governo do Estado, durante solenidade na UFMA, na segunda-feira (27). No ato, a secretaria de Desenvolvimento Social- Suely Abreu esteve representando a prefeita Paula Azevedo(PCdoB).

O coordenador de juventude/ SEMDHU, Ivan Clinger, explicou que todo o processo iniciou ainda, em agosto deste ano, quando das visitas e conversas com alunos na rede pública de ensino do município, para que eles pudessem se inscrever e participar do programa.

"Ao todo foram disponibilizadas pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude - SEEJUV- MA,1.000 vagas para a região metropolitana. 31,2% delas foram ocupadas por alunos lumineses, após um forte trabalho de acompanhamento e orientação feito pela SEMDHU, junto aos alunos", explicou.

A secretária adjunta da SEMDHU, Aldeniza Costa, diz que a entrega e uso do cartão concretiza esse grande apoio para os beneficiados que já poderá ser usado à partir de agora. "Um excelente apoio para contribuir na acessibilidade e sucesso na vida acadêmica de cada um dos que foram beneficiados", diz ela, que acompanhou de perto o momento da entrega na UFMA.

#DireitosHumano 23/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. foram empossados 10 conselheiros no total, sendo 5 representantes da sociedade civil e 5 do poder público.
#DireitosHumano 20/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS "AXÉ nas Escolas'': Exposições movimentam o mês da Consciência Negra em Paço do Lumiar!

A exposição 'O Axé dos Terreiros', realizada pela Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, é organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), por meio das equipes da Coordenação de Políticas Sócioinclusivas / Divisão de Igualdade Étnico-Racial e de Crenças. A próxima parada da mostra será na quinta-feira (23), na UEB José Carlos Costa Pereira, localizada na Vila Cafeteira.

De acordo com a SEMDHU, a intenção também é chamar a atenção da população para o combate ao racismo e outras formas de discriminação, com foco maior no dia '20 de Novembro', quando se celebra o 'Dia da Consciência Negra'.

A mostra ainda faz alusão ao 'Dia Municipal de Povos de Terreiros', instituído por lei no calendário anual para o dia 15 de julho. Durante a exposição, que conta com apoio e parceria da Secretaria de Educação (SEMED), estudantes, professores e outros profissionais educacionais podem aprender sobre as origens de hábitos e costumes, vestuários e o significado de palavras, objetos religiosos e outras peculiaridades dos 'Povos de Terreiro'.

'É uma oportunidade de conhecer melhor a diversidade religiosa, demonstrando também as origens do candomblé, tambor de mina, Quimbanda, Umbanda, Terecô, Pajelanças e outras, bem como uma forma importante de combater preconceitos e desmistificar pensamentos contrários, muitos deles equivocados', explicou a Chefe de Divisão da Coordenação Sócio Inclusiva, Ethinália Soares.

Uma das peculiaridades é a interação de jovem para jovem, como ocorreu durante a última edição no salão da escola Pão da Vida, na Vila Cafeteria. Na ocasião, a estudante de direito Sarah Letícia (18), filha de santo (Voduncy) do terreiro de mina 'Ilê Axé Akorô D'ogum', convidada pela exposição, falou para os alunos daquele colégio sobre a importância de combater o racismo religioso.

#DireitosHumano 17/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Acolhidos de casas terapêuticas recebem atenção especial da SEMDHU

Coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos - SEMDHU de Paço do Lumiar, já está programada para ocorrer no dia 05 de dezembro outra grande ação social destinada ao atendimento de pessoas acolhidas por "Casas Terapêuticas" existentes no município. A próxima atividade acontecerá nas dependências do CT Casa do Pai, na Vila São José.

O encontro seguirá os mesmos moldes do ocorrido na terça-feira (14). Naquela oportunidade, a SEMDHU, em colaboração com as secretarias Desenvolvimento Social (SEMDES), por meio do CADÚNICO ITINERANTE, e Saúde, que ofertou cuidados médicos, além do SINE Agência Paço do Lumiar, propiciaram um dia de cidadania, saúde, valoração e autoestima de acolhidos por três CTs: Kairós na Taperinha da Maioba, CT Dois Corações do Miritiua e Rosa de Saron na Eugênio Pereira.

A secretária Adjunta de Direitos Humanos, Aldeniza Costa, explica que as atividades visam garantir o direito à assistência e saúde para indivíduos em situação de drogadição e/ou inseridas nestes centros. Ela destaca ainda que as ações fazem parte da intensificação da parceria destas unidades terapêuticas e diálogos com a Defensoria Pública, norteados pela Comissão de Apoio e Acompanhamento às CTs.

"Esse plano de medidas vem sendo formulado e implantado desde 2021, por determinação da gestão da prefeita Paula Azevedo, visando melhor funcionamento deste tipo de entidade dentro do município", lembra ela.

Dentre os serviços ofertados, os participantes podem fazer testes rápidos para hiv, sífilis e hepatites virais, consultas médicas, avaliação nutricional, além de tratamento odontológico, vacinas, acesso ao Cadúnico, orientações do SINE e, ainda, instruções jurídicas por parte da Defensoria Pública.

#DireitosHumano 25/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Conselho e Prefeitura promovem 1ª Conferência da Pessoa com Deficiência A atividade reuniu diversas entidades em defesa e articulação de políticas públicas inclusivas.
#DireitosHumano 24/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Acontece amanhã a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Tudo pronto para a Iª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Paço do Lumiar. Sob o tema o "Cenário Atual e Futuro para a Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Construindo um Brasil mais Inclusivo", o evento acontece amanhã(25), a partir das 8h, no anexo do auditório do IESF, no Maiobão.

A importância da temática deve reunir em torno das discussões, além das pessoas com deficiência, membros da sociedade civil organizada, profissionais e estudantes das áreas de educação, saúde, serviço social e campos afins. A realização do ato é de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (COMPEDE) e recebe o apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar, município sob a gestão da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), por meio das ações da Secretaria de Direitos Humanos (SEMDHU).

A atividade objetiva fomentar discussões pautadas em cinco eixos, com foco no controle social, na garantia do acesso e financiamento da promoção de direitos para aqueles que possuem necessidades especiais, abordando ainda cidadania, acessibilidade e os desafios para a comunicação universal pelo viés da tecnologia e Acesso à informação.

#DireitosHumano 21/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Executivo lança propaganda inclusiva e democrática para anunciar Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência o evento irá fomentar discussão de políticas públicas voltadas para essa parcela da população.
#DireitosHumano 07/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Preservação de praia e áreas costeiras é tema de ação do programa “Ambienta Jovens” Na prática, os alunos puderam observar pautas que já vinham sendo debatidas anteriormente em sala de aula
#DireitosHumano 04/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Atividade da SEMDHU debate temas 'tabus' com alunos em Paço do Lumiar.

Uma Roda de Diálogo destinada a discentes da UEB Erasmo Dias, no Maiobão, levou para dentro da sala de aula discussão sobre temáticas importantes para o convívio coletivo e outros que ainda são 'tabus' em meio à sociedade.

A ação 'Roda de Conversa juventude informada' aconteceu na manhã desta quarta-feira (04), conduzida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), por meio da Coordenação de Juventude/Divisão de Programas para a Juventude.

Após participarem dos debates acerca de diversidade, sexualidade, violência contra a mulher, drogas, inclusão e outros 'macrotemas', os estudantes participaram de uma dinâmica onde puderam expressar suas ideias. Eles também confeccionaram cartazes que rebatiam situações e ditados incorretos comumente expressados em nosso meio social, e literalmente destruíram pensamentos e frases carregadas de preconceito.

''Este tipo de abordagem é constantemente usado por nós como forma de dar vez, voz e alimentar nos jovens uma postura politicamente correta em relação às problemáticas que assolam nossa sociedade'', relaciona Ivan Cliger, coordenador da Juventude/SEMDHU.

#DireitosHumano 03/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS SEMDHU realiza ajustes finais para a Iª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência o evento é de responsabilidade do COMPEDE e conta com o apoio da Prefeitura, através da SEMDHU
#DireitosHumano 28/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES e SEMDHU iniciam atividades do Projeto “Acessuas Trabalho.” o programa que vai qualificar pessoas para o mercado de trabalho , acontece de hoje até 31 de outubro e contará com uma vasta programação teórica e prática.
#DireitosHumano 22/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS SEMDHU chama atenção para as causas do setembro verde e amarelo os debates e abordagens ocorreram durante a "Ação Social: setembro Verde e Amarelo: CUIDAR DE QUEM CUIDA!", no IESF, nó Maiobão.
#DireitosHumano 17/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Com apoio da Prefeitura, 16ª Parada LGBTQlA + reúne mais de 5 mil pessoas em Paço do Lumiar

A 16ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ reuniu mais de 5 mil pessoas em Paço do Lumiar, neste domingo (17). O movimento trouxe como bandeira o tema "Respeite as Diferenças por um Paço do Lumiar sem Machismo, Racismo e Homofobia".

O grupo evento, que visa celebrar a cultura e entretenimento entre os participantes, também é um ato pela representatividade e luta por mais direitos sociais.

A Prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(PCdoB), que fez questão de participar do ato ao lado dos familiares, falou que direcionar o olhar para esse público é um dever do poder público municipal. "Nossa gestão é comprometida com a causa. Estamos diante de seres humanos que merecem respeito, por isso temos as nossas secretarias, em especial a Direitos Humanos, que está sempre atuando na defesa e garantia dos direitos daqueles que também precisa de atenção e cuidado", disse.

Apesar dos inúmeros desafios, os organizadores receberam apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar, por

meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semdhu), que coordenou a caminhada juntamente com entidades como o grupo Passo Livre, idealizador do encontro.

"Empunhamos a bandeira do respeito à diversidade, a inserção para todos os públicos, incluindo às famílias, que também podem se sentir à vontade para participarem desse momento de confraternização", disse a secretária da Semdhu, Helica Araujo Silva.

A 16ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ é a culminância de uma série de políticas públicas que foram realizadas em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, que ajudam na divulgação e propagação dos direitos assegurados ao público-alvo.

Antecedente a parada foram realizadas diversas atividades voltadas para a conscientização popular, como a realização de palestras, rodas de conversa e diálogos informativos.

Militante no movimento e uma mulher travestir, Agatha Babalu, entende que o movimento não se trata apenas de comemoração. " Hoje a população LGBTQI+ está comemorando ações que o município vem desenvolvendo há alguns meses. Sabemos que ainda precisamos superar muitos obstáculos, mas essa luta está sendo construída com todo o apoio que estamos recebendo do Poder Público para que nossos direitos sejam assistidos igualitariamente", disse.

#DireitosHumano 15/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Estudantes da UEB Iguaíba participam de evento em alusão à Semana da Diversidade. Os alunos tiveram uma manhã cheia de atividades alusivas com música, palestra, debate e troca de saberes acerca do tema.
#DireitosHumano 14/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Paço do Lumiar discute militância e políticas públicas para a população LGBTQIA+. Essa é a quarta ação realizada para marcar a “Semana da Diversidade LGBTQIA+”, aberta pela gestão municipal na última segunda-feira (11)
#DireitosHumano 12/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Com certificação e parceria do SENAC, a prefeitura de Paço do Lumiar incentiva a geração de renda para mulheres luminens 32 mulheres foram capacitadas e estão aptas a ingressar no mercado de trabalho graças a parceria da Prefeitura e Senac.
#DireitosHumano 11/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Paço do Lumiar inicia Semana da Diversidade LGBTQIA+ com blitz educativa nas ruas

Por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), a Prefeitura de Paço do Lumiar, que tem a frente de sua gestão à prefeita Paula Azevedo (PCdoB), iniciou nesta segunda-feira (11), a Semana da Diversidade LGBTQIA+ de Paço do Lumiar. Uma blitz educativa na feira do Maiobão e panfletagens na Av.13 e Av. 4, marcaram o ponto de partida da programação que vai durar até o próximo sábado (16).

Desenvolvida pela Coordenação Socinclusiva/Divisão de Diversidade e Igualdade/ SEMDHU, a semana visa demostrar a importância do tema e despertar a participação da sociedade civil organizada na consolidação de políticas públicas que assegurem direitos e propiciem maior qualidade de vida das pessoas LGBTQIA+ no município.

A chefe de Divisão de Políticas de Diversidade e Igualdade, Lêda Rêgo, destaca que este ano, o evento traz pontos chaves de sensibilização da sociedade a serem explorados e que pautam algumas das atividades que integram a programação. Entre estas, uma das mais representativas, institui visitas e discussões junto ao empresariado luminense para tratar e debater sobre espaços ocupados no mercado de trabalho e a incidência sobre a política LGBTQIA+.

"As atividades elaboradas contam com parceria das demais secretarias municipais como: secretaria de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Ciência e Tecnologia, Cultura, Indústria Comércio e Turismo e várias outras, para que possamos desenvolver essa semana de forma transversal e abrangente", frisou.

Como parte do calendário de eventos sazonais em Paço do Lumiar, a Semana da Diversidade LGBTQIA+, é regulamentada pela Lei de Nº 886, de 18 de outubro de 2021, que foi sancionada pela prefeita Paula Azevedo, onde nela se destaca além da criação a realização preferencialmente no mês de setembro.

A secretária de Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), Hélia Silva, lembra ainda que além disso, o Decreto Nº 3.712, de 25 de maio de 2022, instituiu Grupo de Trabalho Interinstitucional para Elaboração do Plano Municipal para a Promoção da Cidadania de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e outros grupos de variações de sexualidade e gênero (LGBTQIA+) e Organização da Semana da Diversidade LGBTQIA+ de Paço do Lumiar.

"Com essa postura Paço do Lumiar demonstra o cuidado da gestão e a importância desta população que a todo momento sofre com a invisibilidade, o preconceito, a discriminação e com negação de seus direitos", resumiu Hélica Silva.

#DireitosHumano 26/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Paço do Lumiar se prepara para a 17ª Parada do Orgulho LGBTQIA+: Contra Machismo, Racismo e Homofobia

O movimento LGBTQIA+ está se mobilizando para celebrar a 17ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Paço do Lumiar, e para tanto vai contar contar com o apoio do Executivo Luminense, que tem à frente a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), por meio da Secretaria de Direitos Humanos(SEMDHU), coordenada por Helica Silva e apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), sob a batuta de Leno Gouveia.

O evento, marcado para o dia 17 de setembro de 2023, tem o intuito de promover a proteção e o respeito à comunidade LGBTQIA+, muitas vezes marginalizada em políticas públicas e assistência social.

Desde 2006, a Parada LGBTQIA+ tem sido um marco no município, com números recordes de público. Neste ano, a comunidade se une novamente para lutar por igualdade, respeito e inclusão, ajudando a construir uma sociedade mais acolhedora e justa.

A secretária Helica Silva informou os assuntos que serão abordados na edição de 2023. "Contra o Machismo, Racismo e Homofobia foi o tema escolhido pelos movimentos para trabalharmos a parada este ano, que terá início na entrada da Avenida 12 do Conjunto Maiobão e seguirá em direção ao Viva, localizado na Praça da Família", explicou Helica, que tem se reunido com a comissão para alinhar os detalhes da parada.

Já para o titular da SEMCEL, Leno Gouveia, a parada tem uma importância significativa na cidade, pois influência na cultura popular, incluindo música, moda e arte. "Ela atua na difusão de mensagem de aceitação e inclusão para uma audiência mais ampla. A Parada LGBTQIA+ desempenha um papel fundamental para igualdade e dignidade", finalizou Leno.

#DireitosHumano 18/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS FIQUE LIGADO, INSCRIÇÕES PRORROGADAS!

O Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Paço do Lumiar convida as entidades da sociedade civil organizada para inscrição no processo eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPEDE), referente ao mandato 2023/2025, cujas inscrições encontram-se prorrogadas até 11 de setembro.

?? Podem participar associações, institutos, fundações, e qualquer outra entidade formalmente organizada, sem fins lucrativos, com atuação voltada para os direitos das pessoas com deficiência no município de Paço do Lumiar.

? Acesse o Edital nº01/2023 disponível no site oficial da Prefeitura para saber quais documentos necessários e como realizar a inscrição (acesse www.pacodolumiar.ma.gov.br , vá na aba PUBLICAÇÕES e depois EDITAL).

?? Ainda está com dúvida? Ligue no (98) 3196-1349 para mais informações.

#DireitosHumano 14/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Mulheres de Paço do Lumiar rumo a Marcha das Margaridas

Neste domingo (13), um grupo formado por 55 mulheres ligadas a agricultura e o movimento feminista com atuação em Paço do Lumiar saíram em comitiva rumo a Capital Federal para participar da Marcha das Margaridas. A delegação contou com o apoio do Executivo Luminense, comandado pela prefeita Paula Azevedo (PCdoB).

A 7ª edição do evento, que acontecerá em Brasília amanhã(15) e quarta-feira(16) tem como tema: "Margaridas em Marcha pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver". A sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município foi o ponto de partida das viajantes.

Objetivando uma participação mais incisiva, seguindo orientação da prefeita, a secretaria adjunta de Saúde, Lucia Vasconcelos seguiu viagem com o grupo. A prefeita Paula Azevedo (PCdoB), como ex-dirigente da FETAEMA, portanto com fortes ligações com a causa, e as secretárias de Educação e Desenvolvimento Social, respectivamente, Yanne Pessoa e Suely Abreu foram acompanhar, pessoalmente, a saída da delegação. Na terça-feira (15), elas se juntarão ao grupo durante a Marcha.

"Temos que ter consciência da força da mulher na atual conjuntura global, nacional, estadual e municipal. Por isso é importante que, nesses dois dias, haja um número expressivo de nós em Brasilia. Precisamos demonstrar não apenas o nosso poder de articulação, mas, também, a força e propósito de gritarmos por mais respeito e direitos", disse a prefeita.

A secretária Suely Abreu falou da representatividade do município no ato. "Estaremos participando para reivindicar as mais diversas políticas públicas durante a maior manifestação em massa de mulheres da América Latina", explanou a secretária. Já a titular da Semed- Yanne Pessoa (Educação) reforçou a grandeza da luta e, também, frisou o apoio da gestão municipal. "Estamos aqui para ratificar o compromisso da gestão com as mulheres luminenses do campo. Serão 48h viajando e outros 2 dias de movimento por novas conquistas, razão pela qual Paço do Lumiar não poderia ficar de fora, visto que a nossa prefeita é oriunda da agricultura familiar".

MAIS INFORMAÇÕES:

Considerado a maior ação política de mulheres da América Latina, a 7ª Marcha das Margaridas, vai acontecer nesta terça-feira(16) e quarta-feira(16). A expectativa é que mais de 100 mil mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades estarão reunidas na capital do Brasil.

Além de marchar, a programação contará com diversas atividades e a população de Brasília poderá participar e conhecer mais sobre "as Margaridas" e entender o que motiva essa luta. Amanhã, praticamente toda programação será concentrada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Na área externa já está sendo montada a estrutura para receber a Mostra Nacional da Produção das Margaridas.

Ao longo do dia, quem for ao local, poderá conferir diversos produtos que identificam a cultura, o modo de vida, o território e demais características das guardiãs dos saberes e dos seus modos de reprodução da vida. Nesse espaço ocorrerá também troca de sementes e rodas de conversa.

#DireitosHumano 08/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Para promover o combate à Violência contra a Mulher, Prefeitura de Paço do Lumiar lança a campanha Agosto Lilás Por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), serão promovidas ações de conscientização durante todo este mês
#DireitosHumano 15/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Prefeitura de Paço do Lumiar promove ações em comemoração ao Dia Municipal dos Povos de Terreiro A exposição “O Axé dos Terreiros” e o Seminário “Políticas Públicas para os Povos de Terreiros” marcaram as comemorações do dia 15 de julho
#DireitosHumano 23/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Prefeitura de Paço do Lumiar abre oficialmente a III Semana Municipal de Políticas sobre Drogas

O Papel das Políticas de Saúde, Educação e Assistência Social na Construção da Política sobre Drogas é o tema central da III Semana Municipal de Políticas sobre Drogas de Paço do Lumiar, que teve início nesta quinta-feira (22). A solenidade de abertura do evento foi realizada no Auditório do Centro Administrativo de Paço do Lumiar e contou com a presença da Prefeita Paula Azevedo, da Secretária Municipal de Direitos Humanos Hélica Silva e dezenas de estudantes da CE Robson Martins e Domingos Vieira Filho e da UEB Bandeira Tribuzzi.

A III Semana Municipal de Política sobre Drogas visa a difusão de informações sobre os problemas decorrentes do uso de drogas, com a promoção de debates públicos e divulgação de boas práticas de prevenção, tratamento, acolhimento e reinserção social e econômica dos usuários de drogas. A programação inclui rodas de conversa, palestras e relatos de experiências em escolas e outros espaços de atendimento da prefeitura de Paço do Lumiar. Aproximadamente 80 pessoas, entre estudantes e adultos atendidos pelas Comunidades Terapêuticas (CTs), participaram da mesa de discussões neste primeiro dia de atividades.

A realização da Semana Municipal de Políticas sobre Drogas responde não só à necessidade imposta pela Lei Federal 11.840, de 23 de agosto de 2006, que trata das Políticas Públicas sobre Drogas, mas a uma necessidade real do município de Paço do Lumiar de atender a grande demanda de usuários e dependentes de drogas. "Teremos uma semana cheia de atividades, que, com certeza, irão enriquecer as discussões e trazer à luz novas ideias e projetos para trabalharmos na ampliação da política sobre drogas já existente no nosso município. Esta é uma realidade do Brasil inteiro e aqui em Paço do Lumiar não é diferente. Vencer a guerra contra a drogas é desafio de todos nós, dentro e fora das escolas'', disse a prefeita Paula Azevedo.

Também participaram da mesa de abertura do evento Vice-Presidente do Conselho Municipal de Política sobre Drogas Rosangela Pereira e o Coordenador da Juventude Ivan Cliger. Após a solenidade de abertura, foram realizadas três palestras e um relato de experiência que trataram, entre outras coisas, sobre as causas sociais do consumo de drogas, o papel preventivo da Educação, e a violação de direitos com relação à dependência do álcool e outras drogas.

Ana Clara, de 15 anos, estuda no CE Robson Martins e ficou atenta a tudo. "Quanto mais a gente fala sobre este assunto, mais a gente precisa debater. Em nossa escola, o combate às drogas é um tema muito abordado, mas ainda vejo que tem muito tabu", disse a estudante do 1º ano. Estudante do CE Domingos Vieira Filho, David Gabriel, também reforçou a necessidade de falar sobre as drogas. "Porque a droga está no cotidiano e é importante conscientizar os estudantes, os adolescentes a não entrarem neste caminho, que muitas vezes não tem volta", disse o estudante.

A realização da Semana Municipal de Políticas sobre Drogas é uma realização da Divisão de Enfrentamento à Violência e às Drogas, ligada à Coordenação da Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU). Todo o trabalho do evento está focado na perspectiva da Política sobre Drogas para a Garantia dos Direitos Humanos em Saúde, Educação e Assistência Social.

"É de fundamental importância debater e realizar ações práticas de políticas sobre drogas para aperfeiçoar os mecanismos legais, programas e projetos que garantam a proteção e prevenção, tanto para o usuário quanto para a família; e esclareçam sobre as consequências e transtornos que o uso de substâncias psicoativas causam ao usuário, à família e à sociedade de forma em geral, a exemplo dos prejuízos à saúde, ao desempenho no trabalho, e os conflitos familiares; além das questões de infrações penais e práticas de violências", destacou a Secretária Municipal de Direitos Humanos Hélica Silva.

#DireitosHumano 18/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Paço do Lumiar realiza caminhada de alerta contra abuso e exploração sexual infantil

A prefeitura de Paço do Lumiar organizou uma grande caminhada e conclamou a população para fazer bonito no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra a Criança e o Adolescente, comemorado nesta quinta-feira (18). A caminhada foi organizada pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SEMDES) e de Educação (SEMED).

A Campanha do "18 de Maio" é realizada nacionalmente para proteger crianças e adolescentes que sofrem abuso ou violência sexual, muitas vezes, em silêncio. Em Paço do Lumiar, a mobilização já virou tradição. Desta vez, a concentração foi na avenida 04, nas proximidades da Escola Municipal Monteiro Lobato, de onde os participantes seguiram entregando panfletos pela avenida 13, até a Praça da Família, no Maiobão.

Participaram da caminhada moradores de Paço do Lumiar, servidores municipais, professores e alunos de escolas da rede pública municipal, além de lideranças políticas. Alunos do 7º ano da UEB Monteiro Lobato estavam engajados na campanha. "A gente já vem conversando sobre a importância da campanha, e aí nós trouxemos as cinco turmas, para conscientizar sobre o corpo delas e os cuidados que cada um tem que ter consigo mesmo. Essa orientação também é papel da escola", explicou Rosicler Soares, gestora adjunta da unidade.

A prefeita Paula Azevedo participou ativamente da caminhada e engrossou o coro contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. "Todo dia é dia de dizer não! De denunciar esse grave problema social, que é uma prática nociva e criminosa que machuca nossas crianças e corrompe a nossa sociedade. E é por isso que hoje estamos aqui, pelas ruas de nossa cidade pra fazer bonito e gritar bem alto. Denuncie, disque 100! Proteja as nossas crianças!", enfatizou a prefeita.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar, Suely Abreu, explica ainda que a caminhada foi o ponto alto das mobilizações, mas que durante todo este mês ainda haverá atividades para despertar na população a sua parcela de responsabilidade quanto a essa questão.

"Esta caminhada chama a atenção de diversos setores da nossa sociedade, e mostra que, juntos, poder público, inciativa privada, e órgãos como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar (CT), podemos contribuir para combater esses abusos, denunciar e punir os agressores e abusadores. É preciso que se mantenha os olhos bem abertos e atentos a estas situações todos os dias, e a todo momento", frisou Suely Abreu, secretária da SEMDES.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra a Criança e o Adolescente, 18 de Maio, foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 e remete ao caso da pequena Araceli Sanchez, que foi violentada e brutalmente assassinada por jovens de classe média alta na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. Desde então, por todo o país são realizadas ações que alertam para a importância de se combater a violência e denunciar abusadores.

#DireitosHumano 26/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Coordenador da Juventude de Paço do Lumiar participa, em Brasília, do Festival Nacional da Juventude Rural

Paço do Lumiar também está representada no 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que acontece até esta quarta-feira, dia 27, no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília. A Secretaria de Direitos Humanos (SEMDHU) enviou o coordenador da Juventude, Ivan Cliger, para representar o Município.

Com o tema "Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo", o evento recebeu uma caravana com 10 ônibus do Maranhão, com mais de 400 jovens de vários municípios.

Com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Maranhão (FETAEMA), o evento tem como objetivo discutir as políticas públicas para a Agricultura Familiar e o Meio Ambiente.

Essas pautas, inclusive, já foram entregues ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e os ministros Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e Márcio Macedo, secretário-geral da Presidência, no dia 30 de março.

"Trazemos na bagagem muitas ideias e projetos que podem ser debatidos nas perspectivas de melhorar a vida dos nossos jovens, e também seguimos orientação da prefeita Paula Azevedo para levarmos as boas práticas que forem deliberadas em Brasília para serem trabalhadas em Paço do Lumiar", destaca Ivan Cliger.

#DireitosHumano 27/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR PROMOVE “I SIMPÓSIO MUNICIPAL DE POLÍTICA SOBRE ÁLCOOL E DROGAS”

Na manhã desta segunda-feira (27), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Coordenação de Juventude e Divisão de Política sobre Drogas, promoveu o I Simpósio Municipal de Política sobre Álcool e Drogas de Paço do Lumiar - Prevenção e Manejo às Situações de Alcoolismo e Outras Drogas, em alusão ao Dia Nacional de Prevenção às Drogas e ao Alcoolismo, cuja data oficial é 20 de fevereiro.

Durante o evento, realizado no auditório do Centro Administrativo de Paço do Lumiar, a prefeita Paula Azevedo chamou a atenção dos presentes para os debates sobre as políticas públicas em torno da prevenção às drogas e ao alcoolismo.

"Agradeço a presença de todos, que estão hoje aqui para juntos discutirmos o que pode ser feito em termos de ações mais efetivas contra as drogas. Desde que começamos com o serviço de ambulâncias no Município, está havendo uma demanda significativa sobre situações envolvendo o abuso de drogas. É preciso que se faça reflexões sobre o que tem levado a esse quadro e buscar soluções", destacou.

A secretária de Direitos Humanos de Paço do Lumiar, Suely Abreu, disse que um dos objetivos da realização do I Simpósio Municipal de Política sobre Álcool e Drogas é justamente criar um espaço de debates e diálogos sobre o tema, que envolve a sociedade como um todo. "É necessário mostrarmos o que o município tem executado dentro de sua política sobre drogas e o abuso do álcool, e ouvir os diversos atores públicos e da sociedade civil que atuam nesse contexto", afirmou a gestora.

Para a presidente do Conselho Municipal de Políticas de Drogas de Paço do Lumiar, Maria de Lourdes Gaspar, a entidade faz parte de uma política desafiadora sobre drogas. "Acredito que, após a finalização desse Simpósio, teremos várias diretrizes para que o trabalho do Conselho tenha resultados ainda mais efetivos dentro do município", enfatizou.

A assistente social Talita Cabral, que faz parte do atendimento do CAPS de Paço do Lumiar, formado por uma equipe com enfermeiros, psicólogos e terapeutas ocupacionais, trouxe relatos anônimos sobre os casos com maior ocorrência no Centro. "Temos vários casos de pessoas com transtornos na saúde devido ao uso abusivo de substâncias psicoativos, como drogas e álcool", relatou a especialista.

O Coordenador da Juventude de Paço do Lumiar, Ivan Cliger, por sua vez, falou sobre como a comunidade do município pode receber apoio e orientação por parte da Prefeitura. "Temos o Disque ‘Chega aí, Comunidade' que é um canal de orientação à família de pessoas em situação de drogas e abuso do álcool, que atende no número 98 99154-2234", informou.

#DireitosHumano 09/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Prefeitura promove capacitação para integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paço do Lumiar

Nesta quarta-feira (08), a gestão da prefeita Paula Azevedo promoveu a capacitação de integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paço do Lumiar; órgão responsável por garantir às luminenses o exercício pleno da sua cidadania, por meio de ações de acompanhamento, fiscalização, promoção, aprovação e avaliação de políticas voltadas para a proteção e garantias de direitos para as mulheres.

A ação aconteceu no auditório do Centro Administrativo e foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU) e da Coordenação da Mulher de Paço do Lumiar, em parceria com conselheiras do Conselho Estadual da Mulher - CEM. No total, foram capacitadas 12 conselheiras titulares e 12 suplentes.

"A capacitação dessas conselheiras é importante porque ajuda na ampliação da rede de proteção à mulher e faz a gente avançar no desenvolvimento de políticas públicas permanentes, de forma a fazer do nosso município um lugar mais seguro, justo e igualitário para as nossas mulheres", enfatizou a secretária de Direitos Humanos de Paço do Lumiar, Suely Abreu.

Para a coordenadora da Mulher da SEMDHU, Ellen Silveira, a capacitação é importante para que as conselheiras da Mulher de Paço do Lumiar possam atuar com mais eficiência, fazendo interlocução com as políticas de proteção à mulher. "Tudo isso visa à promoção da igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres dentro da nossa sociedade", afirmou a coordenadora.

Atualmente, o Conselho de Paço do Lumiar é composto, no que se referente à participação da sociedade civil, pelo Sindicato de Trabalhadores (as) Rurais de Paço do Lumiar, o Instituto Unidas Por Um Sonho, a União Brasileira de Mulheres do Maranhão (UBM MA), o Grupo Passo Livre, a Associação dos Artesãos de Paço do Lumiar (ARTPAÇO), e Clube de Mães GETSEMANI, da Vila do Povo.

A representação do Poder Público conta com a participação de integrantes das secretarias da Prefeitura de Paço do Lumiar, como a SEMDHU (Direitos Humanos), SEMDES (Desenvolvimento Social), SEMUS (Saúde), SEMED (Educação), SEMAPA (Agricultura e Abastecimento), e SEMCEL (Cultura, Esporte e Lazer).

#DireitosHumano 23/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Prefeitura encerra cursos de qualificação com foco na geração de renda e inserção de mulheres no mercado de trabalho
#DireitosHumano 03/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Prefeitura de Paço realiza Cerimônia de Acolhimento dos Agentes Ambientais - AJA

Cerca de 300 estudantes de escolas do ensino médio de Paço do Lumiar participaram neste sábado, 3, da Cerimônia de Acolhimento dos Agentes Ambientais - AJA, realizada no auditório do Centro Educa Mais Domingos Vieira Filho, localizado na Av.6, no Maiobão.

A prefeita Paula Azevedo foi representada no evento pela secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Alberlucia Mendes Desterro. A secretária de Direitos Humanos de Paço do Lumiar, Suely Abreu, e o coordenador da Juventude da SEMDHU, Ivan Cliger, também estiveram presentes.

O programa Agentes Ambientais oferece a inclusão social e ambiental de jovens maranhenses por meio do estímulo à participação em projetos socioambientais sustentáveis, como forma de contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente e estimular o protagonismo juvenil em ações de responsabilidade ambiental.

Os novos agentes ambientais foram selecionados via edital. Os AJA receberão agora orientações de como cumprir a missão de agente. Durante 1 ano, eles terão uma carga horária de 10 horas semanais para cumprir. Como estímulo, cada agente recebe uma bolsa mensal no valor de R$ 250,00.

"Tudo isso é feito como meio de melhorar a execução das tarefas deles nas comunidades onde vão atuar como agentes ambientais", explica a secretária de Meio Ambiente de Paço do Lumiar, Alberlucia Mendes Desterro.

A secretária de municipal de Direitos Humanos, Suely Abreu, ressaltou as parceiras em torno do projeto para que ele obtenha os resultados esperados. "O projeto Agentes Jovens Ambientais reúne esforços da prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e da Secretaria estadual de Direitos Humanos, para que cada vez mais, os jovens e adolescentes maranhenses possam assumir o seu protagonismo juvenil e auxiliá-los na inclusão ambiental", destacou Suely Abreu.

Durante a cerimônia o estudante Emerson Sousa falou aos novos AJAs sobre sua experiência como agente jovem ambiental. "Participo do programa há dois anos e me destaquei como AJA mais atuante de Paço do Lumiar na primeira edição do projeto. Isso mostra como os jovens têm oportunidade, vez e protagonismo nas ações ambientais dentro do município", destacou Emerson.

#DireitosHumano 02/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Prefeitura de Paço do Lumiar participa de evento especial do Ministério Público sobre Direitos Humanos

Nesta sexta-feira (02), a prefeita Paula Azevedo e a secretária de Direitos Humanos de Paço do Lumiar, Suely Abreu, participaram da cerimônia de encerramento do projeto "Conhecendo e Divulgando os Direitos Humanos", iniciativa promovida pelo Ministério Público do Maranhão.

A coordenação do projeto é da promotora do Ministério Público Estadual Cristiane Lago, de quem também partiu o convite para a Prefeita Paula, secretários e assessores participassem do encerramento da iniciativa que tem por escopo temáticas relacionadas aos Direitos Humanos.

"Fiquei feliz pelo convite e pela oportunidade de prestigiar esse momento de reflexão e divulgação sobre os direitos humanos. Também destaco a participação de um grupo de teatro de Paço do Lumiar na programação do evento, que trouxe um olhar sensível sobre a preservação ambiental", comentou a prefeita.

A secretária de Direitos Humanos Suely Abreu, também ressaltou a importância de participar do evento do MPE. "É muito importantes estes espaços de dialogo com os estudantes, sociedade civil, e poder público sobre os direitos humanos, enquanto direito de todos e todas, independente da questão étnico racial, classe social e religião. Trata-se do direito que deve ser garantido a todos nós, principalmente a partir da implementação das políticas públicas", declarou a secretária.

A programação do Conhecendo e Divulgando os Direitos Humanos contou com a apresentação do Grupo de Teatro "Você em Cena" da comunidade Carlos Augusto, de Paço do Lumiar, no auditório do Centro Cultural e Administrativo do MP, para os alunos dos colégios Liceu Maranhense e CEGEL.

A peça abordou o relacionamento do homem com a natureza, como uma relação "amorosa e tóxica". O grupo teatral usou a temática para chamar a atenção do público para a importância do direito à vida de vidas de animais, florestas e do próprio homem.

#DireitosHumano 01/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Paço do Lumiar e Senac fecham parceria para oferecer cursos profissionalizantes no município Paço do Lumiar e Senac fecham parceria para oferecer cursos profissionalizantes no município (Foto: Divulgação)
#DireitosHumano 05/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Prefeita Paula Azevedo convida representantes de Casas Terapêuticas para reunião de planejamento Prefeita Paula Azevedo convida representantes de Casas Terapêuticas para reunião de planejamento
#DireitosHumano 18/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Paço do Lumiar realiza 15ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ Paço do Lumiar realiza 15ª Parada do Orgulho LGBTQIA+
#DireitosHumano 13/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS CONSELHO MUNICIPAL DA MULHER É EMPOSSADO EM PAÇO DO LUMIAR CONSELHO MUNICIPAL DA MULHER É EMPOSSADO EM PAÇO DO LUMIAR
#DireitosHumano 31/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS SHOW DE ENCERRAMENTO DA CAMPANHA AGOSTO LILÁS LOTA PRAÇA DA FAMÍLIA, NO MAIOBÃO SHOW DE ENCERRAMENTO DA CAMPANHA AGOSTO LILÁS LOTA PRAÇA DA FAMÍLIA, NO MAIOBÃO
#DireitosHumano 23/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS SOLENIDADE DA CAMPANHA AGOSTO LILÁS EM PAÇO DO LUMIAR É REALIZADA EM PARCERIA ENTRE PREFEITURA E CÂMARA DOS VEREADORES SOLENIDADE DA CAMPANHA AGOSTO LILÁS EM PAÇO DO LUMIAR É REALIZADA EM PARCERIA ENTRE PREFEITURA E CÂMARA DOS VEREADORES
#DireitosHumano 18/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS SEMANA DA DIVERSIDADE LGBTQIA+ de Paço do Lumiar SEMANA DA DIVERSIDADE LGBTQIA+ de Paço do Lumiar
#DireitosHumano 31/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR REALIZA CAFÉ DA MANHÃ E DIÁLOGO SOBRE O MÊS INTERNACIONAL DA MULHER PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR REALIZA CAFÉ DA MANHÃ E DIÁLOGO SOBRE O MÊS INTERNACIONAL DA MULHER
#DireitosHumano 15/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE RETIFICAÇÃO DO NOME SOCIAL DE PESSOAS TRANS DE PAÇO DO LUMIAR PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE RETIFICAÇÃO DO NOME SOCIAL DE PESSOAS TRANS DE PAÇO DO LUMIAR
#DireitosHumano 01/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Prevenção: Prefeitura de Paço do Lumiar promove programação sobre ISTs no dia conscientização contra Aids/HIV Prevenção: Prefeitura de Paço do Lumiar promove programação sobre ISTs no dia conscientização contra Aids/HIV
#DireitosHumano 27/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS PREFEITURA REALIZA AÇÃO EM ALUSÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM PAÇO DO LUMIAR  PREFEITURA REALIZA AÇÃO EM ALUSÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM PAÇO DO LUMIAR 
#DireitosHumano 24/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS PREFEITURA REALIZA AÇÃO DE EM ALUSÃO À CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA MENSTRUAL NO BAIRRO BACURITIUA  PREFEITURA REALIZA AÇÃO DE EM ALUSÃO À CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA MENSTRUAL NO BAIRRO BACURITIUA 
#DireitosHumano 16/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS REPRESENTANTES DA PREFEITURA PARTICIPAM DO LANÇAMENTO ESTADUAL DA CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA MENSTRUAL REPRESENTANTES DA PREFEITURA PARTICIPAM DO LANÇAMENTO ESTADUAL DA CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA MENSTRUAL
#DireitosHumano 10/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS PREFEITURA REALIZA AÇÃO PARA DOAÇÃO DE COLETORES E ABSORVENTES PELA CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA MENSTRUAL PREFEITURA REALIZA AÇÃO PARA DOAÇÃO DE COLETORES E ABSORVENTES PELA CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA MENSTRUAL
#DireitosHumano 01/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS DE PAÇO DO LUMIAR N° 002/2021. EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS DE PAÇO DO LUMIAR N° 002/2021.
#DireitosHumano 27/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA É EMPOSSADO EM PAÇO DO LUMIAR  CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA É EMPOSSADO EM PAÇO DO LUMIAR 
#DireitosHumano 09/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS PREFEITURA REALIZA PRIMEIRO FÓRUM DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM PAÇO DO LUMIAR  PREFEITURA REALIZA PRIMEIRO FÓRUM DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM PAÇO DO LUMIAR 
#DireitosHumano 12/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO I FÓRUM DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DE PAÇO DO LUMIAR N° 001/2021. EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO I FÓRUM DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DE PAÇO DO LUMIAR N° 001/2021.
#DireitosHumano 25/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS POLÍTICA DE DIÁLOGOS SOBRE DROGAS É TEMA DE WEBINAR PROMOVIDA PELA SEMDHU POLÍTICA DE DIÁLOGOS SOBRE DROGAS É TEMA DE WEBINAR PROMOVIDA PELA SEMDHU
#DireitosHumano 27/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS PREFEITURA LANÇA CANAL DE ATENDIMENTO "DISQUE DIVERSIDADE" PARA O PÚBLICO LGBTI+ PREFEITURA LANÇA CANAL DE ATENDIMENTO "DISQUE DIVERSIDADE" PARA O PÚBLICO LGBTI+
#DireitosHumano 28/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS SERVIDORES RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA ATENDIMENTO HUMANIZADO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM PAÇO DO LUMIAR SERVIDORES RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA ATENDIMENTO HUMANIZADO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM PAÇO DO LUMIAR
#DireitosHumano 30/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS PROJETO EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO GERA OPORTUNIDADES PARA JOVENS DE PAÇO DO LUMIAR  PROJETO EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO GERA OPORTUNIDADES PARA JOVENS DE PAÇO DO LUMIAR 
#DireitosHumano 03/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS O IMPACTO DA COVID 19 NOS POVOS TRADICIONAIS DE PAÇO DO LUMIAR FOI TEMA DE LIVE PROMOVIDA PELA PREFEITURA O IMPACTO DA COVID 19 NOS POVOS TRADICIONAIS DE PAÇO DO LUMIAR FOI TEMA DE LIVE PROMOVIDA PELA PREFEITURA
#DireitosHumano 27/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Pacientes do CAPS Maiobão participam de oficina de pintura em grafite

Esta sexta-feira (26) foi cheia de atividades para a turma do Centro de Atenção Psicossocial do Maiobão (CAPS). Os pacientes participaram de uma oficina de arte com grafite e aprenderam a história e as técnicas de pintura, além experimentar na prática o que ouviram na teoria.

A oficina é desenvolvida pelo CAPS Maiobão, pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SEMDES), Direitos Humanos de Paço do Lumiar (SEMDHU) em parceria com o grupo luminense de representação da cultura negra, Família Força Gueto.

O artista urbano Wellington Monteiro ministrou a oficina e falou sobre o que foi apresentado aos frequentadores do CAPS.

"O grafite é uma arte libertadora, símbolo de expressão cultural e certamente é uma experiência enriquecedora para as pessoas que têm acesso a ele, por isso estamos aqui ensinando um pouco mais desse universo", afirmou.

De acordo Acrisciana Brito, diretora do CAPS Maiobão, a iniciativa tem um papel importante no acompanhamento dos pacientes.

"O CAPS está aberto a parcerias que possam beneficiar as pessoas acompanhadas pelas nossas equipes. O contato com a arte estimula a criatividade e torna vida mais divertida e expressiva", afirmou.

#DireitosHumano 14/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS VOLUNTÁRIOS IRÃO PRODUZIR MÁSCARAS EM PAÇO DO LUMIAR VOLUNTÁRIOS IRÃO PRODUZIR MÁSCARAS EM PAÇO DO LUMIAR
#DireitosHumano 02/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS 2 DE ABRIL- DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO A data tem o objetivo de gerar inclusão e mostrar que todos podemos ter oportunidades
#DireitosHumano 06/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Paço do Lumiar prepara vasta programação para o Dia Internacional da Mulher Paço do Lumiar prepara vasta programação para o Dia Internacional da Mulher
#DireitosHumano 20/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS PREFEITURA REALIZA ESCUTA DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO LGBT DE PAÇO DO LUMIAR O evento tem o objetivo de elaborar políticas públicas em defesa da população LGBT no município
#DireitosHumano 10/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Prefeitura planeja rede de ações para o público LGBT de Paço do Lumiar Prefeitura planeja rede de ações para o público LGBT de Paço do Lumiar
#DireitosHumano 02/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOTA DE ESCLARECIMENTO NOTA DE ESCLARECIMENTO
#DireitosHumano 11/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Começa a semana de direitos humanos de Paço do Lumiar Começa a semana de direitos humanos de Paço do Lumiar
#DireitosHumano 05/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Prefeitura de Paço do Lumiar inícia semana municipal de direitos humanos Prefeitura de Paço do Lumiar inícia semana municipal de direitos humanos
#DireitosHumano 13/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Prefeitura de Paço do Lumiar e Governo do Estado anunciam Comitê Juventude Viva. Prefeitura de Paço do Lumiar e Governo do Estado anunciam Comitê Juventude Viva.
#DireitosHumano 25/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS Prefeitura de Paço do Lumiar promove terceiro módulo do curso de formação em direitos humanos. Prefeitura de Paço do Lumiar promove terceiro módulo do curso de formação em direitos humanos.
www.pacodolumiar.ma.gov.br
Emitido dia 01/05/2024 às 17:44:54