CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Prefeita 23/04/2024 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PAULA AZEVEDO VISITA FEIRA DA AVENIDA 10 NO MAIOBÃO

A prefeita Paula Azevedo(PCdoB), esteve na manhã desta segunda-feira(22), visitando a Feira da Avenida 10, localizada no Conjunto Maiobão .Na ocasião, a líder do executivo esteve acompanhada do presidente do legislativo luminenses, Jorge Marú(SD), da titular da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Suely Abreu; e da comitiva de apoiadores de ambos gestores.

A espaço foi entregue em novembro de 2021, com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho dos feirantes. O espaço é uma reivindicação antiga dos feirantes e consumidores, concretizada na atual gestão. A estrutura da feira comporta mais de 50 boxes, além de banheiros, bebedouros, cobertura e iluminação, ambiente adequado para a venda dos produtos do pequeno produtor luminenses.

Durante a visita, a prefeita fez questão de cumprimentar pessoalmente cada um dos feirantes: "É uma honra visitar esses profissionais que diariamente estão aqui dando o seu melhor. Sabemos do esforço que esses profissionais têm, para oferecer o que há de melhor a sua clientela, e com certeza deixam todos satisfeitos com seus produtos.

O presidente da Câmara Municipal, Jorge Marú, destacou que as feiras têm um papel importante no abastecimento do município: "São responsáveis pelo fornecimento de alimentos de qualidade a preços acessíveis à população. Está feira é o exemplo disso. Nosso papel é valorizar o empreendedor luminenses.

Ao final da visita, todos saborearam um delicioso café da manhã feito por "Dona Morena", feirante atuante no município.

#Município 20/04/2024 GABINETE DA PREFEITA ROSEANA SARNEY: Na área da saúde, mais de 500 pessoas foram atendidas no Paço em Ação
Na quinta edição do Paço em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado(20), no Conjunto Roseana Sarney, próximo a Unidade Básica de Saúde Santa Rita de Cássia, apenas na área da saúde, 506 pessoas foram atendidas nos 
inúmeros serviços da gestão pública municipal para a população local. 

Foram disponibilizados pela  Secretaria Municipal de Saúde consultas médica, enfermagem, avaliação nutricional, teste rápido(HIV e Hepatite B e C); aferição de pressão, vacinação, emissão e impressão de cartão do SUS, escovação e aplicação de flúor para crianças, além de orientação bucal. 


Acompanhando de perto o serviço da equipe técnica da pasta, a adjunta na pasta- Lúcia Vasconcelos fala um pouco da alegria com a intensa participação popular. “Os atendimentos de saúde são sempre bem vindos, principalmente quando estão disponíveis todos em um único espaço. A nossa meta é que nas próximas edições possamos atingir um número cada vez mais expressivo”, enfatizou. 

Paço em Ação é uma ação conjunta de todas as secretarias municipais com o objetivo de levar para a comunidade prestação de serviços da gestão pública.
Veja a seguir a quantidade detalhada dos atendimentos realizados por pessoas :

???? *Cons. Médica* =62
???? *Cons.Enfermagem*=  05
???? *Cons.Nutricional* =  19
???? *Odontologia* = 115
???? *Imunização* = 105
???? *Teste Rápido* =  28
???? *Triagem*
*Aferição de PA*: 89

???? *Cartão do SUS* : 78 atualizações e 06 cadastro e emissão do SUS de recém nascido.
#Município 20/04/2024 GABINETE DA PREFEITA Autoridades luminenses prestigiam "Paço em Ação" realizada no Conjunto Roseana Sarney
A quinta edição do “Paço em Ação”, projeto social desenvolvido pela Prefeitura de Paço do Lumiar, reuniu nesse sábado (20) centenas de pessoas que procuraram os serviços oferecidos ao lado da UBS Santa Rita de Cássia, no Conjunto Roseana Sarney. 

A manhã de atendimentos contou com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Social (SEMDES), Saúde (SEMUS), Educação (SEMED) e Direitos,  Fazenda (SEMFAZ), Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), Mobilidade Urbana (SEMUR) e Humanos (SEMDHU). 

Foram ofertados serviços como consultas médicas, aferição de pressão arterial, glicemia, avaliação nutricional, atualização do calendário vacinal e vacina contra influenza, dengue, covid-19, testes rápidos, HIV, além de cadastro único, atualização cadastral, encaminhamentos para entrevistas de emprego, cadastramento em banco de dados, emissão de CTPS digital e outros.

Para os pequeninos, atividades lúdicas e orientação bucal, com escovação e aplicação de flúor. Teve ainda Bazar Solidário, com entrega de peças de roupas e calçados em tempo recorde.

A prefeita Paula Azevedo (PCdoB) fez questão de acompanhar a ação de perto e reafirmar o compromisso com o munícipe. "O intuito do "Paço em Ação" é auxiliar quem mais precisa de atenção, com serviços médicos e de cidadania. Até o fim do ano, a meta é levar a caravana a dezenas de regiões no município." afirmou. 

O presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Marú (SD), presente também no evento, foi o autor do pedido para que o projeto fosse implementado. "Essa nova edição reforça a parceria do Poder Legislativo e do Poder Executivo de beneficiar a população de todas as comunidades da cidade", salientou.

A secretária da SEMDES, Suley Abreu, ressaltou a total adesão dos moradores que participaram integralmente das atividades. "Estivemos trabalhando desde as primeiras horas da manhã para organizar da melhor forma esse evento e a recepção por parte da comunidade foi fantástica, total envolvimento nas ações. Conseguimos atingir nosso objetivo”, comentou.
#Município 19/04/2024 GABINETE DA PREFEITA PAÇO EM AÇÃO: Roseana Sarney e adjacências serão beneficiados neste sábado

A Prefeitura de Paço do Lumiar realiza amanhã(20), mais uma edição do "PAÇO EM AÇÃO". Desta vez, a partir das 8:00hs, o conjunto Roseana Sarney e adjacências serão agraciados. Esse projeto, implantado atendendo pedido do presidente da Câmara- vereador Jorge Marú- essa é uma ação que tem por objetivo aproximar a população dos serviços públicos e garantir os direitos de cada luminense.

"Quando apresentei a ideia, de pronto, a prefeita compreendeu a importância e ao lado dos seus assessores estão realizando atividades que muito tem contribuído com os nossos munícipes", explicou o presidente.

A 5ª edição do programa ocorrerá num espaço ao lado da UBS Santa Rita de Cássia. "Essa foi uma iniciativa do presidente Jorge Marú que tem como objetivo permitir que a comunidade tenha de forma fácil e rápida os serviços que o Poder Público dispõe", pontuou a prefeita.

Amanhã(20), o "PAÇO EM AÇÃO" oferecerá inúmeros benefícios, entre eles, cadastro único, atualização cadastral, encaminhamentos para entrevistas de emprego, cadastramento em banco de dados, emissão de CTPS digital e outros.

Além dos muitos serviços mencionados, serão ofertados também atendimentos de saúde, como consulta médica, consulta de enfermagem, avaliação nutricional, teste rápido HIV, sífilis e hepatite B e C, aferição de prressão arterial, vacinação, emissão e impressão do Cartão SUS, escavação e aplicação de flúor (para crianças) e orientação em Saúde Bucal.

No local, haverá ainda bazar solidário, com distribuição de roupas e livros gratuitamente. Participe!!!!

#Município 13/04/2024 GABINETE DA PREFEITA Prefeitura de Paço do Lumiar e Governo do Maranhão inauguram Maiobão Fast Food

Nesta sábado (13), por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e o Governo do Maranhão, foi inaugurado o Maiobão Fast Food, um novo espaço de alimentação que promete impulsionar a economia local e oferecer mais opções aos moradores.

A construção do espaço foi resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual, que previa essa parceria entre os dois entes governamentais para a construção da praça.

Durante a inauguração, o governador da Carlos Brandão (PSB) declarou que a Maiobão Fast Food é um espaço de crescimento econômico.

Este novo espaço é uma promessa da campanha de 2016 da chapa encabeçada pelo ex-prefeito Domingos Dutra e pela então vice Paula Azevedo (PCdoB), atual prefeita de Paço Lumiar.

Segundo a prefeita Paula Azevedo, o local representa a resistência do povo. "Com muita luta nós estamos nesse espaço. Cada membro envolvido fez sua parte para que a obra acontecesse. A praça é um espaço de renda e lazer para nossa cidade", relatou.

O equipamento reforça a importância das parcerias verdadeiras para o desenvolvimento econômico do município.

O trabalho conjunto entre os poderes municipal e estadual promovem o progresso e a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Paço do Lumiar.

#Município 12/04/2024 GABINETE DA PREFEITA Prefeitura e Governo entregam o Maiobão Fast Food neste sábado
Como uma boa anfitriã, amanhã(13), a partir das 9:00hs da manhã, a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) estará recepcionando o governador do Estado- Carlos Brandão (PSB), que estará no município luminense inaugurando uma série de obras, entre elas, a tão sonhada Praça de Alimentação Maiobão Fast Food.

Fruto do cumprimento de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual, a obra da praça foi realizada em parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e o Governo do Maranhão.

O novo espaço promete fomentar o emprego e gerar renda na região, além de oferecer mais opções de alimentação para os moradores e visitantes da cidade.

A inauguração do espaço é  mais um passo em direção ao desenvolvimento e ao crescimento econômico de Paço do Lumiar, proporcionando oportunidades à empreendedores e uma opção de lazer.


É importante ressaltar que os Executivos estadual e municipal trabalharam de forma conjunta, para tornar esse projeto uma realidade.

“ Essa obra foi uma promessa de campanha em 2016 minha e do ex-prefeito Domingos Dutra, e representa o esforço
contínuo da prefeitura em promover o empreendedorismo e o progresso do nosso município, mostrando o compromisso com o desenvolvimento econômico e social de Paço do Lumiar”, pontuou a gestora.
#Prefeita 12/04/2024 GABINETE DA PREFEITA Em um único dia, Site oficial da Prefeitura tem mais de 32 mil acessos

Os moradores de Paço do Lumiar têm demonstrado uma preferência crescente por fontes de informação confiáveis, optando por acessar os sites oficiais em detrimento das notícias falsas. Isso fica evidente pelo aumento constante no número de acessos ao site oficial da prefeitura.

Nos últimos 7 dias, a plataforma registrou cerca de 114.511 mil acessos, sendo o que equivale uma média aproximada de 16 mil cliques por diários. Apenas no último dia 05, para se ter noção da positividade do serviço, 32.144 usuários acessaram o site em busca de informações.

Esses números revelam o interesse dos luminenses nos avanços e nas ações da gestão liderada pela prefeita Paula Azevedo (PCdoB). Ao buscar informações diretamente no site oficial, os moradores de Paço do Lumiar demonstram a busca por notícias confiáveis e atualizadas sobre a administração municipal.

Esse aumento no acesso ao site oficial reflete a confiança da população na gestão azevedista e, também, a importância de fontes de informação verídicas e transparentes para a comunidade local.

#Município 06/04/2024 GABINETE DA PREFEITA Paço em Ação acontece na Vila Cafeteira com novo Serviço para Atualização do Cartão do SUS

Levar os serviços básicos às comunidades luminenses tem sido o propósito do projeto Paço em Ação. Idealizado pela Prefeitura de Paço do Lumiar, através da chefe do executivo a Prefeita Paula Azevedo(PCdoB), ganhou notoriedade e total apoio da população do município. A 4ª edição do programa aconteceu neste sábado, 06, das 8h30 às 12 horas, na Vila Cafeteria, sendo sediado no prédio da Igreja Batista da Redenção.

Com tendas erguidas, a união solidária de muitas mãos, entre servidores, secretários e voluntários, o Paço em Ação chegou a atender mais de 80 famílias, que buscaram diversos atendimentos fundamentais para exercer a cidadania, atualizar dados dos programais assistenciais tanto municipais quanto federais, prevenir a saúde, mas também a garantia ao estudo e lazer.

A prefeita Paula Azevedo, que visitou todos os estandes montados, lembrou que a ação veio para somar e ficar no município. Além da diversidade de serviços oferecidos gratuitamente, ela falou do lançamento da atualização do Cartão do SUS, que agora também vai funcionar em todos as edições do evento social. "Aqui estamos descentralizando os serviços que são sempre oferecidos pela Prefeitura, e também estamos trazendo agora a atualização do Cartão do SUS, porta de entrada para atendimento na saúde publica", disse a prefeita Paula Azevedo.

A prefeita Paula Azevedo relembrou ainda de uma grande demanda social que vem sendo atendida em sua gestão - a regularização fundiária no município. "Todos os moradores da Vila Cafeteira devem procurar a Semiu e realizar o cadastro, para que tenham o registro de seus imóveis. Um direito de vocês que a Prefeitura vem realizando, que é feito pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu)", disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, e atual pré-candidato à prefeito do município, Jorge Maru (SD), reconheceu que o projeto é itinerante, mas de total necessidade à população que vem sendo assistida. "O poder legislativo sempre será parceiro de ações como esta, que só tendem a perpetuar e continuar no nosso município, pois saímos de dentro dos nossos gabinetes, nos juntamos ao povo e estamos atendendo quem de fato mais precisa", falou Jorge Maru.

As pessoas tiveram a oportunidade de serem atendidas por profissionais da Secretaria de Saúde-Semus, com Consulta Médica, Avaliação Nutricional, Testes rápidos de HIV e Hepatite B e C, Aferição de Pressão Arterial e Vacinação.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social-Semdes, teve serviços itinerantes do CadÚnico, orientações dos benefícios como Bolsa família, tarifa social. O SINE com cadastro, encaminhamentos para entrevistas de emprego, e emissão de CTPS digital.

As famílias atendidas pelo CRAS também receberam a doação de cestas básicas, fundamental pra garantir a segurança alimentar.

Mãe de três filhos, Renata da Silva, 36 anos, foi uma das famílias que recebeu a cesta básica. "Tenho dificuldade para sair para trabalhar e deixar meus filhos, vou para casa satisfeita, pois tenho o alimento garantido na mesa", disse.

O Bazar Solidário foi uma das ações da Secretaria Municipal de Direitos Humanos-Semdhu. O bazar promove a solidariedade em forma de doações, são roupas, sapatos, acessórios, que chegam a quem mais precisa no momento.

A oportunidade de tirar ou regularizar o CPF estava sendo feito no estande da Secretaria Municipal da Fazenda-Semfaz.

Os pequenos e futuros empreendedores estavam buscando atendimento especializado - na sala do empreendedor da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo-Semict, com informações sobre o MEI, IRPF e INSS.

As crianças tiveram momento de lazer e aprendizado. A Secretaria Municipal de Educação promoveu oficinas de pintura e leitura para a garotada.

Uma mostra de robótica também chamou a atenção curiosa da juventude. A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável-SEMCTI), apresentou ciência e conhecimento com a modalidade arduino, plataforma que desenvolve projetos eletrônicos de baixo custo.

Parceiros importantes também foram solidários no Paço em Ação, como a União de Moradores do bairro, o IGEP - Instituto Gestão Estratégica de Projetos, que ofereceu serviços jurídicos, a Faculdade Anhanguera, que trouxe o projeto ‘Sorrisos do Bem', com aplicão de flúor e orientação sobre escovação, e a Igreja da Redenção, que cedeu o espaço, estrutura e voluntários, e o IESF, que teve palestra abordando a Violência contra a Mulher.

#Município 05/04/2024 GABINETE DA PREFEITA Prefeitura lamenta decisão judicial e emite nota para explicar ocupação de manifestante no Centro Administrativo

Nesta quinta-feira (04), a Prefeitura de Paço do Lumiar emitiu nota para explicar uma manifestação que resultou na ocupação do Centro Administrativo, sede do Executivo Luminense.

Muito embora não figure no polo passivo da demanda, segundo a nota, além de lamentar todo o ocorrido, o comportamento de um pequeno grupo foi em decorrência de uma decisão judicial de reintegração de posse deferida pelo juiz Marcelo Elias Matos e Oka, da 2ª Vara Judiciária de Paço do Lumiar, em favor de uma empresa privada. Leia o documento na íntegra.ar, em favor de uma empresa privada. Leia o documento na íntegra.

#Município 04/04/2024 GABINETE DA PREFEITA TCE/MA aprova prestação de contas de 2022 de Paula Azevedo

As contas referentes ao ano de 2022 da prefeitura de Paço do Lumiar foram aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), nesta quarta-feira (3). A decisão, registrada no processo 1541/23, destaca a gestão transparente e comprometida feita pela prefeita Paula Azevedo (PCdoB).

Segundo Paula Azevedo, essa aprovação é um reconhecimento do esforço em administrar com transparência e responsabilidade.

"Estamos trabalhando incansavelmente para oferecer uma prestação de serviço a contento, objetivando beneficiar os munícipes", disse. O parecer favorável do TCE/MA foi encaminhado à Câmara Municipal de Paço do Lumiar.

A prefeita Paula destacou ainda a parceria estreita com o Legislativo Municipal, visando sempre o desenvolvimento do município. O resultado do julgamento é um passo importante para o progresso do município.

"A gestão da prefeita Paula Azevedo é comprometida, transparente, e sempre busca o melhor para o município", posicionou-se o presidente do Legislativo, vereador Jorge Marú.

#Município 03/04/2024 GABINETE DA PREFEITA PAÇO EM AÇÃO na Vila Cafeteira disponibilizará serviços essenciais para os luminenses neste sábado

Neste sábado(06) das 08:30 às 12:00hs, a Prefeitura de Paço do Lumiar realizará mais uma edição do "PAÇO EM AÇÃO". O evento, que vai acontecer na sede da Igreja Batista da Redenção, n.11, na Vila Cafeteira, irá ofertar serviços essenciais para a população luminense. Confira a programação:

SEMUS

Consulta Médica

Avaliação Nutricional

Teste rápido HIV e Hepatite B e C

Aferição de Pressão Arterial

Vacinação

SEMDES

Atendimentos:

CADUNICO

Atualização cadastral

Orientações acerca dos benefícios ofertados pelo Cadúnico ( Bolsa família, tarifa social e outros)

SINE

Encaminhamentos para entrevistas de emprego;

Cadastramento em banco de dados;

Emissão de CTPS digital.

SEMDHU

Bazar solidário

SEMFAZ

PAV - Consulta e orientação para regularização de CPF SUSPENSO, Alteração e Atualização de CPF, Inscrição de CPF, orientação para abertura de CNPJ de Associação.

SEMDE

Roda de leitura infantil e pintura facial para criança

CEJUSC

Agendamento de conciliação

ANHANGUERA

Projeto sorriso do bem aplicação do flúor e orientação

SEMICT

Sala do empreendedor com orientação empresarial, tira dúvidas benefícios e obrigações MEI, Orientação sobre obrigatoriedade IRPF quem deve declarar, Restituição, Malha fina, Orientação e tira dúvidas sobre Previdência Social - INSS

Além de assessoria jurídica, IGEP e IESF.

#Prefeita 03/04/2024 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo empossa novos secretários na Semap, Semict e Semcel

A Prefeita Paula Azevedo(PCdoB), no ato de suas atribuições, na manhã desta quarta-feira, 6, empossou novos secretários nas Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semap), e de Indústria, Comércio e Turismo (Semict).

SEMAP

Numa cerimônia simples, a gestora nomeou a nova titular da Semap, Glicia Aragão, e a apresentou a equipe de trabalho, incluindo Alberlucia Mendes, que segue na pasta como secretária adjunta. O momento contou com a presença dos Vereadores Miau Oliveira Alexsandra Garcia, ambos do Solidariedade.

Numa fala bem sucinta, a prefeita Paula Azevedo, falou do momento político, e que os afastamentos são necessários tanto na seara política quanto administrativa, e os auxiliares do primeiro e segundo escalão interessados possam concorrer ao pleito eleitoral. "Hoje assume a nova secretária Glicia Aragão, que virá somar a este trabalho que já está sendo muito bem executado, portanto eu sei da capacidade dessa equipe, e que todos irão se empenhar junto a ela para continuar essa missão", disse a prefeita.

SEMICT

A emoção marcou a transição de cargos na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semict). Na ocasião, foi empossado Leonardo Morais, como secretário da pasta, e Johnathan Santiago, como adjunto.

O ex-gestor, Biné Amado, bem como seu adjunto, Ataíde Baiano, estiverem presentes, e agora seguem projetos políticos e devem submeter seus nomes no próximo pleito da cidade.

Em sua fala, a prefeita Paula Azevedo agradeceu a ambos a dedicação e competência com que exerceram a gestão da secretaria. "O trabalho de vocês fez com a Semict fosse reconhecida nacionalmente, e tivesse um papel fundamental no desenvolvimento da cidade, principalmente no tocante a qualificação e capacitação, por meio de cursos oferecidos à nossa população. Também desejo sucesso aqueles que chegam para dar continuidade a tudo que foi feito até aqui", destacou a gestora.

O novo secretário da SEMICT, Leonardo Morais, comprometeu-se a dar continuidade aos projetos e ações da gestão anterior e também contribuir para a administração da prefeita Paula Azevedo, seja feita para atender as necessidades da população de Paço do Lumiar.

#Prefeita 28/03/2024 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo mantém tradição na Semana Santa distribuindo 8 toneladas de pescado e centenas de cestas básicas

Foram distribuídas 8 toneladas de peixes nesta quinta-feira Santa (28), pela prefeitura de Paço do Lumiar. A tradicional entrega de pescado foi realizada com muito planejamento e organização pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), visando atender o maior número de famílias em diversas comunidades do município.

Ao lado de assessores e familiares, a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) reforçou a importância em manter a tradição. "Estamos garantindo o peixe na mesa da população luminense neste período pascoal, uma data muito significativa para nós cristãos e por este motivo não medimos esforços para garantir o alimento aos mais necessitados", pontuou a gestora.

Este ano a entrega focou essencialmente famílias que se enquadram em situação de risco, entre elas, as comunidades de terreiro. A titular da pasta, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), Suelly Abreu, frisa que a distribuição de pescados, visa atender aquelas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. "Este ano planejamos uma entrega que atendesse o maior número de pessoas possível, principalmente as que não possuem condições financeiras de comprar o pescado para consumo durante esta data.

Na programação conseguimos inserir os povos de terreiro, entre outros grupos", ressaltou a secretária.

Além da distribuição das 8 toneladas de peixe, a gestão pública de Paço do Lumiar também fez doação de centenas de cestas básicas, agregando mais valor a entrega. A moradora da Vila São José, Maria das Neves, agradece feliz a prefeita Paula pelo recebimento dos peixes nesta quinta-feira Santa. "Um peixe muito bom, fresquinho e que vai alimentar hoje e amanhã a mim e a minha família. Só tenho a agradecer a prefeita Paula pela entrega desse alimento tão importante para nós neste dia", disse a moradora.

Para cumprir a meta deste ano, a prefeitura, através das equipes da Semdes colocou em campo toda uma estrutura necessária e ainda contou com a solidariedade de voluntários de outras pastas.

Soma-se a quantidade entregue nesta quinta-feira Santa, a distribuição de forma antecipada de pescado, nas dependências do SCFV da Vila Cafeteira, para famílias atendidas pelos equipamentos do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), ocorrida na última terça-feira (26), por meio do PAA, quando 320 famílias atendidas por estes equipamentos (CRAS Morada do Bosque, Tambaú e Maiobão), receberam o pescado.

#Prefeita 23/03/2024 GABINETE DA PREFEITA Luminenses preferem notícias positivas e rechaçam fake news
#Prefeita 23/03/2024 GABINETE DA PREFEITA Moradores do Cohabiano comemoram sucesso em mais uma edição do Paço em Ação
#Prefeita 20/03/2024 GABINETE DA PREFEITA Paula Azevedo visita o Cohabiano e entrega iluminação em Led na Avenida do Fio

Dando continuidade ao seu trabalho como gestora da Prefeitura de Paço do Lumiar, a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), visitou na manhã desta quarta-feira, 20, o bairro Cohabiano (próximo ao Cohatrac), que está recebendo serviços de troca de iluminação em led.

A prefeita Paula Azevedo, segue dando continuidade ao trabalho de troca de toda a iluminação comum por luzes em Led - na Avenida principal do bairro, a Rua do Fio. Ponto importante de rota para motoristas e moradores da região, que agora conta com mais visibilidade, o que consequentemente proporciona segurança à população e a trafegabilidade para que está dirigindo.

Os moradores solicitaram essa demanda e foram prontamente ouvidos. "Estamos aqui atendendo um pedido da comunidade, que nos procurou e pediu a mudança das lâmpadas, e nessa visita estou acompanhado o andamento dos serviços e conhecendo outras necessidades do bairro", disse a prefeita Paula Azevedo.

Além destas ações, o Cohabiano vai receber neste sábado, 23, o projeto Paço em Ação, que irá levar diversos serviços comunitários e de cidadania, a partir das 8h da manhã. A prefeita Paula Azevedo esteve acompanhada do Líder comunitário, Leal do Paço, e do secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo-Semiu, Walburg Neto, as execuções do serviço que já estavam sendo realizados por técnicos. Ainda estão sendo beneficiadas também nesse pacote de obras, as Ruas Itapiracó e da Caixa D'Água, que estão passando pela melhoria e troca pelas luzes mais sofisticadas.

Visita nas Ruas do Bairro

Atendendo as necessidades dos moradores do bairro Cohabiano, a prefeita Paula Azevedo, ainda visitou várias ruas e conversou os presentes com os sobre as dificuldades que eles vêm enfrentando, principalmente durante o período chuvoso.

Acompanhada de uma comissão, a gestora visitou os pontos mais deteriorados, os trajetos 10, 11, 12, que precisam de diversos serviços de infraestrutura.

Sabendo da necessidade das pessoas do bairro, o secretário da Semiu, Walburg Neto, explicou que no momento só vão ser disponibilizadas ações emergenciais, devido ao período chuvoso, mas que no momento irão suprir as necessidades básicas. "Podemos iniciar os serviços de limpeza e de melhora das ruas, que vai possibilitar o acesso e o trajeto dos moradores enquanto o período chuvoso não termina", explicou.

#Município 20/03/2024 GABINETE DA PREFEITA PAÇO EM AÇÃO irá ofertar serviços essenciais para os luminenses

Neste sábado(23), das 08:30 às 12:00hs, a Prefeitura de Paço do Lumiar realizará mais uma edição do "PAÇO EM AÇÃO". O evento, que vai acontecer na sede do Instituto Bom Viver, no bairro Cohabiano, irá ofertar serviços essenciais para a população luminense. Confira a programação:

SEMUS

Consulta Médica

Avaliação Nutricional

Teste rápido HIV e Hepatite B e C

Aferição de Pressão Arterial

Vacinação

SEMDES

Atendimentos:

CADUNICO

Atualização cadastral

Orientações acerca dos benefícios ofertados pelo Cadúnico ( Bolsa família, tarifa social e outros)

SINE

Encaminhamentos para entrevistas de emprego;

Cadastramento em banco de dados;

Emissão de CTPS digital.

SEMDHU

Bazar solidário

SEMFAZ

PAV - Consulta e orientação para regularização de CPF SUSPENSO, Alteração e Atualização de CPF, Inscrição de CPF, orientação para abertura de CNPJ de Associação.

SEMCTI

Unidade Móvel odontológica SESI: restauração e limpeza

SEMIU

Entrega de títulos

SEMICT

Sala do empreendedor com orientação empresarial, tira dúvidas benefícios e obrigações MEI, Orientação sobre obrigatoriedade IRPF quem deve declarar, Restituição, Malha fina, Orientação e tira dúvidas sobre Previdência Social - INSS

SEMAP - parceria com a Equatorial economia - reciclagem - educação - projetos

#Prefeita 13/03/2024 GABINETE DA PREFEITA Paço do Lumiar participará da Conferência Metropolitana da Grande São Luís
A Prefeitura de Paço do Lumiar participa da II Conferência da Região Metropolitana da Grande São Luís na próxima quinta(14) e sexta-feira(15), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. A prefeita Paula Azevedo (PCdoB) deverá acompanhar os cinco delegados luminenses eleitos que representarão o município –Mairlane Damasceno, Kátia Bastos , Elene Carvalhal, Clauton Sampaio e Maria de Loudes Gaspar. 

Este evento, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Agência Executiva Metropolitana (Agem), reunirá representantes do poder público, Estado e municípios, sociedade civil organizada e especialistas. Na oportunidade, os presentes irão debater as temáticas Saneamento Básico, Mobilidade Urbana e Turismo. Após ampla discussão das propostas, será realizada a eleição dos membros do Conselho Participativo Metropolitano.

A prefeita Paula Azevedo comentou sobre a expectativa de participar da CRMGSL. “Eu tenho certeza que será uma reunião muito proveitosa. Além de pensar na contribuição para o desenvolvimento da Região Metropolitana, nosso trabalho também é focado em preparar Paço do Lumiar para os desafios do amanhã - por isso, participaremos desse importante passo para o crescimento da nossa cidade", afirmou.

PROGRAMAÇÃO

14 de março: 14h às 18h
Abertura com presença do governador Carlos Brandão.
Palestra Agência Metropolitana: seu papel e contribuição para o desenvolvimento planejado e sustentável das cidades - Gilson Santos, presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná.

15 de março: 9h às 18h
Palestra A importância do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado para implementação das funções públicas de interesse comum - José Ribamar Carvalho dos Santos, diretor de Estudos Ambientais e Geoprocessamento do IMESC.
Eleição dos membros do Conselho Participativo Metropolitano.
#Prefeita 09/03/2024 GABINETE DA PREFEITA Café da manhã e diálogos sobre o protagonismo feminino marcam o 08 de março
#Prefeita 08/03/2024 GABINETE DA PREFEITA NOVO PAC: Articulação da prefeita Paula Azevedo assegura 9 obras que beneficiarão o município

Mesmo com data marcada para deixar o comando do Executivo Luminense, já que está no último ano do mandato e não mais poderá se reeleger, a prefeita Paula Azevedo (PCdoB) não tem medido esforços para melhorar a qualidade de vida do munícipe. As articulações da gestora garantiram que Paço do Lumiar seja beneficiada com novas ações de saúde, educação, cultura e esporte, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

O anúncio, que contou com a presença do presidente Lula, foi feito nesta quinta-feira(07), em Brasília. O Novo Pac terá um investimento de R$ 23 bilhões de reais.

Para que Paço do Lumiar fosse contemplado, a gestora contou com a parceria do grupo político, incluindo o deputado federal e correligionário Márcio Jerry (PCdoB). O município escreveu projetos nas 4 áreas, do Novo PAC , que contempla 85% dos municípios maranhenses.

Para a prefeita Paula Azevedo, a conquista é resultado de um trabalho árduo e na busca incessante por melhorias para a cidade. "É com grande alegria que anunciamos as nove importantes ações que Paço do Lumiar receberá do Novo PAC. Isso assegura oportunidades e qualidade de vida para os luminenses. Agradeço a parceria com os nossos aliados, entre eles, o deputado federal Márcio Jerry, que foi fundamental nesse processo," destacou.

Para melhorar significativamente a saúde, o município receberá duas unidades básicas de saúde de porte IV e três ambulâncias, trazendo melhorias significativas para a assistência médica local.

Beneficiando a área escolar, está prevista a construção de uma escola em tempo integral e a aquisição de um ônibus escolar, que vai permitir mais o acesso à educação de qualidade.

O deputado Márcio Jerry, reforçou as palavras da prefeita Paula Azevedo. "Paço do Lumiar dá mais um passo significativo rumo ao progresso com essas ações do Novo PAC. Estamos comprometidos em fortalecer os serviços essenciais para a população. Continuaremos trabalhando juntos para trazer mais investimentos e oportunidades para o Maranhão", frisou.

Em Cultura e Esporte, a cidade se prepara para a implementação de um CEU da Cultura e um espaço esportivo comunitário, que irão complementar os trabalhos culturais da cidade, promover a visibilidade dos trabalhos locais, e o acesso da comunidade à cultura e ao lazer.

Essas conquistas, fruto da articulação política assertiva de Paula Azevedo, sinalizam um futuro mais promissor para os luminenses, reforçando o empenho da prefeitura em construir uma Paço do Lumiar digna e inclusiva para todos.

#Município 02/03/2024 GABINETE DA PREFEITA Paço em Ação é realizada com sucesso no Cotovelo

A Prefeitura de Paço do Lumiar, realizou neste sábado (02), o projeto Paço em Ação', no bairro do Cotovelo. Uma grande Ação Social Coletiva envolvendo vários serviços da gestão municipal. O projeto Paço em Ação' levou para a comunidade serviços em saúde, benefícios sociais através do CadÚnico, orientação sobre o mercado de trabalho por meio do Sine, atendimento especial para microempreendedores e o bazar solidário.

"Paço em Ação foi idealizado para que a comunidade tenha acesso rápido e prático dos serviços da gestão pública e assim façam valer os seus direitos, sem que precisem sair de suas localidades e tenham gastos adicionais. O projeto piloto aconteceu no Iguaiba e hoje, a estrutura foi montada na UEB Geralda Melo, no bairro do Cotovelo, com consulta médica, oportunidade de emprego, entre outros serviços. Uma demonstração do compromisso e contribuição com o desenvolvimento do município e com o nosso povo", enfatizou a prefeita Paula Azevedo (PCdoB).

Na agenda também foram inseridos os serviços das secretarias: Semdes; Semdhu e Semfaz que compõem a administração municipal, tendo como carro chefe da atividade, os serviços em Saúde. A programação contou com atendimentos de Consultas Médicas, Avaliação Nutricional, Teste Rápido HIV e Hepatite B e C, Aferição de Pressão Arterial e Vacinação.

"Hoje aqui no Cotovelo, estamos realizando atendimento in loco da população - uma nova proposta que é o Projeto Paço em Ação que visa dar uma assistência mais eficiente com resultados imediatos para as pessoas", destacou a secretária adjunta da Semus, Lúcia Vasconcelos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), uma das parceiras da ação levou serviços ligados ao Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e também equipes da Agencia SINE de Paço do Lumiar, que por meio de seu banco de dados ofertou vagas de emprego disponíveis, com encaminhamento destes mediante adequação com o perfil profissional.

"Mais um dia do Projeto Paço em Ação, hoje na comunidade Cotovelo, na UEB Geralda Melo com todos os serviços oferecidos pela gestão e a Semdes trouxe o CadÚnico Itinerante e outros serviços pelo Sine. É Paço avançando como nunca", diz a secretária Suelly Abreu.

A titular da Secretaria de Direitos Humanos (SEMDHU), teve a iniciativa de levar o Bazar Solidário com roupas, acessórios, utensílios domésticos - tudo gratuitamente para a comunidade, produtos doados de igrejas e entidades filantrópicas.

"Trouxemos para o Cotovelo o nosso Bazar Solidário, um projeto muito importante em que a população tem a oportunidade de adquirir qualquer peça disponível de forma gratuita e que são oriundos de doações. Produtos de qualidade que para muitos já não tem mais serventia, enquanto para outros tem grande utilidade", explica a secretária Helica Araújo.

#Prefeita 01/03/2024 GABINETE DA PREFEITA Moradores do Cotovelo receberão inúmeros atendimentos em mais uma edição do Paço em Ação

A Prefeitura de Paço do Lumiar, sob a liderança da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), por meio de suas secretárias tem realizado ações importantes que levam para dentro das comunidades, além de atendimentos em saúde, diversos outros serviços. Neste sábado (02), das 8h às 12h, as equipes da prefeitura estarão na área do Cotovelo, realizando atendimentos nas dependências da Escola Geralda Melo.

A coordenação do evento explica que, quem for ao local da ação em busca dos atendimentos, encontrará equipes das secretárias de Saúde, Desenvolvimento Social Direitos Humanos) e da Industria, Comércio e Turismo, com todo aparato possível e necessário para resolver, problemas com o Cadastro Único para Beneficios Sociais, o CadÚnico, fazendo atualização cadastral, receber esclarecimentos sobre beneficios eventuais, Bolsa Familla (PBF), dar entrada no sistema para análise de inserção programa tarifa social.

Equipes do SINE também estarão dando orientação sobre o mercado de trabalho, emitir CTPS digital e realizar entrevistas e encaminhamentos de candidatos para vagas contidas no banco de dados da agência de Paço do Lumiar. No campo da saúde, será possível atualizar a carteira de vacinação, consultar

com clinico geral, passar por avaliação nutricional, fazer teste rápido para HIV e hepatite B e C. O momento ainda disponibilizará equipes para aferir a pressão arterial e orientar sobre diabetes e outros problemas de saúde.

A Sala do Empreendedor também tem sido uma presença constante neste tipo de ação. Por meio das equipes técnicas da SEMICT aguele morador que deseja empreender pode se informar e tira dúvidas sobre os benefícios de ser MEI, compreender obrigatoriedade do imposto de renda, restituição e malha fina. O evento ainda reserva um espaço bem democrático e cheio de charme para aqueles que passarem pelo local.

O bazar solidário da SEMDHU, estará presente com muitas opções e peças a serem escolhidas e angariadas "É um grande esforço feito por todas as nossas secretárias para que apopulação tenha maior acesso aos seus direitos. Os resultados podem ser vistos pela quantidade de atendimentos e pessoas que tem buscado serviços nessas ações, resumiu a prefeita, Paula Azevedo.

#Prefeita 18/02/2024 GABINETE DA PREFEITA Renovando os votos de fé, prefeita Paula Azevedo participa da abertura da Campanha da Fraternidade

Acompanhada do marido- Valdir Desterro, a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(PCdoB), marcou presença na cerimônia de abertura da Campanha da Fraternidade 2024, realizada no Ginásio Castelinho, em São Luís, neste sábado (17). O evento, que contou com a presença de líderes religiosos, representantes da comunidade e autoridades locais, teve como enfoque principal a promoção da espiritualidade, união e solidariedade.

Ao lado dos secretários Fernando Batista (Mobilidade Urbana) e Luciane Ferreira (Ciências e Tecnologia), Paula Azevedo fez votos de fé e cumprimentou outras autoridades, como o prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

"Esse é um momento de estarmos juntos em prol de um bem comum: a espiritualidade e a solidariedade. Iniciamos um momento de renovarmos os nossos votos de fé e estarmos mais perto um dos outros", disse a prefeita.

Com o tema Fraternidade e Amizade Social e como lema: "Vós dois todos irmãos e irmãs" (Mt 23,8), a campanha busca promover reflexão e unidade para os fiéis da Igreja Católica.

#Prefeita 12/02/2024 GABINETE DA PREFEITA Prefeitura decreta luto oficial em razão do falecimento do ex-secretário de Mobilidade Urbana, Pádua Nazareno

DECRETO Nº 3.908 DE 11 DE FEVEREIRO DE 2024.

DECLARA LUTO OFICIAL EM PAÇO DO LUMIAR PELO FALECIMENTO DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA, O SR. ANTÔNIO DE PÁDUA OLIVEIRA NAZARENO

A PREFEITA MUNICIPAL DE PAÇO DO LUMIAR, Estado do Maranhão, no uso das atribuições que lhe confere o art. 80, inciso III, da Lei Orgânica do Município e,

CONSIDERANDO o falecimento do Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, o Sr. Antônio de Pádua Oliveira Nazareno;

CONSIDERANDO o consternamento geral da comunidade luminense e o sentimento de solidariedade, dor e saudade que emerge pela perda de um amigo querido com respeitável liderança política e;

CONSIDERANDO, ainda, que é dever do Poder Público Municipal render justas homenagens àqueles que com o seu trabalho, seu exemplo e sua dedicação, contribuíram para o bem-estar da coletividade,

DECRETA:

Art. 1º. Luto Oficial no Município de Paço do Lumiar, por 03 (três) dias, pelo falecimento do Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, o Sr. Antônio de Pádua Oliveira Nazareno.

Art. 2º. Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo os seus efeitos à data de sua assinatura.

DÊ-SE CIÊNCIA. PUBLIQUE-SE. CUMPRA-SE.

GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE PAÇO DO LUMIAR, ESTADO DO MARANHÃO, AOS ONZE DIAS DO MÊS DE FEVEREIRO DO ANO DE DOIS MIL E VINTE E QUATRO.

MARIA PAULA AZEVEDO DESTERRO

Prefeita Municipal

#Prefeita 07/02/2024 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo fala sobre ato de misoginia em Paço do Lumiar

Em uma reviravolta nos acontecimentos recentes envolvendo a diretora geral dos IEMA's no Maranhão, Criscielle Muniz, a prefeita Paula Azevedo concedeu entrevistas nas rádios Web Interativa e Cultura FM 106.03 nesta segunda-feira (5), abordando o episódio que repercutiu na sociedade e na política local na sexta-feira(01), no Caic, no Maiobão.

O Executivo Luminense, sob a gestão da prefeita Paula Azevedo tem buscado ativamente a implantação do IEMA no município para beneficiar os estudantes luminenses. No entanto, a semana passada foi marcada por um incidente inusitado quando a prefeita foi ignorada e destratada pela diretora geral durante o anúncio da implantação da unidade.

Contraditoriamente, Paula Azevedo foi convidada por Criscielle para estar presente no evento no CAIC, no Maiobão. O episódio repercutiu negativamente, gerando desconforto em vários nichos, inclusive partidariamente, já que ambas integram fileiras de siglas co-irmãs, PT e PCdoB, respectivamente.

Na entrevista, a prefeita descreveu o ocorrido como uma situação orquestrada para constrangê-la e diminuí-la, criando um palanque para o pré-candidato que estava à mesa. "Ali eu vi uma outra pessoa, uma mulher que foi usada por outras pessoas para formar uma situação", destacou Paula Azevedo.

No contexto político, Paula ressaltou a importância da união e celebração do trabalho feminino. O momento deveria ser de destaque para a tríade feminina composta pela prefeita Paula Azevedo, a secretária de Educação Yanne Pessoa e a gestora do IEMA, Criscielle Muniz. Infelizmente, esse momento foi comprometido pela ação que Paula descreveu como o uso de Criscielle como "massa de manobra".

A situação, além de evidenciar diferenças políticas, levanta discussões sobre o papel das mulheres na política e a necessidade de fortalecer a união entre elas em prol de causas comuns. O episódio destaca a complexidade das relações políticas e a importância de abordar questões sensíveis com respeito e diálogo.

#Prefeita 26/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo reforça compromisso com a qualidade até o último dia de gestão

Com a gestão marcada por respeito e serenidade, a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), reuniu sua equipe no Centro Administrativo, nesta quinta-feira (25) para além de discutir as metas finais deste mandato, que se encerra em 31 de dezembro, para dialogar sobre o pleito que se avizinha. Na oportunidade, foi apresentado o planejamento das ações dos gestores que compõem a estrutura administrativa do município.

"Mantenho meu foco até o último dia de gestão, e esse é um compromisso que assumi com todos os cidadãos de Paço do Lumiar. Em ano eleitoral, reforço a importância de mantermos a qualidade na prestação de serviços à nossa comunidade. Queremos assegurar que, mesmo diante dos desafios políticos, o bem-estar do munícipe continue sendo nossa prioridade", afirmou Paula Azevedo.

A prefeita enalteceu a coesão e unidade da equipe, destacando a importância de todos trabalharem de forma conjunta para alcançar os objetivos traçados.

O encontro reforça o compromisso da gestão em manter a transparência, eficiência e proximidade com a população até o último dia de seu mandato.

#Prefeita 24/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula reforça parceria com Legislativo e garante governabilidade em 2024

A prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), está demonstrando habilidade em um cenário desafiador, especialmente no último ano do atual mandato, que se encerra em 31 de dezembro deste ano.

Com serenidade, humildade e respeito, a atual gestão enfrenta as complexidades inerentes ao cenário político, intensificando esforços para assegurar a governabilidade. Em um encontro significativo, a prefeita se reuniu individualmente com os vereadores e depois conjuntamente, consolidando uma base sólida para enfrentar os desafios que se apresentam.

Ainda pouco, no auditório do Centro Administrativo, sede do Executivo Luminense, Paula Azevedo posou ao lado de 10 dos 19 membros do Poder Legislativo Luminense, incluindo o presidente, vereador Jorge Marú (Republicanos), sem contar com Mauro Multibanco(PMB), Bianca Mendes(PL) e Wellington Sousa(PSB). Este movimento destaca a busca pela coesão e parceria entre os poderes executivo e legislativo em Paço do Lumiar.

"Afirmações como essa são fundamentais para ressaltar o trabalho que temos realizado em benefício da população local. Estou comprometida em garantir que nosso trabalho em prol do bem-estar dos munícipes não seja prejudicado. A recíproca do cuidado e atenção aos vereadores sempre existiu, mesmo quando não foi plenamente correspondida. A afinidade pessoal pode variar, mas a dedicação ao povo é inabalável", enfatizou a prefeita Paula Azevedo.

Essa postura destaca a resiliência da gestão municipal, que, mesmo diante das complexidades políticas, permanece focada em assegurar uma transição tranquila e eficiente para os desafios vindouros em Paço do Lumiar.

#Prefeita 15/01/2024 GABINETE DA PREFEITA 63º aniversário de Paço do Lumiar: Acompanhe como foi a programação completa

A Prefeitura de Paço do Lumiar realizou 5 dias de programação especial voltada para comemorar a 63ª emancipação política do município. Do dia 10 a 14, a prefeita Paula Azevedo (PCdoB), seu secretariado, autoridades, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jorge Marú (Republicanos), e parlamentares participaram de todas as atividades.

A prefeitura realizou um cronograma vasto e diversificado para todos os públicos, e ainda atendeu demandas da população nas áreas da infância e juventude, saúde, moradia, cultura, educação, esporte, meio ambiente, tecnologia, incluindo as atrações musicais.

O momento foi de festa, mas também de muito trabalho e empenho da gestão para conseguir atender toda a extensa agenda em vários pontos da cidade. "O mais importante foi que conseguimos fazer o melhor pela nossa gente, tivemos uma programação para todos os públicos, e ainda com muitos serviços inclusos que foram ofertados para todos", disse Paula Azevedo.

Atendendo aos direitos das crianças e adolescentes, a Prefeita Paula iniciou o cronograma ao dar posse a 12 membros e suplentes do Conselho Tutelar para o quadriênio 2024/2028, realizada na sede da Central de Abastecimento da SEMAPA. Um ato essencial de cidadania para a proteção dos jovens luminenses.

Cento e Cinquenta famílias do bairro Moradora Nova foram contempladas com títulos de terra e agora possuem a segurança legal de residir em suas casas. Esta é uma demanda de regularização fundiária na cidade, que vem sendo atendida constantemente pela Prefeita Paula Azevedo.

Os cristãos celebraram com muita música gospel ao som das bandas locais Juntos Pelo Reino, Ester de Jesus, Fogo & Glória e o Grupo Marcados, numa noite de muita adoração na Praça da Sede.

A Secretaria de Saúde, de Direitos Humanos e de Meio Ambiente atuaram juntas na ação social que atendeu a população na UBS Rita de Cássia, no conjunto Roseana Sarney. Foram realizados exames, testes rápidos, palestras educativas, atendimento odontológico, doação de roupas, além do descarte adequado do lixo eletrônico, em parceria com a empresa Equatorial.

As religiões de matriz africana também foram evidenciadas com o show aberto, em respeito à diversidade religiosa de Paço do Lumiar.

A Secretaria de Educação possibilitou que 18 mil estudantes da rede municipal de ensino ganhassem gratuitamente o uniforme escolar. A cerimônia de entrega foi marcada por muita emoção entre pais, alunos e gestores, que reconhecem a educação de qualidade e o bem-estar dos discentes ofertada pelo município.

Os artesãos e artesãs locais puderam expor e vender seus produtos na feirinha cultural, em suas barracas expostas na praça da Igreja Nossa Senhora da Luz - sede do município. Um espaço de valorização do produto e das mãos de quem faz a arte local.

Os fãs de vaquejada se reuniram em várias comitivas, vindas da região e de outras cidades, para juntos percorrerem em devoção 6 km com destino à igreja Nossa Senhora da Luz. O evento foi encerrado com a atração musical do cantor Gomes Filho, além do sorteio de vários brindes.

Paço do Lumiar ainda esteve representado pelos estudantes luminenses no Torneio de Robótica do Sesi. O evento contou com a participação de 4 equipes do município, que competiram demonstrando seus talentos em ciência e tecnologia.

Os amantes de bicicletas puderam participar do passeio ciclístico, que teve saída da Praça da Juventude - Maiobão, com destino à sede. A prática esportiva ainda teve o sorteio de brindes entre os atletas.

Finalizando o cronograma , a Prefeita Paula Azevedo reuniu toda a cidade neste domingo (14), na sede, durante ato cívico com hasteamento das bandeiras, missa e o tradicional corte do bolo.

E o vasto público participou da última noite, com as atrações musicais na Praça da Juventude, com o cantor Berg, Bruno Rodrigues e a dupla Fernando & Franco. A noite culminou em muita alegria e festa com a entrada da grande atração nacional, o cantor Vítor Fernandes, que levou uma multidão entre moradores e visitantes para Paço do Lumiar.

#Festa 15/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Multidão celebra o 63º aniversário de Paço do Lumiar com grande festa. Para encerrar com chave de ouro, a Praça da Família ficou pequena para a multidão presente na noite deste domingo(14)
#Festa 15/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Ato cívico, santa missa e passeio ciclístico marcaram o aniversário de 63 anos de Paço do Lumiar. A prefeita Paula Azevedo manifestou sua alegria em celebrar a data.
#Festa 14/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Paço do Lumiar: STJ autoriza realização de shows no aniversário da cidade A expectativa é que milhares de pessoas prestigiem o show do pernambucano Vitor Fernandes
#Prefeita 13/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Paço do Lumiar celebra 63 anos com programação domingo pelo dia

A cidade de Paço do Lumiar comemora neste um domingo repleto de celebrações em honra aos seus 63 anos de emancipação política. A prefeitura organizou uma série de eventos que prometem marcar a data de maneira significativa.

As festividades terão início às 8h com o passeio ciclístico. Logo em seguida teremos o hasteamento das bandeiras e missa solene.

Por volta das 11:00hs está programado a realização do ato cívico, que inclui o Cortejo do Divino , seguida da chegada do passeio ciclístico. E para adoçar ainda mais esse momento, um Bolo Simbólico será cortado, representando os 63 anos de história e progresso de Paço do Lumiar.

Todos estão convidados a participar e celebrar juntos mais um ano de conquistas e crescimento do município.

#Prefeita 13/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Passeio Ciclístico marca as comemorações dos 63 anos de Paço do Lumiar

Em continuidade das festividades do 63º aniversário de emancipação política de Paço do Lumiar, a prefeitura promove amanhã (14) um animado Passeio Ciclístico. O evento é uma ótima oportunidade para os amantes da bicicleta celebrarem a data pedalando pelas ruas da cidade.

A concentração está marcada para as 7h na Praça da Juventude, no Maiobão. De lá, os participantes seguirão em um agradável percurso até a Praça Nossa Senhora da Luz, na Sede, onde ocorrerá o encerramento. E as surpresas não param por aí: durante o evento, serão realizados sorteios de brindes para os participantes.

O Passeio Ciclístico não apenas celebra o aniversário da cidade, mas também promove a prática esportiva e a integração entre os cidadãos. Portanto, prepare sua bicicleta, convide os amigos e participe deste momento especial em Paço do Lumiar.

#Prefeita 13/01/2024 GABINETE DA PREFEITA II Cavalgada Nossa Senhora da Luz celebra aniversário de 63 anos da cidade

Paço do Lumiar viveu momentos de tradição e festa com a II Cavalgada Nossa Senhora da Luz, promovida pela prefeitura como parte das comemorações do aniversário de 63 anos do município. A prefeita Paula Azevedo destacou a importância do evento, que uniu a tradição da vaquejada ao espírito de comemoração.

"Essa cavalgada é um resgate das nossas raízes, uma forma de celebrar nossa cultura e a história da cidade. Ver a população, amantes da montaria e todos juntos percorrendo as ruas, fortalece o sentimento de festa e união que queremos para Paço do Lumiar", ressaltou Paula Azevedo.

O trajeto de 6km, iniciado na Pindoba e encerrado na Praça da Igreja Nossa Senhora da Luz, foi marcado por momentos de alegria e confraternização. Além do sorteio de inúmeros brindes, o show com o cantor Gomes Filho trouxe animação para os munícipes que se reuniram na praça.

"A Cavalgada para o povo, é para celebrar nossa identidade e tradição. Estamos felizes em proporcionar momentos de alegria para a comunidade luminense. Que essa festa seja sempre um elo, renovando nosso compromisso com a cultura e a união", concluiu a prefeita.

As comemorações do aniversário de Paço do Lumiar continuam neste domingo (14) com o grande show de aniversário que será realizado na Praça da Família, no Maiobão.

#Agenda 12/01/2024 GABINETE DA PREFEITA ANIVERSÁRIO: Cavalgada e show animam o sábado em Paço do Lumiar O evento promete movimentar os amantes da atividade que estão vindo de várias cidades
#Prefeita 12/01/2024 GABINETE DA PREFEITA 63 anos e quem ganha é a população luminense

Para comemorar o aniversário do município de Paço do Lumiar, a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou nesta sexta-feira (12), uma grande Ação Social Coletiva na UBS Santa Rita de Cássia, no Roseana Sarney. Além de serviços em saúde, a Ação Social também contou com os serviços das secretarias: Semdes; Semdhu; Semap; Semcti e Semfaz que compõem a gestão pública municipal.

A prefeita Paula Azevedo(PCdoB)pontua os serviços oferecidos para a população em uma data de suma importância para a cidade. "Estamos comemorando 63 anos do município de Paço do Lumiar com a realização de prestação de serviços até então nunca ofertados para a população luminense. Estamos unificando nesta sexta-feira, vários serviços em um único espaço. Aqui a população recebe desde consulta médica, até o preenchimento de uma vaga de emprego. Uma demonstração do nosso compromisso e respeito com o nosso povo. Fico feliz em estar realizando essa grande mobilização em Paço e assim contribuindo com o desenvolvimento do município. Deixo aqui o meu legado, o que sei fazer, que é trabalhar", resume a prefeita Paula.

A comemoração de aniversário iniciou desde o último dia 10 (quarta-feira) e até domingo (11), contará com uma vasta programação. Hoje, o palco da programação foi na Unidade Básica de Saúde Santa Rita de Cássia com atendimentos médicos, testes, avaliação, atualização vacinal, triagem, entre outros.

A secretária da Semus, Danielle Oliveira, reforça que os serviços em saúde ofertados neste dia em alusão aos 63 nos da cidade cumpre o comprometimento da gestão com a saúde pública e com os demais serviços ao alcance daqueles que mais precisam. "Hoje estamos aqui para melhor assistir a população dessa região que abrange um grande número de localidades. A prefeita Paula está de parabéns por entender a necessidade da comunidade e trazer até eles os serviços básicos da gestão municipal", conclui a secretária Danielle.

Cerca de 40 comunidades foram beneficiadas não somente com saúde, mas também com a prestação de serviços de outras secretarias: CadÚnico, SINE, retirada do primeiro CPF e regularização, atendimento odontológico, palestras e orientação, bazar solidário, coleta de resíduos eletrônicos.

A dona de casa, Maria Celeste da Silva, moradora da Nova Vida, esteve durante a ação e aproveitou o dia para fazer consultas medicas, atualizar a carteira de vacinação e retirar o primeiro CPF do neto. "A prefeita Paula tá de parabéns, trouxe para a comunidade os serviços que mais precisamos e assim conseguimos ter vários atendimentos em um só local e sem gastos com transporte e outros mais. Estou satisfeita com tudo que está sendo feito durante a comemoração de aniversário da nossa cidade", comentou a dona de casa.

Já João Marcos Figueiredo, foi atrás de uma oportunidade de emprego no balcão do SINE. "Vim aqui ver as vagas de emprego e graças a essa ação feita aqui vou ter a chance de ter meu primeiro emprego. Foi acertada essa ideia em trazer os serviços até a população, assim conseguimos os benefícios que precisamos sem ter muitos gastos", explanou o jovem.

Neste sábado (13), as comemorações continuam com a tradicional Cavalgada, Ferinha de Artesanato e Torneio de Robótica. As comemorações ainda vão se prolongar até domingo (14), dia do aniversário de Paço do Lumiar com uma extensa programação durante todo o dia, como Passeio Ciclístico, Missa em Ação de Graça, Ato Cívico e o encerramento fica por conta de artistas locais e nacionais com a grande atração da noite, o cantor Victor Fernandes.

#Prefeita 11/01/2024 GABINETE DA PREFEITA 63 anos de História e prestação de serviços para a população Luminense

Nesta sexta-feira (12), como parte da programação dos 63 anos de emancipação política do município de Paço do Lumiar, acontecerá uma grande Ação Social Coletiva com serviços em Saúde, Social, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia.

A Unidade Básica de Saúde da Santa Rita de Cássia será o palco desta atividade que alem dos serviços em saúde como: Triagem-Verificação de PA e Glicemia; Consultas médicas, Teste rápido HIV,Sífilis e Hepatite B e C, Teste de COVID, Imunização, Avaliação Nutricional, Palestra sobre Janeiro Branco - Saúde Mental, Palestra sobre Janeiro Roxo - Campanha de Combate a Hanseníase e Unidade Móvel Odontológica do Sesc, também irá contar com os serviços do Sine, coleta de resíduos eletrônicos, retirada do primeiro CPF e bazar solidário.

Antecedendo os serviços, o evento contará com um Ato Solene com a presença de secretários municipais, autoridades e lideranças políticas e da Prefeita Paula Azevedo - que destaca a Ação Social Coletiva como um grande marco da comemoração dos 63 anos do município. "A ação social coletiva está sendo organizada de forma conjunta com várias secretarias e será levada para a UBS santa Rita de Cássia que atende uma extensa população em sua volta, cerca de trinta comunidades. O que será feito nesta sexta-feira, lá é algo nunca já visto pelos luminenses. Serão ofertados inúmeros serviços em saúde e de outras secretarias. Uma ação para o povo", relata a prefeita Paula.

A ação terá início às 8h30 com término às 13h. É importante lembrar que a população que queira fazer algum tipo de atendimento precisa levar os documentos de Identidade, CPF, Carteira de Vacinação e Comprovante de endereço.

#Prefeita 11/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Paço do Lumiar inicia celebrações do 63º aniversário de emancipação política

Paço do Lumiar está em festa! As comemorações do 63º aniversário de emancipação política começaram em grande estilo nesta quarta-feira (10). O dia começou cedo e cheio de significado, marcando o compromisso da prefeitura com a comunidade luminense.

A manhã foi dedicada à posse dos novos conselheiros tutelares, um passo fundamental para proteger os direitos das crianças e adolescentes em Paço do Lumiar. A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria de Abastecimento- SEMAPA, na sede do município, reunindo autoridades e membros da comunidade.

Outro momento importante foi a entrega de 150 títulos de propriedade no Morada Nova. Essa iniciativa é parte do compromisso da gestão Paula Azevedo (PCdoB) em regularizar áreas, proporcionando segurança jurídica e dignidade a várias famílias da região. A prefeitura reafirma o compromisso de garantir que cada cidadão tenha o direito legal sobre suas moradias.

E para encerrar em grande estilo o primeiro dia de festividades, a Praça Nossa Senhora da Luz, também na Sede, foi palco de uma grande adoração a Deus. Evangélicos de toda a cidade se reuniram para louvar ao Senhor ao som de atrações locais, a banda Fogo & Glória e o Grupo Marcados. Uma noite de música e adoração que deu o tom inicial para os quatro dias de festa e presentes para cidade.

#Prefeita 11/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Show Gospel marca primeira noite do aniversário de 63 anos de Paço do Lumiar

Uma multidão lotou a Praça Nossa Senhora da Luz, na Sede de Paço do Lumiar, para um grandioso show gospel que marcou o início das festividades pelos 63 anos de emancipação política do município.

As atrações Juntos Pelo Reino, Ester de Jesus, a banda Fogo & Glória e o Grupo Marcados, proporcionaram uma noite repleta de música e adoração, estabelecendo o tom para os quatro dias de festa que celebrarão a comunidade luminense.

A prefeita Paula Azevedo (PCdoB) ressaltou a importância de começar as celebrações da cidade com louvor ao Senhor. "Estamos aqui com centenas de evangélicos para louvar e adorar ao Senhor. Também é um momento de agradecer por mais um ano de luta e muito trabalho", destacou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Maru (Republicanos), enfatizou a união dos poderes em prol da cidade. "Hoje é dia de agradecer a Deus por tudo que ele tem feito nesta cidade. Vamos continuar trabalhando em harmonia para fazer o melhor por essa cidade", declarou.

As comemorações do aniversário de Paço do Lumiar estão programadas até 14 de janeiro, prometendo mais eventos memoráveis e momentos de de festa para a população luminense.

#Prefeita 10/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Para celebrar o 63º aniversário, Executivo celebra a diversidade com encontro de religiões de matriz africana

Nesta quinta-feira (11), como parte das festividades do 63º aniversário de Paço do Lumiar, a prefeitura promove um Encontro de Religiões de Matriz Africana. O evento, marcado para as 19h na Praça Nossa Senhora da Luz, na sede do município, e que será animado pelo grupo samba de terreiro e o cantor Fernando de Iemanjá, tem como objetivo celebrar e respeitar a diversidade religiosa presente na comunidade luminense.

Este encontro especial é uma verdadeira festa das religiões, onde diferentes tradições de matriz africana se unem em um momento de confraternização e diálogo. A iniciativa reforça a importância do respeito mútuo, da tolerância e da coexistência pacífica entre as diversas crenças presentes na cidade.

Todos estão convidados a participar, conhecer mais sobre essas ricas tradições e celebrar a cultura e a espiritualidade que fazem parte da identidade de Paço do Lumiar. É um momento de união e harmonia que reafirma o compromisso da cidade com a valorização de suas raízes e da diversidade de seu povo.

#Prefeita 10/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Durante a posse comandada pela Prefeita Paula Azevedo, conselheiros tutelares evidenciam apoio e valorização salarial

Na manhã desta quarta-feira (10), ao dar posse aos novos responsáveis diretos por executar medidas relacionadas à garantia da proteção e integridade das crianças e adolescentes em Paço do Lumiar, a Prefeita Municipal, Paula Azevedo (PCdoB), abriu a programação instituída para as comemorações do aniversário da cidade, que completará no próximo domingo(14), 63 anos de emancipação política.

Tamanha é a importância do momento que se une à implantação de mais um Conselho Tutelar, o CT-II, nas proximidades da Praça da Luz, localizada na sede do município. Em seu discurso, a prefeita destacou o trabalho que será realizado pela equipe e finalizou sua fala de abertura abordando o caráter contínuo desta tão bela missão.

"Quero deixar implantado para o futuro um trabalho prestado de relevância com impacto para outras gerações e crianças. Quando eu não estiver mais à frente da gestão, outras terão o dever de dar continuidade e apoio a esta luta", contextualizou.

Dentre as falas proferidas no dispositivo de honra, no qual estavam representados a Câmara de Paço do Lumiar, na pessoa do presidente, vereador Jorge Marú(Republicanos), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com a titular da pasta Suely Cordeiro Abreu, os próprios conselheiros por meio do Pastor Jairo, que obteve o maior número de votos na eleição de 1º de outubro, e também outros nomes não menos importantes para a ocasião, como o senhor Clodoaldo Nikson Nunes, presidente da Comissão Especial do Processo de Escolha dos Membros dos Conselhos Tutelares, e a senhora Teresa Neumann, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Paço do Lumiar (CMDACA).

O discurso que mais chamou a atenção e ecoou entre os presentes foi o do senhor Luiz Inocêncio Cantanhede, presidente do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de Paço do Lumiar (Fórum CMDCA) e também Conselheiro Tutelar eleito e empossado hoje.

"Queria agradecer à senhora prefeita Paula Azevedo pelo empenho dedicado a esta causa e à sensibilidade com que enxerga o trabalho de nós conselheiros. Basta citar, por exemplo, a estrutura propiciada para o novo conselho CT-II. Não podemos esquecer também da valorização salarial que tivemos em sua gestão, que reparou ganhos em relação aos nossos serviços prestados à sociedade", enfatizou.

Após a investidura no cargo e também a diplomação, conferida pelo CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), as equipes do CT-I e CT-II, formadas pelos seus novos membros, iniciaram hoje mesmo suas atividades para o quadriênio 2024/2028.

"A posse de hoje é fruto de ação, parceria, esforço conjunto de todos os atores envolvidos em um mesmo objetivo: proteger nossas crianças. E esse lindo e cordial ato de posse demonstra que continuaremos de mãos dadas para aquilo que for necessário", concluiu Suely Cordeiro, secretária de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar.

#Prefeita 10/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Novos Conselheiros Tutelares participam de capacitação

A capacitação foi proposta pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança), com o apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), com foco em questões elementares para o exercício da função. Concluída na tarde desta terça-feira (9), o treinamento de caráter presencial para os membros eleitos para atuarem nos dois CT's do município, teve um total de 16h de duração.

A luz do que está estabelecido nos artigos 227 da Constituição Federal e artigo 4º do ECA, que atribui aos pais e responsáveis o dever do cuidado, criação e convivência familiar de seus filhos. A sensibilização iniciada ainda na segunda-feira (8), ocorreu nas dependências do IESF, no Maiobão.

Os apontamentos foram conduzidos pelo instrutor ligado ao instituto Pílulas do ECA, com sede em Minas Gerais, Giovane Borges, ex-conselheiro tutelar, especialista em infância e adolescência, consultor em Direitos Humanos e bacharel em direito.

Prestigiando o momento a secretaria Suely Abreu, responsável pela pasta do Desenvolvimento Social em Paço do Lumiar, ressaltou que é muito importante que os conselheiros possam estar aptos a desenvolver suas funções.

"Além de conhecer os trâmites para abordagem e condução da demandas, seguindo não apenas as determinações legais e fluxos corretos para encaminhamentos, é preciso que se inteirem da estrutura de apoio oferecida não apenas pela própria SEMDES, quanto gestão, mais de toda uma rede de apoio estabelecida no município para tratar da segurança de nossas crianças", especificou a secretária.

Suely Abreu destacou ainda que essa questão teórica irá se juntar a uma atividade prática programada para os próximos dias. "Dias 11 e 12 estaremos realizando atividades de vivência extensiva aos suplentes, para demostrar toda esta estrutura oferecida para apoio ao trabalho do Conselho Tutelar. Nós iremos aos nossos equipamentos e apresentaremos também os mecanismos que podem ser acionados para facilitar a execução e contribuir com o cumprimento das demandas", disse ela.

#Prefeita 09/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Programação de aniversário terá 1ª Feirinha Luminense de 2024

Vitrine da boa gastronomia, dos produtos da Agricultura Familiar e das peças artesanais da Economia Criativa de Paço do Lumiar, a Feirinha Luminense, terá sua primeira edição de 2024, sendo realizada dia 13 de janeiro, véspera do aniversário da cidade e com atrações culturais da programação de celebração dos 63 anos do município.

A exposição e comercialização de produtos da Agricultura Familiar e do artesanato ficará concentrada na Praça da Luz, na sede de Paço do Lumiar, com a participação confirmada de 10 barracas e quiosques ao longo do espaço. O público poderá apreciar a Feirinha das 16h às 20h.

O Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Biné Amado, e a Secretária Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Júlia Assunção, esperam um grande público para prestigiar a Feirinha, que costuma apresentar bons números de comercialização e participação popular.

A Feirinha Luminense é promovida pela Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento-SEMAPA, e da Secretaria Municipal de Comércio, Indústria e Turismo-SEMICT.

#Prefeita 09/01/2024 GABINETE DA PREFEITA 63 anos de Paço do Lumiar: Relembrando conquistas e histórias

A comunidade de Timbuba, situada em Paço do Lumiar, testemunhou importantes avanços em sua infraestrutura, graças à sensibilidade da prefeita Paula Azevedo(PCdoB). O desenvolvimento da região ganhou destaque a partir de um incidente ocorrido há alguns anos, que despertou a atenção da gestora para as necessidades do povo local.

Na oportunidade, a prefeita testemunhou o escorregão do marisqueiro Ivanuel Alves de Sousa enquanto carregava um saco de mariscos. Esse incidente despertou na prefeita uma compreensão imediata das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores locais em suas atividades diárias.

De imediato, Paula Azevedo se comprometeu a melhorar as condições de trabalho e acessibilidade. Sua visão humana e empatia para com a comunidade resultaram na iniciativa de construir a "Rampa das Marisqueiras", com o apoio do Governo do Estado. Essa rampa, concebida para facilitar o acesso à beira d'água, representou um passo significativo em direção ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida na região. Isso sem falar da geração de renda para centenas de famílias.

A obra não apenas proporciona uma solução prática para os desafios enfrentados pelos marisqueiros, mas também destaca o compromisso da administração municipal em atender às necessidades específicas de cada comunidade, promovendo o desenvolvimento inclusivo e sustentável.

"Hoje nós vivemos uma outra realidade. A praticidade, segurança e o bem-estar que esse espaço promoveu foram significativos. Somos muito felizes por essa conquista e pela sensibilidade da prefeita", disse o marisqueiro Ivanuel Sousa.

#Prefeita 09/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo dará posse aos novos Conselheiros Tutelares nesta quarta-feira (10)

A solenidade de posse ocorrerá às 8h30 desta quarta-feira (9), no auditório da Central de Abastecimento da Secretaria de Agricultura (SEMAPA). Uma vez empossados, os integrantes atuarão durante o quadriênio 2024/2028.

Ao todo, serão empossados 10 conselheiros com os respectivos suplentes, eleitos na última eleição ocorrida dia 1º de outubro do ano passado. Além de compor a programação do aniversário de 63 anos da cidade, a ser comemorado no próximo domingo (14), o ato coincide com a implantação e entrega à comunidade de mais um CT para atender demandas, principalmente na zona rural.

Após a posse, que será declarada pela prefeita Paula Azevedo(PCdoB), conforme o regimento, as novas equipes de conselheiros, divididas entre o CT - I, localizado no Maiobão, e o CT - II recentemente implantado na sede do município, trabalharão em regime de plantão, desempenhando a função de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes de Paço do Lumiar.

"Que estes novos defensores da infância e juventude possam cumprir com determinação esta obrigação tão nobre de proteger o direito das nossas crianças, pequenos luminenses. Para isso, contarão seguramente com todo o nosso apoio e empenho, assim como o que nos fez imprimir esforços para o tão sonhado segundo CT, que também colocamos agora em funcionamento", comenta a prefeita.

Além da posse, os membros dos dois CT's também receberão a diplomação conferida pelo presidente do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), Tereza Neumann.

#Prefeita 09/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Para atender à comunidade evangélica, o Show Gospel foi incluído na programação do aniversário da cidade.

Em homenagem ao 63º aniversário de emancipação política de Paço do Lumiar, a prefeitura preparou um evento especial que garante tocar os corações dos luminenses. Nesta quarta-feira (10), a partir das 20h, a Praça da Igreja Nossa Senhora da Luz, na sede do município, será palco de um grande Show Gospel com a participação da banda Fogo&Glória e Marcados.

A apresentação promete ser uma noite de louvor e adoração, unindo a comunidade em um momento de fé e confraternização. A escolha da atração reforça o compromisso da prefeitura em proporcionar um evento marcante para os cidadãos luminenses.

A Praça da Luz, local do show, já está sendo preparada para receber o público com conforto e segurança. Será uma oportunidade única para os moradores da zona rural celebrarem juntos mais um ano de história e conquistas de Paço do Lumiar.

#Prefeita 08/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Programação do aniversário da cidade começa com a posse de Conselheiros Tutelares.

Como parte das atividades em celebração ao 63º aniversário de emancipação política de Paço do Lumiar, o Executivo Luminense está organizando diversos eventos. No primeiro dia da programação, quarta-feira (10), às 8h30, acontecerá a posse dos novos conselheiros tutelares do município para o quadriênio 2024/2028.

A cerimônia de posse será realizada na Central de Abastecimento da SEMAPA, na sede do município - em frente ao SAAE, com a presença de várias autoridades municipais, entre elas a prefeita Paula Azevedo (PCdoB). "O evento é uma oportunidade para a população conhecer aqueles que estarão à frente do Conselho Tutelar, atuando na proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes da cidade", destacou Paula Azevedo (PCdoB), que teve o cuidado de montar um cronograma diversificado e inclusivo.

O ato representa um passo importante para a garantia dos direitos da juventude luminense. "A participação da comunidade é fundamental para apoiar e reconhecer o compromisso desses profissionais que trabalham em prol do bem-estar das nossas crianças e adolescentes luminenses", finalizou a gestora.

#Prefeita 08/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Confira a programação montada pela Prefeitura para celebrar o aniversário da cidade

Para comemorar os 63 anos de Paço do Lumiar, a Gestão Municipal, programou uma extensa lista de atividades que irão marcar essa semana e a data de 14 de janeiro, dia da emancipação política do município. O planejamento inclui desde shows em praça pública à entrega de títulos de propriedade para moradores.

De acordo com a proposta pensada pela prefeitura Paula Azevedo(PCdoB), as festividades para a o aniversário seguem a linha do "no mês do aniversário quem ganha o presente é o munícipe". Entre vários atos importantes, haverá cavalgada, feira de artesanato, passeio ciclístico, aulão de zumba, além de momentos de grande simbolismo cívico, como a diplomação de novos conselheiros tutelares eleitos, ação social envolvendo as secretarias, e a colocação em atividade de um segundo conselho tutelar para maior proteção de crianças e adolescentes, visando o cumprindo e atendimento de demandas principalmente nas áreas mais afastadas e localidades da zona rural.

"Será uma grande festa! Um aniversário democrático para o município e toda a população! Não nos preocupamos só com o momento de festa em si, os shows, mas em oferecer várias atividades que pudessem atender a todos, o que de fato é uma marca de nossa gestão, propiciar alegria, bem-estar, lazer entre outros direitos, por meio de muito trabalho", ressaltou a prefeita Paula Azevedo.

Confira abaixo o roteiro da festa:

10.jan - quarta-feira

8h30

Posse dos conselheiros tutelares de Paço do Lumiar - Quadriênio 2024/2028

Local: Sede da SEMAPA, na sede em frente ao SAAE.

16h

Entrega de 150 títulos de propriedade do bairro Morada Nova

Local: Avenida Principal - Morada Nova Esquina com a Rua 5

20h

Show Gospel - Banda Fogo&Glória e Marcados

Local: Praça Nossa Senhora da Luz

11.jan - quinta-feira

15h

Entrega de fardamento escolar

Local: UEB Alana Ludmila

17h

Zumba

CONCENTRAÇÃO: Galpão do Jardim Primavera - ENCERRAMENTO: Praça Nossa Senhora da Luz - SEDE

19h

Encontro de Religiões de Matriz Africana

Local: Praça Nossa Senhora da Luz - SEDE

12.jan - sexta-feira

8h às 13h

Ação Social Coletiva

Serviços: SEMUS Triagem - verificação de PA e glicemia, consultas médicas (clínico geral, pediatria), teste rápido HIV, Hepatite B e C, e COVID, imunização, avaliação nutricional, palestra sobre Janeiro Roxo

SEMDES - Cad Único, inscrição no SINE

SEMDHU - Bazar Solidário e Palestras Educativas

SEMAP - Campanha de Coleta de Resíduos Eletrônicos e Palestra Educativa sobre a Coleta Seletiva. Cada pessoa que levar 5kg de material de descarte eletrônico receberá uma cesta básica. Caso o peso seja abaixo de 5kg, será disponibilizada uma senha para sorteio de cestas básicas no término da ação

SEMCTI - Unidade Móvel e Odontológica SESI - Tartarectomia, Profilaxia e Restaurações Simples

SEMFAZ - Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal - Retirada do primeiro CPF e regularização de CPF

13.jan - sábado

15h

Cavalgada e Show em Trio Elétrico + Sorteios - Atração Confirmada: Gomes Filho

CONCENTRAÇÃO: Espaço Pereira/Pindoba ENCERRAMENTO: Praça Nossa Senhora da Luz - SEDE

18h

Feirinha de Artesanato Luminense

Local: Praça Nossa Senhora da Luz - SEDE

13h às 18h

Torneio Sesi de Robótica Equipes de Paço Do Lumiar: Bayron King Robótica - Escola Pão da Vida, Uçá Robótica - UEB Luís Pires da Fonseca, Fídia Robótica - Escola Militar

Local: Multicenter Negócios e Eventos

14.jan - domingo

8h às 18h

Torneio Sesi de Robótica Equipes de Paço Do Lumiar: Bayron King Robótica - Escola Pão da Vida, Uçá Robótica - UEB Luís Pires da Fonseca, Fídia Robótica - Escola Militar

Local: Multicenter Negócios e Eventos

7h

Passeio Ciclístico + sorteios

CONCENTRAÇÃO: Porto Do Mojó - ENCERRAMENTO: Praça Nossa Senhora da Luz - SEDE

8h

Missa Solene

Local: Igreja Nossa Senhora da Luz - SEDE

9h

Ato Cívico, Cortejo do Divino, Hasteamento das Bandeiras, Discursos das Autoridades, Chegada do Passeio Ciclístico e Bolo Simbólico

Local: Igreja Nossa Senhora da Luz - SEDE

20h

Festa de aniversário - Atrações Bruno Rodrigues, Fernando & Franco e Vítor Fernandes

#Prefeita 06/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo anuncia programação abrangente e inclusiva para celebrar 63 anos de Paço do Lumiar.

A cidade se prepara para uma semana intensa de festividades. De 10 a 14 de janeiro, diversas atividades marcam o 63º aniversário de emancipação do município. A prefeita Paula Azevedo (PCdoB) divulgou a programação completa, destacando o compromisso de envolver toda a população em eventos que abrangem diferentes áreas de atuação da gestão municipal.

"Tivemos o cuidado de montar um planejamento com ações que irão contemplar não apenas a parte musical, mas também a esportiva, educacional, saúde e várias outras. Desta forma, em uma data tão significativa, acredito que conseguiremos oferecer aos luminenses, concomitantemente, além da diversão, lazer e prestação de serviço", explicou a prefeita.

A programação começa na quarta-feira (10) com a posse dos conselheiros tutelares, seguida pela entrega de títulos de propriedade e um show gospel com Davi Sacer. A quinta-feira (11) reserva a distribuição de fardamento escolar, aulas de zumba e um encontro das Religiões de Matriz Africana.

Na sexta-feira (12), uma grande ação social coletiva oferecerá uma variedade de serviços à comunidade, desde triagem médica até campanhas de coleta de resíduos eletrônicos. No sábado (13), a cidade será animada com uma cavalgada, feirinha de artesanato e um torneio de robótica, entre outras atividades.

O ponto alto das comemorações será no domingo (14). O cronograma começa cedo, com um passeio ciclístico e uma missa solene na Igreja Nossa Senhora da Luz, seguida por um ato cívico e o tradicional cortejo do Divino. A festa de aniversário à noite contará com apresentações musicais de artistas maranhenses - como Bruno Rodrigues e Fernando & Franco. E fechando as festividades, o show com o pernambucano Vítor Fernandes.

Com esse cronograma abrangente e inclusivo, Paula Azevedo reafirma seu compromisso com o bem-estar e a alegria da população de Paço do Lumiar, celebrando o aniversário da cidade em grande estilo.

CONFIRA A COMPLETA:

10.jan - quarta-feira

8h30

Posse dos conselheiros tutelares de Paço do Lumiar - Quadriênio 2024/2028

Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Paço do Lumiar - Estrada do Iguaíba

16h

Entrega de 150 títulos de propriedade do bairro Morada Nova

Local: Avenida Principal - Morada Nova Esquina com a Rua 5

20h

Show Gospel - Davi Sacer, Fogo e Glória

Local: Praça da Família

11.jan - quinta-feira

15h

Entrega de fardamento escolar

Local: UEB Alana Ludmila

17h

Zumba

CONCENTRAÇÃO: Galpão do Jardim Primavera - ENCERRAMENTO: Praça Nossa Senhora da Luz - SEDE

19h

Encontro de Religiões de Matriz Africana

Local: Praça Nossa Senhora da Luz - SEDE

12.jan - sexta-feira

8h às 13h

Ação Social Coletiva

Serviços: SEMUS Triagem - verificação de PA e glicemia, consultas médicas (clínico geral, pediatria), teste rápido HIV, Hepatite B e C, e COVID, imunização, avaliação nutricional, palestra sobre Janeiro Roxo

SEMDES - Cad Único, inscrição no SINE

SEMDHU - Bazar Solidário e Palestras Educativas

SEMAP - Campanha de Coleta de Resíduos Eletrônicos e Palestra Educativa sobre a Coleta Seletiva. Cada pessoa que levar 5kg de material de descarte eletrônico receberá uma cesta básica. Caso o peso seja abaixo de 5kg, será disponibilizada uma senha para sorteio de cestas básicas no término da ação

SEMCTI - Unidade Móvel e Odontológica SESI - Tartarectomia, Profilaxia e Restaurações Simples

SEMFAZ - Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal - Retirada do primeiro CPF e regularização de CPF

13.jan - sábado

15h

Cavalgada e Show em Trio Elétrico + Sorteios - Atração Confirmada: Gomes Filho

CONCENTRAÇÃO: Espaço Pereira/Pindoba ENCERRAMENTO: Praça Nossa Senhora da Luz - SEDE

18h

Feirinha de Artesanato Luminense

Local: Praça Nossa Senhora da Luz - SEDE

13h às 18h

Torneio Sesi de Robótica Equipes de Paço Do Lumiar: Bayron King Robótica - Escola Pão da Vida, Uçá Robótica - UEB Luís Pires da Fonseca, Fídia Robótica - Escola Militar

Local: Multicenter Negócios e Eventos

14.jan - domingo

8h às 18h

Torneio Sesi de Robótica Equipes de Paço Do Lumiar: Bayron King Robótica - Escola Pão da Vida, Uçá Robótica - UEB Luís Pires da Fonseca, Fídia Robótica - Escola Militar

Local: Multicenter Negócios e Eventos

7h

Passeio Ciclístico + sorteios

CONCENTRAÇÃO: Porto Do Mojó - ENCERRAMENTO: Praça Nossa Senhora da Luz - SEDE

8h

Missa Solene

Local: Igreja Nossa Senhora da Luz - SEDE

9h

Ato Cívico , Cortejo do Divino, Hasteamento das Bandeiras, Discursos das Autoridades, Chegada do Passeio Ciclístico e Bolo Simbólico

Local: Igreja Nossa Senhora da Luz - SEDE

20h

Festa de aniversário - Atrações Bruno Rodrigues, Fernando & Franco e Vítor Fernandes

#Segurança 04/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Paço do Lumiar é a cidade mais segura do Maranhão

Paço do Lumiar é a cidade mais segura do Maranhão, segundo dados recentes do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA). Este ranking foi criado para orientar pessoas que buscam lugares seguros para residir no Brasil.

O município que integra a Região Metropolitana da Grande Ilha se destacou com apenas 13 homicídios por 100 mil habitantes, seguido pelas cidades de Codó e São José de Ribamar.

A avaliação considerou informações do Ministério da Saúde e do Censo 2022 do IBGE, usando o índice de mortes violentas a cada 100 mil habitantes como critério.

O excelente desempenho da cidade é fruto do compromisso da prefeita Paula Azevedo (PCdoB) em fortalecer a segurança e atrair investimentos locais. A prefeita Paula Azevedo(PCdoB) recebeu com muita alegria os dados da pesquisa.

"A gestão municipal entende que segurança vai além da repressão policial. Investimos em áreas como educação, saúde e assistência social, criando uma rede de proteção que fortalece a comunidade como um todo", comentou a gestora.

Esta abordagem integrada, focada também em educação, saúde e bem-estar, é respaldada por diretrizes da ONU, que reconhecem a importância de políticas públicas abrangentes para a redução da violência.

Assim, Paço do Lumiar não só se destaca em segurança, mas também serve de exemplo de como uma cidade pode se desenvolver quando coloca o cidadão em primeiro lugar.

#Cultura 04/01/2024 GABINETE DA PREFEITA CONFIRMADO: II Cavalgada fará parte da programação que vai celebrar os 63 anos da cidade

Já está em andamento a organização da programação do 63º Aniversário de Paço do Lumiar, que inclui a realização da 2ª edição da Cavalgada Nossa Senhora da Luz.

O ato vai ocorrer no dia 13 de janeiro, com concentração a partir das 14:00hs, na praça da Igreja Santa Luzia, na Pindoba. O cortejo irá seguir para a igreja da matriz Nossa Senhora da Luz, na sede do município.

É um evento que já conquistou os luminenses, e os cavaleiros e amazonas de todas as idades estão sendo convidados a participar dessa grande festa. "Será mais uma vez, uma singela homenagem a nossa cidade. E esta será a segunda cavalgada de muitas, e queremos que se prossiga, pois carrega o nome da nossa padroeira Nossa Senhora da Luz", disse a prefeita Paula Azevedo.

O momento de fé e religiosidade, marca um evento cultural em homenagem a Paço do Lumiar, mas que também vai atrair visitantes como os apreciadores de vaquejada.

Além da cavalgada, haverá outras atrações que se iniciam no dia 10 e seguem até o dia 14 de janeiro, como programação cultural e de lazer pela cidade luminense.

#Prefeita 04/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Ascom apresenta a prefeita Paula Azevedo e ao secretariado identidade visual dos 63 anos de emancipação

Paço do Lumiar se prepara para comemorar seus 63 anos de emancipação política e, para marcar a ocasião, foi apresentado a prefeita Paula Azevedo (PCdoB), juntamente com o secretariado, a campanha publicitária de aniversário. A iniciativa foi apresentada pela Assessoria de Comunicação durante uma reunião nesta quarta-feira (3).

A identidade visual de tão importante data foi cuidadosamente pensada para representar os valores e a essência da cidade. As imagens e as cores escolhidas carregam simbolismos importantes.

" O verde, em representação da produção agrícola e do compromisso com o meio ambiente; o azul, simboliza o mar, os frutos do mar e a exuberante vida marinha; o amarelo, que celebra a riqueza cultural e a diversidade que nos torna únicos; por fim, o vermelho, aponta para o centro pulsante da cidade, o coração do povo luminense. Neste marco de 63 anos, nossa marca é o testemunho visual da herança, identidade e compromisso contínuo com o progresso e a união em Paço do Lumiar", pontuou sabiamente a prefeita.

Esta campanha é um lembrete do compromisso da cidade com o progresso e a união de sua comunidade. As festividades vão acontecer de 10 a 14 de janeiro, prometendo momentos memoráveis para os moradores e visitantes.

#Prefeita 03/01/2024 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo alinha com secretariado comemoração dos 63 anos da cidade e ações de 2024.

A prefeita de Paço do Lumiar- Paula Azevedo(PCdoB), junto com sua equipe de secretários, realizou uma reunião estratégica no Centro Administrativo para definir as ações do aniversário da cidade, que completa 63 anos de emancipação no próximo dia 14 de janeiro.

O encontro desta quarta-feira (3) teve como foco principal alinhar as atividades para o ano de 2024, dando destaque especial para a semana de celebração do aniversário de Paço do Lumiar. Na oportunidade, foram apresentadas propostas que englobam tanto ações sociais quanto festivas, visando beneficiar a comunidade local.

"Estamos começando o último ano da nossa gestão, e precisamos nos programar com antecedência para fecharmos 2024 com um saldo para lá de positivo, porém antes disso, com muita responsabilidade, vamos planejar as festividades alusivas ao aniversário da cidade", pontuou a gestora.

A celebração, que ocorrerá de 10 a 14 de janeiro, promete envolver os munícipes em uma programação diversificada, celebrando não apenas o aniversário da cidade, mas também os avanços conquistados ao longo dos anos. O evento vai contar com uma programação diversificada, que além do tradicional parabéns e corte do bolo, vai incluir missa, hasteamento de bandeira, cavalgada, shows, ação social, entre outros.

Com a organização antecipada, a prefeitura busca garantir que o evento ocorra de forma organizada e marcante, honrando a história e o desenvolvimento de Paço do Lumiar.

#Prefeita 22/12/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo e presidente Jorge Maru fortalecem parceria em prol de Paço do Lumiar o encontro foi marcado por um gesto surpreendente de harmonia e confraternização.
#Administração 13/12/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo valoriza servidores com pagamento da 2ª parcela do 13º Nesta quarta-feira (13), o Executivo efetuou o pagamento da 2ª parcela do décimo terceiro salário.
#Prefeita 07/12/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo assina convênio que vai melhorar a infraestrutura e beneficiar milhares de luminenses
#Prefeita 06/12/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo trata com a SEDEL sobre requalificação e segurança da Praça da Juventude no Maiobão

Tendo em vista a melhoria do acesso à cultura e lazer da população, a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(PCdoB), esteve reunida na manhã desta quarta-feira, 06, com o secretário de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), Naldir Lopes.

Acompanhada de assessores municipais, a gestora solicitou algumas melhorias a serem acrescentadas à Praça da Juventude, localizada no Maiobão, sendo elas - a requalificação do patrimônio público e o reforço na segurança pública, para melhor uso da população, por meio do acesso ao lazer e esporte.

A praça foi entregue à população, através de parceria entre o município, e o governo do Estado. Sempre atenta aos anseios da população, a prefeita, mencionou que a Praça da Juventude é um ambiente de referência ao lazer das famílias luminenses. "É um espaço que precisamos preservar, pois se tornou um cartão postal da cidade. Através desta reunião, estamos acertando mais melhorias que irão beneficiar ainda mais esse bem patrimonial", concluiu.

O acesso da população, por meio da requalificação do espaço, foi uma das demandas apresentadas pela prefeita Paula Azevedo. E na área de segurança pública, reforçar o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar para coibir a inibição de delitos.

A implantação do Comitê Gestor da Praça foi outra demanda da chefe do executivo.

O comitê será composto pelas secretarias municipais que terão a responsabilidade de conservação do espaço público, sendo elas a secretaria de Cultura, Esporte de Lazer (Semcel), Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), e de Indústria, Comércio e Turismo (Semict).

A prefeita esteve acompanhada na reunião dos adjuntos das Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), José Milton, o Jibóia, Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), César Quinzeiro, do assessor técnico Jonatan Santiago, que representou o titular da Secretária de Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Biné Amado, do coordenador de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), Aminthas da Silva, e o coordenador de juventude da Secretaria de Direitos Humanos (Semudh) - Ivan Klinger.

#Prefeita 05/12/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo trata com a Secid pacote de obras estruturantes no município

A prefeita Paula Azevedo (PcdoB), na tarde desta terça-feira, 05, buscando melhorias em infraestrutura para o município participou de audiência na Secretaria de Estado de Cidades (Secid), com a gestora da pasta Joslene Rodrigues.

Com a presença do secretário de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), o engenheiro Walburg Neto, e do adjunto, Paulinho do Lima Verde, o tema central da reunião foi apresentar e dar celeridade ao pacote de obras de infraestrutura que a cidade será contemplada. Fruto de convênio do Governo do Estado do Maranhão, várias ruas e bairros da cidade, serão transformadas com a pavimentação de blocos e colocação de meio fio.

A prefeita Paula Azevedo, na semana passada, visitou duas localidades, que já devem ser uma das primeiras a receberem os serviços. "Depois do anúncio do governador, agora estamos esperando a liberação da Secid, para que as obras sejam iniciadas, porque sei que várias famílias serão beneficiadas", disse.

No momento, foi apresentado pelo engenheiro o projeto com as ruas e avenidas que devem receber a pavimentação em blocos. "Muito preocupa em assegurar o melhor bem estar possível ao munícipe, o trabalho e articulação política da prefeita Paula Azevedo possibilitou que Paço do Lumiar fosse agraciada com mais benefícios e a viabilidade de diversas obras, que irão melhorar o fluxo no trânsito, bem como a vida da população luminense", enfatizou Walburg.

#Prefeita 29/11/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo visita comunidades que serão beneficiadas após parceria administrativa com o Governo do Estado

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), segue investindo em melhorias na área urbana. Nesta quarta-feira (29), a prefeita Paula Azevedo (PCdoB) e o secretário de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), Walburg Neto, percorreram vias de comunidades do Município e foram anunciar obras, em parceria administrativa com o Governo do Estado, para melhorar a fluidez, permitir a passagem de pedestres e o tráfego dos veículos, além de calçadas.

Na primeira visita, na Rua Roque, situada na comunidade da Pindoba, a prefeita e o secretário alinharam os últimos detalhes para que a obra seja retomada e finalizada com a recolocação de bloquetes. Serão 500 metros de calçamento e meio fio para concluir os serviços. A intervenção vai beneficiar mais de 30 famílias, que no período chuvoso sofrem com alagamentos e lama.

Em seguida, a comitiva visitou a rua Brasília e a avenida Pericumã, vias de acesso a U.E.B José Raimundo Rubim, localizadas na comunidade do Sítio Grande. A gestora e o auxiliar informaram que vão investir em calçamento. "Essa parceria com o Executivo Estadual tem como objetivo beneficiar o munícipe. Estou muito feliz em poder melhorar a infraestrutura da nossa cidade e, assim, a qualidade de vida do cidadão luminense", asseverou a prefeita.

As ruas precisam de melhora na trafegabilidade para os moradores, incluindo alunos e professores que estudam e lecionam na escola.

Amanhã(30), a prefeita e o secretário vão se reunir com representantes da Secretaria de Estado das Cidades (Secid) para apresentar um diagnóstico das demandas. "Neste primeiro momento, estamos neste trabalho de vistoria para poder apresentar um relatório para a Secid, bem como definir nossas metas de curto, médio e longo prazo. Não faltará empenho e esforço para beneficiar nossa população", declarou Walburg Neto.

#Prefeita 29/11/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo reúne secretariado para dialogar sobre demandas e importantes ações em Paço do Lumiar

Em uma iniciativa para aprimorar a eficiência da administração pública em Paço do Lumiar, a prefeita Paula Azevedo (PCdoB) convocou todo o seu secretariado. O foco da reunião foi alinhar os serviços oferecidos à população diante da atual crise financeira que afeta muitos municípios, inclusive Paço do Lumiar.

Com vistas às festividades de final de ano e ao aniversário da cidade, a gestora delineou estratégias juntamente com seus auxiliares para garantir eventos de qualidade mesmo em tempos desafiadores, mas sempre com muita responsabilidade, já que existem outras prioridades, como manter o atendimento na área da saúde, educação e infraestrutura, por exemplo.

"Com a participação ativa de cada membro do secretariado, a prefeitura visa não apenas coordenar eventos significativos para a comunidade, mas também otimizar recursos em prol do bem-estar dos munícipes, assegurando a manutenção da prestação de serviço", disse a prefeita.

Na oportunidade, cada secretário compartilhou as necessidades de suas pastas. Após ouvi-los, a prefeita solicitou dedicação e empenho de todos os colaboradores, reforçando o compromisso com a oferta dos melhores serviços à população.

"Precisamos enfrentar os desafios que teremos pela frente. Essa reunião reflete o nosso comprometimento e resiliência em deliberar conjuntamente sobre os problemas, mas sempre colocando o interesse da povo no centro das ações administrativas ", finalizou Paula Azevedo.

#Prefeita 27/11/2023 GABINETE DA PREFEITA Paula Azevedo (PcdoB) em reunião com o Governador Carlos Brandão anuncia pacote de obras para Paço do Lumiar para a prefeita, a reunião teve um único intuito: alinhar demandas administrativas e angariar novos recursos para alavancar a infraestrutura da cidade.
#Prefeita 24/11/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo marca presença no encerramento da 5ª edição da Caravana Federativa.

Em busca de informações, oportunidades e recursos federais que possam ser aplicados no município de Paço do Lumiar, a prefeita Paula Azevedo (PCdoB) esteve presente hoje(24), no último dia da 5ª edição da Caravana Federativa, realizada no Ceprama.

O evento, que teve início ontem, foi realizado pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado do Maranhão e a FAMEM - como forma de fomentar o acesso dos municípios aos diversos serviços oferecidos pela União.

A comitiva de secretários e equipes técnicas das secretarias de Paço do Lumiar participou de reuniões como forma de obtenção de verbas. "Nossos secretários estiveram presentes em vários estandes dos ministérios federais em busca de recursos que possam viabilizar obras e mais políticas públicas para nossa cidade", garantiu a prefeita.

Na programação, a prefeita Paula Azevedo acompanhou o Governador do Estado, Carlos Brandão, durante a visita do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e do Deputado Federal Márcio Jerry.

Entre os registros do último dia do evento, houve a presença da Secretaria de Saúde (Semus), sob a gestão da secretária Danielle Oliveira, que, com sua equipe e a Coordenadora de Redes, Alexssandra Simião, visitaram o estande do Ministério da Saúde.

A secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semapa), Alberlúcia Meneses, e o adjunto Sidney Nunes visitaram o estande do Ministério do Meio Ambiente. Enquanto o secretário de Mobilidade Urbana (Semur), Fernando Silva, também esteve presente visitando os expositores.

No encerramento, as autoridades visitaram todos os 34 ministérios presentes no Ceprama.

#Prefeita 23/11/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo lidera participação de Paço do Lumiar na 5ª Caravana Federativa Maranhão a prefeita reuniu seu secretariado para marcar presença na abertura impactante
#Prefeita 22/11/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo participa do lançamento do telemedicina no Maranhão derada pela gestora, na comitiva luminense também esteve presente a presença secretária da Semus, Danielle Oliveira e demais técnicas da Semus
#Agenda 21/11/2023 GABINETE DA PREFEITA Comitiva Luminense marcará presença na Caravana Federativa Maranhão. a prefeita Paula Azevedo estará à frente da comitiva luminense
#Gestão 21/11/2023 GABINETE DA PREFEITA Comitiva Luminense marcará presença na Caravana Federativa Maranhão.

A Prefeitura de Paço do Lumiar, sob a batuta da prefeita Paula Azevedo(PCdoB) estará participando ativamente da 5ª edição da Caravana Federativa no Maranhão, que acontece no Ceprama nos dias 23 e 24. O evento, liderado pelo Governador Carlos Brandão, busca concretizar a missão de aproximar o Governo Federal dos municípios e estados, conforme orientação do Presidente Lula.

Caravana Federativa visa oferecer atendimento, informação e cooperação entre os entes federados, promovendo um diálogo direto e eficaz.

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), incentiva a organização da caravana. "Todos os municípios precisam participar desse grande evento. Para fortalecer a integração entre os diferentes níveis de governo em prol do desenvolvimento," disse.

A confirmação de participação da Caravana Federativa pode ser realizada no site Sympla, através do [link aqui](https://bit.ly/caravanafederativa-ma).

Programação:

23/11

Atendimentos das 9h às 18h

15h: Solenidade Oficial com a presença de diversas autoridades

24/11

Atendimentos das 9h às 14h

15h: Solenidade de Encerramento com a presença de diversas autoridades

#Transparência 06/11/2023 GABINETE DA PREFEITA Relatório do TCE aponta Paço do Lumiar como referência de transparência no Censo 2022.

Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) divulgou um relatório de fiscalização que incluiu a avaliação das escolas de tempo integral em vários municípios, incluindo Paço do Lumiar. Os resultados revelaram pontos positivos para a Educação luminense.

A SEMED demonstrou estar empenhada em oferecer uma instrução de excelência em tempo integral, o que é um reflexo de seu comprometimento com o desenvolvimento educacional dos alunos. Os dados da Corte de Contas destacam que, das unidades informadas como de período completo, uma minoria oferece essa modalidade escolar aos estudantes.

Isso mostra que a pasta não vem medindo esforços para atender às necessidades dos discentes que buscam uma aprendizagem em tempo prolongado. O Ensino de Paço do Lumiar também recebeu reconhecimento por ser, dentre os 40 municípios visitados pelos auditores do TCE, o único a fornecer informações precisas sobre o número de alunos matriculados, evitando discrepâncias entre os dados fornecidos e a realidade.

A prefeita Paula Azevedo destaca que a atuação neste segmento inicia e progride com transparência e muito compromisso. "A precisão na prestação de informações é fundamental para garantir a alocação adequada de recursos e, no caso do Fundeb, evitar distorções nos repasses financeiros. Toda a equipe está comprometida em fornecer todos os dados necessários e dar suporte aos gestores dessas escolas integrais para que a qualidade no ensino avance e que todas os detalhes sejam repassados em conformidade com a nossa realidade", disse a gestora municipal.

Como parte de sua responsabilidade, a SEMED pode considerar as conclusões e recomendações do TCE-MA para aprimorar ainda mais o sistema educativo nesta modalidade no município. Essa abordagem pró-ativa pode ajudar a corrigir eventuais irregularidades e fortalecer o ensino oferecido às crianças e jovens de Paço do Lumiar.

"Nós estamos felizes de ver nossa atuação sendo reconhecida por meio deste relatório, muito embora tenhamos consciência de que ainda há um vasto caminho a ser percorrido e nos empenhamos em garantir que esse futuro de desenvolvimento e instrução de qualidade se torne logo uma realidade", disse a secretária de Educação, Yanne Pessoa.

O compromisso da SEMED em promover um sistema educativo de tempo integral deve ser visto como um passo positivo em direção a um rede educacional mais inclusiva e de alta qualidade. Com a cooperação contínua entre a SEMED, a comunidade escolar e o TCE-MA, serão possíveis que as escolas de tempo completo em Paço do Lumiar continuem a progredir e atender às necessidades educacionais da população local.

#Festa 14/10/2023 GABINETE DA PREFEITA Diversão e homenagens marcam Festa das Crianças na Praça da Família A “Festa das Crianças” foi realizada na Praça da Família, no Maiobão, e reuniu centenas de crianças
#Prefeita 13/10/2023 GABINETE DA PREFEITA Paula Azevedo e comitiva prestigiam evento do ministro Flávio Dino. o encontro mostrou a força política da prefeita, a relação harmônica entre o Executivo e Legislativo
#Prefeita 11/10/2023 GABINETE DA PREFEITA Paço do Lumiar vai realizar seminário preparatório para a II Conferência da Região Metropolitana da Grande São Luís

A Prefeitura de Paço do Lumiar, em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), convida a sociedade civil organizada para participar do Seminário Preparatório para a II Conferência da Região Metropolitana da Grande São Luís. Este evento ocorrerá na sexta-feira(20), a partir das 13h, no Auditório da Escola Nadir Nascimento.

O objetivo é definir os delegados que irão representar a sociedade civil organizada junto ao Conselho Participativo Metropolitano no mandato do biênio 2023-2025. O edital para participação está disponível no Diário Oficial do Governo do Estado.

Este é um importante passo para garantir a participação da sociedade na gestão da Região Metropolitana da Grande São Luís. A transparência e a colaboração entre os municípios e a sociedade civil são fundamentais para o desenvolvimento da região.

Objetivos do edital

A publicação tem como principal objetivo divulgar os procedimentos para a seleção de delegados, com até 17 representantes por município, a partir de sete segmentos da sociedade civil, conforme previsto na Lei Complementar Estadual n° 174 de 2015. Os escolhidos irão compor o Conselho Metropolitano da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL).

Procedimento para seleção dos delegados

A seleção dos delegados da sociedade civil organizada ocorrerá durante o Seminário Preparatório, coordenado pela AGEM, em cada município, de acordo com o calendário disponível. Durante esse seminário, os participantes definirão os critérios de seleção, registrados em ata. Em caso de empate, será escolhido o candidato de maior idade.

Os delegados selecionados deverão cumprir alguns requisitos, como residir na Região Metropolitana da Grande São Luís, ter atuação reconhecida em funções de interesse comum à região e apresentar a documentação exigida.

Inscrição dos representantes da sociedade civil organizada

A inscrição dos representantes da sociedade civil organizada para a eleição de delegados durante o Seminário Preparatório deverá ser feita em um formulário disponibilizado pela AGEM no dia do evento. De acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar Estadual n° 174 de 2015, serão aceitas inscrições de entidades pertencentes a sete segmentos da sociedade civil. Cada entidade terá apenas uma vaga.

A eleição dos conselheiros representantes da sociedade civil ocorrerá na I Conferência Metropolitana da RMGSL, em 23 de novembro de 2023. Cada representante do Conselho Participativo terá um suplente. As informações sobre a conferência podem ser obtidas no site da AGEM ou diretamente em seu endereço.

#Prefeita 09/10/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo e Vereador Rafael Neves se reúnem para tratar assuntos importantes para Paço do Lumiar Paula Azevedo ressaltou a importância de uma colaboração próxima entre a Casa das Leis e o Executivo
#Prefeita 09/10/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo se reúne com representantes da União de Moradores do Bairro Zumbi dos Palmares esses encontros demonstram o compromisso da gestão em trabalhar em colaboração com a comunidade.
#Gestão 09/10/2023 GABINETE DA PREFEITA MANTENDO À TRADIÇÃO: Prefeita Paula Azevedo prestigia tradicional morte do bumba boi de Iguaíba

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, sob a liderança da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), se fez presente na noite deste domingo (08), no ritual de morte do Boi do Iguaíba, um dos mais tradicionais no chamado sotaque da Ilha. O evento aconteceu na Sede da brincadeira, no coração da localidade que carrega o mesmo nome.

Pelo terceiro ano consecutivo como madrinha, a prefeita falou com satisfação do ritual da morte do boi, que encerra o ciclo da brincadeira na temporada de 2023. De acordo com a gestora luminense, que esteve acompanhada do marido - Valdir Desterro e vários secretários, a valorização da cultura é um dos seus compromissos políticos com os munícipes.

"Fico muito feliz em presenciar uma das mais importantes manifestações da cultura popular do nosso município, o ritual da morte do Bumba boi de Iguaíba. Me sinto honrada em ter sido a madrinha pelo terceiro ano consecutivo e hoje estamos aqui inserida nesse ritual tão importante para todos que mantém essa cultura enraizada", destacou.

Também na condição de padrinho, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leno Gouveia, também marcou presença e falou do apoio do Executivo Municipal às brincadeiras culturais. "Enquanto Poder Público, nossa missão é apoiar toda e qualquer atividade oriunda da comunidade", justificou Leno Gouveia.

A secretária da Educação Yanne Pessoa, em condição igualitária a prefeita e o colega Leno, prestigiou o ato. Na oportunidade, Yanne fez questão de ratificar a riqueza cultural local e o apoio incondicional da gestão azevedista aos fazedores de cultura. "Parabenizamos a prefeita Paula pela sua sensibilidade e compromisso com a nossa cultura e hoje estamos aqui para celebrar o encerramento de uma brincadeira que tanto levou alegria para todos durante o nosso São João", disse a secretária.

"Gostaria de agradecer a presença e o apoio da Prefeita de Paço do Lumiar, através da prefeita Paula com a nossa brincadeira. É muito importante saber que tem representantes do povo que valorizam a cultura e engrandecem uma das brincadeiras mais tradicionais na nossa cidade, o boi de Iguaíba", afirmou Maria de Jesus Ferreira Gomes, uma das diretoras do boi, que tem como presidente Herbert Pizon.

#Prefeita 02/10/2023 GABINETE DA PREFEITA MAIS DE 9 MIL LUMINENSES VOTARAM PARA CONSELHEIRO TUTELAR EM PAÇO DO LUMIAR.

O número demonstra claramente que, mesmo não sendo obrigatório votar, os pleitos para a escolha de novos (as) conselheiros (as) têm ganhado cada vez mais adesão e importância no município. A rápida apuração das 26 urnas recolhidas nas seções que funcionaram em prédios de escolas da rede municipal de ensino mostrou que, ao todo, 9.007 eleitores compareceram aos locais de votação e confirmaram sua escolha com a tecla verde. Deste total, a contagem geral dos votos válidos foi de 8.934, enquanto que nulos (65) e brancos (08) totalizando apenas 76.

As diferenças de sufrágios entre candidatos também revelaram que se tratou de uma eleição acirrada. Um caso emblemático pode ser notado em relação às penúltimas vagas, onde o 8º e 9º colocados foram eleitos com a mesma quantidade exata de votos, 407. Entre os campeões, que estão em (primeiro e segundo colocados), a diferença foi de apenas 103.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio da Comissão Eleitoral estabelecida pelo CMDACA luminense, estima que a contagem de votantes que participaram na atual superou a expectativa. Segundo a entidade, possível dizer que a eleição para o quadriênio 2024/2027, ocorrida ontem, domingo (1), certamente superou a quantidade de pessoas que compareceram no pleito anterior a este.

"Apesar da quantidade, tivemos o mínimo de percalços possíveis. Em se tratando das urnas, não obtivemos casos de problemas técnicos, nem de ordem jurídica como, por exemplo, impugnação. Registramos apenas o caso de três eleitores inaptos a votarem porque os mesmos precisavam resolver pendências com a justiça eleitoral", relatou o presidente do CMDACA de Paço do Lumiar, conselheiro Nixon Nunes.

Findado o processo de escolha, os próximos passos agora a serem dados dizem respeito a uma capacitação junto aos eleitos, voltada para o trabalho e as atribuições dos escolhidos, seguida pela posse dos conselheiros e suplentes que deverá acontecer no dia 10 de janeiro de 2024.

Nesta segunda-feira (2), a prefeitura de Paço do Lumiar, cuja gestão é de responsabilidade da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEMDES, divulgou nota parabenizando todos os eleitos e colocando-se à disposição para contribuir com o que for preciso nas ações do CT e na proteção dos direitos das crianças e adolescentes Luminenses.

#Prefeita 01/10/2023 GABINETE DA PREFEITA Eleição de Conselheiro (a) Tutelar em Paço do Lumiar neste domingo (1º) transcorre dentro da normalidade

Ao todo 22 candidatos estão disputando vagas ao Conselho Tutelar (CT), em Paço do Lumiar, município da região metropolitana, cuja gestão tem a frente a prefeita Paula Azevedo (PCdoB). Quando eleitos, eles atuarão nas demandas relacionadas à proteção e defesa da infância e dos direitos de crianças e adolescentes por meio de duas unidades de CT, uma que já atua no município e outra que vem sendo implantada pela gestão e deverá começar a atuar a partir do conhecimento e homologação dos cargos dos novos conselheiros ou conselheiras.

Para escolha dos candidatos, que já teve início e vai ocorrer até as 17:00hs, a Comissão Eleitoral estabelecida pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) luminense, deixa claro que qualquer cidadão pode votar, desde que esteja em dia ou tenha acertado as contas com a justiça eleitoral, até o dia 3 de julho de 2023.

"Na hora da votação, basta apresentar um documento oficial com foto, título de eleitor ou e-título. Cada eleitor poderá escolher apenas um candidato", enfatiza Clodoaldo Nixon Pereira, presidente da comissão estabelecida pelo CMDCA.

O pleito acontece de acordo com normas e regras estabelecidas pelo Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (CONANDA). O Tribunal Regional Eleitoral - TRE, também cooperou dando as orientações técnicas para a realização do processo e cedendo tecnologia e conhecimento técnico para uso das urnas eletrônicas.

Por sua vez a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEMDES, contribui ativamente para o sucesso do pleito, apoiando as ações da comissão e cedendo a logística necessária, a exemplo, da liberação de escolas da rede municipal de ensino para instalação de seções, zonas e urnas.

#Gestão 29/09/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeitura de Paço do Lumiar divulga lista de contemplados para o Cartão Transporte Universitário.

Nesta sexta-feira (29), a prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da SEMDHU (Secretaria Municipal de Direitos Humanos), divulgou a lista de aprovados para recebimento do Cartão Transporte Universitário. O benefício garante uma bolsa no valor de R$ 400,00 que ajudará a diminuir os custos com deslocamentos garantindo mais mobilidade e acessibilidade durante a jornada educacional.

O resultado divulgado finaliza o processo iniciado em agosto deste ano quando o programa disponibilizou um total de 1.000 vagas. A lista de contemplados divulgados pela prefeitura remete aos candidatos aprovados que realizaram suas inscrições presencialmente no período de 07 a 22/08, junto à Coordenação de Juventude/SEMDHU, no Centro Administrativo (CA) do município, localizado na Estrada de Ribamar, 5/N — Vila Nazaré — Paço do Lumiar-MA.

"Essa inciativa parte de uma ação conjunta entre a Gestão Municipal e Gestão Estadual, por intermédio e parceria entre a SEMDHU e a SEEJUV- MA (Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude). Um excelente apoio que vai ajudar a intensificar a acessibilidade e contribuir para o seu sucesso acadêmico destes estudantes", frisou a secretária da SEMDHU, Hélica Silva.

Confira a lista pelo link:

https://transporteuniversitario.juventude.ma.gov.br/start/

#Gestão 28/09/2023 GABINETE DA PREFEITA PLANO DIRETOR: Prefeita Paula Azevedo e Núcleo Técnico fazem balanço da primeira rodada de oficinas comunitárias.

A Prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), reuniu-se com parte da equipe responsável pela revisão do Plano Diretor do município. O encontro contou com a presença do Secretário de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), Walburg Neto, da coordenadora do Núcleo Técnico de revisão do PD, a Arquiteta e Urbanista da Semiu, Luciana Leite, e do assessor jurídico do Núcleo, o advogado Fernando Castro.

Entre as questões discutidas, destacam-se o resumo da primeira fase do Processo de Revisão do PD e como será a continuidade da capacitação e mobilização social com mais 12 Oficinas Itinerantes.

Segundo Luciana Leite, estratégias de comunicação estão em planejamento para garantir as condições necessárias para que os cidadãos luminenses possam exercer seu direito à participação ativa no processo de análise do PD. "Reconhecemos que a participação da população nas Oficinas de Leitura Comunitária foi muito tímida. Por isso, iremos mudar a metodologia de trabalho. Agora, os cursos vão até a comunidade. Vamos ouvir líderes comunitários de todos os bairros do município para que eles expressem o que Paço do Lumiar precisa melhorar na mobilidade urbana, infraestrutura, entre outros quesitos", explica a arquiteta.

A Prefeita Paula Azevedo deu aval para o trabalho de continuidade da 1ª fase do Processo de Revisão do PD, enfatizando a importância do Plano Diretor para o município. "Os desafios fazem parte, porém é necessário uma adesão maior dos luminenses nas decisões para que o direito à cidade seja de todos", afirmou a gestora municipal.

O cronograma completo das atividades relacionadas a análise do PD será divulgado em breve, mas já foram definidas as localidades dentro dos mesmos Setores já utilizados, que receberão, nos meses de outubro e novembro, as oficinas Itinerantes de Revisão do PD. A cidade foi dividida da seguinte forma: SETOR 01 (Pindoba, Pau Deitado e Iguaíba); SETOR 02 (Vila do Povo, Cidade Verde e Epitácio Cafeteira); SETOR 03 (Lima Verde, Paranã e Carlos Augusto); SETOR 04 (Bob Kennedy, Pirâmide e Cumbique).

A Semiu confirmou também que a primeira Oficina Itinerante de Revisão do PD será realizada no dia 04 de outubro. O último evento móvel está previsto para acontecer no dia 09 de novembro. Acompanhe as redes sociais oficiais da Prefeitura para saber o dia exato que acontecerá no seu bairro.

#Prefeita 26/09/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo sanciona lei que garante pagamento do Piso da Enfermagem em Paço do Lumiar

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), sancionou com grande satisfação a Lei nº 998/2023, que regulamenta a Assistência Financeira Complementar da União para o pagamento do piso salarial da enfermagem aos servidores municipais. Esse importante passo está de acordo com a Lei Federal nº 14.434/2022.

Os valores referentes a tal complementação salarial já estão disponíveis e serão distribuídos em quatro parcelas, cobrindo os meses de maio, junho, julho e agosto. Cada servidor beneficiado receberá diretamente em sua conta, considerando seu CPF.

Para Paula Azevedo, é de suma importância respeitar e valorizar os profissionais de enfermagem no município. "A categoria é dedicada e enfrentou o período pandêmico na linha de frente, passando enormes desafios para salvar vidas e merecem todo o respeito e apoio", destacou.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a prefeitura manteve um diálogo aberto com a categoria, esclarecendo dúvidas e fornecendo informações claras.

Essa ação é um passo importante na valorização dos profissionais de enfermagem em Paço do Lumiar, reconhecendo seu trabalho essencial para a saúde da comunidade e garantindo um justo reconhecimento financeiro.

#Prefeita 23/09/2023 GABINETE DA PREFEITA Deputado Federal Márcio Jerry elogia o trabalho e liderança da prefeita Paula Azevedo o parlamentar destacou a excelência do trabalho dentro do município.
#Prefeita 21/09/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo prestigia homenagem a Ricardo Cappelli na AL A homenagem foi proposta, conjuntamente, pelos deputados Cláudio Cunha e Rodrigo Lago.
#Prefeita 21/09/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo prestigia homenagem a Ricardo Cappelli na AL

A prefeita de Paço Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), participou com honra da solenidade realizada nesta quinta-feira (21) no Plenário Nagib Haickel do Palácio Manuel Beckman, proposta pelos deputados Cláudio Cunha(PL) e Rodrigo Lago(PCdoB), que concedeu o Título de Reconhecimento de Cidadão Maranhense e a Medalha Manuel Beckman ao jornalista Ricardo Garcia Cappelli. O ato solene foi presidido pela chefe do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB).

"Sem sombra de dúvida, essa foi uma reconhecida homenagem por toda contribuição que o homenageado deu ao maranhense", enfatizou a prefeita. Ricardo Capelli agradeceu tamanha honraria. "Fui muito bem acolhido pelos maranhenses. Agradeço à Assembleia pelo reconhecimento dos serviços que prestei ao povo do Maranhão. Diante do enorme desafio que nosso país enfrenta, deixo a mensagem de que não existe democracia descolada das esperanças do povo", disse Capelli.

Presente na solenidade, o governador Carlos Brandão ressaltou a grande contribuição de Ricardo Capelli ao Estado. "Ele tem sido um grande interlocutor junto ao Governo Federal. Acho uma justa homenagem", afirmou.

BIOGRAFIA:

Nascido no Rio de Janeiro, o jornalista Ricardo Garcia Capelli tem especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), de 1977 a 1999; secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, no Ministério do Esporte, 2003 a 2006; e secretário de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (RJ), em 2008.

De 8 a 31 de janeiro de 2023, respondeu pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal como interventor federal, nomeado pelo presidente Lula (PT). Ocupou de forma interina o cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República entre 19 de abril e 4 de maio de 2023.

No Maranhão, exerceu os cargos de secretário-chefe da Representação Institucional no Distrito Federal, de 2015 a 2021, e secretário de Estado de Comunicação Social, de 2021 a 2022, nos governos Flávio Dino e Carlos Brandão.

#Prefeita 20/09/2023 GABINETE DA PREFEITA “Foi uma troca de experiência mútua para Paço do Lumiar e a educação”, diz Paula Azevedo ao final de Seminário no DF

A participação da Prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, e das representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Yanne Pessoa (titular), e Kênia Guimarães (adjunta), foi um momento de troca de experiências e aprendizados para as gestoras, durante o 1º Seminário Nacional pela Alfabetização, que teve o último dia, nesta quarta-feira (20), em Brasília.

A troca de conhecimento e o incentivo de políticas públicas eficazes para a educação, foram algumas das bagagens que elas trazem para serem implementadas na rede municipal de ensino em Paço do Lumiar.

Para a Prefeita, o momento trouxe novas perspectivas. "Foi uma oportunidade única estarmos durante dois dias nesse grande evento. Abraçamos todo o aprendizado com os palestrantes e também gestores de outros entes federativos. Foi uma troca de sapiência mútua para Paço do Lumiar e a educação", disse a prefeita.

As gestoras ainda acompanharam o último dia do evento ao lado de servidores e demais prefeitos maranhenses.

*Agenda Política*

Estando em Brasília, a Prefeita Paula Azevedo, também cumpriu agenda política em prol do município, entre elas, visitou o gabinete do correligionário, o Deputado Federal Márcio Jerry, a quem sempre tem, em cada oportunidade, tratado sobre a proposição de emendas e demais benefícios, que podem ser destinadas ao município luminense.

#Prefeita 19/09/2023 GABINETE DA PREFEITA Em Brasília, Paula Azevedo e Secretárias de Educação participam do Seminário Nacional pela Alfabetização

A Prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), e as secretárias de Educação, Yanne Pessoa (titular), e Kênia Guimarães (adjunta), estiverem presentes nesta terça-feira (19), no 1º dia do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, que está sendo realizado em Brasília, até amanhã.

As gestoras do município acompanham modelos e cases de sucesso de programas educacionais, que foram implantados em união com os entes federativos, e impactam positivamente na alfabetização dos estudantes nos anos iniciais da educação.

Para a prefeita Paula Azevedo, as políticas de alfabetização têm de ser colocadas como prioridade. " Ressaltando que se a alfabetização ocorrer na idade certa, a "sequência" do estudante é natural. Por isso, devemos ter esse cuidado e zelo com os anos iniciais", declarou.

A secretária de Educação, Yanne Pessoa, declarou que a experiência do seminário é um aprendizado há mais como gestora. "Estamos nos aperfeiçoando ainda mais como gestoras, e lembrando que sempre devemos conhecer novos programas, de forma a proporcionar uma educação cada vez mais igualitária e de qualidade no município", disse.

No evento, as luminenses tiveram oportunidade de dialogar com várias autoridades, dentre elas, o Ministro da Educação (MEC), Camilo Santana e a Secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli. O Seminário Nacional pela Alfabetização 2023 contará com a presença de agentes políticos, educadores e representantes de organizações civis, estados e municípios.

#Prefeita 17/09/2023 GABINETE DA PREFEITA Ao lado de familiares e secretárias, prefeita Paula Azevedo prestigia a 16ª Parada do Orgulho LGBTQIA+

Em um evento repleto de alegria e descontração, acompanhada do marido e da filha- Valdir e Joseane Desterro, respectivamente, a prefeita de Paço do Lumiar - Paula Azevedo(PCdoB), fez questão de prestigiar a 16ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, organizada pelo grupo Passo Livre com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU).

Na oportunidade, a gestora falou que direcionar o olhar para esse público é um dever do poder público municipal. "Nossa gestão é comprometida com a causa. Estamos diante de seres humanos que merecem respeito, por isso temos as nossas secretarias, em especial a Direitos Humanos, que está sempre atuando na defesa e garantia dos direitos daqueles que também precisam de atenção e cuidado", disse.

O evento, que reuniu mais de 5 mil pessoas e se transformou em um verdadeiro arrastão pelas ruas do Maiobão, trouxe como bandeira o tema "Respeite as Diferenças por um Paço do Lumiar sem Machismo, Racismo e Homofobia".

Para a titular da SEMDHU - Helica Silva, além da cultura e entretenimento entre os participantes, o encontro também é um ato pela representatividade e luta por mais direitos sociais. "Empunhamos a bandeira do respeito à diversidade, a inserção para todos os públicos, incluindo às famílias, que também podem se sentir à vontade para participarem desse momento de confraternização", disse a secretária.

A 16ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ é a culminância de uma série de políticas públicas que foram realizadas em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, que ajudam na divulgação e propagação dos direitos assegurados ao público-alvo.

"Aqui a luta não é apenas contra o preconceito ou por mais igualdade social, mas por respeito acima de tudo, a todo e qualquer ser humano, independente de cor, religião ou opção sexual!", enfatizou a secretária de Educação Yanne Pessoa.

Antecedente a parada foram realizadas diversas ações voltadas para a conscientização popular, como a realização de palestras, rodas de conversa e diálogos informativos.

Militante no movimento e uma mulher travestir, Agatha Babalu, entende que o movimento não se trata apenas de comemoração. " Hoje a população LGBTQIA+ está comemorando várias atividades que o município vem desenvolvendo há alguns meses. Sabemos que ainda precisamos superar muitos obstáculos, mas essa luta está sendo construída com todo o apoio que estamos recebendo do Poder Público para que nossos direitos sejam assistidos igualitariamente", disse.

#Prefeita 15/09/2023 GABINETE DA PREFEITA Técnica do “Programa Educar pra Valer” elogia os avanços na Educação de Paço do Lumiar

A Educação de Paço do Lumiar vem alcançando resultados expressivos. O êxito na execução vem sendo traçado a partir de projetos educacionais e da implantação de programas eficazes na gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Prova disso, foi a visita à Prefeita Paula Azevedo (PCdoB) feita pela Coordenadora Estadual do ‘Programa Educar pra Valer' em Sobral no Ceará, Lena Marcelo, realizada nesta quinta-feira, (14).

O encontro foi acompanhado pelas secretárias de Educação- Yanne Pessoa(titular) e Kênia Guimarães(adjunta). Na oportunidade, foi ratificado o convite para participação do município como um dos convidados no ‘Seminário Nacional de Educação', que acontecerá em Brasília, nos dias 19 e 20 de setembro.

O evento nacional vai reunir mais de 17 estados brasileiros, com a presença dos seus gestores: governadores, prefeitos e secretários de educação. A prefeita Paula Azevedo, reforçou que não tem medido esforços para que a Educação luminense seja referência.

"Alinhada ao copo docente, nossa gestão tem realizado todas as medidas possíveis para que os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), apresente a qualidade no ensino que estamos ofertando na rede municipal", disse a prefeita.

A coordenadora Lena Marcelo reforçou a importância da presença do município no evento. "Além do convite, trouxemos resultados expressivos da proficiência educacional luminense, como a aprendizagem dos estudantes, e o salto na alfabetização referente a última avaliação, e estamos aqui para discutir novos desafios, mas também para parabeniza-las pelos resultados já alcançados nesta gestão", disse a coordenadora.

A secretária de Educação, Yanne Pessoa, também apresentou na visita, os índices obtidos nos testes de Fluência aplicados do 1º ao 5º ano, fruto da mobilização da pasta para realização do programa em toda a rede municipal de ensino.

O ‘Seminário Nacional de Educação' terá palestras, painéis, mesas-redondas, trocas de experiencias e aprendizados que contribuirão na busca de garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa.

#Agenda 14/09/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo ouvi propostas de enfermeiros que disputam comando do Coren a reunião teve como foco a apresentação das propostas e melhorias para a classe
#Prefeita 13/09/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo e presidente Jorge Marú buscam soluções em meio à redução de receita.

As dificuldades financeiras que afetam os municípios brasileiros, incluindo os 217 no Maranhão, têm sido uma apreensão constante para os que fazem a gestão, que precisam tomar medidas difíceis para manter o funcionamento das cidades. Em Paço do Lumiar, que possui a 13ª maior renda per capita do estado e faz parte da Região Metropolitana da Grande Ilha, a conjuntura não é diferente.

No entanto, uma nota positiva nesse cenário desafiador é a colaboração harmoniosa entre os Poderes Executivo e Legislativo de Paço do Lumiar. Nesta manhã (13), Paula Azevedo (PcdoB) se reuniu com o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Marú (Republicanos), para discutir e encontrar respostas conjuntas para esse contexto difícil.

Nos últimos oito meses, a diminuição nos repasses federais ultrapassou os R$30 milhões, com mais de R$27 apenas na educação e outros R$7 na área da saúde.

Esse problema financeiro afetou os municípios de cima para baixo, passando pelo governo federal, estadual e, infelizmente, chegando aos governos municipais. Embora as questões políticas foram debatidas, os entraves financeiros foram o foco principal da reunião. Paula Azevedo destacou a importância do encontro.

"Além de amar a cidade, assim como eu, Jorge Marú também é um gestor, e temos uma relação política respeitosa. Esta ocasião foi fundamental para compartilhar a realidade que enfrentamos. Estamos lidando com números, a matemática não fecha, e não tem como ser diferente. Como ordenadores de despesas precisamos ser responsáveis conosco e com os cidadãos, não podemos realizar milagres. Os serviços continuam a crescer, as pessoas nascem, morrem e ficam doentes, o que significa que a demanda por trabalhos aumenta, e as verbas diminuem. Como vamos honrar nossos compromissos sem sacrificar nossa cidade?," questionou.

O presidente Jorge Marú compartilha da mesma preocupação. "É lamentável que alguns sujeitos sem compromisso queiram usar essa situação nacional como palanque político. Essa crise não é apenas aqui na cidade. Agora é hora de nos unirmos em prol dos moradores. O Brasil inteiro está sofrendo com a falta de recursos, então precisamos trabalhar juntos para superar esses obstáculos o mais rápido possível", pontuou o presidente.

O panorama está tão crítico que o Governo Federal já está considerando antecipar R$10 bilhões para compensar estados e municípios com perdas no ICMS, um valor que seria transferido em 2024, mas que o governo deseja adiantar para 2023. Desse montante, R$2,5 bilhões seriam destinados aos municípios.

#Prefeita 13/09/2023 GABINETE DA PREFEITA Comitiva de Paço do Lumiar participa ativamente do 1º Congresso de Regularização Fundiária do Maranhão

A cidade de Paço do Lumiar, liderada pela prefeita Paula Azevedo(PcdoB), teve uma participação destacada no 1º Congresso de Regularização Fundiária do Maranhão - REURB e Paz no Campo.O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro no Auditório Palácio Henrique de La Roque, reuniu uma variedade de autoridades e especialistas para discutir questões cruciais relacionadas à regularização fundiária no estado.

A comitiva de Paço do Lumiar, composta por diversos representantes, incluindo Jessica Arruda, Procuradora do Município de Paço do Lumiar; vereador Wellington Sousa, vice-presidente da Câmara de Paço do Lumiar; e, é claro, a prefeita Paula Azevedo, contribuiu significativamente para as discussões.

O destaque foi para a cidade luminense, que já entregou mais de 3.200 títulos de propriedade desde 2019. Durante o evento, as cidades participantes firmaram um termo de cooperação técnica com o Governo do Estado e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) por meio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA), com o objetivo de aprimorar os processos de regularização fundiária.

A gestora luminense ressaltou a importância desse acordo: "Paço do Lumiar tem avançado muito na regularização fundiária. Nós temos uma comissão com vários técnicos que trabalham trazendo dignidade aos moradores. A gente fica feliz por nossa cidade ser conhecida como referência nesta área", disse a prefeita.

Este encontro desempenha um papel fundamental na promoção da regularização fundiária, um processo crucial para garantir o fim da violência no campo, moradias seguras e o desenvolvimento das comunidades do Maranhão. Paula Azevedo, com seu comprometimento, vem desempenhando um papel significativo nessa causa essencial para a Região Metropolitana da Grande Ilha.

#Prefeita 11/09/2023 GABINETE DA PREFEITA “Sou oriunda de movimentos agrários. Regularização Fundiária é a minha bandeira de luta”, disse Paula Azevedo No primeiro dia do evento, Paço do Lumiar é destaque estadual em regularização fundiária urbana
#Prefeita 11/09/2023 GABINETE DA PREFEITA Paço do Lumiar é destaque estadual em regularização fundiária urbana

Hoje (11), a Prefeitura de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), esteve presente na solenidade de abertura do 1º Congresso de Regularização Fundiária- REURB E Paz no Campo, no auditório Henrique de La Roque. O evento é resultado da parceria entre o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (INTERMA) e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), e teve como principal objetivo o debate sobre a regularização fundiária nos municípios, e a assinatura do acordo de cooperação fundiária que firma o compromisso dos municípios com o Estado em regularizar toda a área urbana.

Paço do Lumiar foi destaque com o maior número regularização de espaços durante a gestão azevedista. A experiência e empenho da prefeita tratou das questões fundiárias como uma das prioridades para o avanço do município.

A prefeita Paula Azevedo falou sobre a importância da assinatura do acordo de cooperação técnica com o Estado. ‘'Nosso município é destaque no avanço da regularização fundiária. Lá, fizemos questão de instituir uma comissão estabelecida que trabalha para essa regularização ser eficiente. Agradecemos o reconhecimento do Estado e da Defensoria Pública'', finalizou Paula.

O presidente do ITERMA, Anderson Ferreira, destacou a atuação de Paula Azevedo. "A prefeita de Paço do Lumiar tem feito um grande trabalho de regularização urbana. O morador ter o documento definitivo da sua casa é ter todos os seus direitos garantidos. Parabéns, prefeita Paula! ‘', destacou Anderson.

#Gestão 06/09/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo se reúne com lideranças de comunidades em Paço do Lumiar

No final da manhã desta quarta-feira (06), a prefeita Paula Azevedo (PCdoB) esteve reunida com lideranças das comunidades Plaza das Flores, Cotovelo e Cumbique, em Paço do Lumiar. O encontro teve como objetivo discutir melhorias para essas localidades e expressar a gratidão pela dedicação da gestão municipal aos bairros.

A agenda contou com a presença do Vereador Inácio Ferreira(União Brasil), que figurou com interlocutor dos comunitários junto à prefeita e, ainda, o chefe de gabinete do Executivo Luminense- Getúlio Vasconcelos.

Essa iniciativa demonstra o compromisso da gestora em ouvir as demandas das comunidades e trabalhar em parceria com as lideranças locais para promover melhorias significativas nos bairros de Paço do Lumiar. A colaboração entre a administração municipal e os comunitários é essencial para construir uma cidade mais inclusiva e com qualidade de vida para todos os seus moradores

#Prefeita 05/09/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo participa do 1º Seminário Nacional de Legisladoras que reuniu lideranças femininas

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, participou do '1º Seminário Nacional de Legisladoras - Mulheres no Poder', nesta terça-feira (5). O evento foi realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana(SEBRAE) e reuniu uma grande participação de deputadas, senadoras, prefeitas, vereadoras, e diversas outras lideranças políticas e sociais de todo o Brasil e do Maranhão.

A abertura foi conduzida pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), e pelo presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Diogo Morares (PSB/PE), que ressaltaram a importância e a singularidade desta atividade.

Este encontro é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), em parceria com a Unale, e atraiu centenas de convidadas interessadas em aprofundar as discussões sobre a participação feminina nos espaços de poder.

Em sua fala, a deputada Iracema Vale destacou a honra que o Legislativo Estadual sentiu em sediar este evento pioneiro, dedicado ao debate de um tema tão crucial como o empoderamento das mulheres na política.

"Para nós é uma alegria receber deputadas de todo o país e, também, as mulheres líderes do nosso estado, prefeitas, senadoras, vereadoras e comunitárias. É um momento único discutirmos sobre os espaços de poder para que, nas próximas eleições, tenhamos cada vez mais mulheres em posição de liderança", frisou Iracema.

Para prefeita Paula Azevedo, o encontro foi um passo gigantesco para valorização feminina. "O debate foi maravilhoso. Eu, como prefeita, ressalto a importância de estarmos cada vez mais inseridas em qualquer espaço de Poder, seja no Judiciário, Legislativo e Executivo. Precisamos ocupar posições de destaque na sociedade e o encontro trouxe essa perspectiva", disse.

O simpósio reuniu uma ampla diversidade de líderes políticas de diversos segmentos para discutir questões relacionadas à expansão das oportunidades de atuação do universo feminino. "Esse momento representa um passo importante na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento da presença feminina na política brasileira", finalizou Paula Azevedo.

#Agenda 04/09/2023 GABINETE DA PREFEITA Governo do Estado e Prefeitura juntos pelo bem de Paço do Lumiar O encontro serviu para fortalecer a parceria entre o Executivo Estadual e o Municipal em Paço do Lumiar.
#Agenda 02/09/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo prestigia plenária para avaliar ações do deputado federal Marcio Jerry À frente da comitiva luminense, em sua fala, a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) fez frisou quanto o mandato do parlamentar já ajudou o município de Paço do Lumiar
#Agenda 01/09/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo se une a gestores em reunião pela defesa dos municípios Para a prefeita, a reunião foi um exemplo da força que a cooperação entre municípios pode ter no enfrentamento de desafios comuns.
#Gestão 25/08/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeitura de Paço do Lumiar esclarece polêmica envolvendo escolas comunitárias.
#Administração 24/08/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo busca mais benefícios para Paço do Lumiar em encontro na Secretaria Geral da Governadoria

A líder municipal de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), tem se dedicado incansavelmente a encontrar soluções que garantam melhorias para o município. Na manhã desta quinta-feira (24), acompanhada pela assessora Val Lima e pelo engenheiro Walburg Neto, chefe da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo- SEMIU, a gestora esteve na sede da Secretaria Geral da Governadoria do Estado, comandada por Luís Fernando.

Durante a reunião, as autoridades abordaram diversos temas, incluindo solicitações pendentes para avançar na infraestrutura municipal. Segundo o secretário, este momento serviu para discutir assuntos pertinentes tanto à cidade quanto ao estado. "O governo é um parceiro de Paço do Lumiar. Estamos cooperando conjuntamente para melhorar o município para todos", afirmou o secretário.

Paula Azevedo demonstra determinação em buscar colaborações e respostas que impactem positivamente, tratando as questões de relevância direta para a população local."Já estabelecemos parcerias que trouxeram resultados significativos. Hoje, apresentamos um plano de ação para agir com mais eficácia. Estou confiante de que essa união persistirá e levará benefícios substanciais aos nossos munícipes ", compartilhou a prefeita Paula.

O encontro representa um esforço constante da administração em assegurar avanços visíveis e impulsionar o progresso da cidade. A busca por coparticipação em diferentes esferas governamentais reforça o compromisso da prefeita em atender às necessidades da comunidade e promover avanços notáveis para os luminenses.

#Agenda 22/08/2023 GABINETE DA PREFEITA Enceramento da "Iª Semana de Conscientização e Luta Pelos Direitos da Pessoa em Situação de Rua"presta atendimento

Destinada aos usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), encerrou nessa terça-feira(12), a "Iª Semana de Conscientização e Luta Pelos Direitos da Pessoa em Situação de Rua". A Semana foi pensada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEMDES, para evidenciar a importância do dia 19 de agosto, data que se comemora o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.

A programação foi estruturada pela coordenação do Centro POP, equipamento inaugurado pela atual gestão, a pouco mais de um mês, de modo a incentivar aos usuários a valorização pessoal e fomentar a vivência em grupo social. Para o dia de hoje, o ponto alto das atividades de encerramento propostas pelo cronograma, foi a oferta de serviço de consultas médicas, com clínico geral, além de encaminhamentos para especialidades nos postos de saúde no SUS.

"Houveram diversas ações ao longo da semana, visando informar ao público alvo, sobre seus direitos, benefícios e serviços aos quais eles podem ter acesso. Além disso, a atividade teve momento de descontração, debate, roda de conversas entre outros ações importantes, que os ajudem a vencer barreiras e sair da condição de rua", contextualizou Guaracy Moreira, coordenadora do Centro POP.

O equipamento foi inaugurado no dia 11 do mês passado, por determinação e empenho da prefeita Paula Azevedo, com a missão de prestar atendimento e auxílio às pessoas em situação de rua. Desde então, o espaço passou a atender cerca de 40 pessoas todos os dias. A cozinha já serviu perto de 2.300 refeições entre café da manhã, almoço e jantar.

"Aqui vem funcionando como um grande apoio para essas pessoas, pois além da comida, poder tomar banho, lavar roupas e descansar, o usuário tem acesso a coisas que podem parecer simples, mas bem escassos em situação de rua, como água tratada para matar a sede. Outro ponto importante é o acolhimento, o que traz para o visitante a reafirmação do sentimento de pertencimento à sociedade, algo que extremamente tolhido pelo simples fato de estarem nas ruas e serem vistos à margem", ressalta a secretária Adjunta da SEMDES, Gracilda Lima.

#Desenvolvimento 22/08/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita de Paço do Lumiar- Paula Azevedo- participa e apoia paralisação em protesto contra redução do FPM

Na tarde desta terça-feira(22), a prefeita de Paço do Lumiar - Paula Azevedo(PCdoB), fez questão de marcar presença no ato que reuniu mais de 200 prefeitos maranhenses, na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) - para discutir a redução do Fundo de Participação Municipal (FPM). No encontro, por unanimidade, ficou decidido que as 217 prefeituras do Estado vão paralisar suas atividades no próximo dia 30 de agosto, como forma de protesto.

Segundo a prefeita Paula Azevedo, as cidades maranhenses se juntam as demais do País em busca de melhorias. "Os municípios estão sofrendo com a queda do repasse. Essa paralisação é uma forma da gente se posicionar. Estamos em busca de solucionar esses problemas para que possamos continuar lutando por políticas públicas para os municípes", destacou.

Os gestores expressaram sua preocupação com a redução do FPM, um recurso essencial ao funcionamento dos Executivos Municipais para a prestação de serviços à população. A paralisação programada para o dia 30 é uma maneira de chamar a atenção para essa questão e exigir uma solução.

Além disso, ficou acertado que no dia 1º de setembro será realizada uma reunião com todos os parlamentares da bancada federal maranhense, na sede da FAMEM. Na oportunidade, os prefeitos esperam que os representantes políticos na Câmara dos Deputados adotem uma posição firme em defesa dos interesses dos municípios maranhenses.

O presidente da FAMEM, Ivo Resende, anunciou o resultado da votação e das decisões tomadas durante uma entrevista coletiva. "Esse movimento municipalista vai acontecer em todo o Nordeste. Vamos paralisar no dia 30 de agosto. Já 1º de setembro, programamos conversar com a bancada federal, objetivando cabalar apoio para resolver essa crise. Dessa forma, acreditamos que os municípios serão socorridos e vamos garantir a manutenção das políticas públicas que à população necessita", destacou.

A mobilização conjunta das prefeituras maranhenses demonstra a importância de união em busca de soluções para os desafios enfrentados pelas administrações municipais, especialmente no que diz respeito à distribuição dos recursos necessários para a prestação de serviços e o desenvolvimento local.

#Prefeita 19/08/2023 GABINETE DA PREFEITA Deus me deu muita coisa: a vida, a família e amigos”, com a voz embargada, disse a prefeita Paula Azevedo em comemoração

Na quinta-feira(17), a prefeita de Paço do Lumiar- Paula Azevedo(PCdoB) comemorou mais uma primavera. Na oportunidade, cansada depois de dois dias em Brasília, onde esteve cumprindo uma extensa agenda de compromissos, a aniversariante se reuniu, apenas, com os familiares.

Ontem(18), no final da tarde, os funcionários do Executivo Luminense, com o apoio de Josiane Azevedo e Val Lima, filha e assessora, uma singela homenagem foi organizada. No local, a presença de todos, acabou sendo uma agradável surpresa para a aniversariante.

Depois de inúmeras felicitações, com a voz embargada, a prefeita precisou segurar as lágrimas para fazer um breve agradecimento. "Deus me deu muita coisa: a vida, a família, saúde e amigos maravilhosos, então só me resta agradecer", disparou.

Embora fosse a grande homenageada, com muita simplicidade, algo que lhe é peculiar, Paula Azevedo não perdeu a oportunidade de agradecer aos servidores efetivos e comissionados o empenho e a dedicação em movimentar a engrenagem estatal.

"Quero dizer que dentro desse espaço construímos muitas coisas. Essa gestão não tem só as mãos da prefeita, tem um pouco de cada um. Estamos fazendo a nossa parte, trabalhando, buscando espaço. Estou feliz. Temos muito ainda a fazer, por isso espero contar com o apoio coletivo até o final ", disse.

Advinda de uma prole numerosa, e com a essência matriarcal, já que a grande maioria são mulheres, o amor pelos ascendentes e colaterais também foi evidenciado. "Tenho uma família numerosa de ambos os lados, contudo tive o privilégio, mesmo diante de muitas dificuldades, ser bem criada ao lados dos meus outros 13 irmãos. Todos, graças a Deus, ao lado da nossa mãe, pois o pai já faleceu, estamos juntos", narrou a gestora.

E finalizou dizendo: " o ser humano é falho, mas também tem a capacidade de se arrepender e andar para o caminho certo.

Deus aqui dá chance a todos e, claro, oportunizou-me vivenciar coisas agradáveis, bem como desagradáveis, todavia, mesmo assim, agradeço. Obrigada!", finalizou

#Mulher 17/08/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo participa efetivamente da Marcha das Margaridas em Brasília

No dia em que completa mais uma primavera, a prefeita de Paço do Lumiar- Paula Azevedo(PCdoB) desembarcou na capital maranhense no início da tarde desta quinta-feira(17), vinda de Brasília. Por lá, além de uma extensa agenda de compromissos políticos, a prefeita esteve ativamente engajada na Marcha das Margaridas, marcando presença ao lado das mulheres no Pavilhão.

O ato, considerado o maior da América Latina e que é realizado de 4 em 4 anos, aconteceu nos dias 15 e 16, reunindo mais de 100 mil mulheres, das quais 55 eram luminenses. A marcha representa o esforço conjunto das mulheres do campo e da cidade, unidas na luta pelos direitos e pela dignidade das trabalhadoras rurais.

A participação da prefeita Paula Azevedo destaca seu compromisso com a causa e seu apoio às reivindicações das mulheres. "Esse evento é uma oportunidade crucial para unir vozes e demandar melhorias para as mulheres trabalhadoras, evidenciando a importância de sua presença na busca por igualdade e Justiça", finalizou a prefeita.

#Gestão 16/08/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo de Paço do Lumiar participa de Mobilização Municipalista em Brasília

Na manhã desta terça-feira (15), a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), acompanhada pela secretária de Desenvolvimento Social, Suely Abreu, e a assessora Val Lima, marcou presença na sede da Confederação Nacional dos Municípios, em Brasília, durante a Mobilização Municipalista. Este evento, realizado em colaboração com a Federação Maranhense dos Municípios (FAMEM), reuniu líderes políticos municipais de todo o Brasil para discutir temas cruciais que afetarão as administrações públicas, destacando-se a Reforma Tributária.

A prefeita Paula Azevedo, representante do PCdoB, demonstrou um compromisso inegável com o desenvolvimento de Paço do Lumiar, ao se engajar ativamente em encontros como esse, buscando informações que possam trazer vantagens significativas para a sua cidade. "Embora seja um desafio estar presente em tais eventos, a gente entende a importância de se unir aos gestores municipais de todo o país para fortalecer suas propostas em prol dos cidadãos luminenses", disse.

A Mobilização Municipalista não apenas proporcionou um espaço para debater a Reforma Tributária, mas também permitiu a troca de experiências e ideias entre prefeitos e gestores municipais. Paula Azevedo enfatizou que essa colaboração coletiva é fundamental para trazer mudanças positivas para a sua comunidade.

A prefeita, Suely Abreu e Val Lima representaram com orgulho Paço do Lumiar nesse evento nacional, reforçando a mensagem de que unir esforços fortalece a voz dos municípios na busca por melhorias na gestão pública. A participação ativa da equipe de Paço do Lumiar nesse evento é um exemplo claro do comprometimento da gestão Paula Azevedo em buscar soluções eficazes para as demandas da sua cidade.

Em um cenário onde o ônus e o bônus caminham juntos na vida do agente político, Paula Azevedo destaca-se por sua dedicação em adquirir conhecimento e influenciar positivamente as decisões que afetam diretamente Paço do Lumiar. Sua presença na Mobilização Municipalista ressalta a importância da cooperação entre municípios e da busca constante por melhorias que beneficiem a todos.

#Empreendedorismo 26/07/2023 GABINETE DA PREFEITA Paço do Lumiar renova adesão ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae

Nesta terça-feira (25), o município de Paço do Lumiar deu um importante passo para seguir avançando nas políticas de incentivo e apoio às micro e pequenas empresas. A prefeita Paula Azevedo esteve no Auditório do Palácio Henrique de La Roque, onde participou de workshop que tratou sobre compras governamentais dos municípios e do estado do Maranhão. O evento promovido pela Secretaria de Estado de Industria e Comércio (SEINC), contou com a participação de vários prefeitos e secretários municipais.

Durante a solenidade, a prefeita Paula Azevedo assinou a renovação do termo de adesão ao programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, que consiste em um importante instrumento de fomento e apoio às micro e pequenas empresas. "Nós queremos participar das discussões, buscamos apoio do Governo do Estado e do Sebrae, para levar conhecimento aos empreendedores de Paço do Lumiar, porque entendemos que a qualificação faz a diferença na hora de montar um negócio e, principalmente, para mantê-lo de pé", disse a prefeita Paula Azevedo.

Apoiar as micro e pequenas empresas é de extrema importância. Elas desempenham um papel vital na economia do município, e o seu fortalecimento traz benefícios significativos como um todo. As micro e pequenas empresas são grandes geradoras de emprego, sendo responsáveis por uma parcela significativa das oportunidades de trabalho na cidade. Ao apoiá-las, a prefeitura contribui para a redução do desemprego e para a melhoria do bem-estar da população.

O workshop contou com palestrantes locais e de outros estados. Um dos temas abordados foi a regulamentação e sistemas de compras para promover o desenvolvimento local, ministrada por Luís Maurício Junqueira Zanin, Consultor de Compras Governamentais do Sebrae Nacional. A última palestra trouxe as oportunidades para as microempresas e empresas de pequeno porte aqui no estado, por meio do Portal de Compras do Maranhão, ministrado pela Secretária Adjunta de Licitações e Compras Estratégicas da SEGEP, Aline Vasconcelos.

#Segurança 20/07/2023 GABINETE DA PREFEITA Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência é pauta de reunião entre Prefeitura e Governo do Estado Prefeita Paula Azevedo e Secretário de Segurança Pública Maurício Martins reúnem-se para ouvir pauta de reinvindicações da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
#Planejamento 27/06/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeitura de Paço do Lumiar participa do Orçamento Participativo 2023, do Governo do Maranhão Realizado nesta terça-feira (27), luminenses têm suas demandas representadas pela Prefeita Paula Azevedo e secretariado
#Cultura 23/06/2023 GABINETE DA PREFEITA Grande público em mais uma noite de atrações no melhor São João de Paço do Lumiar, na Praça da Família

Em mais um dia de festejos juninos na Praça da Família, no Maiobão, em Paço do Lumiar, as brincadeiras sacudiram a plateia, que vibrou e dançou ao som da Dança Portuguesa Encanto e Beleza de Coimbra, do Carimbó de Adrenalina, do Bumba meu Boi Famosão, e de várias outras atrações que passaram pelo local na noite desta quinta-feira (22).

A Prefeita Paula Azevedo mais uma vez fez questão de prestigiar o arraial, que lotou a Praça da Família. "Estou muito feliz em poder participar dessa grande festa popular, que reúne as mais diversas expressões da cultura do nosso município e de todo o Maranhão", enfatizou a Prefeita Paula, que, nesta mesma noite (22), também prestigiou o Arraial dos Idosos, na UBS da Pindoba, e o São João Itinerante da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, que conta com o apoio da Prefeitura.

Passaram ainda pela Praça da Família, a Companhia Batuke do Mará, o cantor Luís Guerreiro, o Boi da Cidade Operária, e o Bumba meu Boi Rosa de Saron. A festa continua nesta sexta-feira (23), com o Trio Mulundus, a Quadrilha Juventude Esperança, o Grupo Piaçaba, e as brincadeiras de Bumba Boi Encanto da Ilha, Valente da Ilha e Encanto de São Cristóvão. A noite fecha com o show da Banda Caribbean Hits.

Na UBS da Pindoba, onde a prefeita Paula Azevedo passou logo nas primeiras horas da noite desta quinta-feira, teve desfile para a escolha da Rainha e da Princesa caipira da comunidade da Pindoba, com a participação das idosas atendidas pela Unidade, dança country, tambor de crioula e o Cacuriá do Candinho. "Estamos muito felizes em retomarmos o Arraial, e trazermos alegria para os idosos e toda a comunidade", disse a Gestora da UBS da Pindoba Eliane Melo, informando que o Arraial dos Idosos existe há mais de 10 anos, e que teve uma pausa apenas no período da pandemia.

#Empreendedorismo 20/06/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo participa do lançamento Ciclo III do Programa Cidade Empreendedora na manhã desta terça (20) A assinatura do Termo de Compromisso do Cidade Empreendedora é uma grande conquista para o município de Paço do Lumiar
#Cultura 17/06/2023 GABINETE DA PREFEITA Solidariedade é marca registrada do Arraial da Praça da Família, no Maiobão

O clima junino invadiu a Praça da Família, no Maiobão, e junto com ele também a solidariedade. Isso porque durante todos os dias de festividade o grande público poderá fazer parte de uma corrente do bem comandada pela Prefeitura de Paço do Lumiar. Todos os recursos arrecadados com a venda de comidas na Barraca da Voz serão destinados para auxiliar mulheres luminenses a participarem da Marcha das Margaridas, que acontece em agosto deste ano.

"Nós unimos cultura, gastronomia e solidariedade em um evento só. A Marcha das Margaridas é de uma importância sem igual para o nosso país e Paço do Lumiar se fará presente. Nós estamos participando dessa linda corrente do bem para ajudar as luminenses que estão se mobilizando para participar desse grande ato em prol das mulheres que acontecerá em agosto em Brasília", afirmou a prefeita Paula Azevedo.

Nesta sexta-feira (16) o grande público também pode prestigiar a pluralidade cultural com apresentações de shows musicais, bumba-meu-boi, dança portuguesa e tambor de crioula.

Para os participantes como Élida Louzeiro essa é uma oportunidade de expressar a sua arte e cultura. "O arraial está lindo de ver e participar. Esse espaço se tornou uma vitrine dos nossos talentos e da nossa cultura popular. Eu enquanto coreira só tenho a agradecer por poder participar de um momento como este", disse a coceira do Tambor de Crioula Alegria de São Benedito.

A programação no Arraial da Praça da Família continua neste sábado (17) com as seguintes atrações: Tambor de Crioula União de São Benedito; Quadrilha Alegria Caipira; Dança Portuguesa Juventude de Portugal; Cacuriá de Dona Teté; Bumba-Meu-Boi de Upaon Açu; Bumba-Meu-Boi de Maracanã e Locelso.

#Cultura 15/06/2023 GABINETE DA PREFEITA Paço do Lumiar participa do Circula MINC, realizado nesta quinta-feira no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís Paço do Lumiar tem mais de R$ 1,2 milhão para receber e aplicar no município, de acordo com o plano de execução da Lei Paulo Gustavo
#Cultura 14/06/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo acompanha montagem da estrutura do São João de Paço do Lumiar, que começa nesta quinta-feira (15) Barracas foram montadas na praça da Família para atender aos visitantes
#Infraestrutura 07/06/2023 GABINETE DA PREFEITA Secretário Walburg Neto representa a Prefeita Paula Azevedo em inauguração de sistema sanitário, em São Luís

A Prefeita Paula Azevedo foi representada pelo Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo Walburg Neto, na Solenidade de Inauguração do Sistema de Esgotamento Sanitário do Anil (ETE), no bairro da Alemanha, em São Luís. O convite foi feito pelo Governador do Maranhão Carlos Brandão.

Além do Governador Brandão, o evento contou com presença do Ministro das Cidades Jader Barbalho Filho e do Ministro das Comunicações Juscelino Filho. "É uma honra representar a nossa prefeita num evento dessa grandeza, onde podemos perceber e mostrar para a população o quanto as obras de saneamento e infraestrutura são importantes para uma cidade" destacou o Secretário Walburg Neto.

"Recebemos, nos últimos dez dias, a visita de oito ministros em nosso estado, o que demonstra total apoio do governo Lula ao Maranhão", enfatizou o Governador Brandão, ao destacar a importância da parceria do Governo Federal na retomada de várias obras em todo o estado do Maranhão.

Durante a solenidade, o Secretário Walburg Neto, representando a Prefeita Paula Azevedo, conversou com representantes da Companhia de Saneamento Ambiente do Maranhão (CAEMA), Clube de Engenharia do Maranhão (CEM), o Ministro Juscelino Filho, o Ministro Jader Barbalho e outras autoridades.

#Prefeita 05/06/2023 GABINETE DA PREFEITA Agora é oficial: Prefeita Paula Azevedo é membro da Academia Luminense de Letras Pela primeira vez, A ALPL entrega título de honraria para um prefeito de Paço do Lumiar
#Saúde 02/06/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo participa do Saúde Itinerante "Oficina de Atenção Primária" Atenção Primária foi pilar do evento "Saúde Itinerante"
#Cultura 30/05/2023 GABINETE DA PREFEITA Secretária Suely Abreu (SEMDES) representa prefeita Paula Azevedo no lançamento oficial do São João 2023

Representando a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Suely Abreu, esteve no evento de lançamento oficial do São João do Maranhão 2023, nesta terça-feira (30).

A secretária lembrou que o município de Paço do Lumiar já vive, também, uma grande expectativa para o início do período junino. "Hoje, estivemos aqui representando diretamente a prefeita Paula Azevedo, o secretário de Cultura Jocileno Gouveia, e todo o time de secretários da administração de Paço do Lumiar; todos na expectativa do início do período junino", disse Suely Abreu.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social destacou que o período das festas juninas é muito importante não só pelo viés cultural, mas para a preservação das manifestações, tradições e identidade cultural. "A carga social também é grande, com a geração de renda, emprego, fomento ao turismo, e aquecimento do comércio local", frisou Suely Abreu.

Os detalhes da apresentação do intitulado "O maior São João do Mundo", no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, contou com a presença e participação do governador Carlos Brandão, secretários de Governo, e outras autoridades e personalidades da cultura e da política.

#Gestão 29/05/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeitura de Paço do Lumiar demonstra o compromisso com o equilíbrio fiscal, durante audiência pública

Na manhã desta segunda-feira (29), durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Paço do Lumiar, foi apresentado o balanço financeiro do primeiro quadrimestre deste ano, comprovando mais uma vez o cumprimento da meta fiscal e o compromisso da gestão Paula Azevedo com transparência na administração do município.

O Assessor Contábil André Maia demonstrou a receita, que são os recursos arrecadados no período, bem como as despesas, para explicar o que o município executou nestes primeiros quatro meses do ano. "Demonstramos a nossa aplicação das despesas de pessoal, o cumprimento do limite legal máximo e o cumprimento dos índices da educação e da saúde", disse o Assessor Maia.

Durante audiência pública, a prefeitura também esclareceu sobre o problema causado pela perda de R$ 12.600.000,00 (doze milhões e seiscentos), de recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), em comparação com o mesmo período do ano passado. "Isso tem refletido na diminuição da receita do município e as despesas cresceram. Isso tem nos preocupado, por isso é tão importante trazer esses assuntos para os vereadores e a população em geral", adianta o Assessor Maia.

Na área da saúde, o índice foi atingido. Porém, no mesmo período do ano passado, o município já havia recebido as emendas individuais e de bancada. Isso acende um sinal de alerta, porque até o momento estes recursos, referentes ao primeiro quadrimestre de 2023, ainda não chegaram. O Assessor Maia disse que a expectativa é de que o dinheiro possa ser liberado no próximo mês, para que os serviços de saúde não sejam afetados.

No geral, a meta fiscal foi atingida e o município de Paço do Lumiar conseguiu manter o equilíbrio das contas públicas, com 54% dos recursos para despesa de pessoal, foi cumprida meta de 15% de gasto na saúde e os 70% do FUNDEB, bem como a aplicação do VAAT (Valor Aluno Ano Total). O que ainda está pendente é o índice da educação (25%) e a preocupação maior por conta da receita menor em relação ao mesmo período do ano passado. O município arrecadou R$ 146.000.000,00 (cento e quarenta e seis milhões de reais) e gastou R$ 152.000.000,00 (cento e cinquenta e dois milhões de reais), ficando com um déficit de aproximadamente de cinco milhões de reais. "A gente tem mais oito meses do ano para fazer esta correção. Temos que alavancar as receitas ou diminuir as despesas, de modo que a gente com certeza vai chegar no fim do ano com esta conta equilibrada", assegurou Assessor Maia.

"Nós vamos ajustando as contas nos próximos meses e buscaremos todos os recursos disponíveis, para manter o nosso equilíbrio fiscal conforme o orçamento planejado. Esta responsabilidade fiscal sempre foi uma das prioridades da gestão Paula Azevedo. Nosso compromisso é manter o funcionamento da máquina pública e ainda avançar, mesmo diante de um cenário de queda das nossas receitas", explicou a Secretária de Administração e Finanças Flávia Nolasco.

O vereador Rafael Neves presidiu a audiência pública disse que pôde perceber o esforço que a prefeitura faz para se manter dentro das metas. "Tivemos redução do FUNDEB, dificuldades na saúde, por isso temos que apertar os cintos para chegar no fim do ano com orçamento ajustado. A apresentação foi muito boa e muitos secretários municipais estavam aqui para tirar dúvidas, por isso tenho certeza de que a comunidade ficou satisfeita com a apresentação. E mais que isso, tenho certeza de que a prefeitura vai cumprir todas as metas até o fim do ano, de forma transparente, clara e deixar a comunidade e a Câmara de Vereadores cientes do que está acontecendo", finalizou o parlamentar.

#Município 24/05/2023 GABINETE DA PREFEITA O município de Paço do Lumiar marcou presença, nesta quarta-feira (24), na abertura do Fórum Maranhense de Mulheres

Teve início nesta quarta-feira, dia 24, o Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, que acontece nos dias 24 e 25 de maio, no auditório Darcy Ribeiro, do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Multicenter Sebrae em São Luís.

A prefeita Paula Azevedo foi representada pela Secretária municipal de Direitos Humanos de Paço do Lumiar Hélica Silva, que, na oportunidade, falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido no município de acolhimento às mulheres vítimas de violência. "Temos uma rede de proteção para acolher e encaminhar as mulheres vítimas de violência para os serviços médicos e de assistência", conta a Secretária Hélica.

Ela explica que o trabalho é feito em conjunto com o Ministério Público, com os devidos encaminhamentos ao sistema. "A nossa expectativa é de que possamos ampliar os programas e projetos já existentes em nosso município e aprender mais, na troca de experiências com outros municípios, por meio dos painéis, debates, e grupos de trabalho que serão desenvolvidos aqui no Fórum", ressaltou a secretária de Direitos Humanos de Paço do Lumiar.

O Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres também teve a presença de artesãs do município de Paço do Lumiar, expondo seus produtos, e da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Kátia Neves. "Paço do Lumiar está bem representado neste espaço, que espero suscitar melhorias nas políticas públicas voltadas para as mulheres de todo o Brasil", disse Kátia.

#Prefeita 23/05/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo participa de solenidade em comemoração aos 101 anos do PCdoB

Na tarde desta segunda-feira (22), a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, participou de sessão solene na Assembleia Legislativa do Maranhão, alusiva aos 101 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), completados no dia 25 de março. A sessão foi proposta pelo deputado Rodrigo Lago (PCdoB), e contou com a presença de parlamentares (estaduais e federais), militantes de partidos de diversas regiões do Maranhão, e lideranças políticas.

Além da prefeita Paula Azevedo, também participaram os deputados estaduais Carlos Lula (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB) e Zé Inácio (PT), o deputado federal Márcio Jerry, presidente estadual da legenda, o secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pereira; o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Antônio Francimar Melo; a suplente de deputado federal Flávia Alves, entre outros convidados.

A solenidade foi iniciada com a execução do hino do PCdoB, entoado pelo cantor Edilson Gusmão. Em seguida, os componentes da mesa de honra proferiram discursos enaltecendo a trajetória do partido e sua contribuição para a democracia brasileira.

"Fazer parte deste partido é motivo de orgulho, porque é um partido que está do lado do povo, que contribui para a melhoria da qualidade de vida de homens e mulheres de bem, Brasil afora. O PCdoB é um partido que me representa, enquanto mulher, agricultora e militante. O partido tem feito a diferença em Paço do Lumiar e vai continuar transformando a nossa cidade", disse a prefeita Paula.

"Hoje é dia de celebrarmos o partido mais longevo do Brasil, nesta casa representado por cinco deputados, figurando como a segunda maior bancada do Parlamento Maranhense. São 101 anos de história de uma legenda que contribui com o governo do presidente Lula, com a gestão do governador Carlos Brandão, e que sempre está ajudando o nosso país. As últimas eleições foram difíceis, mas o PCdoB resistiu, assim como o fez ao longo de toda a sua história", disse Rodrigo Lago.

#Município 10/05/2023 GABINETE DA PREFEITA Paço do Lumiar caminha para desenvolvimento sustentável após aprovação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Alberlucia Mendes, o Plano vai fomentar a economia sustentável no município
#Município 05/05/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo define local provisório para treinamento e prática veicular

Na tarde de quinta-feira (04), a prefeita Paula Azevedo recebeu donos de autoescolas de Paço do Lumiar, que reivindicam um local apropriado para a realização de treinamento e prática veicular, para obtenção de carteira de habilitação. Os profissionais chegaram a utilizar um espaço na Praça da Família, mas o local não pode ser ocupado para outra finalidade, senão o lazer da comunidade.

Durante reunião, eles explicaram que pela falta de um local adequado para os treinamentos e testes, os alunos tinham que se deslocar para São Luís ou São José de Ribamar. A prefeita Paula Azevedo autorizou o secretário de Infraestrutura, Walburg Neto, a destinar um espaço provisório, até que o município construa um espaço definitivo.

Fábio Perez, que é membro do Sindicato das Autoescolas do Maranhão agradeceu a prefeita pela sensibilidade. "Graças à prefeita, a gente conseguiu acertar um local para atender a nossa demanda e da população luminense. Começamos na Praça da Família e depois no antigo supermercado Maciel. Estávamos sem local, mas hoje saímos daqui com uma área definida, para não deixar o nosso aluno ter que ir para São Luís ou Ribamar. Ou seja, aqui ele começa e aqui ele termina suas aulas", disse.

A prefeita Paula Azevedo ouviu outras demandas da categoria e garantiu empenho na solução definitiva. "Nós recebemos um grupo que reivindica o espaço para as aulas práticas. Estamos viabilizando o espaço provisoriamente, para que eles não parem e assim também evitamos despesas a mais para os alunos", comemorou.

O secretário Walburg Neto disse que a Prefeitura já tem um projeto e em breve será executado, após todos os tramites burocráticos. A reunião contou ainda com a participação do vereador Fernando Feitosa (Avante).

#Município 04/05/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo muda comando de cinco secretarias municipais de Paço do Lumiar nesta quinta-feira, 4 As pastas da Educação; Desenvolvimento Social; Direitos Humanos; Fazenda; e Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável terão novas secretárias
#Melhoria 27/04/2023 GABINETE DA PREFEITA 1 a cada 5 Certificações Profissionais em RPPS, aprovadas no Maranhão, é do PREVPAÇO Todos os membros do Comitê de Investimentos (COMIN) possuem a nova certificação em RPPS, o que mostra o empenho da entidade em garantir transparência e eficiência
#Prefeita 25/04/2023 GABINETE DA PREFEITA Paço do Lumiar deve receber mais de R$ 1 milhão para a saúde, por meio de emenda do ex-deputado Bira do Pindaré A prefeita Paula Azevedo também aproveitou para entregar as demandas do município na área da agricultura familiar
#Prefeita 25/04/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo leva demandas de educação e infraestrutura ao vice-governador Felipe Camarão A prefeita pediu a conclusão de obras e fez novas solicitações
#Desenvolvimento 25/04/2023 GABINETE DA PREFEITA Em evento do Governo do Maranhão, Prefeita Paula Azevedo reforça parceria para o desenvolvimento de Paço do Lumiar Com a parceria, município de Paço do Lumiar deve ganhar um Colégio Militar, um VIVA/Procon e um novo Restaurante Popular ainda este ano
#Emprego 11/04/2023 GABINETE DA PREFEITA Prevpaço prorroga prazo de processo seletivo para Conselheiro Fiscal e Conselheiro Administrativo e Previdenciário Interessados têm até o dia 17 de abril para se inscrever e concorrer a 10 (dez) vagas abertas para essas funções
#Prefeita 15/03/2023 GABINETE DA PREFEITA TRAJETÓRIA E DESAFIOS: Após participar de sindicatos e liderar movimentos sociais, Paula Azevedo chega à prefeitura Paula Azevedo é casada, mãe de 4 filhos, moradora da Pindoba, agricultora e prefeita reeleita de Paço do Lumiar. Nasceu no município de Bacabeira, em família humilde, de 13 irmãos.
#Mulher 15/03/2023 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA PROMOVE SEGUNDA AÇÃO DA CAMPANHA “MARÇO LILÁS” EM PAÇO DO LUMIAR

Como parte da Programação do Março Lilás, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEMDHU)/Coordenação de Políticas para Mulher, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), e em parceria com a Câmara Municipal de Paço do Lumiar, promoveram mais uma ação de êxito na frente da UBS Santa Rita de Cássia, nas comunidades Roseana Sarney e Novo Horizonte. A iniciativa contou ainda com atendimento da equipe da Carreta da Mulher Maranhense, do Governo do Estado.

A Prefeita Paula Azevedo visitou todos os stands da ação, acompanhada de parte do secretariado de Paço do Lumiar; o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Jorge Maru; e agentes de saúde do município. "Estamos no Março Lilás, mês de prevenção e combate ao câncer do colo do útero. Então, é importante que a Prefeitura promova sempre eventos como esse, para que as mulheres e a população em geral tenham mais comodidade para fazer exames, receber doses de vacinas, e fazer testes para saber como anda a sua saúde", destacou a gestora de Paço do Lumiar.

Na coordenação do evento, a secretária de Direitos Humanos de Paço do Lumiar, Suely Abreu, informou que a ação teve apoio total de todas as secretarias da Prefeitura de Paço do Lumiar, Câmara de Vereadores, e da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), por meio da Carreta da Mulher Maranhense. "Foram oferecidos serviços essenciais à saúde da mulher, como a mamografia, o preventivo, tivemos testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais e vacinas, além de consultas com clínicos gerais", enumerou a secretária.

Para a coordenadora de Políticas para a Mulher de Paço do Lumiar, Ellen Silveira, a ação também foi uma forma do poder público garantir direitos para a população, em especial, para as mulheres luminenses. "Esse é nosso papel, e essa grande ação social teve justamente esse papel de trazer direitos para a população luminense", afirmou a coordenadora.

Além do atendimento da Carreta da Mulher Maranhense, vacinação de crianças, jovens e adultos, a ação também teve uma parte dos serviços voltada às pessoas que estão em busca de uma oportunidade no mercado do trabalho, com cadastro e encaminhamentos para entrevistas de emprego, sendo realizados por atendentes da Agência Sine de Paço do Lumiar.

"Vim atualizar o meu cadastro; estou precisando trabalhar e, sempre que posso, vou ao Sine para ver se tem alguma vaga de emprego. Disponibilizar esse atendimento dentro de uma ação social facilita demais a vida das pessoas", opinou Ana Alice Costa Ferreira, moradora do bairro Roseana Sarney.

#Município 13/03/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo representa o município de Paço do Lumiar no I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense O município de Paço do Lumiar está concorrendo ao Prêmio Famem de Boas Práticas com projeto da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo
#Mulher 09/03/2023 GABINETE DA PREFEITA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL MARCOU O DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM PAÇO DO LUMIAR

Um farto café da manhã, palestra e sorteios de brindes marcaram a programão da Prefeitura de Paço do Lumiar em homenagem ao Dia da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (08/03). Realizado no Centro Administrativo da cidade, o evento contou com a participação da prefeita Paula Azevedo, secretárias municipais, vereadoras e servidoras públicas do município.

Durante sua fala, a Prefeita Paula Azevedo ressaltou as lutas das mulheres, mundo a fora, por igualdade de respeito, liberdade, direito a vida e à proteção e também a serem respeitadas nos espaços de poder, quando ocupam cargos públicos nas esferas dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

"Hoje, é um dia para celebrar sim, precisamos comemorar nossas conquistas. Mas também é preciso dizer que precisamos avançar mais ainda, principalmente no que se refere a exigir respeito. É preciso combater todo tipo de violência contra as mulheres, principalmente a violência política, da qual muitas vezes fui vítima. Por isso, devemos sempre lutar para manter nossas conquistas e continuarmos avançando. Feliz Dia das Mulheres a todos nós!", desejou a prefeita.

A secretária de Direitos Humanos de Paço do Lumiar, Suely Abreu, informou sobre a programação da SEMDHU durante o Mês da Mulher. "Para celebrar as conquistas das mulheres, preparamos vários eventos, com direito a rodas de conversas, palestras em escolas e panfletagem com material didático relacionado aos direitos da população feminina e divulgação dos números que vítimas podem recorrer em caso de violência doméstica", destacou.

Por sua vez, a coordenadora de Políticas para Mulher de Paço do Lumiar, Ellen Silveira, destacou a rede de proteção que atua em Paço do Lumiar para garantir a proteção às mulheres. "A rede é formada pelas secretarias municipais de Paço do Lumiar, Defensoria Pública, Comando de Segurança Comunitária/Patrulha Maria da Penha, a 3ª Vara do Termo de Paço do Lumiar, a Unidade de Pronto Atendimento de Paço do Lumiar Polícia Militar, Conselho Tutelar, Delegacia Especial da Mulher e Delegacia Especial do Maiobão e Paço do Lumiar", enumerou a Ellen Silveira.

A programação teve ainda a palestra "Saúde Emocional da Mulher", ministrada pela psicóloga Jeine Rodrigues. No final, a prefeita agradeceu a presença de servidoras e encerrou o evento com sorteio de brindes e um café da manhã, com direito a sucos, chocolates, bolos, salgados e frutas.

#Administração 27/02/2023 GABINETE DA PREFEITA SINE DE PAÇO DO LUMIAR ALCANÇA O PRIMEIRO LUGAR ESTADUAL EM APROVEITAMENTO NO MERCADO DE TRABALHO

Paço do Lumiar segue em passos largos rumo ao ranking das grandes cidades do Maranhão. Depois de entregar obras como a Maternidade de Paço do Lumiar, os portos do Mojó, Mocajutuba e Timbuba e de entregar novas ambulâncias para atendimento de emergências, a gestão municipal agora está em primeiro lugar dentre as cidades com maior eficiência e eficácia no trânsito entre empresas e candidatos ao mercado de trabalho.

O dado foi anunciado nesta segunda-feira (27), na Câmara Municipal de Paço do Lumiar durante a apresentação das Metas Fiscais e do balanço da gestão municipal no ano de 2022. A prefeita Paula Azevedo, secretários municipais, vereadores e populares assistiram à exibição dos dados que refletem positivamente o posicionamento estratégico que a cidade vem tomando nos últimos anos.

"Hoje nós nos reunimos para prestar contas dos nossos investimentos e ações. Valorizo muito a transparência, a população luminense merece. Durante a apresentação pudemos mostrar grandes avanços nas secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Finanças e Infraestrutura, esses avanços são vistos diariamente nas ruas e prédios públicos da nossa cidade", afirmou a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo.

Com o avanço alcançado pelo Sistema Nacional de Emprego - SINE em Paço do Lumiar, a cidade sai do status de pequeno porte para médio porte, o que significa que atuará com proposta de expansão beneficiando ainda mais a população.

"Nosso trabalho em equipe trouxe resultados positivos em toda a gestão, com destaque para o SINE que agora é referência no Maranhão. Em cerca de oito meses foram 3.182 intermediações realizadas. A população só tem a ganhar, pois facilitamos o acesso às vagas no mercado de trabalho", disse Elizabeth Diniz, secretária municipal de Desenvolvimento Social.

Outra pauta que ganhou relevância na apresentação foram as ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo. Somente em 2022 foram mais de 10 quilômetros de pavimento instalado com recursos próprios da Prefeitura de Paço do Lumiar, além disso mais de seis quilômetros de asfalto foram implantados durante a operação Tapa Buraco, bem como o piçarramento de mais de 30 bairros.

"A gestão Paula Azevedo tem feito história em Paço do Lumiar. Muito já foi feito por nossa cidade nos últimos anos, mas o trabalho continua e queremos mostrar números com impacto positivo cada vez maiores", ressaltou o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Walburg Neto.

#Prefeita 01/02/2023 GABINETE DA PREFEITA A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, prestigiou esta manhã, dia 1º, a posse de deputados e deputadas do Maranhão

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), acompanhou nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, a posse dos deputados e deputadas estaduais do Maranhão, que foram eleitos(as) no último pleito. A gestora foi recebida no plenário da casa, onde foi cumprimentada por diversos políticos e autoridades do Estado.

Paula Azevedo destacou a importância do parlamento estadual fortalecido "Nós fazemos questão de manter uma relação de respeito e harmonia com todos os poderes, e com o legislativo estadual não é diferente. Os deputados nos ajudam, destinando emendas parlamentares e viabilizando ações e melhorias junto ao governo do Estado. Além disso, elaboram leis que ajudam a melhorar a vida dos maranhenses", disse a gestora de Paço do Lumiar.

Foi a primeira vez, em 188 anos de existência da Alema, que uma mulher é escolhida para presidir a casa. A deputada Iracema Vale foi eleita por unanimidade entre os colegas e vai comandar o parlamento estadual no biênio 2023/2024.

"É um momento histórico para o Maranhão e para nós, mulheres. Esta eleição representa a força da mulher. Nós podemos ocupar todos os espaços de poder. Tenho certeza de que a deputada Iracema vai realizar um excelente trabalho", completou. Para a primeira vice-presidência da Alema, foi eleito o deputado Rodrigo Lago (PCdoB), que tem sido um parceiro do município de Paço do Lumiar.

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizará a Sessão Solene de Abertura do Ano Legislativo nesta quinta-feira (2), às 9h30, no plenário da Casa. A presidente e secretários, eleitos e empossados na Sessão Preparatória de Eleição da Mesa Diretora nesta quarta-feira (1º), conduzirão a cerimônia, que contará com a presença de deputados estaduais, autoridades dos três poderes e convidados.

#Prefeita 26/01/2023 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PAULA AZEVEDO GARANTE REAJUSTE DE 15% NO PISO SALARIAL DE TODOS OS PROFESSORES DE PAÇO DO LUMIAR

Nesta quinta-feira (26), a prefeita Paula Azevedo (PCdoB) anunciou, na abertura da Jornada Pedagógica 2023 de Paço do Lumiar, aumento de 15% para os professores da Rede Municipal de Ensino. O novo piso do Magistério foi assinado em 16 de janeiro pelo ministro da Educação, Camilo Santana, garantindo a valorização dos profissionais da Educação. Projeto de Lei segue agora para a Câmara de Vereadores.

"É com muita alegria que anuncio este aumento para os nossos professores, que merecem ser valorizados por tanto empenho e dedicação aos nossos estudantes. Novamente, reafirmo meu compromisso com a categoria de garantir mais esse reajuste, cumprindo a determinação do Governo Federal", declarou a prefeita Paula Azevedo.

A secretária Municipal de Educação, Monique Carmona, destacou o trabalho e seriedade da prefeita Paula Azevedo junto aos profissionais da Educação. Ela também afirma que a Secretaria de Educação tem trabalhado de forma pontual para garantir investimentos nas escolas e muito mais desenvolvimento.

"É o momento de agradecer o comprometimento da prefeita Paula Azevedo com nossos professores, em conceder mais esse reajuste salarial, e de parabenizar os nossos professores por mais essa conquista. Estou feliz por fazer parte de uma gestão que promove Educação de qualidade, levando em conta a valorização dos profissionais da Educação", assinalou Monique.

Disse, ainda, que a Secretaria de Educação de Paço tem avançado com muita responsabilidade em todos os aspectos, tanto na merenda escolar, na restruturação das unidades públicas, transporte escolar e valorização profissional. "Temos muito ainda para avançar, e com esta equipe unida e comprometida seguiremos em busca de mais conquistas para a nossa Educação", comentou a secretária Monique.

#Município 26/01/2023 GABINETE DA PREFEITA Coordenadora de Comunicação de Paço dialoga sobre combate às fake news e comunicação integrada entre municípios

Na quarta-feira (25), a coordenadora de Comunicação Social de Paço do Lumiar, jornalista Rubenita Carvalho, participou de uma reunião inédita com secretários e assessores de comunicação dos municípios de São José de Ribamar, São Luís e Raposa, para tratar sobre os desafios da Comunicação Pública na Região Metropolitana de São Luís, em especial sobre a integração entre as cidades.

Dentre as pautas discutidas na reunião, destaque para a comunicação institucional integrada, além da necessidade de unir forças também no combate às ‘fake news', com ações de conscientização para a comunidade em geral. A ideia é incentivar a busca por informações nos canais oficiais dos municípios.

A coordenadora de Comunicação de Paço do Lumiar, Rubenita Carvalho, destacou o encontro como um passo importante para alinhar ideias e construir uma comunicação pública mais ampla e acessível a todos. "Que possamos realmente caminhar juntos nesse novo modelo de comunicação instrucional para o bem dos nossos municípios. Paço do Lumiar se dispõe a contribuir pelo bem da informação", ressaltou.

Outro ponto discutido na reunião foi a unificação da divulgação, que inclui a promoção das potencialidades turísticas dos quatro municípios que integram a Região Metropolitana. O secretário de Comunicação de São Luís, destacou a importância do encontro. "Um avanço importante para a Comunicação Pública. Troca de experiências e, sobretudo, definições para uma comunicação ainda mais integrada na Grande Ilha", disse o gestor, comemorando: "Vem muita coisa boa por aí!".

#Festa 16/01/2023 GABINETE DA PREFEITA Grande show de Marcynho Sensação marca encerramento do aniversário de 62 anos de Paço do Lumiar

Uma celebração para ficar na história de Paço do Lumiar. Assim foi a noite do último sábado (14), com o encerramento das festividades de aniversário da cidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, realizou o grande show de encerramento, com participação de vários artistas da terra e a grande atração nacional, Marcynho Sensação, na sede do município.

Nem a chuva forte foi capaz de afastar o público, que ficou até o fim para acompanhar o cantor, do hit "Rolê". Nascido no interior da Paraíba, em Pilões, cidade com pouco mais de 6 mil habitantes, ele estourou no ano passado ao gravar, sem autorização, a canção do DJ Ivis e Tarcísio do Acordeon. Com isso, acabou viralizando no Spotify e se tornou um dos principais nomes do "piseiro" e do forró no Brasil.

A vinda de Marcynho para a festa de aniversário de Paço do Lumiar foi um pedido da população, prontamente atendido pela prefeitura. "Nós queríamos uma festa bonita, inclusiva e muito animada. A população queria comemorar e nosso povo merece; afinal, estamos no terceiro ano consecutivo de pandemia, com restrições que impediram a realização de festa com aglomerações, anteriormente. Desta vez, com a vacinação avançada, não poderíamos deixar de proporcionar este momento de tanta alegria. Reforço que nós temos, sim, motivos para comemorar; afinal conseguimos vencer muitos desafios nos últimos anos", explicou a prefeita Paula Azevedo.

Marcynho Sensação chegou a interromper o show, por causa da chuva forte, que invadiu o palco. A equipe fez o trabalho preventivo, para resguardar a segurança de todos e proteger equipamentos, mas não demorou, e o ‘piseiro' voltou. "Em respeito a todos vocês que estão aqui, mesmo debaixo de chuva, a gente vai seguir animando a festa de Paço do Lumiar. Só paramos para cobrir o teclado, pra não danificar nada", explicou Marcynho, que fez questão de seguir cantando, com a mesma simpatia.

A festa gerou renda para a comunidade, que pôde comercializar produtos e serviços, como disse o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Leno Gouveia. "É toda uma cadeia produtiva beneficiada com um evento desses. A gente sabe que todos ganham, inclusive os comerciantes, empreendedores da nossa cidade. Várias barracas foram montadas na Praça Nossa Senhora da Luz; e diversos vendedores ambulantes também foram cadastrados. O resultado, é trabalho e renda", avaliou.

É o caso da dona Léia Menezes, que vendeu churrasquinho, outros lanches, e até acessórios na festa. Ela já atua neste ramo há três anos. A dona Maria dos Anjos também ofereceu churrasquinho para o público e conseguiu boas vendas. A empreendedora atuou em todos os dias da festa e conseguiu um dinheiro extra. Além delas, outros trabalhadores também foram beneficiados.

O encerramento do aniversário de Paço do Lumiar contou com a participação de diversas autoridades. O presidente da Câmara Municipal, Jorge Marú, e demais vereadores, além de vários secretários municipais fizeram questão de participar.

A data oficial de aniversário foi no sábado. Foram realizados eventos comemorativos durante todo o dia. No início da manhã, teve uma missa especial, na Igreja de Nossa Senhora da Luz, sede do município. Em seguida, houve o cortejo do Divino Paço, para celebrar a religiosidade luminense.

O hasteamento das bandeiras do município, do Maranhão e do Brasil, marcou o ato cívico, com participação da prefeita Paula Azevedo, do vice-prefeito Inaldo Pereira, do deputado estadual eleito Rodrigo Lago, e do deputado federal, Márcio Jerry; além da presença da dona Maria da Luz, filha do primeiro prefeito de Paço do Lumiar, que no evento representava a sociedade civil.

A prefeita Paula Azevedo fez o corte simbólico do bolo, doado pela comunidade de Nossa Senhora da Luz. O primeiro pedaço foi para a dona Maria da Luz, homenageada em nome de todos os atuais moradores e de todos os ex-gestores que contribuíram no passado.

Houve, ainda, entrega de obras e serviços feitas pela prefeitura em parceria com o governo do Maranhão no período da tarde. Entre elas, destaque para ruas pavimentadas com blocos de concreto, entrega de títulos de terra, e inauguração da Praça da Juventude, no bairro Maiobão.

O governador Carlos Brandão participou das entregas. "A gente vê que, a cada ano que passa, mais benefícios chegam a Paço do Lumiar; que é um exemplo do que estamos fazendo em vários municípios do Maranhão. Não tenho dúvidas de que o Estado melhorou muito, com equipamentos públicos novos, com hospitais, escolas, e com vias urbanas pavimentadas e praças bonitas. Isso tudo ajudou muito, e vamos avançar ainda mais", reforçou Brandão.

Além do sábado, a prefeitura de Paço do Lumiar também entregou várias obras ao longo de toda a semana passada, em comemoração ao aniversário da cidade. Foram entregues ruas pavimentadas com bloquetes, asfaltamento, revitalização da sede do PrevPaço, e outros serviços importantes que impactam diretamente na melhoria da qualidade de vida do cidadão e prestação dos serviços públicos.

#Agenda 16/01/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeitura realiza ação social na semana de aniversário da cidade

Na sexta-feira (13), a Prefeitura de Paço do Lumiar realizou uma mega ação social na quadra de esportes da Vila São José II, em comemoração ao aniversário de 62 anos da cidade. Foram oferecidos serviços como imunização, testes de Covid, exames médicos, orientação para o mercado de trabalho por meio do Sine, CadÚnico, coletas de lixo eletrônico, distribuição de informativos sobre os atrativos turísticos da cidade, além de cortes de cabelo, distribuição de absorventes ecológicos, inscrições para cursos de capacitação, orientações sobre conta de energia, trocas de lâmpadas, entre outros.

A iniciativa foi desenvolvida pela Prefeitura de forma coletiva, envolvendo a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Turismo (SEMICT), e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAP).

A ação contou com uma equipe envolvida em torno de 250 a 300 servidores públicos da Prefeitura e atendeu todas as faixas etárias com consulta médica, exames preventivos, testagem para Covid, imunização, PA, glicemia e avaliação nutricional. A Secretaria Municipal de Saúde contabilizou mais de 200 atendimentos, entre os serviços oferecidos na ação.

Na ação, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos - Semdhu ofereceu cortes de cabelo, fez a distribuição e orientação sobre o uso e reuso de absorventes ecológicos, distribuiu materiais informativos sobre projetos e ações da secretaria, e ainda auxiliou no recebimento de inscrição para o curso de design de sobrancelhas e extensão de cílios. "Além de muita festa em comemoração ao aniversário de Paço do Lumiar, tivemos vários serviços sendo oferecidos a nossa querida população. A ação social aconteceu graças ao envolvimento de todos e às parcerias firmadas, como a da Equatorial, do Instituto Embelleze e da BRK Ambiental", destacou a secretária Suely Abreu.

Por sua vez, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - Semdes, além de orientações técnicas sobre importantes serviços e direitos ligados ao Cadastro Único, o chamado CadÚnico para benefícios sociais, também disponibilizou, por meio do SINE, ofertas de vagas de emprego, cadastrando e encaminhando profissionais ao mercado de trabalho, mediante cumprimento das exigências do perfil profissional solicitado pelas empresas que constam no sistema.

A equipe do Programa Criança Feliz também marcou presença com abordagem social junto às mães e famílias que estiveram no local. "Essa ação é um presente da gestão agraciando a comunidade, levando, além dos serviços, acessibilidade e inúmeras oportunidades para os munícipes. Parabéns a todos os envolvidos, a população que compareceu e ao município por esta linda festa", disse a secretaria Elizabeth Diniz.

Na ocasião, foram distribuídas mais de 200 cestas básicas e mudas de plantas para a população que levou lixo eletrônico para descartar. Também foram coletados resíduos e lixo reciclável; ofertada a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas LED; além do cadastro na Tarifa Social e negociação de débitos. Os serviços foram oferecidos em parceira com as empresas privadas Equatorial, Tchecno Eco Ambiental, Canopos, Dimensão Engenharia, Mercadão Meneses e a Semap.

#Prefeita 15/01/2023 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PAULA AZEVEDO DE PAÇO DO LUMIAR PRESTIGIA POSSE DE NOVO PRESIDENTE DA FAMEM

A sexta-feira (13) foi de grande importância para o municipalismo maranhense, quando ocorreu a posse do novo corpo de integrantes da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) para o biênio 2023-2024. O grande destaque da cerimônia foi o presidente eleito Ivo Rezende (PSB), atual prefeito da cidade de São Mateus do Maranhão, que se elegeu com 184 votos dos 212 prefeitos filiados à FAMEM.

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB) participou da cerimônia de posse, realizada no auditório do Hotel Luzeiros, localizado na Ponta D'areia em São Luís. "É um momento muito importante para nossa democracia e para o municipalismo maranhense. Tenho esperanças de que o nosso novo presidente da federação faça uma boa gestão, assim como ele faz em seu município", disse Paula.

A prefeita também lembrou que antes de sua gestão o município de Paço do Lumiar ainda não era membro da Federação, uma demanda que ela fez virar realidade: "É um grande privilégio que, hoje, temos; Paço do Lumiar como integrante da Federação. Pois, assim que assumi o município, ele ainda não era filiado; então, tratei de fazê-lo, para garantir melhorias e parcerias para a nossa cidade", concluiu a prefeita.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o governador Carlos Brandão (PSB), o vice-governador Felipe Camarão (PT), além de prefeitos e secretários de Estado. Em discurso, Ivo Rezende ressaltou a importância da união entre os poderes municipais e estaduais.

"Temos muita energia e certeza de que faremos uma excelente gestão, atuando junto ao governo do Estado, focando sempre nas parcerias, como foi dito. O vital para uma boa gestão é sempre ter contatos e parcerias dos municípios com o Estado, e com isso tenho certeza de que seremos exitosos", concluiu o presidente eleito.

#Gestão 11/01/2023 GABINETE DA PREFEITA Revitalização da sede do Instituto de Previdência de Paço do Lumiar é mais um presente pelos 62 anos do município

A sede do Instituto de Previdência de Paço do Lumiar - PREVPAÇO foi entregue, totalmente revitalizada, na segunda-feira (09), pela prefeita Paula Azevedo aos moradores ludovicenses. A nova estrutura, localizada na Avenida 14, Quadra 02, Casa 24 - Conjunto Maiobão, passa a contar com uma mobília completa, balcões de atendimento, recepção e salas de trabalho administrativo climatizadas, com conforto, qualidade e segurança para seus funcionários e segurados (servidores efetivos ativos, aposentados e pensionistas).

Paula Azevedo avaliou como positiva a mudança. "Esta casa passa a oferecer um conforto ainda maior, como nossos munícipes merecem. É um grande presente para nossa cidade, pois acreditamos que o cidadão deve receber respeito e atenção quando necessita da prestação de serviços públicos", afirmou.

Para o presidente do PREVPAÇO, Danilo Gaioso, essa reestruturação contribui não apenas para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, mas também para a ampliação da qualidade e produtividade no setor público.

"Iniciamos a mudança a partir dos recursos humanos e depois, progressivamente, passamos para a parte física. Temos muito a fazer para alcançar a excelência, e essa é só mais uma etapa para essa jornada", afirmou Danilo Gaioso.

A autarquia passa a contar com equipamentos tecnológicos de ponta: ao todo, são 21 estações de trabalho (desktop), 3 notebooks, 4 scanners e 4 impressoras. Além da contratação dos equipamentos, a autarquia fez a ampliação da climatização com a aquisição de novos condicionadores de ar, melhorando assim, a prestação de serviços ofertados pelo Instituto. Foram investidos cerca de R$ 310 mil reais em toda a infraestrutura.

#Festa 09/01/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeitura reúne multidão na Praça da Família para celebrar o aniversário de 62 anos da cidade Cerca de 50 mil pessoas lotaram o espaço, que recebeu visitantes de outros municípios. A festa contou com shows de oito artistas, incluindo a grande atração nacional, Klessinha.
#Administração 05/01/2023 GABINETE DA PREFEITA GRANDES PARCERIAS FORTALECEM PREPARATIVOS DO ANIVERSÁRIO DE PAÇO DO LUMIAR 62 anos da cidade será comemorado com programação diversificada e parcerias
#Administração 04/01/2023 GABINETE DA PREFEITA NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR

COMUNICADO

A Administração de Paço do Lumiar torna público que as exonerações dos servidores ocupantes de cargos em comissão são parte de medidas de controle interno e visam, portanto, proporcionar maior eficiência na prática dos atos administrativos. Ressaltamos a imediata recondução destes aos seus postos outrora ocupados; salvo os casos em que há necessidade de adequação de setores. Repudiamos toda e qualquer veiculação de notícia leviana que atente contra a discricionariedade deste poder público.

A Administração.

#Município 26/12/2022 GABINETE DA PREFEITA Prevpaço divulga dados referentes ao recadastramento previdenciário 2022

O Instituto de Previdência Social do Município de Paço do Lumiar (Prevpaço) finalizou os dados referentes ao recadastramento previdenciário, após o prazo regular estabelecido para que o público de aposentados e pensionistas fizesse a atualização solicitada.

O recadastramento teve início a partir da publicação da Portaria Nº 31, de 31 de agosto de 2022, responsável por instituir um Comitê Gestor de Recadastramento dos aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Município de Paço do Lumiar, sob a coordenação e execução da Diretoria de Previdência Social, Coordenação de Regimes de Previdência, Atendimento Previdenciário e Recepção do Prevpaço, com apoio da Assessoria Jurídica, Presidência e Diretoria Administrativo-Financeira.

Para o presidente do Prevpaço, Danilo Gaioso, o recadastramento realizado será a base para uma série de relatórios gerenciais, "contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados dos segurados do RPPS do Município de Paço do Lumiar e, consequentemente, para a elaboração de políticas públicas voltadas aos segurados do Regime Próprio de Previdência do Município, o que trará mais qualidade e produtividade pata o setor público".

A portaria estipulou a obrigatoriedade do recadastramento e, para facilitar o acesso, foi disponibilizado de forma online, para todos os aposentados e pensionistas, um formulário para preenchimento dos dados solicitados.

Além disso, a autarquia disponibilizou em sua sede um ponto físico para dar suporte, orientação e tirar dúvidas dos segurados, bem como disponibilizou canais de atendimento (WhatsApp, Email e telefone), e ainda uma equipe foi deslocada para realizar visitas domiciliares nos casos de impossibilidade de locomoção de beneficiários.

Nessa mesma ação, foram realizadas 1.373 (um mil, trezentos e setenta e três) atendimentos e foram prestados diversos serviços, como emissão de contracheque/fichas financeiras; habilitação de processos de benefícios previdenciários e demais requerimentos administrativos; declaração de margem para empréstimo consignado; informe de rendimentos; orientações jurídicas e financeiras; e realização de recadastramento.

Ao final, de 352 segurados vinculados ao Prevpaço (entre aposentados e pensionistas), 281 (duzentos e oitenta e um) beneficiários tiveram sua documentação aprovada pela autarquia, o que é considerado um dado excelente de retorno.

#Município 23/12/2022 GABINETE DA PREFEITA DIREITO GARANTIDO: SANCIONADAS AS LEIS DE REAJUSTE SALARIAL PARA SERVIDORES E ABONO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Às vésperas do Natal, a Prefeitura de Paço do Lumiar anuncia o reajuste salarial para os servidores efetivos e comissionados, referente ao ano de 2022, e o pagamento do abono do FUNDEB para os profissionais da Educação. Além disso, também anunciou a redução, em 20%, o valor da taxa de esgoto que é cobrada em relação ao consumo de água para os cidadãos luminenses. Um ‘baita' presente natalino para toda a cidade.

A concessão do reajuste para todos os servidores, inclusive os comissionados, é, segundo a prefeita, mais uma medida de valorização e reconhecimento pelo bom trabalho que vem sendo desempenhado por todos os órgãos e entidades da administração pública de Paço do Lumiar. O abono do Fundeb, garantido pela Lei 14.113, também é uma medida de reconhecimento e valorização ao trabalho de professores e técnicos que atuam na Rede Municipal de Ensino.

"Minha gestão tem como pilar a valorização da Educação e, seguindo essa linha de raciocínio, eu garanti que os nossos profissionais da Educação, efetivos e comissionados, recebam o abono do FUNDEB. Além disso, os servidores da SEMED e das demais secretarias receberão reajuste salarial para iniciar o ano com o pé direito", enfatizou a prefeita Paula Azevedo.

A secretária de Educação, Monique Carmona, disse que o município tem muitos profissionais bem qualificados, ‘que dão a vida' para que os alunos possam aprender ainda mais e tenham um futuro melhor, com uma Educação de qualidade. "Nada mais justo do que reconhecermos isso, não só verbalmente, mas por meio da garantia de direitos, como o abono. Ainda, como ‘plus', a nossa prefeita garantiu que eles recebam também o reajuste salarial", assinalou a secretária.

E os presentes de Natal não param por aí. Além dos benefícios para os servidores, a prefeita Paula Azevedo também anunciou uma redução de 20% no valor da taxa de esgoto, em relação ao consumo de água. Assim, os moradores do município terão menos gastos com contas no fim do mês.

#Festa 20/12/2022 GABINETE DA PREFEITA APRESENTAÇÕES DO NATAL ITINERANTE EMOCIONAM ADULTOS E CRIANÇAS NA PRAÇA DA FAMÍLIA

O Natal Iluminado da Prefeitura de Paço do Lumiar encantou adultos e crianças que prestigiaram as festividades da noite da última segunda-feira (19) na Praça da Família, no Maiobão. A Prefeitura preparou uma grande festa para receber o espetáculo do Natal Itinerante do Governo do Estado, uma festa totalmente gratuita, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer-SEMCEL, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura-SECMA, e os sistemas SESI e FIEMA.

O espetáculo começou com o Ballet do Instituto Dansec, ao som da interpretação do clássico Ave Maria. Depois, a banda Carrossel Encanado agitou a criançada com muita música e brincadeiras, contando tudo sobre a história do Natal. Ao final do evento, a Companhia Barrica Natalina da Paixão emocionou adultos e crianças com a interpretação do nascimento de Jesus Cristo, com uma linguagem, ritmos e símbolos bem maranhenses. Mais de mil pessoas prestigiaram a festa.

A prefeita Paula Azevedo (PCdoB) falou sobre as programações natalinas no município: "Este ano não poderíamos deixar de fazer uma grande festa de Natal. Superamos um período pandêmico difícil e agora a magia do Natal invadiu nossa cidade. Começamos na Sede do Paço, no início do mês e, agora, estamos mais uma vez na Praça da Família, com a sensação de dever cumprido, pois tivemos mais de mil pessoas assistindo o espetáculo", explicou a prefeita.

Leno Gouveia, Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Paço do Lumiar, lembrou que Paço do Lumiar é uma cidade de fé e muita riqueza cultural, e que, por isso, as festividades natalinas têm tudo a ver com o município. "Unimos tudo em uma grande celebração. Levamos alegria com as programações na Sede, durante o festejo de Nossa Senhora da Luz, apoiamos o festejo de Nossa Senhora da Conceição no Iguaíba, e agora estamos recebendo o Natal Itinerante do Governo do Estado, fazendo uma linda festa aqui na Praça da Família", assinalou.

#FolhaDePagamento 16/12/2022 GABINETE DA PREFEITA NOTA À IMPRENSA Resposta ao site domingoscosta.com.br
#Administração 07/12/2022 GABINETE DA PREFEITA Comunicado Pref Paço Comunicado Pref Paço do Lumiar
#Prefeita 23/11/2022 GABINETE DA PREFEITA NOTA DE REPÚDIO NOTA DE REPÚDIO
#Agenda 23/11/2022 GABINETE DA PREFEITA GESTÃO MUNICIPAL PARTICIPA DE EVENTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Novas diretrizes e melhorias para o ensino público foram destaque na solenidade
#Administração 20/11/2022 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo prestigia inauguração de revitalização de escola na cidade Bacabeira Prefeita Paula Azevedo prestigia inauguração de revitalização de escola na cidade Bacabeira
#Administração 31/10/2022 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA PREPARA ESCOLAS E GARANTE SEGURANÇA NO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES PREFEITURA PREPARA ESCOLAS E GARANTE SEGURANÇA NO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES
#Administração 29/09/2022 GABINETE DA PREFEITA PAÇO DO LUMIAR: TUDO PRONTO PARA O DIA DA ELEIÇÃO PAÇO DO LUMIAR: TUDO PRONTO PARA O DIA DA ELEIÇÃO
#Administração 01/09/2022 GABINETE DA PREFEITA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA RECADASTRAMENTO DOS SERVIDORES EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA RECADASTRAMENTO DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR/MA.
#Administração 14/01/2022 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR BATE RECORDE DE INAUGURAÇÕES DURANTE ANIVERSÁRIO DA CIDADE PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR BATE RECORDE DE INAUGURAÇÕES DURANTE ANIVERSÁRIO DA CIDADE
#Administração 12/01/2022 GABINETE DA PREFEITA SEMANA DE ANIVERSÁRIO DE PAÇO DO LUMIAR SEGUE COM ENTREGAS DE OBRAS E INAUGURAÇÕES SEMANA DE ANIVERSÁRIO DE PAÇO DO LUMIAR SEGUE COM ENTREGAS DE OBRAS E INAUGURAÇÕES
#Administração 11/01/2022 GABINETE DA PREFEITA PAÇO DO LUMIAR COMEMORA 61 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA COM EXTENSO CALENDÁRIO DE AÇÕES E ENTREGAS DE OBRAS PAÇO DO LUMIAR COMEMORA 61 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA COM EXTENSO CALENDÁRIO DE AÇÕES E ENTREGAS DE OBRAS
#Prefeita 25/05/2021 GABINETE DA PREFEITA FIRMADO TERMO QUE GARANTE MAIS TANSPARÊNCIA ÀS AÇÕES DO PODER PÚBLICO EM PAÇO DO LUMIAR FIRMADO TERMO QUE GARANTE MAIS TANSPARÊNCIA ÀS AÇÕES DO PODER PÚBLICO EM PAÇO DO LUMIAR
#Administração 12/04/2021 GABINETE DA PREFEITA 100 dias de gestão Paula Azevedo em Paço do Lumiar: saiba as principais ações realizadas até agora pela prefeitura. 100 dias de gestão Paula Azevedo em Paço do Lumiar: saiba as principais ações realizadas até agora pela prefeitura no município.
#Administração 25/02/2021 GABINETE DA PREFEITA NOTA DE ESCLARECIMENTO: CONCURSO
#Administração 08/02/2021 GABINETE DA PREFEITA NOTA: CARNAVAL 2021 NOTA: CARNAVAL 2021
#Prefeita 01/02/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PAULA AZEVEDO INDICA LÍDER DE GOVERNO NA CÂMARA DE VEREADORES PREFEITA PAULA AZEVEDO INDICA LÍDER DE GOVERNO NA CÂMARA DE VEREADORES
#Administração 14/01/2021 GABINETE DA PREFEITA PAÇO DO LUMIAR COMEMORA SESSENTA ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA  PAÇO DO LUMIAR COMEMORA SESSENTA ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA 
#Prefeita 17/12/2020 GABINETE DA PREFEITA PAULA AZEVEDO E INALDO PEREIRA SÃO DIPLOMADOS PREFEITA E VICE DE PAÇO DO LUMIAR PAULA AZEVEDO E INALDO PEREIRA SÃO DIPLOMADOS PREFEITA E VICE DE PAÇO DO LUMIAR
#Município 27/11/2020 GABINETE DA PREFEITA NOTA DE PESAR NOTA DE PESAR
#Administração 06/08/2020 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA ASSINA CONVÊNIO COM GOVERNO DO ESTADO PARA CURSO DE CAPACITAÇÃO DE GUARDAS MUNICIPAIS PREFEITURA ASSINA CONVÊNIO COM GOVERNO DO ESTADO PARA CURSO DE CAPACITAÇÃO DE GUARDAS MUNICIPAIS
#Administração 06/08/2020 GABINETE DA PREFEITA NOTA DE ESCLARECIMENTO NOTA DE ESCLARECIMENTO
#Administração 16/07/2020 GABINETE DA PREFEITA PAÇO DO LUMIAR: PREFEITURA AVANÇA COM REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA PAÇO DO LUMIAR: PREFEITURA AVANÇA COM REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
#Administração 15/07/2020 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA E MINISTÉRIO PÚBLICO PLANEJAM ESTRATÉGIAS DE ATENDIMENTO À POPULAÇÃO CARENTE DE PAÇO DO LUMIAR PREFEITURA E MINISTÉRIO PÚBLICO PLANEJAM ESTRATÉGIAS DE ATENDIMENTO À POPULAÇÃO CARENTE DE PAÇO DO LUMIAR
#Prefeita 15/07/2020 GABINETE DA PREFEITA Nota de pesar em razão do assassinato dos pais do Deputado Federal Cléber Verde Nota de pesar em razão do assassinato dos pais do Deputado Federal Cléber Verde
#Administração 19/06/2020 GABINETE DA PREFEITA ATENÇÃO APOSENTADOS LUMINENSES EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS PODEM SER SUSPENSOS. ATENÇÃO APOSENTADOS LUMINENSES EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS PODEM SER SUSPENSOS.
#Prefeita 15/06/2020 GABINETE DA PREFEITA Nota de Pesar em razão do falecimento do deputado estadual Zé Gentil

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Paço do Lumiar manifesta profundo pesar pelo falecimento do deputado estadual Zé Gentil, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (15) em decorrência de complicações da covid-19.

Caxiense e empresário, Zé Gentil foi vereador na cidade natal e deputado estadual por quatro mandatos, este último ainda em exercício. Era um parlamentar atuante com consagrada história política no Maranhão.

O deputado parte deixando sua esposa Rosário, os filhos Fábio Gentil (prefeito de Caxias), Talmir Rosa, Elizabeth e Irailde e demais familiares e amigos enlutados.

A todos, nossa solidariedade neste momento de grande dor e imensa saudade!

#Prefeita 08/06/2020 GABINETE DA PREFEITA Fim de semana: prefeita em exercício, Paula Azevedo, fiscaliza obras e dialoga com moradores

A prefeita de Paço do Lumiar em exercício, Paula Azevedo (PCdoB) esteve neste fim de semana em várias comunidades do município para vistoriar demandas e necessidades de cada local.

As visitas foram realizadas com um grupo limitado de pessoas, respeitando as regras de distanciamento social. No sábado (6), a prefeita visitou a Vila Residencial Nova Canaã, acompanhada pelo Vereador Marinho do Paço (PROS) e os Secretários Municipais de Paço do Lumiar, Walburg Neto, responsável pela pasta da infraestrutura, Marcos Ferreira, secretário municipal de educação, Ágata Macedo, secretária municipal de meio ambiente e Pádua Nazareno, secretário de mobilidade urbana do município.

A comunidade possui uma casa de cultura, um mercado, unidade básica de saúde (UBS), rádio comunitária e ruas que em breve deverão entrar no cronograma de obras do município. A UBS Nova Canaã já está em reforma, assim como a avenida Zinoele Barbosa Belo, a avenida Raimundo Belo e suas transversais, que estão recebendo revestimento primário, facilitando o acesso à comunidade.

Em seguida, a Prefeita se deslocou até o residencial Cordeiro e a Vila São José, onde está sendo feito o revestimento primário da rua B, que liga o residencial Cordeiro à avenida Alcântara, no Pindaí, assim como a avenida Presidente José Sarney, na Vila São José, onde as equipes de infraestrutura realizam o mesmo tipo de obras.

No domingo (7), Paula Azevedo esteve em uma reunião no Residencial Manaíra para tratar de assuntos relacionados à infraestrutura do local. Os moradores se reuniram na casa da Dona Lindalva Saminez, na rua 12, aonde a Prefeita ouviu atentamente os anseios da comunidade.

Os moradores colocaram em pauta as obras de revestimento primário nas ruas 9, 10 e 11 e questionaram acerca do tratamento da água e iluminação pública. A Prefeita ouviu atentamente e garantiu que os trabalhos serão feitos muito em breve.

"Levarei a solicitação ao Secretário de Infraestrutura para que façamos o levantamento orçamentário e possamos retomar as atividades no local. Estou sempre aberta ao diálogo e deixo claro que estou atenta às questões mais urgentes das comunidades mais necessitadas do município", concluiu a Paula Azevedo.

#Melhoria 12/05/2020 GABINETE DA PREFEITA COVID-19: Prefeitura e Governo do Estado iniciam reestruturação da UPA do Maiobão. COVID-19: Prefeitura e Governo do Estado iniciam reestruturação da UPA do Maiobão.
#Prefeita 22/04/2020 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA ROBERTO FERNANDES. PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA ROBERTO FERNANDES.
#Prefeita 21/04/2020 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE SERVIDOR DO SAAE. PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE SERVIDOR DO SAAE.
#Prefeita 10/04/2020 GABINETE DA PREFEITA SEMANA SANTA: TEMPO PARA REVIVER. SEMANA SANTA: TEMPO PARA REVIVER E REFLETIR.
#Administração 20/03/2020 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA REALIZA MUDANÇAS NO FUNCIONAMENTO DE ÓRGÃOS PÚBLICOS EM PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS PREFEITURA REALIZA MUDANÇAS NO FUNCIONAMENTO DE ÓRGÃOS PÚBLICOS EM PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS
#Agenda 13/03/2020 GABINETE DA PREFEITA IBGE OFERTA MAIS DE 5 MIL VAGAS NO MARANHÃO

Os candidatos aprovados atuarão no Censo 2020.Há vagas em 216 dos 217 municípios do estado. São dois processos seletivos, para Agentes Censitários Municipais / Agentes Censitários Supervisores (nível médio) e para Recenseadores (nível fundamental).

O IBGE abriu hoje (5) dois processos seletivos para contratação temporária de pessoas para trabalhar na coleta de informações do Censo Demográfico 2020. No Maranhão, são 5.980 vagas disponíveis.

São oferecidas 246 vagas para Agente Censitário Municipal (ACM) e 629 vagas para Agente Censitário Supervisor (ACS). Essas duas funções estão no mesmo processo seletivo, que exige escolaridade de nível médio.

Os melhores colocados em cada município ocuparão a vaga de Agente Censitário Municipal, que será o responsável pela coordenação da coleta do Censo 2020 naquela cidade. Os demais agentes censitários supervisionam as equipes de recenseadores. As remunerações dessas duas funções são de R$ 2.100 para ACM e R$ 1.700 para ACS.

Já os Recenseadores serão os profissionais que irão visitar todos as residências do país, entrevistando seus moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com o número de domicílios visitados. No site do IBGE há um simulador onde os candidatos podem verificar a remuneração a ser obtida, com base nos valores pagos por setor censitário nas diferentes localidades do país.

As inscrições, que começam hoje, dia 5, e vão até 24 de março, são feitas via internet, pelo site da organizadora dos seletivos, o Cebraspe. No mesmo endereço eletrônico, podem ser acessados os editais e obtidas todas as informações referentes aos certames. A taxa de inscrição para as funções de nível médio é de R$ 35,80 e para Recenseador, de R$ 23,61. Os valores podem ser pagos em qualquer banco, casa lotérica ou pela internet.

Os contratos terão duração prevista de três meses para Recenseadores e de cinco meses para ACS/ACM, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária.

Provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas

Para ambas as funções dos processos seletivos, as provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. O edital com a relação de todos os locais de provas será divulgado em 08/05 para ACM/ACS e em 18/05 para Recenseadores. O cronograma completo de ambos os processos seletivos pode ser encontrado nos editais.

As provas para ACM/ACS estão previstas para 17/05/2020 e as provas para Recenseadores, para 24/05/2020.

Os candidatos a Recenseador farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. O link de acesso à documentação referente aos Conhecimentos Técnicos para Recenseadores está disponível no edital.

Os candidatos a ACM / ACS farão prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos. Os links de acesso à documentação referente a esse conteúdo programático estão no edital.

Candidatos se inscreverão para áreas de trabalho específicas

As vagas desse processo seletivo estão distribuídas por todo o país. Nos municípios maiores e em áreas remotas, as vagas são oferecidas por áreas de trabalho específicas. Essas áreas podem abranger bairros, favelas, localidades de difícil acesso, aldeias indígenas ou comunidades quilombolas, por exemplo.

O ideal é que os recenseadores aprovados no processo seletivo sejam moradores das próprias localidades onde irão trabalhar, para economia de custos com deslocamentos e maior produtividade nas visitas domiciliares.

Supervisão de Disseminação de Informações

Contato: (98) 3221-3720

Jornalista responsável: Marine Noronha

5 de março de 2020

#Administração 05/03/2020 GABINETE DA PREFEITA VEREADORES VOTAM COMISSÃO DE JUSTIÇA SOBRE AFASTAMENTO DE DOMINGOS DUTRA Parlamentares exigiram documento atestando reabilitação da saúde do prefeito
#Administração 28/02/2020 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA APRESENTA PLANO DE INVESTIMENTOS DO ÚLTIMO QUADRIMESTRE A audiência aconteceu na Câmara dos Vereadores na sede de Paço do Lumiar
#Prefeita 28/01/2020 GABINETE DA PREFEITA TRE PROMOVE AÇÕES DE CADASTRAMENTO E REGULARIZAÇÃO DE TÍTULOS ELEITORAIS EM PAÇO DO LUMIAR TRE PROMOVE AÇÕES DE CADASTRAMENTO E REGULARIZAÇÃO DE TÍTULOS ELEITORAIS EM PAÇO DO LUMIAR
#Prefeita 20/01/2020 GABINETE DA PREFEITA Prefeita em exercício de Paço do Lumiar é recebida pelo Presidente do TCE/MA Prefeita em exercício de Paço do Lumiar é recebida pelo Presidente do TCE/MA
#Festa 10/01/2020 GABINETE DA PREFEITA Aniversário de 59 anos de Paço do Lumiar tem programação especial na cidade. Aniversário de 59 anos de Paço do Lumiar tem programação especial na cidade.
#Administração 30/12/2019 GABINETE DA PREFEITA DIRETORIA DO CISAB DISCUTE MELHORIAS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DA EMPRESA BRK. DIRETORIA DO CISAB DISCUTE MELHORIAS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DA EMPRESA BRK.
#Prefeita 18/12/2019 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA RENOVA CONVÊNIO PELA CONTINUIDADE DA UNITI EM 2020. PREFEITURA RENOVA CONVÊNIO PELA CONTINUIDADE DA UNITI EM 2020 .
#Prefeita 18/12/2019 GABINETE DA PREFEITA CÂMARA DE VEREADORES DE PAÇO DO LUMIAR APROVA POR UNANIMIDADE LOA 2020. CÂMARA DE VEREADORES DE PAÇO DO LUMIAR APROVA POR UNANIMIDADE LOA 2020.
www.pacodolumiar.ma.gov.br
Emitido dia 26/04/2024 às 09:51:11