CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Indústria e Comércio 22/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Titular da SEMICT visita fábrica de pisos elevados em São Paulo
#Indústria e Comércio 16/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Começa curso de cabeleireiro da Semict em parceria com SENAC
#Turismo 18/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Paço do Lumiar presente na Feira Internacional de Destinos Inteligentes

A convite do Sebrae Maranhão, o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Paço do Lumiar, Biné Amado, participa da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), que ocorre até terça-feira (19) em Curitiba, encontro que reúne profissionais do setor de turismo e inovação, gestores públicos, com o propósito de compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo de gestão de Destino Turístico Inteligente (DTI).

O Maranhão foi representando na Feira as boas práticas da introdução de audioguias nos atrativos turísticos, Museu da Gastronomia Maranhense e Mirante da Cidade. Essa inovação ampliou a acessibilidade, atendendo a diversos públicos, e destacou o compromisso com a democratização da cultura e do patrimônio.

O secretário Biné Amado, que também é presidente do Instância de Governança Regional do Polo São Luís, ressalta a experiência de participar do

Evento. "Sempre estamos em busca de conhecimento para proporcionar o crescimento do nosso turismo em Paço do Lumiar, daí a importância de participar da Feira Internacional de Destinos Inteligentes, em Curitiba.", destacou o gestor da SEMICT.

#Turismo 13/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO SEMICT participa de Encontro de Gestores dos Polos Turísticos

O secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Paço do Lumiar, Biné Amado, representando a Estância de Governança Regional do Polo São Luis, e o assessor técnico da SEMICT, Johnathan Santiago, representando Paço do Lumiar, participaram da abertura do Encontro de Gestores dos Polos Turísticos, que teve início ontem (12), no prédio de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Centro Histórico de São Luís.

A programação do evento trouxe o lançamento oficial da Expo Turismo 2024, a palestra sobre "As Diretrizes Nacionais do Turismo para o Desenvolvimento Regional", com Ana Carla Moura, coordenadora geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, do Ministério do Turismo (MTur) e a "Mesa Redonda - Roteirização como produto turístico rentável e competitivo".


O Encontro
é realizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), e tem como finalidade de construir roteiros integrados que permitam diversificar a oferta de novos produtos turísticos maranhenses no mercado. Já o Polo São Luís é formado pelos municípios de Raposa, Alcântara, São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

#Prefeita 12/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Prefeitura de Paço do Lumiar participará de Solenidade de Premiação do Selo SEBRAE

A prefeita Paula Azevedo (PCdoB), e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Biné Amado, irão participar da Solenidade de Premiação do Selo SEBRAE de Referência em Atendimento das Salas do Empreendedor, que será realizada no próximo dia 21, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

A SEMICT é a secretaria de Paço do Lumiar responsável pela Sala do Empreendedor no município e o selo SEBRAE de Referência em Atendimento é uma metodologia de avaliação para reconhecer a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas e parceiros da rede parceira de atendimento aos empreendedores locais.

"Sem sombra de dúvida ficamos muito felizes em ter o nosso trabalho reconhecido. Enquanto gestão, não temos medido esforços para disponibilizar uma prestação de serviço à contento aos nossos munícipes", enfatizou a prefeita.

#Município 12/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Sala do Empreendedor orienta MEIs sobre declaração do IR

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), informa que a equipe da Sala do Empreendedor de Paço do Lumiar está realizando atendimento gratuito para que os Microempreendedores Individuais (MEIs) possam fazer a Declaração Anual de Faturamento, que é o Imposto de Renda do MEI.

"O MEI que não entregar a declaração até 31 de maio ficará inadimplente com o Simples Nacional e não poderá obter certidão negativa de débito junto à Receita Federal, documento necessário para contratar uma possível linha de crédito, gerando também multa", explica o secretário da SEMICT, Biné Amado.

Confira os documentos necessários:

CNPJ - Documentos pessoais do titular do MEI - Declaração de Faturamento (Receita Bruta) recebida no ano anterior - Informar se houve funcionário registrado durante o período - A receita referente à venda de produtos e/ou serviço, também no ano anterior.

Atendimento:

A Sala do Empreendedor fica na Secretaria Municipal da Fazenda de Paço do Lumiar, na Avenida 13, no Maiobão. O atendimento é feito de segunda à a sexta-feira, no horário das 8h às 13h.

#Indústria e Comércio 08/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Paula Azevedo prestigia aula inaugural do Curso do SENAC Maranhão para jovens luminenses

As inscrições que aconteceram em fevereiro, disponibilizando 18 vagas para cada turno (manhã, tarde e noite), foram feitas na sede da SEMICT, na Av. 13, nº 29 - Maiobão, no mesmo prédio da SEMFAZ. O Curso de Operador de Computador será oferecido pela Carreta-Escola do SENAC, que já se encontra instalada na Praça da Família, no Maiobão.

"Para que a oferta de cursos do SENAC fosse possível, fizemos várias reuniões com o pessoal do Serviço, sempre mostrando a importância de levar essas capacitações aos jovens, como forma de ajudá-los na qualificação para o mercado de trabalho", destacou a prefeita Paula Azevedo.

Para o secretário Biné Amado, os cursos oferecidos em parceria com o SENAC Maranhão são ferramentas importantes na hora dos jovens buscarem uma oportunidade no mercado de trabalho. "Não é de hoje que oferecemos cursos de capacitação. Isso tudo é fruto da soma de esforços para sempre buscar o melhor para nossa população", destacou o gestor.

O presidente Jorge Marú também ratificou a necessidade da realização permanente dessas ações capaz de manter esse público alvo afastado do mundo da criminalidade. "Tanto a prefeita Paula Azevedo, o secretário Bine Amado e o SENAC estão de parabéns. Sabemos que cada vez mais famílias estão perdendo seus filhos e filhas para às drogas e violência, então quando o poder público consegue oferecer oportunidades para que os dados estatísticos não aumentem, precisamos reconhecer e enaltecer", pontuou Marú.

Também participaram da solenidade a diretora de Educação Profissional do SENAC, Daniela Nogueira, e a gerente de Unidades Móveis Maria de Jesus Pereira.

#Turismo 16/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO SEMICT presente no lançamento do projeto Maranhão Jamaica Reggae!

O lançamento do projeto "Maranhão Jamaica Reggae", contou com a presença do secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Paço do Lumiar, Biné Amado. O evento aconteceu na última quinta-feira (15), em uma das salas do cinema do São Luís Shopping, onde também foi teve a estreia do filme "One Love", que conta a história do músico jamaicano Bob Marley.

A sala foi reservada pelo deputado federal Allan Garcês (PP), idealizador do projeto, que visa fomentar o desenvolvimento econômico de toda a cadeia produtiva do movimento reggae, uma das raízes culturais do Maranhão. Segundo o secretário Biné Amado, além da cultura, o projeto também estimula o fortalecimento direto do turismo na região metropolitana e no Estado.

#Indústria e Comércio 03/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Pátio Norte receberá Feira Gastronômica Itinerante de Paço do Lumiar e outros municípios
Uma excelente parceria que resultará em mais uma vitrine para a exposição da gastronomia de Paço do Lumiar e de outros municípios. É assim que o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Biné Amado, está considerando os desdobramentos da reunião entre os integrantes da Instância Regional de Governança do Polo São Luís e representantes do Pátio Norte Shopping, que aconteceu na quinta-feira(01).

Durante o encontro, os participantes solicitaram à direção do Shopping que informe a disponibilidade de datas para a realização do Festival de Turismo da Ilha, outra grande iniciativa do IRG Polo São Luís que, por sua vez, engloba os municípios de Paço do Lumiar, Raposa, Alcântara, São José de Ribamar e São Luís.
#Turismo 30/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO SEMICT e SENAC fazem vistoria para iniciar turma do Curso de Cabeleireiro

Nessa terça-feira (30), o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Paço do Lumiar, Biné Amado, e a gerente do núcleo de educação a distância do SENAC, Maria de Jesus, estiveram na Igreja Batista do Cinquentenário, da Avenida 05, do Maiobão, para fazer uma vistoria técnica sobre a adequação das salas para executar o Curso de Cabeleireiro no município.

Na ocasião, o secretário Biné Amado e Maria de Jesus foram recebidos pela irmã Conceição, membro da Batista do Cinquentenário, que acompanhou a visita mostrando a estrutura do templo. O Curso de Cabeleireiro é resultado da parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da SEMICT, e o SENAC.

#Empreendedorismo 17/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Ação marcará encerramento do Projeto Técnico Social e Aniversário da Sala do Empreendedor o evento que vai celebrar um ano de funcionamento da Sala do Empreendedor na região do Morada do Bosque FOTO: DIVULGAÇÃO
#Empreendedorismo 13/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO 63 anos: Feirinha de Artesanato celebra aniversário de Paço do Lumiar

Neste sábado (13), a partir das 16h, a Praça Nossa Senhora da Luz, na Sede de Paço do Lumiar, será palco de uma encantadora Feirinha de Artesanato. O evento, assim como os demais, é uma iniciativa da prefeitura para comemorar os 63 anos da cidade e valorizar o talento dos artesãos locais.

A Feirinha de Artesanato Luminense contará com uma variedade de produtos feitos à mão, que vão desde peças de decoração até acessórios e itens de vestuário. É uma excelente oportunidade para os moradores e visitantes conhecerem a riqueza e a diversidade do artesanato da região.

Além de ser uma celebração da cultura local, a feira também tem o objetivo de fomentar a economia da cidade, incentivando o comércio de produtos artesanais e gerando renda para os artesãos de Paço do Lumiar.

Não perca esta chance de prestigiar o talento dos nossos artesãos e de contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade.

#Turismo 12/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO APAGANDO AS VELINHAS: Feirinha de Artesanato celebra aniversário

Neste sábado (13), a partir das 16h, a Praça Nossa Senhora da Luz, na Sede de Paço do Lumiar, será palco de uma encantadora Feirinha de Artesanato. O evento é uma iniciativa da prefeitura para comemorar os 63 anos da cidade e valorizar o talento dos artesãos locais.

A atividade contará com uma variedade de produtos feitos à mão, que vão desde peças de decoração até acessórios e itens de vestuário. É uma excelente oportunidade para os moradores e visitantes conhecerem a riqueza e a diversidade do artesanato da região.

Além de ser uma celebração da cultura local, a feira também tem o objetivo de fomentar a economia da cidade, incentivando o comércio de produtos artesanais e gerando renda para os artesãos de Paço do Lumiar.

Não perca esta chance de prestigiar o talento dos nossos artesãos e de contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade.

#Indústria e Comércio 20/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Secretário de Indústria, Comércio e Turismo faz balanço de ações em 2023 Biné Amado concluiu a entrevista afirmando que em 2024, haverá ainda muitas mais ações e celebrações de parcerias
#Indústria e Comércio 08/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Paço do Lumiar ganhará rede hoteleira que vai alavancar o turismo local a iniciativa deverá atrair mais investimentos e impulsionar o turismo, a geração de empregos e a economia no Município.
#Indústria e Comércio 25/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Biné Amado representa Paço do Lumiar na “Feira Preta e Festival de Gastronomia” em Alcântara-MA O Festival de Gastronomia é uma iniciativa do Polo São Luís, em que Paço do Lumiar está inserido
#Indústria e Comércio 20/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO SEMICT participa de 1º Fórum Maranhense de Afroempreendedorismo e Afronegócio Biné Amado participou do evento que teve como finalidade o fortalecimento do empreendedorismo afro no Maranhão
#Turismo 16/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Técnicos da SEMICT interagem com integrantes do Programa “Acessuas Trabalho"

Na tarde desta quinta-feira(16), técnicos da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT) de Paço do Lumiar participaram de uma interação com integrantes do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). O programa, é executado pelo Executivo Luminense, sob o comando da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), com apoio da Secretaria de Direitos Humanos (SEMDHU).

A atividade teve como palco a Sala do Empreendedor, no Maiobão, e contou também com a participação da equipe da Agência SINE de Paço do Lumiar. A visita técnica faz parte das atividades propostas pelo "Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo Profissional", que objetiva qualificar luminenses para o mercado de trabalho.

Segundo o titular da Semict, "a ação permitiu troca de experiência com empresariado Luminense", finalizou Biné Amado.

#Indústria e Comércio 09/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Paço do Lumiar presente na Expo Indústria Maranhão

Nesta quinta-feira(09), foi oficialmente aberta a quinta edição da Expo Indústria Maranhão, que acontece até domingo (12) no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma). A solenidade de abertura contou com a presença do governador Carlos Brandão, o presidente da Federação das Indústrias (Fiema), Edilson Baldez, representantes do Sebrae, Sesi, Senac e CNI, e políticos locais.

Paço do Lumiar foi representado pelo secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Biné Amado, que visitou os estandes da feira acompanhado da equipe da Semict. "Estamos prestigiando a Expo Indústria e os estandes dos expositores luminenses, como o Valparaíso, a Lavar e Vestir Lavanderia e o Chocolate Tapuio, certos de que aqui haverá muitas oportunidades de negócios para todos e o evento será um grande sucesso", destacou o secretário Biné Amado.

A secretária de Ciência e Tecnologia- Elisabeth Diniz também esteve presente. O titular da Semict informou que, no domingo, dia 12, os representantes do Viveiro Plantas Alberto, localizado na cidade, também estarão com estande na feira, expondo flores e espécimes produzidas pelo empreendimento.

A Expo Indústria é realizada pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e tem co-realização do Sebrae-MA e do Governo do Estado. São mais de 250 estandes, além dos espaços Plenarium, Rodada de Negócios, Arena do NAC - Núcleo de Acesso ao Crédito, Expo Agro, Cozinha Show, Expo Lounge, Expo Turismo, Expo Fornecedores, Expo Show e ainda acompanhar o Encontro IEL de Estágio, Carreira e Gestão e o Maranhão Fashion Week 2023.

#Indústria e Comércio 27/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Porto do Mojó é palco de Encontros de Marisqueiros da Ilha de São Luís esse é um trabalho que está sendo feito com muito empenho e dedicação”, enfatizou Biné Amado.
#Turismo 21/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Presença de autoridades e grande público marcam realização do Festival de Gastronomia de Paço do Lumiar

A variedade de sabores e o colorido do artesanato luminenses deram o tom na programação do Festival de Gastronomia de Paço do Lumiar, realizado nessa sexta-feira (20), na Praça da Família, no coração do Maiobão. A Prefeita Paula Azevedo(PCdoB ) fez questão de visitar todos os stands da atração e participar da Aula-Show preparada pela equipe do Senac. O evento também contou com música ao vivo e distribuição de mudas para o plantio.

O Festival foi promovido pela Instância de Governança do Polo São Luís, presidida pelo Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), Biné Amado, com apoio institucional da Prefeitura de Paço do Lumiar e do Senac. A IGR do Polo São Luís engloba os municípios de Paço do Lumiar, São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Alcântara.

Para a prefeita Paula Azevedo, além de movimentar a economia do município, o Festival trouxe uma amostra do que é produzido na culinária luminense e dos demais municípios, incluindo, também, no artesanato do Estado. "Muito bom prestigiar esse momento, com variedades de comidas típicas, licores, produtos confeccionados pelos grupos organizados do nosso artesanato de Paço do Lumiar, e os de São Luís, Raposa, Alcântara e São José de Ribamar", destacou a prefeita.

O secretário da SEMICT, Biné Amado, ressaltou que o Festival de Gastronomia, anteriormente, foi realizado em São Luís e São José de Ribamar. Além disso, também terão etapas do evento, em Raposa, no mês de novembro e, no final do ano, em Alcântara.

"Em Paço do Lumiar, tivemos apoio total da Gestão da Prefeita Paula Azevedo, que fez questão de prestigiar do início ao fim a realização do festival. Tenho certeza que haverá vários ganhos para o artesanato, culinária e todos os segmentos que estiveram presentes nesse momento tão especial", declarou.

Participando da atividade, a empreendedora Maiara dos Santos, do Timbuba, levou sua "Barraca do Sarnambi" para oferecer as comidas típicas que prepara, tendo como base os mariscos. "Fomos convidados para participar e trouxemos o carro-chefe da nossa comunidade que é o Sarnambi, o arroz-de-Sarnambi e a torta de Sururu. Quero agradecer aos organizadores a oportunidade de está aqui, hoje auferindo uma renda extra", afirmou.

O Festival foi prestigiado por autoridades, como o presidente da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, Jorge Maru; os secretários municipais de São José de Ribamar, Emmanuelle Barralho, o de Cultura e Turismo de Alcântara, Jedson Coelho; a gerente do Restaurante Escola do Senac, Gabriela Vasconcellos; o secretário adjunto da SEMICT, Ataíde Baiano; a secretária de Ciência e Tecnologia de Paço do Lumiar, Elisabeth Diniz, e a secretária adjunta de Desenvolvimento Social Gracilda Silva, dentre outras.

#Turismo 20/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Indústria, Comércio e Turismo presente na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia

Ontem (19), foi a abertura oficial da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Paço do Lumiar. O evento aconteceu na sede da IESF do Maiobão e contou com a presença de autoridades do município, professores e estudantes da rede de ensino luminense.

O secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Paço do Lumiar, Biné Amado, esteve no ato e exaltou a importância dos debates e palestras sobre inovação tecnológica e ciência no seio da sociedade.

A Semana é promovida pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável(SEMCTI) e conta com apoio da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), CNPq e IESF.

#Turismo 20/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Últimos preparativos para o Festflora - Festival e Exposição de Flores Tropicais do Vassoral

A organização oficial do Festflora - Festival e Exposição de Flores Tropicais, Plantas Ornamentais e Hortaliças do Vassoural está nos últimos preparativos para a realização do evento que acontecerá dia 05 de novembro, a partir das 8h, com apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar.

Nessa quarta-feira (18), a gestora do Viveiro Plantas Alberto, Carla Garcês, que faz parte da organização do Festival, participou de reunião com a secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento - SEMAPA, Júlia Assunção; o secretário adjunto Genilson Ramos; o secretário de Infraestrutura - SEMIU, Walburg Neto, na comunidade do Vassoural para alinhar os detalhes do evento.

A programação do Festflora terá exposições de flores, plantas, hortaliças, palestras, oficinas e atividades culturais que serão oferecidas ao público das 8h às 16h, com concentração na comunidade do Vassoural.

#Indústria e Comércio 19/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Festival de Gastronomia será espaço de valorização da culinária, turismo e cultura luminense o Festival será realizado pelo IGR do Polo São Luís com a parceria da Prefeitura de Paço do Lumiar
#Indústria e Comércio 17/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Comitiva de Paço do Lumiar participa de Feira da Mulher Quilombola, em Alcântara a programação do Circuito Empreendedor busca apresentar os resultados alcançados com a execução de ações do Sebrae.
#Indústria e Comércio 16/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO DEPILAÇÃO: SEMICT e SENAC iniciam mais um curso de capacitação

FOTO: DIEGO CHAVES

Teve inauguração nesta segunda-feira (16) o Curso Básico de Depilação, capacitação promovida pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Paço do Lumiar - SEMICT, em parceria com o Senac.

O curso está sendo oferecido a 20 alunas, em uma das salas de aula do IESF, no Maiobão, das 14h às 17h, com carga horária de 60 horas.

A abertura da capacitação contou com a presença do secretário da SEMICT, Biné Amado, que fez a apresentação da professora Flávia Braga, do Senac, e enfatizou a importância da qualificação.

"Ao final desta atividade, todas as participantes receberão certificados, e espero que todas possam colher frutos desse momento promovido pela gestão da prefeita Paula Azevedo", destacou Biné Amado.

#Turismo 10/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO SEMICT faz vistoria na Praça da Família para realização do Festival de Gastronomia

Nessa terça-feira (10), uma equipe da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Paço do Lumiar esteve na Praça da Família, localizada no Bairro do Maiobão, para realizar uma vistoria no espaço e alinhar detalhes sobre a realização do Festival de Gastronomia, que será realizada no próximo mês.

O evento é idealizado pela Instância de Governança do Polo São Luís, presidida pelo Secretário da SEMICT, Biné Amado, e que além de Paço do Lumiar envolve os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Alcântara.

O objetivo do encontro será promover o turismo, a cultura e os produtos locais, bem como gerar renda às famílias luminenses e potencializar negócios e empreendimentos de Paço do Lumiar.

Participaram da vistoria, o secretário adjunto da Semict, Baiano Ataíde, a chefe de Departamento Ivonete Borges; o turismólogo Danilo Costa ambos da SEMICT, a gerente do Restaurante Escola do Senac-MA, Gabriela Vasconcellos; a chefe de gabinete Cássia Carvalho, o assessor técnico Johnathan Santiago, e o coordenador da Praça da Família SEMCEL, Aminthas da Silva.

#Turismo 30/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Secretário da Semict de Paço do Lumiar visita stands de países na ABAV EXPO 2023

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Paço do Lumiar, Biné Amado, está representando a gestão da prefeita Paula Azevedo(PCdoB) na Expo ABAV 2023, uma das maiores feiras de turismo da América Latina. Neste evento, ele faz parte da comitiva do Maranhão, onde interage com diversos líderes da área e visita stands de países, incluindo nações africanas.

Biné Amado, que também é presidente da Instância de Governança do Polo São Luís (IGR), ressaltou a importância das experiências e conhecimentos adquiridos durante o evento. Ele teve a oportunidade de visitar stands de países como o Quênia e Costa do Marfim, além de participar de oficinas e palestras.

"Aqui é uma vitrine internacional do turismo brasileiro. Visitei stands de países incríveis e participei de atividades que vão enriquecer nosso conhecimento, trazendo novas oportunidades para o desenvolvimento do turismo em nosso município", destacou o secretário da Semict.

Essa participação ativa na Expo ABAV 2023 fortalece os laços de Paço do Lumiar com o setor turístico e abre portas para futuras parcerias e iniciativas que impulsionarão ainda mais o turismo na região.

#Turismo 28/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Turismo de Paço do Lumiar também está presente no Expo ABAV 2023 (RJ) durante o encontro, Biné Amado teve oportunidade de dialogar com várias autoridades no setor de destaque estadual e nacional.
#Turismo 27/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Dia do Turismo: Paço do Lumiar é um grande polo turístico no Estado.

Com belezas naturais, portos e rodeada de manguezais, o município de Paço do Lumiar é considerado um grande polo turístico, não só da Região Metropolitana de São Luís, mas também do próprio Maranhão, segundo levantamentos do Sebrae/MA.

Hoje, 27 de setembro, é o Dia Mundial do Turismo, data mais do que oportuna para que a Prefeita Paula Azevedo(PcdoB) e sua equipe resgatem a potencialidade turística e diversas outras formas de lazer que Paço do Lumiar oferece aos luminenses e às pessoas que visitam o município.

A cidade é banhada pelos rios Paciência e Santo Antônio e tem nos seus manguezais um espaço natural único que, além de servir como atrativo turístico, é fonte de sustento para as famílias da região, gerando renda e trabalho.

Quanto a serviços e equipamentos turísticos, a cidade conta com espaços como o Valparaíso, Wang Parque, EcoTrip Canoagem, Ilha Race, Haras e espaços públicos para ciclistas, exercícios ao ar livre e realização de grandes eventos.

O município também dispõe de espaços como os Portos de Timbuba, Pau Deitado, Mojó, Iguaíba, Mocajutuba e Salinas, que servem tanto como pontos turísticos quanto como fonte de renda para os pescadores.

Na gastronomia, os pratos mais conhecidos são, em sua maioria, à base de peixes e mariscos, com destaque para o sururu ao leite de coco, o caldo e o arroz de sarnambi, o caranguejo, o camarão e a guaravira frita.

A cidade também se destaca pelo turismo religioso, apresentando igrejas com arquitetura antiga, mas conservadas, como a Igreja de Nossa Senhora da Luz, na sede de Paço, e as igrejas do Iguaíba, Maioba, Maiobão e outras comunidades.

Quanto aos atrativos culturais, temos as sedes dos grupos de Bumba Meu Boi, como Maioba, fundado em 1897 pelos moradores do Bom Negócio, Boi da Pindoba, criado por volta de 1890 por um grupo de amigos, e Boi do Iguaíba, que nasceu há mais de 100 anos no povoado de mesmo nome.

#Indústria e Comércio 24/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Paço do Lumiar prestigia inauguração do Casarão da Indústria no Centro Histórico o titular da SEMICT- Bine Amado esteve representando a prefeita Paula Azevedo no evento
#Indústria e Comércio 22/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Prefeitura e Uema juntas em prol dos marisqueiros de Paço do Lumiar a ação assegurou atendimentos médicos, vacinas, palestras e distribuição de kits com itens de higiene para os pescadores locais.
#Indústria e Comércio 21/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Vassoural retomará festival de flores com apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar.

FOTO: ASCOM/SEMICT

Os 21 anos de realização do Festflora Festival e Exposição de Flores Tropicais, Vegetação Ornamental e Hortaliças, promovido pela Comunidade de Vassoural, serão comemorados com a retomada do festejo. A abertura oficial acontecerá no dia 05 de novembro deste ano, com o apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT) e de outras secretarias.

Os detalhes da retomada do festival, bem como sua programação cultural e artística, foram alinhados durante reunião na sede da SEMICT, nessa quinta-feira (21), com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Biné Amado, o secretário adjunto, Elson Ataíde (Baiano), a chefe de gabinete, Cassia Carvalho, e a representante do Viveiro Plantas Alberto, Carla Garcês.

A programação do Festflora terá exposições de flores, plantas, hortaliças, palestras, oficinas e atividades culturais que serão oferecidas ao público das 8h às 16h, com concentração na comunidade do Vassoural.

Para o titular da SEMICT, Biné Amado, o Festflora representa um espaço de promoção, divulgação e comercialização das flores, artesanato, cultura e turismo de Paço do Lumiar. "Teremos expositores e artesãos luminenses expondo e comercializando o que temos de melhor na produção de flores, plantas, hortaliças", destacou o secretário.

#Turismo 21/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Vassoural retomará festival de flores com apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar

Os 21 anos de realização do Festflora Festival e Exposição de Flores Tropicais, Vegetação Ornamental e Hortaliças, promovido pela Comunidade de Vassoural, serão comemorados com a retomada do festejo. A abertura oficial acontecerá no dia 05 de novembro deste ano, com o apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT) e de outras secretarias.

Os detalhes da retomada do festival, bem como sua programação cultural e artística, foram alinhados durante reunião na sede da SEMICT, nessa quinta-feira (21), com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Biné Amado, o secretário adjunto, Elson Ataíde (Baiano), a chefe de gabinete, Cassia Carvalho, e a representante do Viveiro Plantas Alberto, Carla Garcês.

A programação do Festflora terá exposições de flores, plantas, hortaliças, palestras, oficinas e atividades culturais que serão oferecidas ao público das 8h às 16h, com concentração na comunidade do Vassoural.

Para o titular da SEMICT, Biné Amado, o Festflora representa um espaço de promoção, divulgação e comercialização das flores, artesanato, cultura e turismo de Paço do Lumiar. "Teremos expositores e artesãos luminenses expondo e comercializando o que temos de melhor na produção de flores, plantas, hortaliças", destacou o secretário.

#Turismo 19/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Gestão de Paço do Lumiar presente no Lançamento do 6° Salão de Turismo Rota das Emoções

Paço do Lumiar foi um dos municípios presentes no lançamento oficial do 6° Salão de Turismo Rota das Emoções, solenidade realizada pelo Sebrae nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, durante a noite de segunda-feira (18). O Executivo luminense foi representado pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Biné Amado.

O Salão é um espaço inovador, interativo e personalizado, que traz ao público atrativos dos três Estados que compõem a Rota das Emoções, como o artesanato, gastronomia, cultura e belezas naturais. Este ano, acontecerá dentro da programação da Expo Abav, feira que acontece de 27 a 29 de setembro, no Rio de Janeiro.

O titular da SEMICT, Biné Amado, que também é presidente da Instância de Governança do Polo São Luís (IGR), ressaltou que a Prefeita Paula Azevedo(PCdoB) tem feito uma gestão compromissada com o fomento do turismo de Paço do Lumiar. "Nossa cidade vai contribuir para esse evento importante, levando produtos do artesanato local, comidas típicas e distribuindo material promocional", afirmou Amado, que esteve acompanhado da chefe de gabinete e a assessora técnica da SEMICT, respectivamente - Cassia Carvalho e Ivonete Borges.

#Turismo 18/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Representado por Biné Amado, Executivo Luminense participa do Festival de Gastronomia em SJR O evento contou com a presença de Biné Amado, que também é Presidente da Instância de Governança.
#Indústria e Comércio 15/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Prefeitura de Paço do Lumiar articula projeto para alavancar microempreendedorismo no município. os dois secretários se reuniram para traçar estratégias de potencialização a Sala do Empreendedor no município
#Indústria e Comércio 14/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Biné Amado prestigia solenidade na ALEMA em homenagem aos 70 anos da Fecomércio Ao lado de outras autoridades, Bine Amado compareceu para celebrar a bodas de vinho da entidade
#Prefeita 09/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO A 2º edição do Festival do Marisco impulsiona emprego e renda em Paço do Lumiar

Na manhã deste sábado (09), deu-se início ao 2º Festival do Mariscos, no Timbuba, localizado na região de Paço do Lumiar. O evento é realizado pela comunidade, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, sob a gestão da Prefeita Paula Azevedo (PcdoB). O período da manhã foi regado de muita comida típica, e vários visitantes no local.

A Prefeita Paula Azevedo marcou presença e afirmou que o festival fomenta a economia local. ‘' Estamos aqui apreciando a festa, que é um momento de muito envolvimento das pessoas que residem na localidade. Sabemos que o festival é um incentivo para o turismo e impulsiona a economia. Os convido a conhecer o Timbuba e prestigiar a festança '', finalizou a Prefeita.

O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Biné Amado, falou sobre a importância do encontro para o turismo. ‘'Enquanto poder público precisamos encontrar os meios necessários para assegurar essa sustentabilidade ao segmento do turismo, e artesanato do município. O Executivo tem feito a integração com essa categoria, objetivando fortalecer a renda dos moradores. Estamos de mãos dadas com a comunidade'', explicou o secretário.

O Vice-presidente da Câmara dos Vereadores, Wellington Sousa, enalteceu a realização do evento. ‘'Nós estamos aqui para prestigiar o Festival do Marisco. Sabemos a importância que tem para a valorização da cultura. Com o apoio da prefeita Paula Azevedo(PcdoB), Paço do Lumiar está no caminho certo: incentivando o turismo e a economia'', disse Wellington.

A Presidente da Associação do Moradores Timbuba, Rosiléia Sousa, relatou o resultado positivo. ‘' O encontro permite um desenvolvimento econômico para nossa localidade. Álém disso, podemos mostrar a maravilhosa culinária local. O Festival recebe o apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar. Só temos a agradecer'' finalizou a Presidente.

#Turismo 08/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Prefeitura de Paço do Lumiar apoia artesãos que participam da Expoema 2023

A economia criativa de Paço do Lumiar está bem representada na feira de artesanato que acontece dentro da Expoema 2023. A gestão da prefeita Paula Azevedo(PCdoB) prestigia a importante participação dos artesãos luminenses por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semict), cujo titular é o secretário Biné Amado.

A pasta está dando apoio institucional e logístico aos artesãos e artesãs por meio do transporte de produtos e fazendo o deslocamentos de pessoal de empreendimentos que estão representando Paço do Lumiar na Expoema, feira de agronegócios que será encerrada nesse domingo (10).

O secretário Biné Amado esteve na tarde desta sexta-feira(08), visitando a estufa do Viveiro Alberto do Vassoral, que foi representado pela paisagista Carla Garcez, que também é presidente da Federação de Artesãos.

"O que mais os donos de empreendimentos de Paço do Lumiar têm que fazer é acreditar em seu potencial e é isso que o Viveiro Alberto faz. Por isso, podem contar com todo o nosso apoio e contribuição", destacou o secretário.

#Festa 07/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Com apoio da Prefeitura, Festival de Marisco do Timbuba começa na sexta-feira e impulsiona economia em Paço do Lumiar O evento, que conta com o apoio da Prefeitura, vai reunir o melhor da gastronomia da região.
#Tributo 05/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Prefeitura de Paço do Lumiar e BNB assinam Termo de Convênio para beneficiar pequenos e micros empreendedores

A Prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(PCdoB), a gerente da Agência do Bando de Nordeste de Paço do Lumiar, Maisa Samara Mendes, o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo -SEMICT, Binê Amado dos Santos, e a representante da Unidade Regional do Sebrae e da Sala do Empreendedor no município, Marcia Roberta, assinaram, no auditório da IESF do Maiobão, o termo de Convênio do Crediamigo do BNB.

Na oportunidade, atendentes do BNB também realizaram uma ação de crédito entre pequenos e microempreendedores que estiveram presente ao ato de assinatura do convênio.

Sempre atenta aos anseios do munícipes, a Prefeita Paula Azevedo espera que, com a assinatura do termo de parceria com o BNB, ocorrido nesta terça-feira (05), os pequenos e microempreendedores locais possam ampliar os seus negócios e contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade.

"O município já tem vocação para o empreendedorismo, então, com essas linhas de créditos devidamente orientadas pela equipe do Crediamigo e da Sala do Empreendedor, o que esperamos é que haja uma expansão maior dos empreendimentos que já temos e que novos negócios surjam a partir das linhas de crédito disponíveis", destaca a prefeita.

Segundo a gerente da Agência do BNB de Paço do Lumiar, Maisa Samara Mendes, nos próximos dias, o banco vai disponibilizar uma equipe do Crediamigo na Sala do Empreendedor de Paço do Lumiar, como forma de atrair o público alvo da ação. "A gente já possui uma parceria com a Sala do Empreendedor e agora, vamos estimular ainda mais outros microempreendedores a buscar as nossa ofertas de créditos que são as menores e a melhores do mercado", informa a gerente.

Para o titular da SEMICT, secretário Biné Amado dos Santos, os médios, pequenos e microempreendedores luminenses precisam contar com uma linha de crédito diferenciada e em conformidade com os negócios que mantém no município. "Eles também vão receber qualificação, justamente para que tenham apoio e sustentabilidade para essa classe que é importante, que emprega, que aumenta e garante renda para o município", finaliza o secretário.

#Empreendedorismo 04/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Prefeitura de Paço do Lumiar e BNB assinam Termo de Convênio para impulsionar Ação de Crédito

Acontece nesta terça-feira (05), a partir das 8h30, na sala 01 no IESF, no Maiobão, à solenidade de Ação de Crédito e assinatura do convênio com o Banco do Nordeste- BNB (Crediamigo) e a Prefeitura de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo(PCdoB),

por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo - SEMICT, que tem como titular o secretário Biné Amado dos Santos.

A ação também conta com a parceria do Sebrae Maranhão e Sala do Empreendedor em Paço do Lumiar. Na programação do evento, constam palestras e atendimentos voltados para o financiamento, com a finalidade de orientar e facilitar o acesso aos micros e pequenos empreendedores luminenses.

Segundo Biné Amado, a ideia é que, com o contrato assinado, os micros e negociantes de pequeno porte do município que tiveram a oportunidade de passar pela sala destinada aos empresários, tenham acesso à verba disponibilizada pelo Crediamigo do BNB.

"Durante a assinatura do termo, haverá também uma ação das 8h30 às 12h, para que seja alcançado o público que tenha esse viés do empreendedorismo. Esse é um grande momento para a nossa cidade, a união entre o Executivo Luminense e o BNB", destaca o secretário da SEMICT

#Indústria e Comércio 28/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Inscrições Abertas para Emissão da Carteira do Artesão em Paço do Lumiar

A partir de hoje(28), a Prefeitura de Paço do Lumiar está com inscrições abertas para a emissão da Carteira do Artesão (PAB). Se você é um artesão da cidade e deseja obter esse documento, fique atento às datas e locais de inscrição:

28 de agosto de 2023

Local: SEMICT (Av. 13, Maiobão)

Horário: Das 09h às 12h

29 de agosto de 2023

Local: Associação das Marisqueiras (Bairro Pau Deitado)

Horário: Das 14h às 17h

30 de agosto de 2023

Local: Associação das Marisqueiras (Bairro Novo Paraíso)

Horário: Das 14h às 17h

31 de agosto de 2023

Local: Associação dos Agricultores (Mojó)

Horário: Das 14h às 17h

A Carteira do Artesão (PAB) é um documento importante para os profissionais que atuam na produção de artesanato. Ela confere reconhecimento oficial e acesso a benefícios específicos para a categoria. Não perca essa oportunidade de regularizar sua situação como artesão e aproveitar os benefícios oferecidos.

Fique atento às datas e locais de inscrição e não deixe de comparecer com seus documentos pessoais. Essa é a sua chance de obter a Carteira do Artesão em Paço do Lumiar.

#Turismo 21/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Paço do Lumiar ingressará na primeira rota turística oriunda do setor público, no Maranhão.
#Turismo 17/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Prefeitura de Paço do Lumiar recepciona digitais influencers em apoio a 5ª Edição da Mansão Master Maranhão

Nesta quinta-feira(17), a Prefeitura de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), recepcionou 33 influenciadores digitais do Estado. A acolhida teve como objetivo apoiar a 5ª Edição da Mansão Master Maranhão, evento que conta com o auxílio da Instância de Governança do Polo São Luís, órgão criado para fomentar o turismo, e que formado pelos municípios que integram a Região Metropolitana.

As belezas turísticas luminenses foram apresentadas ao grupo, que pode aproveitar uma experiência única. A rota começou pelo Timbuba, onde os convidados exploraram a natureza e degustaram a culinária local.

A diversão e aventura também estiveram presentes no Valparaíso Acqua Park, proporcionando momentos memoráveis. Por lá, representando a prefeita, o titular da Secretraia de Indústria Comércio e Turismo - SEMICT- Biné Amado- ciceroneou as celebridades.

No decorrer da atividade, Amado falou da importância de vender o que Paço do Lumiar tem de melhor. "Com esse agrupamento, temos a perspectiva real de atingir mais de três milhões de internautas, já que cada um dos presentes possui, em média, 100 mil seguidores. Precisamos aproveitar estes números para apresentar nossa cidade", pontuou.

A rica cultura não foi esquecida. O barracão e o museu do boi da Maioba, no Viva Maioba, uma das mais tradicionais manifestações folclóricas, também entrou no roteiro. A iniciativa do Executivo Luminense em apoiar a 5ª Edição da Mansão Master Maranhão mostra o compromisso em promover a cidade como um destino turístico atrativo, valorizando suas riquezas naturais e culturais.

A parceria com influenciadores digitais amplia a visibilidade de Paço do Lumiar, que já incluído na Rota da Ilha, Agroturismo e Mapa do Turismo, convidando a todos a conhecerem e explorarem suas maravilhas.

#Turismo 16/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Prefeitura de Paço do Lumiar marca presença na homenagem as entidades do TRADE turístico maranhense

Na tarde desta terça-feira (15), aconteceu uma homenagem ao trade turístico do Maranhão, e, a Prefeitura de Paço do Lumiar- através da Secretaria Municipal de Indústria, comércio e Turismo (SEMICT), esteve presente na solenidade. O TRADE turístico é a atividade econômica que movimenta o turismo no Estado e nos municípios.

Na oportunidade, três importantes feitos foram registrados: o lançamento da plataforma "Qualifica Turismo", do Programa de Qualificação Turismo, Inclusão e Acessibilidade, fruto da parceria do Ministério do Turismo e a Universidade Federal do Maranhão e, ainda, a apresentação do Fundo Geral do Turismo (FUNGETUR), que é um investimento voltado para a melhoria da infraestrutura turística, visando assim fortalecer o setor no Maranhão.

As iniciativas visam não só qualificar o trade turístico do Estado, como promover o acesso democrático a todos e, por isso, um dos projetos é dedicado integralmente às pessoas com necessidades especiais. O titular da SEMICT, Biné Amado representou a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), que está cumprindo uma série de agendas em Brasília.

Bastante concorrido, o

Ministro do Turismo - Celso Sabino e o governador do Estado- Carlos Brandão(PSB), prestigiaram o ato, que também contou com a presença maciça de políticos e empresários. Recentemente empossado no cargo, o ministro ressaltou o quanto admira o Maranhão e que os investimentos que estão sendo feito refletirão na valorização do seguimento como um todo.

‘' Eu já me sinto maranhense, amo esse lugar e as opções turísticas que ele proporciona. O Governo Federal faz questão de investir nos estados, e no Maranhão não seria diferente'', pontuou. Sabino finalizou sua fala enaltecendo o TRADE turístico local, que tem se destacado no cenário nacional. ‘' O TRADE turístico é um braço econômico que fortalece a economia. Por aqui, o turismo tá de parabéns e com os novos investimentos, tudo tende a melhorar'', enfatizou Celso.

Já o secretário Bine Amado, representante do Paço do Lumiar na Câmara Empresarial de Turismo, falou sobre a importância da pasta no evento. "Hoje é um grande momento para tratar do turismo, especialmente em Paço do Lumiar. Essa é uma área que precisa ser valorizada, cujo reflexo será no âmbito estadual e municipal", destacou.

JUSTA HOMENAGEM:

O encontro, que contou com mais de 300 participantes, teve como destaque a homenagem da Câmara Empresarial do Turismo e Trade Turístico ao Governador Carlos Brandão em reconhecimento aos seus esforços do na promoção do turismo do Maranhão. A honraria se deu após os resultados do impacto que as festas de São João tiveram diante do trabalho de promoção do destino e do festejo por meio do governo.

"Nós investimos R$ 46 milhões para o São João acontecer, fomos a São Paulo e outras capitais divulgando para os agentes de viagens as belezas do Maranhão e o Maior São João do Mundo. O resultado foi, que conseguimos trazer de 200 mil turistas e movimentar R$ 254,9 milhões na economia estadual, superando qualquer expectativa que tivemos. Do ambulante às grandes empresas, todos ganharam", resumiu Brandão.

#Turismo 13/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Prefeita Paula Azevedo marca presença na noite de abertura do Festival do Sarnambi, no Timbuba

Na noite desta sábado (12), a prefeita de Paço do Lumiar- Paula Azevedo (PCdoB) prestigiou à abertura da II edição do Festival do Sarnambi, no Timbuba. Os secretários Biné Amado e Leno Gouveia, respectivamente, titulares de Indústria, Comércio e Turismo e Cultura, Esporte e Lazer, bem como as secretárias de Educação, Yanne Pessoa; Desenvolvimento Social, Suelly Abreu e, ainda, a adjunta da Semus, Lúcia Vasconcelos também estavam na comitiva.

O evento, que para a prefeita já se consagrou, faz parte do calendário oficial das festividades no município. O festival foi criado pela comunidade como forma de homenagear os pais, por isso é realizado no segundo final de semana de agosto.

"Estamos trabalhando em todas as áreas, e com a cultura não está sendo diferente, por isso estamos aqui com o propósito de ratificar o apoio do Poder Público ao Festival do Sarnambi e à comunidade do Timbuba", enfatizou a prefeita.

Articulado pelo titular da SEMCEL- Leno Gouveia- vários grupos folclóricos animaram os presentes, entre eles, Carimbó da Andrelina, Tambor de Crioula do Maiobão e Boliviano, Dança Portuguesa Império de Lisboa. "Investir, apoiar e salvaguardar a cultura luminense é o papel do Poder Público, e esse tem sido a nossa principal missão", ressaltou Gouveia.

Biné Amado foi além. O secretário destacou a importância do festival na geração de emprego e renda. "A festa tá bonita e com uma vasta programação, recheada de atrativos locais, o que contribui para fomentar com a atividade profissional das marisqueiras", finalizou. O encerramento do Festival será neste domingo (13), com apresentações culturais regionais.

#Indústria e Comércio 12/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Paço do Lumiar participa do Seminário Lei de Liberdade Econômica nesta terça-feira (11), em São Luís

O Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo Biné Amado, representando a Prefeita Paula Azevedo, participou, na tarde desta terça-feira (11), do Seminário Lei de Liberdade Econômica: um instrumento para potencializar a economia dos municípios, realizado pelo Governo do Estado Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SEINC).

O objetivo do evento, que ocorreu no Palácio Henrique de La Rocque, foi esclarecer as vantagens que a legislação assegura e incentivar os gestores municipais a implantar a lei em suas cidades.

"Poder participar deste encontro é muito especial. Neste seminário, podemos aprender a importância da Lei de Liberdade Econômica, onde percebemos que a burocracia não contribui para o desenvolvimento econômico dos municípios, como podemos ver com as palestras que foram ministradas aqui", disse o Secretário Biné.

A programação contou com palestras do Diretor de Políticas Estratégicas e Legislativas da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON), Diogo Ferri Chamun, do Deputado Estadual Fernando Braide e do Secretário de Estado de Articulação Política Adriano Tito Figueiredo.

#Indústria e Comércio 10/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO SEMICT, Sebrae Maranhão e Banco do Nordeste participaram de reunião em prol de novas parcerias voltadas aos empreendedor

Os microempreendedores luminenses agora poderão contar com uma linha de crédito para compra de equipamentos, contratação de pessoal e melhorias na estrutura física dos estabelecimentos. Isso porque a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), em parceria com o SEBRAE Maranhão e o Banco do Nordeste estão aliançados para promover mais oportunidades à CNPJs vinculados à Sala do Empreendedor de Paço do Lumiar.

Agora será possível expandir a linha de crédito por meio do CredAmigo, uma oportunidade que o banco dar aos microempreendedores e que agora contará com a Sala do Empreendedor e o Sebrae Maranhão como facilitadores.

"É importante ressaltar que essa parceria estimulará diretamente esses microempreendedores gerando mais empregos, renda e consecutivamente movimentando a economia local. Assim tanto as microempresas quanto o município ganham", disse o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo Biné Amado.

Os interessados podem procurar a Sala do Empreendedor e tirar dúvidas. Ela está localizada no prédio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, na avenida 13, no Maiobão. O espaço funciona de segunda a sexta das 08h às 13h.

#Empreendedorismo 31/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Encerra hoje (31) o prazo para entrega da Declaração MEI 2023

A Declaração MEI 2023 tem prazo de entrega até hoje, dia 31 de maio. Não houve deliberação pela prorrogação deste prazo até o momento, e a regra estabelece o final do mês de maio como final do período de entrega sem multa.

Na Sala do Empreendedor de Paço do Lumiar, você pode ser auxiliado a fazer sua declaração, basta trazer as informações de faturamento do ano de 2022 e os dados do MEI. Mas, se preferir, você pode acessar diretamente o site da Receita Federal e inserir as informações solicitadas.

O endereço é: DASN SIMEI - Declaração Anual do Simples Nacional - Microempreendedor Individual (fazenda.gov.br). Não deixe para a última hora, evite multas e regularize sua situação como MEI. Compartilhe essa informação com seus amigos empreendedores.

#Empreendedorismo 24/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Semana MEI: Prefeitura de Paço do Lumiar promove diálogo entre microempreendedores

Microempreendedores luminenses, autoridades e representantes do Sebrae Maranhão participaram na tarde da última terça-feira (23), na sala 09 do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF) do lançamento da Semana MEI. O evento acontecerá até a próxima quinta-feira (25) e tem como objetivo acolher, informar e auxiliar os microempreendedores locais, capacitando e tirando dúvidas por meio de palestras e rodas de conversas.

O evento é uma extensão do pilar informativo da Sala do Empreendedor, projeto este instalado em Paço do Lumiar, em parceria com o Sebrae Maranhão.

Na tarde de terça-feira (23) o palestrante Iomar Araújo apresentou o passo a passo para se tornar um MEI, bem como seus benefícios e possibilidades, como concorrer em licitações, por exemplo.

Para o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo Biné Amado, a programação só tem a agregar ainda mais no conhecimento dos microempreendedores da cidade.

"Nós estamos promovendo esses três dias de muito aprendizado e troca de experiências. A ideia é acolher esses microempreendedores e auxiliar para que seus negócios se ampliem ainda mais. A gestão municipal está comprometida em garantir cada vez mais independência e crescimento econômico e, para isso, a informação é fundamental", enfatizou o Secretário Amado.

Para a artesã Kátia Neves, a palestra foi a oportunidade de entender mais sobre o MEI, seus benefícios e responsabilidades. "Ainda existem muitos mitos sobre o MEI, eu mesma ainda precisava tirar algumas dúvidas sobre como funciona. A palestra foi muito proveitosa, a equipe toda está de parabéns", disse a artesã Kátia.

A programação da Semana MEI continua nesta quarta (24) e quinta (25), das 14h às 17h, com as palestras: Finanças: Formação de Preço de Venda (24) e Marketing Digital (25).

#Turismo 05/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR PROMOVE FORMATURA DE NOVOS MARINHEIROS

Com o objetivo de promover capacitação e impulsionar o turismo local, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com a Marinha do Brasil, realizou nas últimas semanas o curso gratuito de Marinheiro Auxiliar de Convés e Máquinas. A formatura foi realizada nesta sexta-feira (05), na Associação de Produtores Rurais do Mojó e contou com a presença dos formandos, autoridades, familiares e amigos.

O curso abordou noções básicas de navegação com segurança, bem como a promoção de passeios turísticos atendendo a todos os requisitos técnicos necessários. "Hoje, encerramos com muita alegria mais uma turma de marinheiros. O curso foi tão procurado que vieram pessoas de outros municípios para participar. Agora, eles estão aptos para navegar por nossa cidade e assim melhor atender os nossos turistas e moradores da região. Encerramos mais um ciclo com os olhos no outro. Em breve abriremos outra turma para atender a demanda de outra região do município," disse a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo.

O oficial da Marinha, Comandante Mendonça, enfatiza a importância da parceria entre os poderes para o benefício da população. "A iniciativa partiu da Prefeitura Municipal que procurou o nosso gabinete devido à grande demanda da região, e nós prontamente atendemos o chamado. Agora estamos formando mais 30 novos marinheiros aptos a navegar com segurança pelas águas de Paço do Lumiar", disse o comandante Mendonça.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Biné Amado, destaca o quanto esse curso auxiliará na expansão e qualificação de mão de obra para o turismo luminense.

"Paço do Lumiar, hoje, está no Mapa Nacional do Turismo. Recentemente, recebemos este certificado do Governo Federal, o que demonstra todo compromisso que a gestão Paula Azevedo tem com a cidade. Agora, mais uma vez, a gestão se preocupou em capacitar a mão de obra desses marinheiros, qualificando-os a navegar com segurança, com as documentações necessárias e com o conhecimento adequado para navegar pelas águas da cidade, levando os turistas para conhecer as belezas naturais que temos por aqui," enfatizou o secretário.

A formanda Antonia Mayda compartilhou da experiência de viver essas duas semanas intensas de aprendizado. "Essa foi minha primeira experiência como marinheira. Foram dias desafiadores, mas muito prazerosos e de muito conhecimento. O que aprendi aqui vou levar para a vida e desafio as mulheres luminenses a também participarem em outras oportunidades, pois o mercado é muito promissor", disse Mayda.

#Indústria e Comércio 25/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas capacita profissionais da região do Mojó, em Paço do Lumiar Formação gratuita beneficia pescadores e simpatizantes do ramo levando capacitação e regularização das embarcações
#Juventude 22/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO SEMICT participa de ação “Criança Feliz” na Vila Romualdo Durante o dia, crianças e adultos puderam usufruir gratuitamente dos serviços prestados
#Emprego 13/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Prefeitura promove curso gratuito de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM) O curso será oferecido por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com a Marinha do Brasil, a partir do dia 24 de abril
#Empreendedorismo 04/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Empreendedores luminenses participam de palestra promovida pela Sala do Empreendedor A ação teve como objetivo educar as pessoas quanto os benefícios, critérios e as funcionalidades do MEI
#Empreendedorismo 31/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO SEMICT e Sala do Empreendedor promovem ação itinerante em pontos comerciais do Maiobão Ação aproximou empreendedores dos serviços prestados pela Sala do Empreendedor
#Empreendedorismo 27/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO SALA DO EMPREENDEDOR - PAÇO DO LUMIAR CONHEÇA A SALA DO EMPREENDEDOR
#Turismo 06/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO CAPACITAÇÃO: PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR PROMOVE OFICINA PARA ARTESÃS

Cerca de 23 artesãs luminenses participaram da Oficina de "Aprimoramento do uso da Fibra de Bananeira e Bordados do bumba-meu-boi" promovida pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT). A iniciativa desenvolvida em parceria com o SEBRAE-MA, promove aulas que acontecem às segundas e quartas-feiras, das 8h às 11h30, na sede da SEMICT, na avenida 13, no Maiobão, e em bairros das comunidades.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Biné Amado, destaca que essa é a primeira iniciativa do ano e que outras oportunidades já estão sendo planejadas.

"Nós precisamos incentivar e promover o desenvolvimento dos talentos da nossa região. As oficinas aprimoram as técnicas que elas já conhecem e fomentam a comercialização das produções", afirmou o secretário Biné Amado.

O objetivo é a geração de renda e a inserção no mercado de trabalho, além de promover o aprendizado, o desenvolvimento de habilidades, a convivência em grupo e o fortalecimento de vínculos sociais e comunitários.

As matérias-primas utilizadas são a fibra de bananeira e material como canutilhos e miçangas. Nos encontros as alunas da oficina aprendem a preparar a fibra de bananeira e transformá-las nos mais diversos objetos, como descansos de panelas, bolsas, brincos, pulseiras, colares e muito mais.

A artesã Edinamar Pereira, 56 anos, já trabalhava com as miçangas, mas seu objetivo é produzir biojoias, assim, a oficina veio promover uma experiência para somar com os seus sonhos.

"Eu não conhecia a fibra de bananeira e fiquei encantada com o que podemos fazer. Além dos trançados, eu comecei a usar novos elementos como fios de prata nos acessórios. A oportunidade dada pela Prefeitura e o SEBRAE é maravilhosa", comemorou Edinamar.

As oficinas tiveram início em janeiro de 2023 e serão finalizadas na segunda quinzena de março. As escolhas das matérias-primas foram feitas por representantes da SEMICT e pelas próprias participantes - a partir da tipologia de artesanatos típicas da região.

"Elas já trabalhavam com os canutilhos e miçangas para as indumentárias do bumba-meu-boi e a fibra de bananeira é muito rica na região, então nós iniciamos esse processo para uma coleção de produtos que podem ser criados com esses materiais", explicou o consultor do SEBRAE, Marcelo Medeiros.

Parcerias

Além da parceria com o SEBRAE, a Secretaria de Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT) já firmou parceria com o SENAC para realização de três novos cursos. O primeiro será o curso de costureira que iniciará no dia 23 de março. Ainda como fruto dessa aliança com o SENAC já estão firmados os cursos de barbeiro e designer de sobrancelhas.

#Empreendedorismo 17/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Microempreendedores luminenses contam, hoje, com uma forte ferramenta para capacitação e formalização de seus negócios De portas abertas há um mês em Paço do Lumiar, a Sala do Empreendedor atua em parceria com o Sebrae e o Banco do Nordeste para melhor atender e orientar os microempreendedores
#Agricultura 03/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Última edição do ano da Feirinha Criativa agita o Tambaú A feira serve como vitrine para os produtos do artesanato e da agricultura familiar de Paço.
#Turismo 23/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO PAÇO DO LUMIAR É DESTAQUE EM ROTEIRO TURÍSTICO ATRAINDO VISITANTES E NOVOS INVESTIMENTOS Passeio percorreu alguns dos principais pontos turísticos do município
#Indústria e Comércio 10/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO PREFEITA PAULA AZEVEDO ANUNCIA SALA DO EMPREENDEDOR PARA PAÇO DO LUMIAR PREFEITA PAULA AZEVEDO ANUNCIA SALA DO EMPREENDEDOR PARA PAÇO DO LUMIAR
#Empreendedorismo 17/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO OPORTUNIDADE: Prefeitura promove curso voltado ao empresariado luminense OPORTUNIDADE: Prefeitura promove curso voltado ao empresariado luminense
#Turismo 27/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Dia Mundial do Turismo: ações para o desenvolvimento turístico de Paço do Lumiar têm destaque Dia Mundial do Turismo: ações para o desenvolvimento turístico de Paço do Lumiar têm destaque
#Indústria e Comércio 15/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO PREFEITURA GARANTE APOIO AO PRIMEIRO FESTIVAL DO SARNAMBI DO TIMBUBA PREFEITURA GARANTE APOIO AO PRIMEIRO FESTIVAL DO SARNAMBI DO TIMBUBA
#Turismo 11/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO FEIRINHA LUMINENSE É UM SUCESSO NA PRAÇA DA FAMÍLIA EM AQUECIMENTO PARA A PROGRAMAÇÃO JUNINA DE PAÇO DO LUMIAR FEIRINHA LUMINENSE É UM SUCESSO NA PRAÇA DA FAMÍLIA EM AQUECIMENTO PARA A PROGRAMAÇÃO JUNINA DE PAÇO DO LUMIAR
#Indústria e Comércio 25/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO PREFEITURA E SEBRAE INCENTIVAM LUMINENSES A PARTICIPAR DA FEIRA DO EMPREENDEDOR 2022 PREFEITURA E SEBRAE INCENTIVAM LUMINENSES A PARTICIPAR DA FEIRA DO EMPREENDEDOR 2022
#Turismo 26/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO Turismo: Novos conselheiros luminenses são empossados Turismo: Novos conselheiros luminenses são empossados
#Turismo 25/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO SEMANA DO MICROEMPREENDEDOR: PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR PROMOVE AÇÕES FORMATIVAS PARA EMPREENDEDORES LUMINENSES SEMANA DO MICROEMPREENDEDOR: PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR PROMOVE AÇÕES FORMATIVAS PARA EMPREENDEDORES LUMINENSES
#Indústria e Comércio 22/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO PREFEITURA ELEGE CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE PAÇO DO LUMIAR  PREFEITURA ELEGE CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE PAÇO DO LUMIAR 
#Empreendedorismo 16/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO I SEMINÁRIO DE EMPREENDEDORISMO DE PAÇO DO LUMIAR I SEMINÁRIO DE EMPREENDEDORISMO DE PAÇO DO LUMIAR
#Indústria e Comércio 13/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO PREFEITURA E SEBRAE LANÇAM PROJETO CIDADE EMPREENDEDORA EM PAÇO DO LUMIAR PREFEITURA E SEBRAE LANÇAM PROJETO CIDADE EMPREENDEDORA EM PAÇO DO LUMIAR
#Turismo 14/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO NOVAS ESTRATÉGIAS GARANTEM CRESCIMENTO DA ECONOMIA LUMINENSE NOS PRIMEIROS CEM DIAS DE 2021 NOVAS ESTRATÉGIAS GARANTEM CRESCIMENTO DA ECONOMIA LUMINENSE NOS PRIMEIROS CEM DIAS DE 2021
www.pacodolumiar.ma.gov.br
Emitido dia 26/04/2024 às 08:25:21