CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Esporte 09/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER SEMCEL realiza 1º Congresso com profissionais de Educação Física para o JELS

Mobilizados para realizar os Jogos Escolares Luminenses (JELS), a Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer-Semcel, promoveu na sexta-feira(05), o 1º Congresso com Gestores e Professores de Educação Física que irão participar com seus atletas no evento.

O evento ocorreu com a participação dos secretários da pasta, Marcelo Arouche-titular, e Jibóia-adjunto, com representantes da Secretaria de Educação-Semed, entre gestores e professores de Educação Física, que foi realizado no prédio do IESF, no Maiobão.

Na oportunidade, Marcelo Arouche, apresentou o cronograma para realização dos eventos esportivos. A previsão é que a competição aconteça em junho. "Já temos toda uma programação a ser cumprida, que servirá para organizar e dar total apoio as escolas e aos atletas que irão se inscrever para participar do JELS deste ano", disse Arouche.

A prefeitura de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo(PCdoB) tem sempre dado seu apoio aos atletas, que irão se inscrever em várias modalidades esportivas. O evento também é uma preparação para participação dos estudantes nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMS), em em seguida nos Jogos da Juventude.

#Cultura 02/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER SEMCEL marca presença no encerramento do fórum de gestores de esportes

Nesta sexta-feira (01), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), liderada por Leno Gouveia e seu adjunto José Milton (Jibóia), participou do encerramento do Fórum de Gestores Municipais de Esporte do Maranhão, no auditório Palácio Henrique de La Roque.

Além do compartilhamento de trabalhos e projetos que obtiveram êxito nos municípios maranhenses, o evento teve como objetivo debater o financiamento das ações esportivas por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Por possuir um grande potencial esportivo, através do incentivo da SEMCEL, órgão que busca implementar ações voltadas para valorização do esporte, Paço do Lumiar ganhou destaque.

AMPLIANDO RELAÇÕES E CONHECIMENTO:

Assim como o fórum municipal, a autoridade luminense também participará da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que acontece a partir desta segunda-feira(04) e vai até sexta-feira(08), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A expectativa é que mais de três mil pessoas participem do encontro, cujo tema principal será "Democracia e Direito à Cultura".

#Cultura 29/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Técnicos da SEMCEL participam do Fórum Estadual de Gestores do Esporte

Leno Gouveia, secretário de Cultura, Esporte e Lazer, e seu adjunto, José Milton, o Jibóia , marcaram presença no Fórum Estadual de Gestores do Esporte, que acontece entre 29 de fevereiro e 01 de março no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís. Além de proporcionar oportunidade sobre orientações sobre a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, o evento também tem o objetivo de planejar as etapas regional e final dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e Jogos Paralímpicos Maranhenses (ParaJEMs) para a edição de 2024.

"Estamos buscando melhorar o cenário esportivo em nossa cidade. Este fórum é um alinhamento crucial para continuarmos firmes nesse trabalho", destacou Leno Gouveia, ressaltando o comprometimento da gestão da prefeita Paula Azevedo com o desenvolvimento esportivo local.

Este tipo de participação em eventos estaduais mostra a preocupação da administração municipal em buscar conhecimento e parcerias que beneficiem diretamente a comunidade, promovendo o esporte como ferramenta de inclusão e qualidade de vida.

#Cultura 13/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeitura divulga resultados de projetos para Lei Paulo Gustavo

A prefeitura de Paço do Lumiar divulgou os resultados após a análise de recurso da 1ª etapa referente aos Editais Nº 04/2023 e Nº 05/203. Esses editais envolvem categorias de apoio audiovisual e seleção de projetos para termos de execução cultural, respectivamente. Ambos contam com recursos da Lei Complementar 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo.

Os projetos culturais têm um papel crucial na promoção da arte e expressão, e a avaliação cuidadosa de recursos é fundamental. A Lei Paulo Gustavo destina verba para apoiar e impulsionar iniciativas culturais no município.

A gestão da prefeita Paula Azevedo (PCdoB) destaca a importância de fomentar a cultura local, proporcionando oportunidades para artistas e fazedores culturais. "Esses resultados representam um passo significativo no apoio às expressões artísticas e na construção de uma comunidade culturalmente vibrante em Paço do Lumiar", disse.

Para mais detalhes sobre os resultados e os projetos contemplados, os interessados podem acessar o site oficial da prefeitura ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura para obter informações adicionais.

#Cultura 12/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER 63 anos: Cavalgada e show irão animar o penúltimo dia da programação do aniversário

A festa de aniversário de 63 anos de Paço do Lumiar continua a todo vapor! Neste sábado (13), a partir das 15h, a prefeitura organiza uma Cavalgada seguida de um Show em Trio Elétrico com a participação especial de Gomes Filho. O evento, bastante aguardado, promete animar moradores e visitantes.

A concentração para a Cavalgada será no Espaço Pereira/Pindoba. De lá, cavaleiros e amazonas seguirão pelas ruas da cidade em um belo desfile até a Praça Nossa Senhora da Luz, na Sede, onde acontecerá o Show em Trio Elétrico.

E tem mais! Durante o show, serão realizados sorteios para tornar a tarde ainda mais emocionante. Esta é mais uma iniciativa da prefeitura para celebrar o aniversário da cidade e proporcionar momentos de alegria e confraternização entre os luminenses.

#Cultura 12/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Paço do Lumiar celebra Matriz Africana no aniversário de 63 anos de emancipação

Nesta quinta-feira (11), como parte das festividades do 63º aniversário de Paço do Lumiar, a prefeitura realizou um grande Encontro de Religiões de Matriz Africana. O evento foi na Praça Nossa Senhora da Luz, na sede do município, e teve como objetivo celebrar e respeitar a diversidade religiosa presente na comunidade luminense. Uma das atrações principais da noite foi Fernandinho de Iemanjá.

Para prefeita Paula Azevedo (PCdoB), a cidade tem uma diversidade cultural grande. "Estamos valorizando a Matriz Africana local. Fazer isso no período do aniversário é lembrar de nossas raízes e fortalecer nossa cultura," destacou.

Este encontro especial é uma verdadeira festa das religiões, onde diferentes tradições de matriz africana se unem em um momento de confraternização.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Marú(Republicanos), Paço do Lumiar celebra a diversidade. "Nesta segunda noite estamos atendendo os povos de terreiro. Todos os luminenses devem ser respeitados, por isso merecem espaço no decorrer da programação", frisou.

A moradora Fabiola Pereira ressalta que eventos como este não acontecia na cidade. "Esse é um reconhecimento da nossa cultura e valores. A prefeita Paula está de parabéns. Nós queremos que esse reconhecimento continue," disse.

A iniciativa da gestão azevedista reforça a importância do respeito mútuo, da tolerância e da coexistência pacífica entre as diversas crenças presentes em Paço do Lumiar.

#Cultura 11/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Delegados luminenses são eleitos para representar o Maranhão em Conferência Nacional de Cultura

O Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Paço do Lumiar, Leno Gouveia, representando o Poder Público, e Pai Bia do Curuca, representante da Sociedade Civil, foram escolhidos como delegados para a Conferência Nacional de Cultura, em Brasília. A eleição ocorreu durante a 4ª Conferência de Cultura do Estado, realizada no Centro de Convenções Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão-UFMA.

O evento, que se estende até quinta-feira (11), marca um momento crucial para fortalecer a cultura no estado. Para o secretário Leno Gouveia, é uma oportunidade de retomar o impulso cultural após retrocessos anteriores. "Ser escolhido delegado significa muito para nossa cidade. Estamos dando continuidade aos trabalhos iniciados na Conferência Municipal em Paço do Lumiar, e agora apresentamos nossas proposições em nível estadual, que serão levadas para discussão nacional", destacou.

Os recursos recentes destinados às políticas culturais têm origem no Governo Federal, com a reinstauração do Ministério da Cultura, sob a gestão da ministra Margareth Menezes, nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Duas leis essenciais para impulsionar esses recursos são a Lei Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo.

As propostas dos municípios, discutidas nos seis eixos temáticos, abrangem temas como institucionalização, acesso à cultura, identidade e patrimônio, diversidade cultural, economia criativa, direito às artes e linguagens digitais, entre outros.

Os delgados eleitos vão representar a cultura luminense, em Brasília, e também vão contribuir com debates construtivos para o avanço das políticas culturais no Brasil.

#Cultura 09/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER SEMCEL participa da abertura da 4ª Conferência Estadual de Cultura

Representando a prefeita Paula Azevedo (PcdoB), o secretário de Cultura Esporte e Lazer- SEMCEL, de Paço do Lumiar, Leno Gouveia, compôs a mesa de abertura da 4ª Conferência de Cultura do Estado.

O evento acontece de hoje, terça-feira (9), a quinta-feira (11), de janeiro, no Centro de Convenções Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão-UFMA.

A abertura contou com a presença do grupo folclórico Lamparina, que entoou toadas maranhenses conhecidas como 'boi de lágrimas', nos diversos sotaques como o de orquestra e de matraca.

Para o secretário Leno Gouveia, o momento é impar para o retorno da construção da cultura no Estado, após os retrocessos provocados pelo ex-governo. "Estamos dando continuidade aos trabalhos que iniciamos na Conferência Municipal em Paço do Lumiar, e agora seguimos apresentando as proposições a nível estadual, e o que decidimos serão enviadas a nível nacional", reiterou.

Os novos recursos para a formentar as políticas públicas voltadas para a cultura estão sendo oriundas do Governo Federal, desde a reinstituição do Ministério da Cultura, que está a cargo da ministra Margareth Menezes, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Duas Leis também serão fundamentais para a ampliação desses recursos, a lei Aldir Blanc, e a lei Paulo Gustavo.

As propostas apresentadas pelos municípios durante as votações, plenária, palestras, e a apresentação dos resultados das consultas públicas, estão sendo discutidas em 6 eixos temáticos, sendo eles:

- Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;

- Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social;

- Identidade, Patrimônio e Memória;

- Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;

- Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;

- Direito às Artes e Linguagens Digitais entre outras.

O evento teve a continuidade com a apresentação, discussão e aprovação do Regimento Interno do Conselho Estadual de Cultura. Seguindo com a palestra com o Dr. Francisco Humberto Cunha Filho, (doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-doutor pela Universidade de Milão - Bicocca).

Finalizando o dia, com o início dos trabalhos em grupo.

#Cultura 19/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeitura de Paço do Lumiar Participa do Festejo em Homenagem a Nossa Senhora da Luz

A Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), participou neste domingo, 17, da missa campal e da procissão em comemoração e homenagem a Nossa Senhora da Luz, padroeira do município.

O percurso e cortejo da procissão religiosa foram acompanhados pelo secretário adjunto de Cultura, José Milton Silvia, o Jibóia, que percorreu as ruas da cidade em direção à Igreja da Matriz.

"É um evento que já faz parte das festividades religiosas de Paço do Lumiar, onde temos vários fiéis que são devotos e participam todos os anos dessa celebração", disse.

O festejo oficial teve início no dia 07, com novenas, missas, celebrações diárias e convidados, além de atrações culturais no largo da igreja. As atrações convidadas foram os cantores Thayse Oliveira, Evelyn Kaillany e GB Teclas, e Thiago Diniz, comandando a parte cultural do evento.

#Cultura 30/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prorrogada inscrições para projetos culturais

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), está com uma notícia especial para os artistas da nossa cidade. As inscrições para os Editais da Lei Paulo Gustavo foram prorrogadas até o dia 7 de dezembro!

O Executivo quer que todos tenham a chance de participar e mostrar o talento local. Se você estava preocupado com o prazo, agora é a sua oportunidade. Fique atento às alterações no cronograma geral, disponíveis nos links abaixo:

Os interessados no Edital de Demais áreas podem acessar o cronograma neste link: https://www.pacodolumiar.ma.gov.br/arquivos/502/EDITAL%20DE%20CHAMAMENTO%20PUBLICO%20%20DEMAIS%20AREAS_2_2023_0000001.pdf

Quem quer fazer trabalhos para o Áudio Visual, pode consultar o cronograma neste link: https://www.pacodolumiar.ma.gov.br/arquivos/503/EDITAL%20DE%20CHAMAMENTO%20PUBLICO%20%20AUDIOVISUAL_2_2023_0000001.pdf

Segundo o secretário da SEMCEL, Leno Gouveia, Paço do Lumiar é um celeiro de talentos, e essa prorrogação é uma prova do compromisso da gestão azevedista com cada artista. "Queremos que todos tenham a chance de participar e brilhar. Acessem os links, fiquem por dentro das novidades e vamos construir juntos um futuro cultural ainda mais rico para nossa cidade," disse.

Não perca essa oportunidade de fazer história na cultura de Paço do Lumiar!

#Cultura 28/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeitura lança edital para trabalhos em Audiovisual com valor superior a R$800 mil reais o edital representa uma oportunidade única para agentes culturais desenvolverem projetos criativos e inovadores
#Cultura 27/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Bumba Meu Boi Capricho brilha em Paço do Lumiar

FOTO: MAURO VAGNER

Neste domingo (27), a tradição do Bumba Meu Boi Capricho de Paço do Lumiar foi resgatada com o ritual de morte da brincadeira, iluminando a Sede do município. O retorno da agremiação folclórica à cena cultural da Ilha de São Luís em 2023 é motivo de celebração, graças ao apoio decisivo da prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), e da Lei Paulo Gustavo.

O secretário da SEMCEL, Leno Gouveia, que prestigiou o ato representando a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) destaca esse momento como um marco histórico na gestão azevedista. "A administração revitalizou o Bumba Meu Boi Capricho, trazendo de volta ao centro da cultura luminense. Nosso compromisso está fundamentado na valorização e estímulo à rica cultura local", enfatizou.

A comunidade reviveu as tradições do Bumba Meu Boi Capricho, resgatando não apenas uma expressão cultural significativa, mas também fortalecendo a identidade e o orgulho da região. A iniciativa reforça o compromisso do Executivo com o enriquecimento cultural e a preservação das tradições que fazem de Paço do Lumiar um lugar único.

#Cultura 27/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeitura de Paço do Lumiar incentiva a cultura com novo edital de chamamento público

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL) da Prefeitura de Paço do Lumiar anuncia o lançamento do Edital de Chamamento Público No 05/2023, focado nas "DEMAIS ÁREAS DA CULTURA". Este edital, amparado pela Lei Complementar no 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, representa um significativo investimento direto no setor cultural, marcando um marco histórico para a cultura brasileira.

O objetivo é promover a cultura local, impulsionar iniciativas culturais e contribuir para um cenário vibrante e diversificado em Paço do Lumiar. O edital oferece uma oportunidade para que a riqueza cultural da cidade seja explorada, incentivando projetos nas mais variadas áreas culturais.

O novo edital busca apoiar projetos apresentados pelos agentes culturais de Paço do Lumiar, demonstrando o comprometimento da SEMCEL em impulsionar e fortalecer as diversas formas de expressão cultural no município.

Com um valor total de R$ 333.225,04, este edital visa incentivar a diversidade cultural e garantir a democratização, desconcentração, descentralização e regionalização do investimento cultural.

Os interessados em participar podem conferir os detalhes no edital e apresentar suas propostas, contribuindo assim para o florescimento contínuo da cultura em Paço do Lumiar. A gestão municipal reforça seu compromisso em apoiar e valorizar a expressão cultural local, acreditando no potencial transformador da arte e da cultura na construção de uma comunidade mais rica e integrada.

#Cultura 24/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER CARAVANA FEDERATIVA: Adesão ao Plano Nacional Aldir Blanc vai garantir mais de 1 milhão de reais à cultura luminense

A comitiva liderada por Leno Gouveia, Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Paço do Lumiar, esteve no espaço de exposição do Ministério da Cultura durante a 5ª Caravana Federativa. Na ocasião, formalizaram a adesão do município ao Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB), assegurando um investimento de mais de 1 milhão de reais nas manifestações artísticas para o ano de 2024. A equipe também visitou o estande do Ministério do Esporte em busca de projetos para a cidade.

O PNAB representa uma oportunidade histórica para estruturar o financiamento cultural no sistema federativo, promovendo repasses contínuos da União para Estados, Distrito Federal e Municípios.

Segundo o secretário, a adesão ao PNAB é crucial para posicionar a cidade na rota de investimentos do Governo Federal. 'Nos anos de 2024 a 2027, o investimento vai alavancar os projetos artísticos do município, valorizando assim cada iniciativa produzida pelos fazedores de arte, preservando as nossas tradições culturais e religiosidades ancestrais. Viva a cultura do Brasil, viva Paço do Lumiar!', disse.

Essa política permitirá investimentos regulares em projetos e programas, não apenas de maneira emergencial como ocorreu nas Leis Aldir Blanc 1 e Paulo Gustavo. Os entes federativos terão a chance de implementar ações públicas por meio de editais e chamamentos, beneficiando diretamente os trabalhadores do setor cultural e executando recursos nas políticas culturais locais.

#Cultura 17/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Secretário Leno Gouveia discute novas perspectivas para a Cultura Luminense Secretário Leno Gouveia discute novas perspectivas para a Cultura Luminense
#Cultura 10/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Encerra hoje inscrição para pareceristas da Lei Paulo Gustavo.

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), procura pareceristas a fim de avaliar projetos relacionados à Lei Paulo Gustavo. O edital, com todas as informações necessárias, está disponibilizado no Diário Oficial do município.

As inscrições para participar desse processo seletivo estão abertas até hoje (10) e podem ser feitas por meio de um formulário disponível online no seguinte link: https:/forms.gle/XDkd6jtkeio7M7ab6

Se surgirem dúvidas ou questões adicionais, a equipe responsável por esse seletivo está pronta a auxiliar. Basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp, pelo número (98) 98452-4806.

Essa é uma oportunidade para contribuir com a cultura e o desenvolvimento cultural em Paço do Lumiar. Não deixem de se inscrever e participar desse importante processo de seleção de pareceristas.

#Cultura 05/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeita Paula Azevedo e o secretário Leno Gouveia são padrinhos do festejo centenárario na Pindoba

No coração da tradição de Paço do Lumiar, o centenário Festejo do Divino Espírito Santo, na Pindoba, tem dois padrinhos especiais: a prefeita Paula Azevedo (PCdoB) e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leno Gouveia. Este evento tradicional é um elemento fundamental do calendário cultural da cidade e é transmitido de geração para geração há mais de um século.

Assim como nos anos anteriores, em 2023, a responsabilidade de organizar a cerimônia continua sob a supervisão de Paulinho Ferreira Melo, conhecido como Paulinho na Pindoba. Isso demonstra a importância da tradição e como as comunidades locais são essenciais para a continuidade das festividades que celebram a cultura e a espiritualidade da região. A participação da prefeita Paula Azevedo, que abriu as portas da sua casa para acolher o mastro e ainda para receber a comitiva real do Império, os organizadores, bem como os responsáveis, e do secretário Leno Gouveia como padrinhos, ressalta o compromisso da administração municipal com a cultura e a preservação das tradições que fazem de Paço do Lumiar um lugar especial.

O Festejo do Divino Espírito Santo, que encerrará a programação na segunda-feira, dia 13, é uma celebração que mantém viva a rica herança cultural da Pindoba e enriquece o patrimônio histórico da cidade.

#Cultura 29/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeita Paula Azevedo prestigia festejo do Divino Espírito Santo na Sede a festividade centenária que já é tradição religiosa no município retorna este ano.
#Cultura 24/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Autoridades e fazedores de cultura atendem ao chamado e prestigiam 3ª Conferência de Cultura Luminense

Nesta terça-feira, 24, na Associação da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, no Maiobão, foi realizada pela Prefeitura de Paço do Lumiar, a cargo da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), sob a organização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer - comandada pelo secretário Josileno Gouveia, a 3ª Conferência de Cultura.

Além de discutir o tema "Paço Cultural: Direitos Culturais e a Construção do Sistema Municipal de Cultura", este ano o evento tem vários objetivos, entre eles, discutir a construção do sistema municipal de cultura, a eleição de membros como delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Cultura, e ainda a adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

A prefeita Paula Azevedo, disse que o evento tem como objetivo o fortalecimento e a ampliação de políticas públicas culturais. "É um momento para debate, escolha de propostas, e ao mesmo tempo de valorização dos nossos artistas e de manifestações culturais, por isso deve ser discutida em conjunto, com o Executivo, Legislativo e a presença da sociedade civil", disse.

Mesmo pensamento comunga o vereador Jorge Marú. "Paço do Lumiar é um dos municípios maranhense onde temos um seguimento cultural forte e pujante, por isso a importância do Poder Público se uma à sociedade civil organizada para juntos debatermos e alavancar mais e mais à cultura luminense", pontuou o presidente.

A mesa de abertura contou com a presença do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Josileno Gouveia, o secretário-adjunto de Cultura, José Milton Silva Lima, o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Maru(Republicanos), o poeta, compositor e coordenador geral da Conferência, Joãozinho Ribeiro, o secretário de Indústria, Turismo e Comércio, Benedito Amado dos Santos, o secretário-adjunto, Elson Ataíde dos Santos, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Pai Bia. E demais convidados como o vereador, Wellington Dias, e a vereadora Alexsandra Garcia.

Para o secretário de Cultura, Josileno Gouveia, a gestão da prefeita Paula Azevedo tem sempre demonstrado a sua responsabilidade com o segmento. "Não viemos apenas de eventos culturais como Carnaval e São João, a Cultura de Paço do Lumiar é um celeiro onde somos referência no nosso Estado, e o poder público está aqui dialogando com a sociedade para fomentar a nossa cultura local", afirmou o secretário de Cultura do município.

Durante todo o dia, os participantes que inclui artistas, grupos folclóricos e apoiadores das brincadeiras populares, promovem a articulação, debates, e apresentação de proposições. A Conferência ainda tem o papel de fiscalizador dos eventos culturais.

"Esse evento possui o papel de fiscalizar o que vem sendo proposto no município. Conheço a seriedade da gestão da prefeita, do município e do Conselho, e essa cidade pode ser uma referência para um sistema municipal de cultura", disse Joãozinho Ribeiro.

#Cultura 23/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Conferência Municipal de Cultura de Paço do Lumiar promove diálogo sobre políticas culturais

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Paço do Lumiar (SEMCEL) está organizando a Conferência Municipal de Cultura. O evento ocorre terça-feira (24) e quarta-feira (25), das 9h às 17h, no Clube dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, localizado no Maiobão.

A 4ª CNC abrange várias etapas, começando pelas Conferências Municipais ou Intermunicipais. Este encontro é de grande importância, inserindo-se no contexto da 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), cujo tema central é "Democracia e Direito à Cultura".

O evento visa fomentar discussões sobre políticas culturais com a participação ativa da sociedade, fortalecendo a democracia e assegurando os direitos culturais em todo o Brasil.

Em Paço do Lumiar, a atividade se concentrará no tema "Paço Cultural: Discussões Atualizadas Para Elaboração do Plano Municipal e Adesão ao Sistema Nacional de Cultura em 2024."

"Essa conferência desempenha um papel vital, pois fornecerá subsídios para a adesão de Paço do Lumiar ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). O SNC é um processo que envolve a gestão e promoção de políticas públicas culturais de maneira democrática e contínua, com a colaboração entre União, Estados, Municípios e a sociedade", explicou o secretário Leno Gouveia, titular da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer- SEMCEL.

O objetivo é impulsionar o desenvolvimento humano, social e econômico, garantindo o pleno exercício dos direitos culturais. A participação da comunidade é fundamental para moldar o futuro cultural luminense.

#Cultura 20/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeitura de Paço do Lumiar prorroga inscrições do Cadastro Cultural

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), anuncia uma ótima notícia para os fazedores de cultura da região. As inscrições para o Cadastro Cultural foram prorrogadas até o dia 31 de outubro. Isso oferece mais tempo para que todos possam participar.

Para se inscrever, é fácil. O interessado pode ir pessoalmente até a sede da SEMCEL, localizada na Rua Tutoriá n° 370, Nova Canaã - Mocajutuba, próximo ao Valparaiso. As inscrições podem ser feitas entre às 08h e 13h, permitindo que você escolha um horário conveniente para se cadastrar.

Outra opção é fazer sua inscrição online, diretamente no site oficial da Prefeitura de Paço do Lumiar, que pode ser acessado em www.pacodolumiar.ma.gov.br. Essa flexibilidade oferece aos interessados diferentes maneiras de participar do Cadastro Cultural.

Esta iniciativa demonstra o compromisso da gestão da prefeita Paula Azevedo (PCdoB) com os fazedores de cultura de Paço do Lumiar. Valorizar e apoiar a cultura local é fundamental para o enriquecimento da comunidade e a preservação das tradições.

Aproveite essa prorrogação e se inscreva. Sua participação é importante para fortalecer a cultura da região e promover um ambiente mais rico e diversificado para todos.

#Cultura 13/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeita Paula Azevedo prestigia a morte do boizinho de Tião na Pindoba acompanhada dos familiares e assessores, a prefeita Paula fez questão de prestigiar a festa.
#Cultura 12/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Conferência Municipal de Cultura vai promover diálogo sobre políticas culturais a conferência tem grande relevância, uma vez que está inserida no contexto da 4ª Conferência Nacional de Cultura
#Esporte 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER A Arena Esportiva Santa Luzia está aberta para a comunidade de Paço do Lumiar.

Pensando na melhoria da prática de esportes, a prefeitura de Paço do Lumiar disponibilizou a Arena Esportiva Santa Luzia, localizada na Pindoba, para a comunidade em geral, de segunda a sábado, das 16h às 22h.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leno Gouveia, essa iniciativa visa incentivar a realização de esportes em Paço do Lumiar. 'Estamos fortalecendo a prática esportiva e, por consequência, a saúde e a qualidade de vida dos luminenses. A arena está pronta para receber a população', destacou.

Esta é uma oportunidade para a comunidade desfrutar de um espaço dedicado ao esporte e ao lazer, contribuindo para um estilo de vida mais ativo e saudável.

Para agendamentos ou obter mais informações, os interessados podem entrar em contato com a coordenação no local ou pelos números abaixo:

- Leno: (98) 9 9167-1673

- Dico: (98) 9 9239-7315

- Joel: (98) 9 8791-0222

#Cultura 22/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER A Prefeitura de Paço do Lumiar lança a Central de Atendimento para assuntos da Lei Paulo Gustavo.

A Prefeitura de Paço do Lumiar está mais próxima de seu povo do que nunca. Agora, um novo serviço foi lançado para atender às demandas relacionadas à Lei Paulo Gustavo, uma iniciativa que reflete o compromisso da gestão da prefeita Paula Azevedo (PCdoB) com a cultura luminense.

A Central de Atendimento está pronta para ouvir e ajudar. Ela está disponível de segunda a quarta-feira, das 8h às 12h, e quintas e sextas-feiras, das 13h às 17h. Os interessados podem entrar em contato pelo número (98) 98452-4806.

"A criação desta iniciativa demonstra o quanto a cultura em Paço do Lumiar é valorizada pela administração da prefeita Paula Azevedo. É um passo importante para garantir que a comunidade tenha voz e suporte para questões relacionadas à Lei Paulo Gustavo", explicou o titular da Semcel- secretário Leno Gouveia.

Se você tem perguntas, precisa de informações ou deseja compartilhar suas ideias sobre a cultura em nossa cidade, não hesite em entrar em contato com a Central de Atendimento. A prefeitura vai te ouvir e trabalhar em conjunto com você.

#Esporte 22/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Maranhão celebra o sucesso dos atletas de Paço do Lumiar em Ribeirão Preto

A delegação de atletas medalhados de Paço do Lumiar foi recebida com honras no Palácio dos Leões, e esse evento foi marcado por conquistas notáveis.

Nossos talentosos atletas brilharam nos Jogos da Juventude em Ribeirão Preto, São Paulo, no mês de setembro. Eles competiram em diferentes modalidades, representando com destaque o Maranhão.

O time de Basquete Masculino, composto por Pedro Lucas, Arthur Guilherme, e treinado pela dedicada Selma Pachêco, trouxe para casa a medalha de prata, conquistando o título de Vice-campeões. Além disso, essa conquista garantiu a vaga para a 2ª divisão, um feito incrível para Paço do Lumiar, que estava na 3ª divisão por oito anos.

Outro destaque foi o talentoso atleta do Arco e Flecha, Jonas Garcia, que fez história ao participar da modalidade pela primeira vez e representar brilhantemente nossa cidade.

O reconhecimento veio diretamente do governador Carlos Brandão(PSB), do Secretário de Esporte Naldir Lopes e do Ministro do Esporte André Fufuca. Eles prestaram homenagens a todos os atletas que representaram o Maranhão nos Jogos da Juventude, com especial destaque para nossos campeões de Paço do Lumiar.

"Essas conquistas esportivas são um reflexo do compromisso da Prefeita Paula Azevedo em apoiar e incentivar o talento local. Paço do Lumiar tem muito a comemorar, e esses atletas são um exemplo inspirador de dedicação e excelência", pontuou o secretário de Cultura Esporte e Lazer - Leno Gouveia, que fez questão de prestigiar o evento.

#Esporte 20/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER SEMCEL explica detalhes da Lei Paulo Gustavo na Câmara Municipal

Na manhã desta terça-feira(19), a Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer de Paço do Lumiar (SEMCEL) atendeu ao convite da Câmara Municipal para uma sessão esclarecedora sobre a Lei Paulo Gustavo (LPG) no município.

A equipe técnica da SEMCEL, liderada pelo secretário Leno Gouveia, compareceu ao encontro com o propósito de responder a dúvidas e discutir a implementação da LPG. O Secretário Leno, mostrando um profundo conhecimento técnico, destacou a importância desses momentos, que promovem uma gestão responsável, aberta ao diálogo e transparente. "Essa abordagem visa aproximar os agentes culturais e a sociedade civil dos Poderes Legislativo e Executivo", frisou.

O encontro foi marcado pela relevância das discussões e pelo nível de preparação dos técnicos da SEMCEL, que detalharam os pontos cruciais da Lei Paulo Gustavo e explicaram as ações realizadas para lançar editais e acompanhar os processos com precisão.

A SEMCEL reforçou seu compromisso de caminhar lado a lado com a comunidade cultural luminense de forma constante. Além disso, destacou que está disponível diariamente para atendimentos em sua sede, localizada na Rua Tutoriá da Nova Canaã, das 08h às 13h. Em breve, também oferecerá um plantão de tira-dúvidas pelo WhatsApp, buscando garantir que a informação e a acessibilidade alcancem todos os agentes culturais do município.

Essa iniciativa demonstra o empenho da gestão da prefeita Paula Azevedo em promover a transparência, o entendimento e o fortalecimento da cultura em Paço do Lumiar, construindo uma ponte efetiva entre o governo e a comunidade cultural.

#Esporte 17/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Emoção toma conta de luminenses que conquistaram a prata nos Jogos da Juventude

No final da tarde deste sábado(16), no Centro do Comitê Olímpico - CCO em Ribeirão Preto(SP) - foi bastante emocionante à solenidade de premiação dos campeões no basquete masculino, nos Jogos da Juventude. Na oportunidade, no segundo lugar mais alto do pódio, a Seleção Maranhense, composta em grande parte por talentosos atletas de Paço do Lumiar.

Em um feito inédito, após oito anos, o resultou na competição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro -COB - possibilitou a ascensão do Maranhão à 2ª Divisão na esfera nacional. Além de Leno Gouveia, titular da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer de Paço do Lumiar, que acompanhou a delegação luminense desde a chegada em São Paulo, também estava presente Naldir Lopes, secretário estadual de Esportes.

Na final, o time maranhense, coordenado pela técnica Selma Pacheco, enfrentou a forte Seleção de São Paulo, formada pela base do Corinthians Basquete, perdendo por 69 x 39. No entanto, o resultado não diminui o brilho dessa conquista.

A jornada da Seleção Maranhense foi impressionante, chegando à final de forma invicta. Para esses jovens talentos, essa é uma vitória que marca uma longa busca. Este time é verdadeiramente representativo, com 5 atletas de Paço do Lumiar, 2 de Imperatriz, 1 de Caxias e 1 de Açailândia. Eles enfrentaram a concorrência de outras 11 equipes em busca do acesso.

O sucesso do time maranhense é um reflexo direto do investimento em esportes e talentos locais realizado em Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL). O secretário, que foi incansável, expressou sua satisfação com o resultado, descrevendo-o como "excepcional" e destacando a história que esses jovens escreveram.

A prefeita Paula Azevedo(PCdoB), também expressou seu orgulho. "Esse feito inédito para o Paço do Lumiar e todo o Maranhão nos inspira a investir ainda mais no esporte local", enfatizou.

Esta conquista é um testemunho do talento e dedicação desses jovens atletas, bem como do apoio e compromisso da comunidade e das autoridades locais, como o Executivo Municipal. Com o apoio dos estudantes luminenses, essa conquista histórica evidencia um futuro brilhante ao basquete maranhense. Os competidores embarcarão no início da tarde de hoje(17), com desembarque previsto no aeroporto Hugo da Cunha Machado, na madrugada desta segunda-feira(18).

#Esporte 16/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Atletas luminenses conquistam a prata para o Maranhão e o acesso à 2ª divisão nos Jogos da Juventude Os luminenses chegaram invicto à final. O Maranhão tentava anos ascender à 2ª Divisão.
#Esporte 15/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Ouro à Vista! Luminenses que formam a Seleção Maranhense de Basquete são finalistas nos Jogos da Juventude

A emocionante jornada da Seleção Maranhense de Basquete masculino, formada em quase totalidade por talentosos atletas de Paço do Lumiar, avança com determinação nos Jogos da Juventude, sediados em Ribeirão Preto (SP). Na manhã de hoje (15), em uma partida repleta de emoções, os estudantes luminenses derrotaram a equipe do Amapá por um impressionante placar de 43 x 39.

Essa vitória brilhante coloca os maranhenses na disputa pela tão sonhada medalha de ouro, marcando um momento histórico para Paço do Lumiar. O sucesso da equipe é uma celebração não apenas da determinação dos jovens, mas também do firme compromisso da prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), em apoiar e desenvolver os talentos esportivos locais.

A Seleção Maranhense segue invicta na competição, conquistando vitórias consecutivas no Grupo C, superando as Seleções do Acre, Bahia e Sergipe. A técnica da equipe, Selma Pachêco, uma vencedora do Pan-americano Master 2022, tem sido uma inspiração para esses jovens talentos.

Leno Gouveia, Secretário da SEMCEL, ressaltou os investimentos realizados pelo Executivo Municipal e a dedicação da equipe: "Os alunos de nossa cidade estão brilhando nos jogos, e esse feito é inédito para Paço do Lumiar."

A prefeita Paula Azevedo(PCdoB) expressou sua alegria com o resultado e enfatizou a importância de investir no esporte como uma via para um futuro promissor: "Investir no esporte é garantir um futuro melhor para as pessoas. Este é o fruto de nosso árduo trabalho. Nossos jovens estão de parabéns." A expectativa agora é para a grande final em busca da medalha de ouro, que pode se tornar um marco para Paço do Lumiar e seus talentosos atletas", finalizou a prefeita.

#Esporte 15/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Sensação de dever cumprido: O luminense Jonas Garcez conquista a medalha de bronze nos Jogos da Juventude

Em um momento emocionante e inédito, na manhã desta sexta-feira(15), o talentoso luminense Jonas Garcez recebeu a tão merecida medalha de bronze na modalidade de Tiro com Arco, por equipe mista, nos Jogos da Juventude. Essa competição, que se estende até domingo (17) em Ribeirão Preto (SP), testemunhou o desempenho excepcional de Jonas, um aluno da rede municipal de Paço do Lumiar.

Jonas Garcez demonstrou habilidades esportivas notáveis, enchendo de orgulho não apenas sua cidade natal, mas toda o Estado. Essa conquista brilhante é resultado do compromisso e dedicação do próprio atleta, bem como do apoio fundamental da Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), que investe no desenvolvimento e apoio aos talentos esportivos locais.

"A vitória de Jonas Garcez é um exemplo inspirador do potencial esportivo presente em nossa comunidade. Sua conquista não apenas destaca o talento individual, mas também demonstra como o apoio do governo local pode impulsionar nossos atletas a alcançarem o sucesso. Estamos todos unidos em comemorar essa medalha de bronze, celebrando o espírito esportivo e a dedicação que levaram Jonas Garcez ao pódio nos Jogos da Juventude", falou a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) ao tomar conhecimento deste importante feito.

#Esporte 14/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Atleta de Paço do Lumiar, conquista medalha de bronze nos Jogos da Juventude

O jovem atleta Jonas Garcez, natural de Paço do Lumiar, brilhou na manhã desta quinta-feira(14), nos Jogos da Juventude, em Ribeirão Preto-SP, e conquistou a tão desejada medalha de bronze por equipe mista na modalidade de Tiro com Arco. Jonas, que é aluno da rede municipal de Paço do Lumiar, demonstrou um desempenho excepcional durante a competição, deixando a todos orgulhosos.

O sucesso do jovem luminense é reflexo do comprometimento da Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), em apoiar e desenvolver talentos esportivos locais. "Essa vitória não apenas enche de alegria os corações dos cidadãos luminenses, mas também destaca o potencial esportivo da região", disse a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) ao tomar conhecimento do importante feito.

Já para o secretário Leno Gouveia, que está em Ribeiro Preto acompanhando os jogos, "Jonas é um exemplo brilhante de como o investimento em esporte e lazer pode abrir portas para nossos jovens talentos, proporcionando-lhes oportunidades de brilhar em competições de destaque nacional. Sua dedicação e conquista são um testemunho do talento que Paço do Lumiar tem a oferecer ao mundo do esporte", finalizou o secretário.

#Esporte 13/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Atleta de Paço do Lumiar disputará duas medalhas nos Jogos da Juventude Aluno da UED Maria de Lourdes, o atleta vai disputar o bronze em duas categorias
#Esporte 13/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Seleção Maranhense de Basquete continua invicta nos Jogos da Juventude A Seleção Maranhese, cuja base são atletas luminenses, venceu sua segunda partida consecutiva.
#Esporte 12/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Seleção Maranhense estreia com vitória nos Jogos da Juventude Os atletas de basquete fizeram sua primeira partida hoje(12), vencendo a seleção do Acre pelo placar de 61 x 36.
#Esporte 08/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeita Paula Azevedo celebra Atletas Luminenses Rumo aos Jogos da Juventude 2023

Nesta sexta-feira (08), acompanhada da secretária de Educação- Yanne Pessoa e do titular da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer- Leno Gouveia- a prefeita Paula Azevedo (PcdoB) recebeu com orgulho e entusiasmo os atletas de Paço do Lumiar que conquistaram medalhas nos Jogos Escolares do Maranhão (JEM's) e agora representarão o Maranhão nos Jogos da Juventude 2023, que acontece em Ribeirão Preto (SP).

O encontro emocionante aconteceu no auditório do Centro Administrativo, no Maiobão, graças ao incansável esforço do secretário Leno Gouveia em tornar os sonhos destes atletas realidade. Os campeões brilharam nas seguintes modalidades: Tiro com Arco Infanto Masculino(Jonas Garcias Lopes), Wrestling Infanto Masculino(João Victor Gama Garcez) e a Seleção de Basquete Infanto Masculino.

Segundo a prefeita Paula Azevedo, o resultado nos jogos reflete o trabalho feito pela gestão. "Parabenizamos esses jovens campeões por representarem Paço do Lumiar com tanto orgulho e determinação! Seus feitos inspiram a todos nós e mostram que, com dedicação, podemos alcançar o sucesso no esporte", disse.

Já a secretária Yanne Pessoa aproveitou a oportunidade para reconhecer o esforço e dedicação desses jovens talentos e desejar boa sorte na competição nacional. "Acreditamos que o esporte é uma ferramenta de transformação social, e por isso, o Executivo Luminense continua incentivando e investindo nas práticas desportivas da cidade", enfatizou.

O titular da SEMCEL, Leno Gouveia- que estará acompanhando a delegação luminense, além de celebrar as conquistas, aproveitou o ensejo para motivá-los a alcançar ainda mais sucesso representando Paço do Lumiar e todo o Maranhão. "Essas vitórias são resultados dos esforços dos alunos-atletas, do apoio de seus treinadores e da dedicação à prática esportiva em nossa cidade", finalizou Gouveia.

Os Jogos da Juventude 2023 reúnem os melhores desportistas de até 17 anos de idade, vindos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, competindo em 18 modalidades esportivas. Essa é a maior competição estudantil e esportiva do país, que começou no dia 1º deste mês e vai até 16 de setembro. Os jovens talentos de Paço do Lumiar competirão em três modalidades esportivas, representando com orgulho nossa cidade e nosso estado.

#Cultura 06/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeita Paula Azevedo receberá atletas luminenses que participarão dos Jogos da Juventude 2023

Os atletas de Paço do Lumiar, medalhistas nos Jogos Escolares do Maranhão (JEM's), e que representarão o Maranhão nos Jogos da Juventude 2023, em Ribeirão Preto (SP), serão recebidos pela prefeita Paula Azevedo (PcdoB), nesta sexta-feira -feira (08), no auditório do Centro Administrativo, no Maiobão. O encontro será possível graças uma articulação do secretário Leno Gouveia, titular da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer-SEMCEL, que tem sido incansável para transformar em realidade os sonhos desses atletas e conceder ao município, através do esporte, uma posição de destaque no cenário nacional.

A iniciativa da gestora, além de reconhecer o valor do esforço e dedicação dos jovens, tem como objetivo desejar boa sorte aos atletas que representarão o município na competição nacional. O momento também será uma oportunidade para celebrar suas conquistas e motivá-los a alcançar ainda mais sucesso representando Paço do Lumiar e o Maranhão.

"Acreditando que o esporte é uma ferramenta de transformação social, o Executivo Luminense vem incentivando e investindo nas práticas desportivas da cidade.

Os Jogos da Juventude 2023 reúne os melhores desportistas de até 17 anos de idade, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país, na disputa de 18 modalidades esportivas. A maior competição estudantil e esportiva do Brasil iniciou no dia 1º deste mês e segue até 16 de setembro. Os jovens talentos luminenses viajarão para competir em três modalidades esportivas.

#Cultura 01/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Artistas poderão fazer cadastro cultural para participar do edital da Lei Paulo Gustavo

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Paço do Lumiar (SEMCEL) está empenhada em envolver o maior número possível de artistas da cidade nos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG). Para alcançar esse objetivo, a SEMCEL disponibilizará o cadastro cultura para artistas e grupos luminenses a partir de 11 de setembro até 05 de outubro de 2023.

É importante ressaltar que esta fase de cadastramento é destinada exclusivamente aos artistas que não realizaram o procedimento durante a implementação da Lei Aldir Blanc em 2020. De acordo com os requisitos legais da Lei Federal Complementar N.º 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, o cadastro é um pré-requisito para participar dos editais.

O processo de cadastramento pode ser feito de duas maneiras: presencialmente na sede da SEMCEL, localizada na Rua Tutoriá Nº 370, Nova Canaã - Paço do Lumiar, de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h, ou através do site da prefeitura (www.pacodolumiar.ma.gov.br), no link Cadastro Cultura.

"A Lei Paulo Gustavo representa um marco importante no apoio à cultura no Brasil, sendo criada para mitigar os impactos socioeconômicos da Pandemia da Covid-19. Ela simboliza a resistência da classe artística durante esse período desafiador, que afetou gravemente as atividades culturais em todo o país", explicou Leno Gouveia, titular da SEMCEL.

A Prefeitura de Paço do Lumiar, sob a gestão da prefeita Paula Azevedo(PcdoB) está comprometida em apoiar e fortalecer a cultura local, e este cadastro é mais um passo para garantir que os artistas e grupos luminenses tenham a oportunidade de participar ativamente dos projetos culturais da cidade.

#Esporte 01/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Atletas de Paço do Lumiar vão representar o Maranhão nos Jogos da Juventude em São Paulo

Com o respaldo da Prefeitura de Paço do Lumiar, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), os jogadores do time de basquete infanto masculino da cidade estão prestes a fazer bonito nos Jogos da Juventude de Ribeirão Preto, em São Paulo, de 09 a 17 de setembro de 2023. Sob a orientação da técnica Selma Pachêco, vencedora do Pan-americano Master em 2022, a equipe está empolgada e se preparando, na intensificação dos treinos, para representar a Seleção Maranhense de Basquete.

A preparação e a organização do time estão sob os cuidados pessoais do secretário da SEMCEL, Leno Gouveia, que também acompanhará a delegação de Paço do Lumiar. Além de contribuir para o desenvolvimento físico e intelectual dos atletas, esse evento ressalta o compromisso da administração em ampliar a prática esportiva, buscando benefícios para a juventude local.

"Essa participação nos Jogos da Juventude ressalta o esforço da gestão em fomentar o esporte e oferecer oportunidades aos jovens atletas, bem como a força de vontade deles mesmos, que precisaram vencer obstáculos para chegar até aqui", ressaltou o secretário Leno Gouveia.

O titular da SEMCEL finalizou enfatizando que "a cidade se enche de orgulho ao ver seus representantes prontos para enfrentar a competição, e a Prefeitura demonstra mais uma vez seu comprometimento em apoiar e incentivar as atividades esportivas na comunidade luminense".

#DireitosHumano 26/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Paço do Lumiar se prepara para a 17ª Parada do Orgulho LGBTQIA+: Contra Machismo, Racismo e Homofobia

O movimento LGBTQIA+ está se mobilizando para celebrar a 17ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Paço do Lumiar, e para tanto vai contar contar com o apoio do Executivo Luminense, que tem à frente a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), por meio da Secretaria de Direitos Humanos(SEMDHU), coordenada por Helica Silva e apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), sob a batuta de Leno Gouveia.

O evento, marcado para o dia 17 de setembro de 2023, tem o intuito de promover a proteção e o respeito à comunidade LGBTQIA+, muitas vezes marginalizada em políticas públicas e assistência social.

Desde 2006, a Parada LGBTQIA+ tem sido um marco no município, com números recordes de público. Neste ano, a comunidade se une novamente para lutar por igualdade, respeito e inclusão, ajudando a construir uma sociedade mais acolhedora e justa.

A secretária Helica Silva informou os assuntos que serão abordados na edição de 2023. "Contra o Machismo, Racismo e Homofobia foi o tema escolhido pelos movimentos para trabalharmos a parada este ano, que terá início na entrada da Avenida 12 do Conjunto Maiobão e seguirá em direção ao Viva, localizado na Praça da Família", explicou Helica, que tem se reunido com a comissão para alinhar os detalhes da parada.

Já para o titular da SEMCEL, Leno Gouveia, a parada tem uma importância significativa na cidade, pois influência na cultura popular, incluindo música, moda e arte. "Ela atua na difusão de mensagem de aceitação e inclusão para uma audiência mais ampla. A Parada LGBTQIA+ desempenha um papel fundamental para igualdade e dignidade", finalizou Leno.

#Cultura 22/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Paço do Lumiar participa do Qualifica Maranhão - Viva Cultura no Palácio Henrique de La Roque O encontro contou com um curso que abordou temas cruciais, incluindo a importância dos sistemas municipais de cultura.
#Esporte 08/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeitura de Paço do Lumiar realiza grande final dos Jogos Noturnos da Pindoba 2023

Neste sábado (5), chegou ao fim a 21ª edição dos Jogos Noturnos da Pindoba, com recorde de público. Foram quase trinta dias de competições intensas na Arena Santa Luzia, que movimentou o cenário esportivo do município e de toda a Região Metropolitana de São Luís, com jogos de Beach Soccer. O evento contou com a presença da prefeita Paula Azevedo, que fez questão de entregar os troféus e medalhas para os finalistas. "Este é um campeonato que muito nos orgulha, pela importância histórica e pela quantidade de atletas que consegue movimentar. Nós apoiamos, porque é algo muito positivo para a comunidade da Pindoba, que se mobiliza para acompanhar todos os jogos", disse a Prefeita Paula.

Ao todo, participaram 52 equipes nas categorias Sub-20, Sub-17, Sub-15 e Sub-13, Adulto Feminino e Adulto Masculino. Só neste último, foram 32 equipes. Os times são oriundos de 14 bairros de Paço do Lumiar e de outras quatro cidades do Maranhão (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Presidente Juscelino). A cada noite, mais de duas mil pessoas acompanhavam as partidas.

O Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Leno Gouveia é o grande idealizador do evento, que nasceu do desejo de fomentar o esporte na Pindoba, com envolvimento principalmente dos jovens. Ele destaca a relevância dos jogos. "Não é fácil manter uma competição como esta, mas a gente realiza os jogos com muito prazer. A cada ano, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade em promover um evento cada vez melhor. A prefeita Paula Azevedo nos deu todo apoio necessário, para que os Jogos Noturnos da Pindoba fossem um sucesso, como de fato ele foi", comemorou o Secretário Leno.

Os jogos movimentam a comunidade e fazem a economia local girar. Na área, foram montadas barracas para a comercialização de comidas e bebidas para os visitantes. Havia ainda vendedores ambulantes e muitos aproveitaram para fazer renda extra. Os Jogos Noturnos da Pindoba funcionam também como incentivo para atletas iniciantes e é uma vitrine para os talentos serem vistos.

Ranking

Na festa de premiação das categorias de base, quem levou a melhor no Sub 13, foi o MEC, de Mojó, que ficou com o ouro. O segundo lugar ficou para o MBB, da Pindoba. No Sub-15, ouro também para MEC, do Mojó e segundo lugar para o MBB, da Pindoba. - Pindoba. Quem venceu na categoria Sub-17, foi a equipe Brabos, da Pindoba. Já o Cruzeiro, do Iguaíba se consagrou vice-campeão. No Sub-20, vitória do Pedreiras, do Porto do Mocajutuba. O Anajá, do Iguaíba, ficou com a vice.

No adulto feminino, medalha de ouro para as meninas do União, do Tendal. Em segundo lugar, a equipe Barcelona, do Parque Jair, em São José de Ribamar. Na modalidade adulto masculino, o campeão foi a equipe ‘100 PRESSÃO', da sede do município de Paço do Lumiar. O Corinthians, do Iguaíba, se consagrou vice-campeão. A equipe de Presidente Juscelino, garantiu o terceiro lugar na competição, seguido do ‘Benfica', do Parque Jair, que terminou em quatro lugar.

#Cultura 16/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Pindoba treme, em noite de festa, com o Arraial Solidário promovido pela Prefeitura de Paço do Lumiar

A noite deste sábado (15) em Paço do Lumiar foi de muita alegria e animação no Arraial Solidário Santa Luzia, na comunidade da Pindoba, promovido pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL). O Bumba-Meu-Boi de Orquestra Periz de Cima, de Bacabeira, foi o primeiro a brilhar, seguido do Tambor de Crioula Boliviano e do Cacuriá Rosa Cigana, da Vila São José.

A Prefeita Paula Azevedo, também moradora da Pindoba, prestigiou a festividade, ao lado de outras autoridades do município de Paço do Lumiar. A gestora fez questão de acompanhar de perto várias brincadeiras, e sentir o calor da multidão. "Eu não poderia ficar de fora dessa linda festa popular, que além de levar alegria, gera emprego e renda para centenas de famílias", disse a Prefeita Paula.

O Bumba meu Boi de Orquestra Brilho da Juventude, do Maiobão, também foi uma das primeiras brincadeiras a se apresentar no Arraial Solidário da Pindoba. Na sequência, entraram no Arraial o Cacuriá Rosa Cigana, da Vila São José, e o Bumba-Meu_Boi da Maioba, fazendo tremer o chão da Pindoba.

O Arraial teve ainda a participação do Bumba-Meu-Boi de Orquestra Upaon-Açu, da Vila Nazaré, da Dança Cigana Coração Cigano, da Vila Epitácio Cafeteira, e o Bumba meu Boi do Iguaíba, de sotaque de matraca. O encerramento dessa grande festa foi com o show da cantora Nayara Tallinis e Banda.

O Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Leno Gouveia agradeceu, mais uma vez, o apoio da Prefeitura, na pessoa da prefeita Paula Azevedo, às manifestações culturais de Paço do Lumiar, que tornou os festejos juninos de 2023 o maior dos últimos tempos. "Fizemos questão de prestigiar as nossas manifestações culturais, de dar voz e vez aos fazedores de cultura de Paço do Lumiar, e é exatamente por isso que fizemos em 2023 o maior São João já visto em nosso município", ressaltou o Secretário Leno Gouveia.

#Cultura 14/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Os membros do Conselho Municipal de Cultura tomaram posse esta manhã, na UEB Nadir Nascimento Moraes

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), no auditório da Escola Nadir Nascimento de Moraes, localizada no Maiobão, a solenidade de posse do Conselho Municipal de Cultura de Paço do Lumiar para o biênio 2023-2025. O evento contou com a presença da Prefeita Paula Azevedo e do Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Leno Gouveia.

Eudivan de Ribamar Costa Silva, mais conhecido como ‘Pai Bia', representante da sociedade civil, foi empossado como presidente do Conselho pela prefeita Paula Azevedo, e o secretário Leno Gouveia foi colocado como vice-presidente, representando o poder público. "Este é um momento ímpar para a sociedade luminense, em que a nossa cultura sai enriquecida e valorizada. Gratidão a todos participantes, e saibam que continuarei fazendo o possível para que Paço do Lumiar seja cada dia mais reconhecida como berço de tradições e cultura", disse Paula Azevedo.

O ato de posse foi acompanhado por diversas autoridades de Paço do Lumiar e por fazedores de cultura de várias localidades, representando as diversas expressões culturais do município. Na mesa de honra, Jorge Maru, presidente da Câmara de Vereadores, destacou a importante valorização da cultura de Paço do Lumiar pela Prefeita Paula Azevedo. Da mesma forma, Lúcia Vasconcelos, Secretária Adjunta Municipal de Saúde, parabenizou a gestão pelas ações promovidas no setor cultural.

O secretário Leno Gouveia lembrou da atitude e determinação da prefeita Paula Azevedo em promover recentemente o maior São João de todos os tempos em Paço do Lumiar, além do apoio aos demais eventos realizados pela SEMCEL. "Tivemos dois arraiais oficiais este ano, na Sede e na Praça da Família, e também demos apoio a dezenas de arraiais comunitários. É a Prefeitura valorizando a cultura e a tradição do nosso povo, com a geração de emprego e renda", ressaltou o Secretário Leno.

O ‘Pai Bia', eleito presidente do Conselho, destacou os grandes avanços com a gestão Paula Azevedo, mas assinalou que a entidade tem a ‘árdua tarefa de continuar a lutar por melhores políticas públicas para a área da Cultura'. Segundo ele, o Conselho representa toda uma comunidade cultural, e necessita da participação assídua de todos os fazedores de cultura. "Não representamos a nós mesmos, mas a nossa Cultura", assinalou Pai Bia.

Os representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura de Paço do Lumiar foram eleitos durante o V Fórum Municipal de Cultura de Paço do Lumiar, realizado no dia 12 de maio deste ano e contou com ampla participação social. O Conselho Municipal de Cultura consiste em um espaço de participação social na gestão pública, assumindo papel de consultor e fiscalizador da execução das políticas públicas culturais.

O Conselho Municipal de Cultura é composto por 16 membros, titulares e seus respectivos suplentes, com representação neste novo biênio, relativa ao poder público, da Câmara de Vereadores e das secretarias municipais de Cultura, Esportes e Lazer (SEMCEL); Educação (SEMED); Desenvolvimento Social (SEMDES); e Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU). Pela sociedade civil, o Conselho conta com representantes das Artes Cênicas; Artes Plásticas; Manifestações Folclóricas; audiovisual, artes visuais ou Música; Educação, literatura, livro e leitura; Meio Ambiente, Turismo e Artesanato; e das áreas de patrimônio material e Imaterial.

#Esporte 09/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Cerimônia de Abertura dos Jogos Noturnos da Pindoba reuniu luminenses neste sábado, na Zona Rural de Paço do Lumiar

Luminenses lotaram, na noite deste sábado (08), a arquibancada da Arena Santa Luzia, na Pindoba, Zona Rural de Paço do Lumiar, para acompanhar à Cerimônia de Abertura dos Jogos Noturnos da Pindoba, que está em sua 21ª edição.

Os times que irão competir compareceram ao evento para a solenidade, assim como autoridades, como a Prefeita Paula Azevedo, que acompanhou tudo de perto. Ela deu o pontapé inicial, desejando que seja uma competição tranquila e de paz, como sempre foi. "Já é uma tradição e sempre foi feita pelo Leno há mais de vinte anos. É uma competição muito esperada por todos, nunca teve nenhum incidente e a comunidade da Pindoba abraça o evento de uma forma muito carinhosa", disse a Prefeita Paula.

Serão mais de vinte dias de competições entre times de beach soccer de cinco cidades, como explica o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Leno Gouveia. "Além de Paço do Lumiar, temos a participação dos municípios de Raposa, São José de Ribamar, São Luís e Presidente Juscelino. Temos ainda o trabalho de base e Adulto Feminino. Fizemos a abertura do Adulto Masculino e teremos muita emoção até o dia 29 de julho", disse o Secretário Gouveia.

Os Jogos Noturnos da Pindoba são muito esperados pela comunidade, tanto pelo lado esportivo, quanto pelo aspecto econômico. Para o evento, são montadas barracas no entorno da arena, para a comercialização de produtos e serviços. "A economia gira neste período, com a venda do que a nossa gente produz. Tem gente que vende comida, bebida e consegue fazer uma boa renda", avalia o Secretário Gouveia. "Esta é a maior competição de beach soccer da Região Metropolitana de São Luís", completou.

Nesta edição, teremos 32 equipes na categoria Adulto Masculino, times de 14 bairros de Paço do Lumiar e representantes de outras 4 cidades do Maranhão. Há também quatorze equipes na categoria Adulto Feminino. Outras categorias da competição são: Sub-20; Sub-17; Sub-15; Sub-13.

Os Jogos Noturnos da Pindoba ocorreram reúnem de segunda a sábado, a partir das 16h. Os jogos serão transmitidos ao vivo pela TV Alternativa, pelo canal 19.1.

#Cultura 07/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER SEMCEL realiza Congresso Técnico para alinhar detalhes dos Jogos Noturnos da Pindoba, que começam neste sábado (8)

Na noite desta quinta-feira (06), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte Lazer (SEMCEL), realizou o Congresso Técnico dos Jogos Noturnos da Pindoba, com participação de jogadores e representantes de alguns dos times que vão competir neste ano. O evento é uma etapa importante, que antecede a tão esperada competição esportiva, porque trata sobre detalhes como documentação dos atletas e divulgação de regras.

"Nós realizamos o Congresso, para definir o quantitativo de atletas, de chaves, quem vai disputar com quem e ainda a forma que será conduzido o campeonato, que começa no sábado, dia 8, e vai até o dia 29 de julho", explicou o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Leno Gouveia.

Neste ano, os Jogos Noturnos da Pindoba chegam a 21ª edição. A competição movimenta o cenário esportivo da região metropolitana, com jogos de Beach Soccer. Em 2023, teremos 32 equipes na categoria masculino adulto, times de 14 bairros de Paço do Lumiar e representantes de outras 7 cidades do Maranhão. Além de equipes das categorias Sub-20, Sub-17, Sub-15 e Sub-13, e catorze equipes femininas.

Os jogos reúnem mais de duas mil pessoas por noite, de segunda a sábado, a partir das 16 horas e contam com apresentações culturais na abertura e encerramento. No ano passado, os Jogos Noturnos da Pindoba foram realizados no mês de novembro, em parceria com o Instituto Cumbique e empresas da região metropolitana.

"Esta é uma competição que cresce mais a cada ano e se consolida como um importante campeonato no calendário esportivo de Paço do Lumiar e da região. Os Jogos Noturnos também são importantes para divulgar a comunidade da Pindoba, com sua cultura e tradição. Fico feliz em ver a Pindoba ser palco de uma competição tão relevante", disse a Prefeita Paula Azevedo.

"A nossa intenção, ao realizar os Jogos Noturnos da Pindoba, é dar oportunidade, valorizar os nossos atletas e descobrir talentos. Este ano, a competição vai ser uma maior e melhor, pode esperar", prometeu o Secretário Leno.

#Cultura 02/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Luminenses lotam Praça da Família durante Encerramento do São João de Paço do Lumiar

Neste sábado (1), a Praça da Família, no Maiobão, ficou pequena para tanta gente que compareceu ao encerramento do São João de Paço do Lumiar. A noite foi marcada pela animação do público, organização e tranquilidade da festa popular mais esperada do ano pelos luminenses.

Diferentemente de dias anteriores, onde os grupos de bumba-meu-boi, tambor de crioula e outras danças predominavam, desta vez, entraram em cena os cantores da terra.

A cantora Rina Rocha abriu a programação da noite. Ela deu boas-vindas ao público em grande estilo. Katia Berbare não deixou ninguém parado, com a energia do arrocha. Ela também passou por outros estilos; ão faltou o forro e até toadas de bumba-meu-boi. Na sequência, foi a vez de Bruno Rodrigues mostrar o talento.

A Japa do Arrocha voltou a se apresentar no São João de Paço do Lumiar. Com muita animação, sacudiu a praça da Família e aqueceu o público para o show de encerramento da festa junina. Luan Costa, ex-Mesa de Bar, foi recebido com muita festa pela multidão. Ele cantou músicas consagradas e canções novas, do trabalho solo. O artista se emocionou ao falar da alegria em ser valorizado, como prata da casa.

Foram mais de 15 dias de festividades, em dois circuitos oficiais. A iniciativa gerou oportunidades para comerciantes formais e informais e girou a economia. Na praça da Família, foram montadas 25 barracas com venda de comidas típicas e bebidas. Destaque também para a valorização dos fazedores de cultura de Paço do Lumiar, que sempre tem vez e voz na gestão Paula Azevedo. "Nós sempre valorizamos a cultura local. Fizemos uma festa diferenciada porque valorizamos os artistas da terra. Setenta por cento das nossas atrações, vieram de Paço do Lumiar. Tivemos dois lindos arraiais (na Praça da Família e na Sede) e apoiamos 37 arraiais comunitários, espalhados pela cidade. O resultado foi a alegria e satisfação da nossa gente, que pôde brincar um São João de paz, sem precisar sair da cidade", pontuou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leno Gouveia.

A prefeita Paula Azevedo compareceu ao encerramento e destacou o grande trabalho em prol da cultura e lazer dos luminenses. "Nós não fizemos o carnaval, mas o São João não poderia passar em branco, apesar dos desafios financeiros pelo qual todos os municípios passam atualmente. Com responsabilidade e compromisso com a coisa pública, realizamos uma festa linda, sem comprometer o orçamento e o andamento dos serviços públicos. Eu acompanhei todas as noites e ouvi sugestões do povo. Nós não contratamos nenhum artista com cachê milionário, porque preferimos valorizar os artistas da terra, porque aqui também tem gente talentosa e merece nossa confiança. O resultado foi este São João organizado e tranquila para as famílias luminenses", avaliou a gestora.

O São João de Paço do Lumiar contou com a parceria do Governo do Maranhão, que destinou inúmeras brincadeiras ao município e reforçou a programação com grupos de bumba-boi, tambor de crioula, danças portuguesas e country, entre outras.

"Eu amei a festa aqui do Maiobão. E pra fechar com chave de ouro, teve o Luan Costa, que eu sou muito fã desde que ele fazia parte da banda Mesa de Bar. A prefeita está de parabéns porque ela acertou na escolha", disse Lídia Lopes, moradora do Maiobão.

#Cultura 01/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Em reta final, arraiais de Paço do Lumiar mostram que o “Nosso São João é aqui!”

O penúltimo dia do arraial da Praça da Família, no Maiobão, e o encerramento do arraial montado na Sede, já começam a deixar gostinho de quero mais no público. A noite de sexta-feira (30), levou para os terreiros, programação diversificada e brincadeiras que sacudiram a plateia. Neste sábado (1º), a apresentação de artistas, bandas locais, e o show mais esperado da noite, com o cantor Luan Costa, prometem esticar um pouco mais a festa em Paço do Lumiar.

Presente em quase todas as noites nos arrais, para prestigiar o São João, a prefeita Paula Azevedo, comentou a satisfação com o sucesso e resultados atingidos.

"Hoje completaremos 17 dias de muita festa, com a exaltação da nossa cultura, reafirmando em destaque o protagonismo de Paço Lumiar, e de sua gente no cenário cultural e turístico do Maranhão. Nós estamos chegando ao fim destas programações com a certeza de que trouxemos para nosso público o que há de melhor e como o compromisso de que não termina aqui. No mês de julho nós teremos muitas ações ainda para apoiar diversas expressões da cultura do nosso município".

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Leno Gouveia, o São João de Paço do Lumiar, por meio de suas manifestações, mostrou que o "São João do Luminense é aqui! ", que não épreciso o público se deslocar para ver grandes atrações já conhecida dos maranhenses, e que contou com programação diversificada. "Basta ver que mesmo nestes dois últimos dias de nossa programação, ainda contamos com brincadeiras bem requisitadas tanto aqui de Paço do Lumiar como de outras cidades do estado. A diversificação agradou a todos e teve atrações para todo o público que compareceu: tivemos aqui Bois de orquestra, matraca, danças ciganas, grupos de cacuriá, tivemos até mesmo abrindo a programação de sexta-feira à noite, um recital de cordelista, para os amantes da literatura de cordel, ou seja, atrações para todo tipo de público!", explanou o secretário.

Os arraiais de Paço além das manifestações artísticas, trouxe ainda para o município outro ponto muito importante. A geração de renda e movimentação do comércio local, foi um show à parte segundo o Secretário Municipal de Industria, Comércio e Turismo, Biné Amado, que enfatizou a perspectiva de investimento realizado foi superada com os resultados obtidos e o retorno garantido principalmente para os ambulantes e comerciantes locais em torno das arraias.

"Chegando aos momentos finais nós já podemos calcular que foram dias fundamentais para movimentar a economia e ajudar a trazer ou aumentar as rendas para centenas de pessoas, que atuem na economia formal ou informal", ressaltou o secretário Biné.

#Cultura 30/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Dia de São Pedro de muita animação em Paço do Lumiar na reta final do São João

Nesta quinta-feira (29), Dia de São Pedro, os brincantes do São João marcaram presença na Praça da Família, no Maiobão, e na Praça Nossa Senhora da Luz, na Sede. As brincadeiras animaram a plateia com uma vasta programação que durou a noite toda.

Satisfeita em ver a população luminense prestigiando o Maior São João já realizado em Paço do Lumiar, a Prefeita Paula Azevedo falou da importância do incentivo à cultura local.

"Estamos chegando na reta final das festas juninas do nosso município com a certeza que fizemos um bom São João, com boa parte das brincadeiras locais, valorizando nossos artistas luminenses. Além disso, a festa gerou emprego e renda para milhares de famílias. Parabéns a todos os envolvidos nesta grande festa", pontou a Prefeita Paula.

No dia de São Pedro, se apresentaram pela Praça da Família as brincadeiras Catarina e a Promessa para São João; Bom-Meu-Boi de Matraca do Maiobão; Bom-Meu-Boi de Matraca do Iguaiba; Carimbó de Andrelina; Cacuriá Menina Sapeca; Bumba-Meu-Boi da Maioba e encerrando a noite Taty Pereira animando a multidão.

Ainda nesta noite iluminada, a barraca Voluntariado de Obras Social (VOS), da Prefeitura de Paço do Lumiar, foi comandada esta noite pelo Gabinete da Prefeita.

Além de secretários municipais, outras autoridades prestigiaram o evento, entre eles, o Deputado Federal Márcio Jerry, que frisou a cultura luminense enraizada nas manifestações culturais como o São João. "Muito bom estar nessa noite de São João aqui em Paço do Lumiar prestigiando as manifestações culturais do município ao lado da prefeita Paula Azevedo", declarou o Deputado Federal Márcio Jerry.

O deputado estadual Rodrigo Lago também, também presente, manifestou sua satisfação em prestigiar o São João de Paço do Lumiar organizado pela prefeita Paula Azevedo. "Feliz em estar nesse dia de São Pedro prestigiando o São João ao lado da prefeita Paula Azevedo", disse o Deputado Estadual Rodrigo Lago.

#Cultura 25/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeitura de Paço do Lumiar abre oficialmente o Arraial da Sede, neste sábado (24), dia de São João

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), abriu oficialmente a programação do arraial junino na sede do município, realizado totalmente com recursos próprios. Dois palcos, as barracas e toda a estrutura foram montadas na praça Nossa Senhora de Luz. Na inauguração do arraial, foram selecionadas atrações locais para valorizar os fazedores de cultura de Paço do Lumiar. Entre as brincadeiras, destaque para o Cacuriá do Candinho, que contagiou a todos com a sensualidade e ido dos participantes.

A Prefeita Paula Azevedo destacou a importância de investir em cultura. "Nós não fizemos o carnaval porque priorizamos serviços essenciais como educação e saúde, mas o São João não poderia deixar passar em branco. Nós montamos uma programação com cerca de 70% de atrações locais, para valorizar nossos fazedores de cultura. Isso gera emprego e renda, faz a economia girar. Desejo que todos possam aproveitar os dois arraiais oficias (na sede é no Maiobão) e os arraiais comunitários", disse.

"Esta é uma grande festa pensada para todos vocês, com o cuidado e atenção especial que a gestão Paula Azevedo tem para com a cultura luminense. Quero agradecer a todos que estão prestigiando nossos arraiais. Agradecer ainda mais os artistas e demais fazedores de cultura de Paço do Lumiar", frisou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leno Gouveia.

A festa continua firme e forte no arraial do Maiobão, em parceria com o Governo do Maranhão. Teve Boizinho Encantado, quadrilha junina Mocinha do Sertão, toda magia dos bois Estrela da Cohab, Ribamar é Linda Joia, de Monção. Além dos shows com Alisson Ribeiro, Gisele Padilha e Alerrandro Costa e Banda.

O arraial da praça da Família tem atraído muitas famílias, que aproveitam para assistir as atrações e provar comidas típicas nas barracas. "Estou adorando a programação e me sinto segura para trazer meus filhos para brincar no São João de Paço do Lumiar. Bom que a gente tem diversão pertinho de casa e não precisa ir longe pra assistir ao bumba-boi, que a gente adora acompanhar", disse Goreth Maia, moradora do Maiobão.

A programação segue até o próximo fim de semana.

#Cultura 22/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Parceria entre SEMA e SEMAP leva informação e conscientização para servidores e sociedade civil

Ações de educação ambiental estiveram em pauta na manhã desta quinta-feira (22), na Sala 02 do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), no Maiobão, na cidade de Paço do Lumiar. A prefeita Paula Azevedo prestigiou o evento; uma parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Paço do Lumiar (SEMAP).

"Temos, em Paço do Lumiar, questões ambientais sérias que procuramos combater todos os dias, como o descarte irregular de lixo em terrenos abandonados, e até mesmo nas proximidades dos rios, o que prejudica o meio ambiente e coloca em risco a saúde e a vida de animais e plantas", discorreu a Prefeita Paula, lembrando, em sua fala, da devastação de muitas áreas verdes, desde a década de 1990, quando mudou-se definitivamente para o município.

Para a Prefeita Paula, a gestão ambiental passa, necessariamente, pela educação ambiental, com a conscientização de crianças e adolescentes para os danos, muitas vezes até permanentes, que as ações de descarte irregular de lixo, poluição dos rios e desmatamento podem resultar. "Já temos muitas áreas verdes destruídas ao longo dos anos, rios poluídos, e também alagamentos dentro da cidade, ocasionados por entulho e lixo jogado em lugares inadequados. Por isso, temos trabalhado também dentro das nossas escolas, para conscientizar os nossos estudantes", enfatizou a Prefeita Paula.

Na manhã desta quinta-feira, a SEMA, por meio de dois dos seus analistas ambientais, Jânio Lima e Raíssa Azulay, levaram palestras para os servidores da Prefeitura de Paço do Lumiar e sociedade civil, que trataram, entre outras coisas, sobre licenciamento ambiental, atos administrativos, recursos hídricos, educação e gestão ambiental. A ação continua nesta sexta-feira (23), com novas palestras, dentro do projeto Educação Ambiental em Movimento, da SEMA.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais Alberlucia Mendes ressaltou que as parcerias pela preservação do Meio Ambiente são fundamentais para que o município alcance resultados mais expressivos. "Os maus hábitos não podem ser normalizados, por isso, não medimos esforços para trazer, para Paço do Lumiar, ações que somem com o trabalho de conscientização que já fazemos nas escolas, nas comunidades, por meio das redes sociais e mídia tradicional, e mesmo nas visitas técnicas a empresas e proprietários de terrenos e imóveis", destacou a Secretária Alberlucia, convidando a todos para as palestras desta sexta-feira, no IESF.

#Cultura 22/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Programação variada anima mais um dia de São João de Paço do Lumiar, na Praça da Família

Nesta quarta-feira (21), a festa de São João em Paço do Lumiar completou uma semana. Dezenas de atrações já se apresentaram no terreiro montado na Praça da Família, desde grupos de bumba-meu-boi, cacuriá, tambor de crioula, entre outros.

A Prefeita Paula Azevedo acompanhou de perto as atrações e fez questão de prestigiar a festa, ao lado da família, secretários e o povo luminense. "É uma festa feita com muito amor, com a intenção de valorizar nossa cultura e gerar oportunidades pra nossa gente. O São João reúne famílias, mantém viva nossas tradições e gera emprego e renda", avaliou a Prefeita Paula.

No arraial do Maiobão, existem 25 barracas que oferecem comidas típicas e bebidas para o público aproveitar as delícias da temporada. A prefeitura tem uma barraca, onde as secretarias se revezam para vender seus produtos. Nesta quarta-feira, foi a vez da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), que contou com a colaboração de servidores da pasta. O valor arrecadado servirá para custear a viagem de representantes do município que vão participar da Marcha das Margaridas, em Brasília, no segundo semestre.

Quem também marcou presença no arraial, foi a equipe da Vigilância Sanitária, garantindo o selo de qualidade das comidas e bebidas comercializadas nas barracas. Por meio de Blitz educativa, eles cumprem a fiscalização ao mesmo tempo em que orientam os barraqueiros.

"Rapaz isso é muito importante essa fiscalização aqui pra nós barraqueiros, porquê nos ajuda a dar mais credibilidade e atender melhor quem vem consumir aqui nossos produtos", avaliou Nilson David Ferreira, comerciante.

Programação

Quem abriu a programação desta quarta-feira, foi a Cia Peteleco, de Paco do Lumiar. Em seguida teve o Tambor de Crioula Oriente, da Vila Passo, em São Luís. O Cacuriá do Candinho botou todo mundo pra dançar. Teve ainda o Bumba-Meu-Boi Oriente, Bumba-Meu-Boi Brilho do São Francisco, de Paço do Lumiar e pra encarar, show de Gomes Filho, também da nossa terra.

#Cultura 20/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Tambor de crioula e cacuriá animam quinta noite do São João de Paço do Lumiar Programação contou com várias atrações na Praça da Família
#Cultura 19/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeitura de Paço do Lumiar dá continuidade aos festejos juninos, neste domingo, com grandes atrações ao público

O Tambor de Crioula Desejo de São Benedito e Conceição abriu os festejos juninos na Praça da Família, no Maiobão, na noite do último domingo (18). Várias autoridades de Paço do Lumiar, como o Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo Walburg Neto, e o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana Pádua Nazareno e o Presidente da Câmara dos Vereados de Paço do Lumiar, prestigiaram a festa.

A segunda atração da noite foi a Dança Country Festa de Rodeio, que animou o público presente, levando muitos a acompanhar os passos dos dançarinos e dançarinas. A festança teve continuidade com o som do cantor Maurício Melo, que apresentou uma ‘playlist' das antigas, com músicas variadas de forró e arrocha pra animar o público.

Com o tema "Crendices de quem me disse", destacando as lendas do folclore brasileiro, também pisou no palco da Praça da Família, no Maiobão, a Quadrilha Dançando ao Luar, da cidade de Pinheiro. Com 35 anos de existência, a brincadeira já fez história nos vários arraiais do Maranhão, já tendo representado o estado na cidade de Brasília e no Ceará. "Estamos muito felizes em participar mais uma vez do São João em Paço do Lumiar", disse Maria Rosa Ferraz, uma das componentes da quadrilha.

O Bumba-Meu-Boi Brilho da Ilha e Bumba-Meu-Boi do Maiobão, ambos de sotaque de Orquestra, fecharam com chave de ouro a terceira noite de festejos juninos na cidade de Paço do Lumiar. "Estamos só no começo dessa grande festa, que vai durar todo o mês de junho, e se estende até o mês de julho, com muitas atrações para a população luminense", destacou Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Leno Gouveia chamando o público para participar do Arraial da Praça da Família, que nesta segunda, dia 19, traz dança country, quadrilha, cacuriá, tambor de crioula, bumba meu boi, e muito mais.

#Cultura 18/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Terceiro dia de grandes atrações no Arraial da Praça da Família, em Paço do Lumiar

Na noite deste sábado (17), uma grande festa marcou o terceiro dia de festejos juninos em Paço do Lumiar, no Arraial da Praça da Família, no Maiobão. As atrações reuniram milhares de pessoas, de todas as idades, que dançaram e se divertiram ao som de quadrilhas, cacuriá, tambor de crioula, dança portuguesa, e do bumba-meu-boi.

O Arraial da Praça da Família é uma realização da Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL) e conta com a parceria do Governo do Maranhão. A Prefeita Paula Azevedo prestigiou a festa, ao lado do Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Leno Gouveia, e de outros assessores e secretários.

"A festa está bonita e tem reunido grande público aqui na Praça da Família. Com certeza, esse é o maior São João já realizado em Paço do Lumiar nos últimos anos. Estou feliz com as parcerias e a dedicação da equipe da SEMCEL para tornar possível esse grande evento. Ainda temos muitos dias de festa, venha e participe", convocou a Prefeita Paula.

O Tambor de Crioula União de São Benedito foi a primeira atração da terceira noite de festejos na Praça da Família. Em seguida, a Quadrilha Junina Alegria Caipira levantou o astral dos brincantes. Na sequência, vieram a Dança Portuguesa Juventude de Portugal e o Cacuriá de Dona Teté. Pra fechar a noite, entraram no Arraial o Bumba-Meu-Boi de Upaon-Açu e do Maracanã.

"Temos festa garantida durante todo o mês de junho para a população de Paço do Lumiar, tanto na Sede quanto na Praça da Família. São várias atrações todas as noites, e para todos os públicos, com diversas barracas com bebidas e comidas típicas; e com a garantia de segurança para os brincantes", destacou o Secretário Leno Gouveia, chamando todos para essa grande festa.

#Esporte 16/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Premiação do JELS 2023 reconhece talentos de atletas luminenses
#Cultura 15/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Luminenses prestigiam a abertura das festividades do São João 2023 em Paço do Lumiar Mesmo com a chuva, a população se divertiu e brincou no primeiro dia de festa, no Viva Maiobão
#Cultura 09/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeita Paula Azevedo acompanha celebração de Corpus Christi no Nhozinho Santos, em São Luís Cerimônia religiosa reuniu cerca de 14 mil pessoas no estádio, em São Luís, para acompanhar a missa campal
#Esporte 07/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Alunos-Atletas de Paço do Lumiar dão show de talento na 15ª edição do JELs
#Esporte 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER SEMCEL realiza cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Luminenses 2023

Na última sexta-feira (02), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), deu a largada para a edição 2023 dos Jogos Escolares Luminenses (JELs), a maior competição estudantil do município, que neste ano reúne mais de 1.200 alunos de 30 escolas das redes pública e particular de Paço do Lumiar.

A cerimônia de abertura foi realizada na Praça da Família, no Maiobão e contou com a presença da Prefeita Paula Azevedo. "Muito feliz em estar aqui para abrir os jogos e incentivar o esporte entre nossos estudantes de Paço do Lumiar. Com os Jogos Escolares, reforçamos nosso apoio tanto aos atletas profissionais, quanto aos atletas amadores. Sabemos da importância da prática de atividades físicas e do lazer. O esporte só traz benefícios", afirmou a Prefeita Paula.

Houve a apresentação das delegações das escolas participantes e o ponto alto da festa foi o momento em que a pira olímpica foi acesa por um aluno. A banda da Polícia Militar e de Nina Rodrigues tocaram durante a cerimônia.

A competição esportiva segue até o dia 16 de junho, com a participação de atletas de diferentes modalidades esportivas. As disputas são divididas nas categorias infantil e infanto, tanto masculino quanto feminino. Teremos competições de handebol, basquete, vôlei de areia e quadra, beach soccer e futsal. Os campeões ganham acesso para a regional metropolitana, ficam a um passo dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e, na sequência, dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).

O Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Jocileno Gouvea falou da alegria de realizar os JELs 2023. "Fizemos uma abertura muito linda e com certeza, será a melhor competição já realizada em Paço do Lumiar, porque a Gestão Paula Azevedo sabe da importância de incentivar o esporte e promover lazer para estudantes, além de servir de interação entre nossos alunos e apoiar atletas. O nível de competitividade é altíssimo e no JELs, temos a chance de descobrir novos talentos e competir no cenário estadual. Estou com muitas expectativas para a edição deste ano", concluiu o Secretário Leno Gouvea.

#Esporte 01/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Jogos Escolares Luminenses 2023 vai mobilizar classe estudantil de Paço do Lumiar

Os Jogos Escolares Luminenses 2023 estão chegando. A maior competição estudantil de Paço do Lumiar contará com a participação de 30 escolas e mais de 1.300 alunos/atletas, das redes públicas municipal, estadual e particular.

Para a abertura dos jogos, será realizada uma grande cerimônia nesta sexta-feira (2), na Praça da Família (Viva Maiobão), a partir das 16h. A festa contará com a presença dos atletas, pais dos alunos, professores, autoridades municipais e estaduais.

A competição ocorre entre os dias 03 e 16 de junho, nas modalidades futsal, beach soccer, handebol, basquetebol, voleibol e vôlei de praia, nas categorias infantil e infanto, masculino e feminino.

Os campões da etapa municipal de cada modalidade, categoria e gênero irá representar o município de Paço do Lumiar nas etapas, metropolitana e estadual dos Jogos Escolares Maranhenses 2023 (JEMs), podendo chegar aos Jogos Escolares Brasileiro (JEBs), que será realizado na cidade de Riberão Preto, em São Paulo.

Campeões 2022

No ano passado, o campeão de futsal infantil feminino, foi a escola João Galberto, que venceu com placar apertado de 1x0. No futsal infantil masculino, o Cefran levou a melhor e venceu de goleada em cima do Padre Maurício (10x3). Na modalidade infanto feminino, a escola campeã foi Robson Martins, em cima do Domingos Vieira Filho (6x3). No futsal infanto masculino, o Cefran também levou o troféu ao vencer os meninos da escola Robson Martins, por 6x2.

No voleibol infanto feminino, Domingos Vieira Filho consagrou a vitória em cima da escola Erasmo Dias, por 2x0. Na modalidade voleibol infanto masculino, os campeões soram os atletas do Robson Martins, diante do Erasmo Dias (2x1). A final do vôlei de praia infanto feminino, foi disputada entre Domingos Vieira Filho e Erasmo Dias, que venceu por 2x1. Na modalidade masculino, a escola Robson Martins ganhou de 2x1, diante do Erasmo Dias.

#Cultura 22/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Secretaria de Cultura abre nesta segunda-feira, 22, edital para cadastramento de arraiais comunitários para o São João

A prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), abre nesta segunda-feira, 22 de maio, edital para cadastro de arraial comunitário para apoio com atrações artísticas e da Comissão de Coordenação do Cadastro.

O cadastro de arraial comunitário é válido para eventos juninos realizados por grupos comunitários no âmbito do município de Paço do Lumiar, para o apoio com atrações artísticas, disponibilizadas pelas Semcel. Este cadastro será coordenado pelas servidoras Elizandra Rocha Araújo, que também presidirá a comissão, e por Carla Raysse Garcês Pereira. As inscrições poderão ser feitas de 22 de maio a 09 de junho de 2023.

Para participar, os interessados deverão comprovar no mínimo um ano de realização do arraial, por meio de portfólio (com histórico do arraial e documentos comprobatórios: fotos, flyer de divulgação, links de vídeos disponíveis na internet, clipping de matérias de jornais, blogs, postagens em redes socais) e/ou documentos comprobatórios (ofícios anteriores com pedidos de licenças) e apresentar as licenças relativas à realização de eventos, como: alvará de funcionamento, emitido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, licença do Corpo de Bombeiros, licença da Secretaria de Meio Ambiente, e licença da Delegacia de Costumes/ Policia Civil do Maranhão.

O maior São João da história de Paço do Lumiar vai começar no dia 15 de junho e terá muita alegria em circuitos montados na sede do município, no Maiobão, e nos mais diversos arraiais comunitários, que serão apoiados pela Prefeitura.

#Município 22/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeitura de Paço do Lumiar celebra o Dia das Mães com grande festa na Praça da Família Entrega de brindes, zumba, música ao vivo e apresentações de bumba-meu-boi animaram o domingo dos luminenses
#Cultura 12/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER V Fórum Municipal de Cultura de Paço do Lumiar discute políticas públicas para o município A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), está trabalhando pela valorização da cultura do município
#Esporte 20/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Semcel prepara edição 2023 dos Jogos Escolares Luminenses O evento já está confirmado para acontecer entre os dias 2 a 16 de junho, com mais de 800 atletas
#Lazer 11/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeitura de Paço do Lumiar apoia equipes locais que participarão da Copa Interbairros Foram reunidos dirigentes dos quatro times luminenses que vão participar da Copa Interbairros 2023 para a entrega de material esportivo
#Cultura 13/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER PREFEITURA ENTREGOU MAIS DE 3 MIL ABADÁS AOS BLOCOS CARNAVALESCOS DE PAÇO DO LUMIAR NO FINAL DE SEMANA Foram beneficiados 29 grupos que fizeram o recadastramento em janeiro. Quatro blocos do 'Grupo A' receberam 200 abadás e outras 25 agremiações do grupo B receberam 100 cada uma
#Cultura 28/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeitura convoca produtores culturais para recadastramento de brincadeiras carnavalescas

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), anunciou, na sexta-feira (27), o período para recadastramento das brincadeiras carnavalescas - blocos e agremiações - e, também, dos grupos de Tambor de Crioula para o Carnaval 2023. A convocação dos produtores culturais e líderes de brincadeiras para o recadastramento foi feita pelo secretário Leno Gouvea, que estendeu o convite para novos brincantes, que queiram cadastrar seus grupos. Prazo vai até quarta-feira, dia 1º de fevereiro.

Segundo o secretário Leno Gouveia, da Semcel, todos os 23 blocos de Carnaval e 5 grupos de Tambor de Crioula já cadastrados pela Lei Aldir Blanc, que tenham no mínimo dois anos de atuação comprovada, devem fazer o recadastro. "Depois desta etapa, a Prefeitura vai definir o apoio que será dado a essas brincadeiras para o Carnaval deste ano", disse.

O circuito das brincadeiras está previsto para o Maiobão, no domingo (19), o bairro da Pindoba, na segunda-feira (20), e o bairro do Iguaíba e a Sede, na terça-feira (21). "A intenção é resgatar o tradicional encontro de blocos, que acontece no Iguaíba na terça-feira de Carnaval, mas, para isso, estamos aguardando a confirmação de recursos", explicou o secretário Leno Gouvea.

A Semcel funciona das 8h às 17h para atender ao público. Os representantes devem apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome do representante do grupo, ou parente em até primeiro grau, e portfólio atualizado da manifestação cultural.

PRIORIDADE

O Ministério Público do Maranhão emitiu recomendação para que os municípios priorizem obras e manutenção de serviços públicos, em detrimento de gastos com festas de Carnaval. A Prefeitura de Paço do Lumiar não vai deixar a festa passar em branco, mas está definindo prioridades, como a recuperação de ruas afetadas pelas fortes chuvas e melhoramento da iluminação pública.

"A prefeita Paula Azevedo vai honrar os compromissos assumidos com a população, priorizar a Educação, a Saúde, a Mobilidade e a Infraestrutura, sem, contudo, esquecer que o nosso povo também merece o lazer. Nós vamos dar apoio aos blocos de Carnaval e grupos de Tambor de Crioula", assegurou o secretário da Semcel.

No que diz respeito à programação do Carnaval de Paço do Lumiar, o Município terá horários alternativos, para integrar o folião ao roteiro cultural oferecido pelo governo do Estado, que terá shows na Avenida Litorânea e em outros circuitos da capital.

#Cultura 17/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER A 1ª Cavalgada da Luz marcou a semana de festividades pelo aniversário de 62 anos de Paço do Lumiar

Como parte das comemorações pelo aniversário de 62 anos da cidade de Paço do Lumiar, a Prefeitura, por meio da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, reservou grandes surpresas aos moradores da cidade. Uma delas, foi a primeira edição da Cavalgada da Luz, realizada na última sexta-feira (13); um evento que reuniu gente de todas as idades, luminenses e visitantes.

A prefeita Paula Azevedo estava devidamente caracterizada, com chapéu de couro e bota, para acompanhar a cavalgada. A gestora era uma das mais empolgadas, pela grande aceitação do público ao evento. "Tivemos uma programação diversificada durante toda a semana. Hoje, com a Cavalgada da Luz, o propósito é reunir nossos vaqueiros e valorizar esta prática esportiva, de lazer e interação entre famílias, assim como acontece em outros municípios. Esta é a primeira edição de muitas que teremos. Foi um sucesso", comemorou a prefeita.

A concentração ocorreu na praça do Iguaíba, de onde os vaqueiros e vaqueiras saíram até a sede do município. No percurso, os moradores vibravam nas portas de suas casas, com a passagem de cavalos e carroças. Cerca de 200 animais participaram da Cavalgada da Luz. Na frente, um carro de som levava a imagem de Nossa Senhora da Luz, padroeira do Município. Além do valor social e econômico da cavalgada, também há o aspecto religioso muito forte.

A cavalgada movimentou o fim de semana de Paço do Lumiar e aqueceu a economia, como explicou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leno Gouveia. "É uma cadeia produtiva, em que todos são beneficiados. Pela primeira vez uma gestão teve este olhar, valorizando esta prática esportiva, cultural dentro do nosso município e o resultado foi este grande sucesso. E parabéns à prefeita Paula Azevedo pela iniciativa", disse.

Entre os visitantes, estava o vaqueiro Neto, que veio com uma comitiva do município de Bacabeira, há 62 km de Paço do Lumiar. "Nós somos um grupo de dez vaqueiros e pela primeira vez viemos a Paço para um evento assim. Fomos convidados e não poderíamos deixar de marcar presença, para incentivar o esporte aqui na cidade", disse.

Montada na égua Dalila, a autônoma Michele Penha estava animada para participar de mais uma cavalgada com a família. Ela, o filho Manoel e o marido moram no Turu, em São Luís, e costumam participar de eventos assim. A Cavalgada da Luz foi um convite irresistível.

"Nós já participamos de muitas cavalgadas aqui no Maranhão. Eu não sabia andar a cavalo e meu esposo, que é português, me passou esta paixão. A gente não poderia faltar a esta cavalgada, bem pertinho de casa. A festa está bonita e a Prefeitura está de parabéns pela iniciativa. Esse esporte é algo que está crescendo muito e merece cada vez mais espaço" disse Michele.

Estreante em cavalgadas, Amanda Gonçalves veio com a filha e mais alguns parentes - ao todo 12 pessoas montadas em cavalos, bem tratados, com pelos que chamavam atenção; com tranças e porte imponente.

"A gente participa da modalidade Três Tambores, que é uma competição de cavalos. Mas, é a primeira vez que participo de uma cavalgada", disse Amanda. Ela aproveitou ainda para falar do trabalho que desenvolve com os animais. "Nós temos um projeto social, com mais de 20 animais. Trabalhamos com equoterapia, para ajudar crianças que têm autismo, na Pirâmide", explicou.

Na chegada, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Luz, o padre Reginaldo Pereira deu a benção final. "Deus abençoe a Cavalgada da Luz e Nossa Senhora da Luz cubra os vaqueiros e vaqueiras, com seu manto sagrado", disse.

"Só tenho a agradecer a todos e todas, pela participação nesta primeira edição da Cavalgada da Luz; tanto daqui, quanto quem veio de fora. Ano que vem tem mais, porque enquanto eu estiver à frente da Prefeitura de Paço do Lumiar vai ter incentivo ao esporte, vai ter cavalgada. E torço para que a Cavalgada sempre esteja na programação de aniversário da cidade, daqui pra frente. E viva Paço do Lumiar", comemorou a prefeita Paula Azevedo.

#Cultura 15/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Manhã de homenagens marca comemorações do aniversário de 62 anos de Paço do Lumiar

A Prefeitura de Paço do Lumiar realizou na manhã deste sábado (14), na sede da cidade, um ato comemorativo em razão do aniversário de Paço do Lumiar, que hoje completa 62 anos de emancipação política.

Logo cedo, às 7h, foi dada a largada para o Passeio Ciclístico "Paço do Lumiar 62 anos", que saiu da frente do Val Paraíso com destino à sede da cidade; em seguida, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, na sede, foi realizada uma Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade celebrada pelo Padre Reginaldo Pereira, com a presença das autoridades. Logo após, houve a apresentação do Cortejo do Divino que seguiu até a Praça Nossa Senhora da Luz.

Na praça da sede foi realizado o ato cívico com a execução dos hinos Nacional e de Paço do Lumiar com hasteamento das bandeiras do Brasil, Maranhão e do Município, e o corte do bolo pelos 62 anos de Paço. O primeiro pedaço foi entregue pelas mãos da prefeita Paula Azevedo (PCdoB) para dona Maria da Luz, filha do primeiro prefeito de Paço do Lumiar, Pedro Ferreira, em ato simbólico. Também houve o sorteio de três bicicletas para os participantes do Passeio Ciclístico.

Para a prefeita Paula Azevedo, o município de Paço do Lumiar tem inúmeros motivos para comemorar. "Quero agradecer a todas as autoridades presentes por este momento tão especial em nossa cidade. Por tudo o que nós já fizemos e pretendemos fazer com o apoio das nossas parcerias. Temos muitos motivos para comemorar, pois de muito longe já viemos. Paço do Lumiar cresceu, evoluiu e com certeza muito mais conquistas virão para a nossa população", enfatizou a prefeita.

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) reforçou seu apoio e parceria para uma cidade ainda mais desenvolvida. "Contem com meu apoio na busca por projetos e mais desenvolvimento para esta cidade tão querida. Agradeço o acolhimento da prefeita Paula e de toda a população. Juntos traremos muito mais conquistas", declarou o parlamentar.

Além da prefeita Paula Azevedo e do deputado federal Márcio Jerry; prestigiaram o evento o deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB); o vice-prefeito de Paço do Lumiar, Inaldo Pereira; o ex-prefeito Gilberto Arôso; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leno Gouveia; o presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Jorge Maru; entre outros secretários municipais e vereadores.

#Cultura 15/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Umbandistas participam das festividades pelo aniversário de Paço do Lumiar

O terceiro e último evento religioso, em alusão ao aniversário de 62 anos de Paço do Lumiar, foi realizado na quinta-feira (12), com apoio da prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel). O encontro, intitulado "Povos de Matrizes Africanas", contou com participação de vários grupos, que se apresentaram para o público presente.

Assim como ocorreu com católicos e evangélicos, os umbandistas também fizeram passeata, antes de se reunirem na Praça Nossa Senhora da Luz. O local foi tomado pelo som dos tambores e cantos de Axé. Teve ainda apresentação do Bloco Akomabú.

A prefeita Paula Azevedo (PCdoB) destacou a importância de incluir todas as manifestações religiosas nas festividades de aniversário, deste ano. "A nossa gestão é para todos, sem discriminação de qualquer tipo. Não se pode valorizar um e esquecer o outro. Nosso município é plural, diverso e democrático. É uma satisfação ver que todos foram contemplados e estão felizes em participar. Cumprimos nosso papel", disse a prefeita, que fez questão de participar da programação em todos os dias.

"A pandemia acabou adiando nosso plano de incluir todas as manifestações religiosas, mas, desta vez, conseguimos colocar em prática. A gestão Paula Azevedo está dando mais uma demonstração do respeito e do cuidado que tem com todos os luminenses", comemorou o secretário municipal de Cultura, Esporte Lazer, Leno Gouveia.

#Cultura 12/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeitura reúne evangélicos em evento alusivo à semana de aniversário de Paço do Lumiar

Nesta quarta-feira (11), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, promoveu mais um evento em alusão ao aniversário de 62 anos da cidade. O encontro, chamado de "Pregação da Palavra com Louvor", reuniu centenas de evangélicos, que se concentraram próximos à entrada da Sede do Município, no bairro Mutirão. Em seguida, o público acompanhou culto e show gospel, na praça Nossa Senhora da Luz.

O evento reuniu mais de dez pastores das igrejas Assembleia de Deus, Batista, Tabernáculo e Adventista. Os líderes religiosos agradeceram a oportunidade de participar das festividades. A prefeita Paula Azevedo explicou que respeita todas as manifestações religiosas e que era um desejo antigo incluir evangélicos na programação.

"A pandemia acabou adiando nossos planos. Agora, com a vacina, a gente pôde voltar a celebrar com segurança e, desta vez, incluir os evangélicos, porque esse sempre foi o nosso desejo. O nosso povo é diverso e merece ser valorizado, em todas as suas manifestações religiosas e culturais", disse a gestora.

Após a caminhada, os evangélicos assistiram a um culto diferente, com apresentação de vários grupos de dança, ministrações e orações pelo Município. Para encerrar a noite, a banda Fogo & Glória subiu ao palco para animar ainda mais o público.

Para o pastor Carlos Garcês, da Igreja Assembleia de Deus, área 77, foi uma grande festa do povo de Deus. "Este é um momento muito especial para nós evangélicos, que pela primeira vez participamos da programação de aniversário do nosso Município. Essa inclusão mostra a sensibilidade da prefeita Paula Azevedo, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Agradecemos a oportunidade de festejar a Deus, em ação de graça pela nossa cidade", disse.

"Mais uma vez Paula Azevedo mostra uma gestão diferenciada. A gente já queria fazer isso desde o ano passado, mas com a pandemia não foi possível. Nós queremos valorizar, incluir todas as manifestações culturais e religiosas que existem em nosso Município. Oportunizamos a manifestação dos católicos, em seguida dos evangélicos e, para encerrar, nesta quinta-feira, 13, será a vez dos povos das religiões de matrizes africanas", explicou o secretário de Cultura, Leno Gouveia.

Paço do Lumiar está com uma semana festiva, com uma linda programação em comemoração ao aniversário de 62 anos da cidade. Além dos shows e atrações culturais, a Prefeitura também está com uma agenda de inaugurações de diversas obras. O pacote inclui pavimentação de ruas em bloquetes e outras com asfalto novinho.

#Cultura 11/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Cortejo Força, Luz e Fé reúne fiéis na semana de aniversário de Paço do Lumiar

A religiosidade marcou o primeiro Cortejo Força, Luz e Fé, em alusão a semana de aniversário de Paço do Lumiar. Dezenas de fiéis acompanharam a imagem de Nossa Senhora da Luz, que percorreu as ruas da Sede de Paço até a igreja matriz. A prefeita Paula Azevedo (PCdoB) seguiu o percurso junto com vereadores e secretários municipais.

Após o cortejo, os fiéis participaram de uma missa campal. "A gente está contemplando todas as denominações religiosas, para que todos sejam incluídos na programação festiva, pelos 62 anos de Paço. Iremos até o sábado com estas ações em alusão ao aniversário da nossa cidade", disse a prefeita Paula Azevedo.

O padre Reginaldo Pereira fez um sermão especial sobre o papel da igreja na comunidade e enalteceu a importância de uma boa gestão pública, para o bem-estar de todos. "É momento de grande relevância para nosso povo. Deus tem feito coisas boas para nós e hoje é uma oportunidade, dentro da tradição católica, diante do altar de Jesus, protegido pelo manto sagrado de Nossa Senhora da Luz, de agradecer a Deus, por esta gestão, pelos 62 anos de Paço do Lumiar. E dizer que Deus faz a sua obra na vida das pessoas de boa vontade e de bom coração, que querem melhorar a vida do nosso povo", disse o padre.

Após a missa, a programação seguiu com um show religioso, da banda Toque de Deus. A Paróquia Nossa Senhora da Luz é composta de quatro comunidades católicas. São quase vinte igrejas espalhadas pela cidade. A santa é a padroeira de Paço do Lumiar.

#Esporte 03/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER PAÇO DO LUMIAR É DESTAQUE NO BEACH SOCCER MARANHENSE Quatro jogadores do município foram convocados para jogar na seleção do Sampaio Corrêa Beach Soccer
#Cultura 19/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Fé e religiosidade marcam o encerramento do festejo de Nossa Senhora da Luz Centenas de fiéis acompanharam a festividade da padroeira do município
#Esporte 13/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER SELEÇÃO DE PAÇO DO LUMIAR ESTREIA COM VITÓRIA NO CAMPEONATO MARANHENSE DE BEACH SOCCER

A seleção de Paço do Lumiar estreou com vitória nesta segunda-feira, 13 , na nova etapa do Campeonato Maranhense de Beach Soccer de Seleções Municipais, disputado na Arena da Lagoa da Jansen, em São Luís.

Ao todo nove (09) seleções participam da competição: Paço do Lumiar, Humberto de Campos, São José de Ribamar, Raposa, Barreirinhas, Santo Amaro, Bacabeira, Paulino Neves e Primeira Cruz.

A ‘Seleção Luminense' estreou com o pé direito e venceu de goleada o time de São José de Ribamar pelo placar de 10x4. O jogador Igor Neves foi o grande destaque do jogo, com 4 gols.

A ‘Seleção Luminense' de Beach Soccer conta com o apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL). O titular da secretaria, Leno Gouveia, grande incentivador do esporte no município, ressaltou a importância da participação da seleção de Paço no evento como estímulo para a juventude.

"Participar de um evento como esse é de suma importância para o fortalecimento do Beach Soccer em Paço. Nossa seleção já é uma potência nesse esporte, e, com certeza, daqui sairão grandes nomes que irão despontar no futuro", prevê o secretário.

"A vitória sobre a seleção de Ribamar foi importante e nos permitiu continuar na disputa pelo primeiro lugar", reforçou. O campeonato de seleções de Beach Soccer termina no próximo sábado (17). A entrada para o evento é gratuita.

#Festa 12/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER LUZES DO PROJETO “NATAL ILUMINADO” CHEGAM À PRAÇA DA FAMÍLIA, NO MAIOBÃO

O projeto "Natal Iluminado", promovido pela Prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, levou neste fim de semana toda a magia típica desta época do ano para a praça da Família, um dos principais e mais movimentados pontos de lazer do município.

Com muita alegria a população de Paço prestigiou, ao lado da prefeita Paula Azevedo, as atrações programadas para a noite do domingo, (11), no segundo fim de semana de realização o projeto. A visita do Papai Noel e de toda a sua trupe foi o ponto alto programação. A programação contou ainda com a apresentação do coral "Luzes de Paço", composto por aproximadamente 40 idosos assistidos pelo Centro de Convivência do Idoso de Paço do Lumiar, e também do espetáculo "Ave Maria", encenado pelas dançarinas do Instituto Dansec.

A Praça da Família foi envolvida de afeto e quando as luzes natalinas foram oficialmente ligadas a emoção tomou de conta das muitas famílias presentes.

"Hoje nós inauguramos mais uma fase do nosso Natal Iluminado, desta vez na Praça da Família. O espaço foi todo decorado com a temática natalina, já nos preparando para as festas de fim de ano. Tudo foi pensado e realizado com muito carinho para proporcionar um entretenimento especial às famílias de Paço", convidou a prefeita Paula Azevedo.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leno Gouveia, reforçou a importância simbólica do projeto. "Seguindo a orientação da prefeita Paula Azevedo, investimos forte este ano na decoração natalina da nossa cidade. Já inauguramos a decoração na Sede do Município e agora na Praça da Família. A ideia é promover um ambiente mais aconchegante e preparar as pessoas para que tenham um Natal muito especial", destacou o secretário.

A decoração natalina ficará exposta durante todo o mês de dezembro na Sede do Município e na Praça da Família com programações especiais.

#Festa 12/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER III FESTIVAL DA MARISCADA REÚNE ARTISTAS LOCAIS E ATRAI GRANDE PÚBLICO PARA A REGIÃO DO PAU DEITADO

Que Paço do Lumiar é repleto de belezas naturais e sabores sem iguais não há dúvidas. Neste domingo,(11) esses dois patrimônios da cidade foram postos na mesma mesa na terceira edição da Mariscada Beneficente da comunidade do Pau Deitado.

Promovido em parceria pela União de Moradores do Pau Deitado e a Prefeitura de Paço do Lumiar, o evento ofereceu uma série de atrações culturais, de brechós, artesanato, uma deliciosa variedade de pratos à base de frutos do mar, doces e lembranças personalizadas. Tudo produzido pela própria comunidade do Pau Deitado.

O festival atraiu centenas de pessoas da comunidade e de bairros adjacentes, movimentando a economia circular no município, além de promover mais cultura entretenimento e lazer para diversas famílias.

A prefeita Paula Azevedo prestigiou o festival e destacou a importância dele para a geração de emprego e renda no município.

"Esse evento é muito importante para a região, famosa pela produção marisqueira.

Nossa gestão tem sempre dado apoio às instituições na realização de eventos que promovam a geração de renda dentro da própria comunidade. Iniciativas como essa são estratégicas para desenvolver o turismo, o comércio e a cultura do nosso município", destacou a prefeita de Paço.

De acordo com a União de Moradores da comunidade Pau Deitado, cerca de 20% de toda a renda apurada na feira fica distribuída nas comunidades situadas no entorno do Porto do Pau Deitado.

Noelma Sousa, artesã e marisqueira do bairro Pau Deitado, aproveitou a oportunidade para expor seus produtos e garantir uma renda extra. "O festival é uma excelente vitrine espaço para expor nossos trabalhos no artesanato e possibilitar a ampliação de nossa renda. Agradecemos a prefeitura por apoiar nossa iniciativa" enfatizou a artesã.

A coordenadora de organização de eventos da União de Moradores do Pau Deitado, Jandira Aguiar, destacou a super estrutura montada para a realização de mais uma edição do festival. "A infraestrutura e tudo que diz respeito à realização do evento deste ano foi aprimorado. Graças à parceria com a prefeitura de Paço pudemos oferecer algo de melhor para a nossa comunidade e também para os turistas que prestigiaram o festival" celebrou a coordenadora.

#Cultura 10/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER PREFEITURA ABRE OFICIALMENTE AS PROGRAMAÇÕES NATALINAS EM PAÇO DO LUMIAR
#Cultura 14/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER ENCERRAMENTO DA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EMOCIONA FIÉIS DE PAÇO DO LUMIAR ENCERRAMENTO DA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EMOCIONA FIÉIS DE PAÇO DO LUMIAR
#Cultura 10/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER XX JOGOS NOTURNOS DA PINDOBA COMEÇAM E BATEM RECORDE DE PÚBLICO E EQUIPES PARTICIPANTES XX JOGOS NOTURNOS DA PINDOBA COMEÇAM E BATEM RECORDE DE PÚBLICO E EQUIPES PARTICIPANTES
#Cultura 02/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER MELHOR SÃO JOÃO DA HISTÓRIA ENCERRA EM GRANDE NOITE NA PRAÇA DA FAMÍLIA MELHOR SÃO JOÃO DA HISTÓRIA ENCERRA EM GRANDE NOITE NA PRAÇA DA FAMÍLIA
#Cultura 24/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER SHOW DA BANDA MESA DE BAR MARCA ABERTURA DO ARRAIAL DA SEDE DE PAÇO DO LUMIAR SHOW DA BANDA MESA DE BAR MARCA ABERTURA DO ARRAIAL DA SEDE DE PAÇO DO LUMIAR
#Cultura 16/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER PREFEITURA DÁ INÍCIO AO MELHOR SÃO JOÃO DA HISTÓRIA DE PAÇO DO LUMIAR PREFEITURA DÁ INÍCIO AO MELHOR SÃO JOÃO DA HISTÓRIA DE PAÇO DO LUMIAR
#Cultura 15/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Abertura do São João de Paço do Lumiar movimenta cenário cultural da cidade Abertura do São João de Paço do Lumiar movimenta cenário cultural da cidade
#Cultura 11/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER JOGOS ESCOLARES LUMINENSES-JEL'S 2022 ENCERRAM COM GRANDE FESTA DO ESPORTE EM PAÇO DO LUMIAR JOGOS ESCOLARES LUMINENSES-JEL'S 2022 ENCERRAM COM GRANDE FESTA DO ESPORTE EM PAÇO DO LUMIAR
#Cultura 04/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER ESTUDANTES DE TODO O MUNICÍPIO PARTICIPAM DA ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES LUMINENSES 2022 ESTUDANTES DE TODO O MUNICÍPIO PARTICIPAM DA ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES LUMINENSES 2022
#Cultura 31/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER IV FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA MOBILIZA E FORTALECE A CULTURA DE PAÇO DO LUMIAR  IV FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA MOBILIZA E FORTALECE A CULTURA DE PAÇO DO LUMIAR 
#Cultura 12/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER DECISÃO DOS XIX JOGOS NOTURNOS DA PINDOBA DE BEACH SOCCER MOBILIZA MULTIDÕES EM PAÇO DO LUMIAR DECISÃO DOS XIX JOGOS NOTURNOS DA PINDOBA DE BEACH SOCCER MOBILIZA MULTIDÕES EM PAÇO DO LUMIAR
#Esporte 10/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Entrega de equipamentos esportivos para os 32 times participantes do "19º Jogos Noturno da Pindoba". entrega de equipamentos esportivos para os 32 times participantes do "19º Jogos Noturno da Pindoba".
#Esporte 17/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER CADASTRO DO ESPORTE CADASTRO DO ESPORTE
#Cultura 15/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER PAÇO DO LUMIAR RECEBE PRIMEIRO FÓRUM DE GESTORES DE CULTURA DA REGIÃO METROPOLITANA PAÇO DO LUMIAR RECEBE PRIMEIRO FÓRUM DE GESTORES DE CULTURA DA REGIÃO METROPOLITANA
#Esporte 17/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER PAÇO DO LUMIAR SE DESTACA NO CAMPEONATO MARANHENSE DE BEACH SOCCER DE SELEÇÕES MUNICIPAIS COM APOIO DA PREFEITURA  PAÇO DO LUMIAR SE DESTACA NO CAMPEONATO MARANHENSE DE BEACH SOCCER DE SELEÇÕES MUNICIPAIS COM APOIO DA PREFEITURA 
#Cultura 13/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER PREFEITURA OFERECE AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA GRUPOS CULTURAIS CARNAVALESCOS LUMINENSES PREFEITURA OFERECE AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA GRUPOS CULTURAIS CARNAVALESCOS LUMINENSES
#Cultura 16/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Seleção de Beach Soccer de Paço do Lumiar participa de Campeonato Maranhense Seleção de Beach Soccer de Paço do Lumiar participa de Campeonato Maranhense
#Cultura 30/11/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER COMUNICADO COMUNICADO
#Cultura 07/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR SEGUE COM CADASTRAMENTO DE ARTITAS PARA REPASSE DA LEI ALDIR BLANC PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR SEGUE COM CADASTRAMENTO DE ARTITAS PARA REPASSE DA LEI ALDIR BLANC
#Cultura 07/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER AULAS GRATUITAS DE ZUMBA ESTÃO DE VOLTA EM PAÇO DO LUMIAR  AULAS GRATUITAS DE ZUMBA ESTÃO DE VOLTA EM PAÇO DO LUMIAR 
#Cultura 05/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER CULTURA: CADASTRO PARA ACESSO AOS BENEFÍCIOS DA LEI ALDIR BLANC JÁ ESTÁ DISPONÍVEL CULTURA: CADASTRO PARA ACESSO AOS BENEFÍCIOS DA LEI ALDIR BLANC JÁ ESTÁ DISPONÍVEL
#Cultura 24/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Conselheiros municipais de cultura são empossados em Paço do Lumiar Conselheiros municipais de cultura são empossados em Paço do Lumiar
#Cultura 03/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER PREFEITURA ELEGE CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PAÇO DO LUMIAR  PREFEITURA ELEGE CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PAÇO DO LUMIAR 
#Cultura 30/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Tem início eleição para o Conselho Municipal de Cultura de Paço do Lumiar

Com a pandemia do Coronavírus as manifestações culturais em espaços públicos ou privados com possibilidade de aglomeração tiveram que ser interrompidas. Entretanto, os trabalhadores da cadeia produtiva cultural seguem trabalhando.

E como forma de continuar valorizando a cultura em paço do lumiar, aconteceu nesta terça-feira (30), o primeiro dia da eleição do Conselho Municipal de Cultura, tudo feito através de uma live organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e lazer (SEMCEL). O secretário da pasta, Jocileno Gouvea, destacou a importância deste momento.

"Esta atitude demonstra a o respeito, compromisso, transparência e amor que nossa gestão tem pela cultura. Sei as dificuldades enfrentadas, pois também sou produtor cultural e nada mais justo do que termos compromisso com a comunidade nesse aspecto", concluiu o secretário.

O Conselho tem por objetivo elaborar planos, fiscalizar e trabalhar junto a sociedade civil e o poder público estratégias referentes à cultura do município.

Serão quatro dias com duas eleições por dia para eleger titular e suplente dentro dos segmentos de artes plásticas, artes cênicas, manifestações folclóricas, áudio visual, artes visuais ou música, livro, leitura e literatura, turismo e artesanato e patrimônio material e imaterial.

A prefeita em exercício, Paula Azevedo (PCdoB), esteve presente e enfatizou o quanto a cultura é uma expoente importante para o município.

"Paço do Lumiar é berço de importantes produtores culturais e tem uma manifestação cultural riquíssima. Esta eleição é uma forma de demostrar nossa valorização aos profissionais", destacou a prefeita.

#Cultura 19/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR ABRE INSCRIÇÕES PARA ELEIÇÃO VIRTUAL DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA. PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR ABRE INSCRIÇÕES PARA ELEIÇÃO VIRTUAL DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
#AssistênciaSocial 16/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Cestas de alimentos: Parceria entre Governo do Estado e Prefeitura chega para beneficiar entidades culturais de Paço. Cestas de alimentos: Parceria entre Governo do Estado e Prefeitura chega para beneficiar entidades culturais de Paço do Lumiar.
#Cultura 16/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeitura Promove dia de Ações em Comemoração ao Aniversário de Paço do Lumiar Prefeitura Promove dia de Ações em Comemoração ao Aniversário de Paço do Lumiar
#Cultura 13/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Sede dá início à programação de aniversário de Paço do Lumiar Sede dá início à programação de aniversário de Paço do Lumiar
#Cultura 02/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Prefeitura de Paço do Lumiar oferece aulas de Zumba gratuitas para a população Prefeitura de Paço do Lumiar oferece aulas de Zumba gratuitas para a população.
#Cultura 20/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR VAI OFERECER AULAS DE ZUMBA EM LOCAIS PÚBLICOS. PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR VAI OFERECER AULAS DE ZUMBA EM LOCAIS PÚBLICOS.
#Cultura 12/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER EMPOSSADO NOVO SECRETÁRIO DE CULTURA, ESPORTE E LAZER DE PAÇO DO LUMIAR. Na manhã desta quinta-feira, 12 de setembro, tomou posse o novo Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jocileno Gouvea Ribeiro, que foi recebido por toda a equipe da secretaria. Membros das Secretarias de Direitos Humanos e da Fazenda também participaram do evento e garantiram que irão somar neste momento de mudança.

A prefeita Paula Azevedo (SD) esteve presente na ocasião e agradeceu a presença de todos, além de ressaltar que está à disposição de todos os secretários e suas demandas. "O novo secretário tem muito a aprender e a ensinar, então conto com a colaboração de todos. Vamos acertar o passo e, juntos, conduzir tudo da melhor maneira possível." Ela ainda reforçou que irá, em breve, levar a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer para a sede de Paço de Lumiar, já que lá tem o festejo do Divino, além de uma rica cultura que merece mais atenção.

Jocileno agradeceu a recepção e se comprometeu a trabalhar em prol do município. "Sou diretor do boi da Pindoba, nascido e criado em nosso município, e me sinto preparado para dar o máximo por Paço do Lumiar. Vamos focar nas prioridades, a cultura, o festejo do Divino, o Bumba meu boi, os jogos escolares, o futsal, o futebol e jogos de beach soccer. Vamos prestar atenção à tudo isso", ressaltou.

O Secretário adjunto, Tiago Corrêa, também fez questão de dar as boas vindas e está confiante de que Jocileno irá somar no trabalho que vem sendo realizado. "Espero que que o secretário sinta-se acolhido e que o trabalho seja ainda mais relevante. Que cada vez mais possamos fazer ações e desenvolver a cultura, o esporte e o lazer em nosso município".

Foi feita, ainda, uma oração com o Pastor e Assessor Jurídico Cleiton Campos e o Secretário Municipal de Direitos Humanos José Vale. Logo após, a prefeita aproveitou para visitar, também, a Secretaria Municipal de Fazenda, comandada pelo Secretário Flavio Estrela, para conhecer toda a equipe de trabalho.
#Lazer 07/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER 7 de setembro Em 7 de setembro de 1822 o Brasil separou-se de Portugal, conquistando sua independência e deixando de ser colônia. Comemore e descubra mais sobre este fato histórico! Dê o seu próprio grito do Ipiranga!

APROVEITE O FERIADO.!

#INDEPENDENCIA
#NOSSAHISTORIA
#Desfile 05/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER PELA PRIMEIRA VEZ DESFILE CÍVICO DE PAÇO DO LUMIAR ACONTECE NA SEDE DO MUNICÍPIO. Na manhã desta terça-feira, 3, a prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o desfile cívico escolar, com mais de 3 mil alunos de 35 escolas, em comemoração alusiva ao tradicional 7 de setembro e Semana da Pátria.

A abertura oficial das festividades aconteceu com o hasteamento das bandeiras, em seguida a prefeita Paula Azevedo puxou o primeiro pelotão, composto por alunos da Universidade da Terceira Idade que deram um show de alegria e animação. A UNITI provou que esse público tão sábio, ainda tem muito a acrescentar no desenvolvimento da nossa nação.

Dando continuidade ao evento,os alunos das escolas da rede municipal, professores, servidores municipais e representantes de várias instituições, como Policia Militar e Corpo de Bombeiros, desfilaram em diversas alas com temas distintos, referentes ao nosso país, os costumes e às tradições culturais do nosso município. A literatura foi o tema de maior destaque durante o desfile, as escolas mostraram a importância da leitura para formação educacional dos cidadãos.

A novidade esse ano, foi que pela primeira vez o desfile aconteceu na sede de Paço do Lumiar. Para o secretário municipal de educação, Marcos Ferreira o evento na sede é um resgate histórico inegável.

"Ao trazer essa festa para a sede, nós estamos resgatando nossa cultura, nossa história. Desfilamos em frente à uma igreja que foi construída pelos jesuítas, isso é história; nós não podemos negar isso."
#Desfile 01/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER DESFILE CÍVICO DAS ESCOLAS ESTE ANO SERÁ NA SEDE DE PAÇO Este ano as comemorações da Semana da Pátria nas escolas de Paço do Lumiar acontecerão de 03 a 06 de setembro, de forma descentralizada, em comunidades do município. A solenidade de abertura da programação ocorrerá no dia 03 de setembro, terça-feira, a partir das 7h30, na Sede de Paço, com hasteamento das bandeiras e desfile das escolas da localidade e proximidades.

Nos demais dias as atividades ficarão por conta de outras escolas com ações em seus respectivos polos, tanto no período matutino, quanto vespertino.

A mudança foi proposta pela prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (SD). A Secretaria Municipal de Educação (Semed) colocou a ideia para discussão, sendo debatida e aprovada pelos gestores escolares.

"Por causa da recente mudança de gestão, da necessidade de se reduzir gastos, e do atual estado de saúde do prefeito Domingos Dutra, vamos realizar os atos cívicos de forma mais simples, nas escolas e comunidades do município", explicou a prefeita em exercício. "Com as comemorações descentralizadas, o público e os pais dos alunos participarão mais das atividades", acrescentou.

Para o secretário municipal de Educação, Marcos Ferreira, as comunidades poderão acompanhar os atos cívicos sem necessidade de grande deslocamento e, assim, um número maior de pessoas poderá participar. "A estratégia foi discutida de forma democrática com quem está à frente de cada escola e permitirá um resgate dos valores cívicos em todo o território do Município", pontuou o secretário Marcos Ferreira.

#PrefeituradePacodoLumiar #desfilecivico #semanadapatria
www.pacodolumiar.ma.gov.br
Emitido dia 18/04/2024 às 14:27:51