CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Tributo 09/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA SEMFAZ participa do 5º Ciclo de Estudos sobre a Reforma Tributária

Na tarde da última quinta-feira(07), a titular da Secretaria Municipal de Fazenda(SEMFAZ), Gabrielle Golenhesky, esteve representando o município luminense no 5º Ciclo de Estudos sobre a Reforma Tributária: Desafios e Perspectiva, que aconteceu no auditório do Convento das Mercês, em São Luís. Neste congresso organizado pelo Instituto Maranhense de Estudos Tributarios(IMAET) em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos Tributários(IBET), a secretária fez parte da 3º mesa, palestrando sobre a transição do Imposto Sobre Serviço(ISS) para o Imposto Sobre Bens e Serviço(IBS).

Na ocasião, também esteve presente o secretário adjunto, Alberto Sanshes; a coordenadora operacional, Luiza Santos; o coordenador de receitas, Roysberg Leite; a assessora jurídica, Karolaeny Campos; a representante do setor de cadastro, Amanda Leite; e a auditora fiscal, Vanessa Pinheiro.

Gabrielle Golenhesky, destacou a importância de participar da atividade. ‘' Me sinto feliz em ter sido convidada para compor à mesa de bate onde discutimos a transição do ISS para o IBS. Todas as perspectivas que foram apresentadas faz parte da nova Reforma Tributária que acontecerá em nosso município, e que entrará em a vigor efetivo em 2033', disse a secretária.

A reforma tributária teve como principal meta a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que vai unificar o ICMS e o ISS. O objetivo da proposta (PEC 45/19) ao criar o IBS é simplificar o sistema tributário e evitar distorções presentes no regime atual. O tributo será não cumulativo, compensando-se o imposto devido com o crédito obtido na compra de bens e serviços necessários à atividade da empresa.

#Imposto 04/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA Tudo pronto para o Refaz 2024
#Tributo 06/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA Secretária Gabrielle Golenhesky representa o Executivo no I Seminário de Gestão Tributária Municipal

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, sob gestão de Gabrielle Golenhesky, esteve presente nos dois dias(4 e 5 de dezembro) do I Seminário de Gestão Pública Municipal, sediado no auditório Saturnino Bello, localizado no prédio do Tribunal de Contas do Estado do Marnhão- TCE. O evento teve como objetivo fomentar o aperfeiçoamento das práticas tributárias nos municípios.

Durante o encontro, foram ofertados vários painéis com palestras para estimular a discussão no âmbito tributário, como: Reforma Tributária e os Impactos para os Municípios; Governança na gestão pública; Políticas Propositivas de Apoio aos Municípios: cidade empreendedora e consórcios municipais, entre outros.

Na ocasião, a secretária participou do importante Fórum de Secretários Municipais de Fazenda e Finanças do Maranhão, onde obteve troca de informações e experiências com outros titulares para serem aplicadas no município luminense. O TCE-MA ofertou 350 vagas destinadas a prefeitos, vereadores, servidores municipais, gestores públicos fazendários municipais, e a todos que trabalham com o fisco municipal.

O presidente do TCE, Macos Tavares, destacou a importância decisiva de uma gestão tributária eficiente para que as políticas públicas sejam desenvolvidas em benefício da coletividade que as financia, por meio da arrecadação municipal. "O seminário que agora realizamos com tão importantes parceiros faz parte deste esforço pela qualidade da gestão pública como um todo, tendo a sociedade como beneficiária", afirmou.

A secretária Gabrielle Golenhesky, destacou a importância em participar de uma atividade que oferece um farto aprendizado em novas práticas tributárias. " É muito satisfatório fazer parte deste importante seminário, capaz de nos proporciona uma gama de conhecimento e troca de experiência que podem ser aplicadas no âmbito local", destacou

#Tributo 01/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA Secretária Gabriella Golonhesky representou o município no 4º Ciclo de Estudos sobre a Reforma Tributária

Na tarde da última quinta-feira (30), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda(SEMFAZ), sob a gestão da secretária Gabrielle Golonhesky, participou do congresso intitulado 4º Ciclo de Estudos sobre a Reforma Tributária, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil-OAB/MA, em parceria com o Instituto Maranhense de Estudos Tributários(IMATE).

Na ocasião, foram discutidas assuntos pautados em cima da aprovação, pelo Congresso Nacional , da Emenda Constitucional da Reforma Tributária(PEC 45/2019). Estiveram presentes no evento, a secretária adjunta da SEMFAZ de São Luís, Monique Bragança; o auditor fiscal, Dr. Raimundo Belém; e o professor em Direito Tributário, Dr. Eduardo de Moraes Sabbag.

‘' É muito importante buscarmos atualizações constante na área de atuação, para trazermos novidades no que tange à arrecadação própria nos municípios. Favorecendo assim o munícipe, e o recolhimento tributária dentro da cidade de Paço do Lumiar'', destacou a Gabrielle Golenhesky, secretária da SEMFAZ.

MAIS INFORMAÇÃO

A reforma tributária prevista pela PEC 45/2019 visa alterar o sistema tributário nacional para simplificar o processo de arrecadação sobre a produção e a comercialização de bens e a prestação de serviços. A PEC unificará os cinco impostos : IPI, ICMS, ISS, PIS e Cofins, transformando em apenas dois tributos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e o Imposto Seletivo.

A Contribuição sobre Bens e Serviço (CBS)irá unificar os impostos Federais, enquanto o IBS irá unificar os Estaduais e Municipais. Ainda será criado o IVA- Imposto sobre o Valor Agregado. Uma importante novidade trazida pela Reforma Tributária, é que os prefeitos passarão a atualizar a base de cálculo do IPTU apenas por Decreto, haja vista que hoje só pode ser feita via lei Complementar.

A única atualização por Decreto admitida hoje é a atualização monetária, conforme inflação.

#Tributo 17/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA SEMFAZ firma parceria com Cartório para otimizar ações e aumentar arrecadação no ITBI

Recentemente, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da equipe técnica da Secretaria Municipal de Fazenda (SEMFAZ), sob a gestão de Gabrielle Golenhesky, reuniram-se com o tabelião do Cartório 1° Ofício Extra Judicial de Paço do Lumiar, Felipe Truccolo. No encontro, entre outros assuntos, a otimização do serviço online oferecido para a arrecadação da receita do ITBI do Município e a atualização dos Cadastros Fiscais.

A titular da SEMFAZ, Gabrielle Golenhesky, destacou a importância da colaboração com o Cartório. "Essa parceria com o Cartório irá otimizar a arrecadação online do ITBI do Município, proporcionando maior agilidade e facilidade para o contribuinte", declarou a secretária.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

O ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) é uma tributação gerada durante a transação de compra e venda de um bem. Por isso, é cobrado pelo município em que a propriedade está localizada, tendo como sujeito passivo o imposto adquirente do imóvel.

A documentação de transferência da propriedade do bem só pode ser liberada após a confirmação de seu pagamento. Portanto, ao pagar o ITBI, você se torna oficialmente proprietário do imóvel.

#Tributo 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA SEMFAZ se reuniu com SEINC e SEBRAE para debater Fórum Permanente para Microempreendedores.

a última quinta-feira (5), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (SEMFAZ), sob a gestão de Gabrielle Golenhesky, reuniu-se com a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SEINC), representada pela secretária adjunta Luzia Rezende, e com o núcleo de desburocratização do SEBRAE.

O encontro teve como principal pauta a otimização do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Maranhão (FOPEMA), que presta assessoria para as micro e pequenas organizações empresariais, tendo como principal objetivo apoiar a abertura de empreendimentos nos municípios. O programa é um meio estratégico de fomentar o comércio local e, como consequência, aumentar a arrecadação de tributos.

A titular da SEMFAZ, Gabrielle Golenhesky, destacou a importância da parceria com a SEINC e o núcleo de desburocratização do SEBRAE para o município. "Estamos amadurecendo ideias para que a nossa pasta possa dar um apoio técnico mais abrangente para a abertura de novas empresas no município, e com o assessoramento da FOPEMA, intensificaremos essas aberturas, resultando em uma maior arrecadação de tributos", declarou a secretária.

#Finança 22/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA Prefeitura de Paço do Lumiar continua com campanha de arrecadação do IPTU.

Neste mês de outubro, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (SEMFAZ), continua a campanha para arrecadação do IPTU 2023. O contribuinte poderá aproveitar o parcelamento vigente em até 03 (três) vezes para ser, então, beneficiado com o desconto de 10% (dez por cento). Após o mês de outubro, o parcelamento poderá ser feito em até 05 (cinco) vezes, SEM JUROS.

A Secretária de Fazenda de Paço do Lumiar, Gabrielle Golenhesky, informou que "o pagamento do IPTU 2023 deve ser realizado até o final do mês de dezembro. Explicou ainda que todas as informações relativas à campanha, descontos e formas de quitação encontram-se no Decreto Municipal nº 3.811/2023.

"O contribuinte que quiser ter acesso à guia do IPTU deverá acessar o site: www.prefeituramoderna.com.br, selecionar a Prefeitura de Paço do Lumiar, clicar na aba IPTU e, logo em seguida, inserir os dados pessoais. Mas, se preferir, poderá ir presencialmente à SEMFAZ, que fica localizada na Avenida 13, n°18, Maiobão", finalizou a titular da SEMFAZ.

#Atendimeto 06/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA Paço do Lumiar se reúne com o SEBRAE para tratar da desburocratização na abertura de empresas

Na manhã desta quarta-feira (06), a Prefeitura de Paço de Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (SEMFAZ), reuniu-se com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para tratar da implementação do Cadastro Único que irá desburocratizar a abertura de empresas no município.

Segundo a Secretária de Fazenda, Gabrielle Golenhesky, o SEBRAE irá ofertar um treinamento para capacitar o atendimento da pasta. ‘'Eles irão nos auxiliar a prestar cada vez mais um melhor atendimento para os munícipes que já têm ou pretendem abrir uma empresa'', explicou Gabrielle.

A consultora do SEBRAE, Mirela Freire, falou sobre a metologia que será utilizada dentro do eixo do programa Cidade Empreendedora. ‘' Apresentamos o programa para a SEMFAZ com o objetivo de simplificar a abertura de empresas, tornando assim o município mais propício ao mundo dos negócios'', enfatizou a consultora.

#Tributo 05/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA Paço do Lumiar marca presença em debate sobre o impacto da PL 45 no tributo maranhense

Na manhã desta terça-feira (05), na sede da FIEMA, foi realizado o seminário intitulado "Desafios da Reforma Tributária para o Maranhão". Na ocasião, a Prefeitura de Paço do Lumiar esteve presente representada pelos técnicos da Secretaria Municipal de Fazenda (SEMFAZ). A conferência teve como principal objetivo debater o PL 45, aprovado pela Câmera dos Deputados, que trata da Reforma Tributária.

O Superintendente da FIEMA, César Miranda, destacou a importância do evento para o empresariado maranhense, por ser um momento de discussão sobre o andamento da matéria.

‘'Esse é um momento bastante esperado pela classe empresarial, tendo em vista que é um assunto que está em discussão há um bom tempo. Tivemos a aprovação do PL45 pela Câmera dos Deputados, e tá sendo discutida no Senado. Nós da FIEMA temos a preocupação de discutir se a aprovação do projeto vai favorecer o empresariado'', declarou César.

Segundo a auditora fiscal do município, Pollyana Aguiar, o encontro busca acompanhar os impactos positivos e negativos da Reforma Tributária.'' É de grande relevância nossa participação. Aqui está reunindo representantes de vários setores para discutir o cenário e a perspectiva da principal mudança com a reforma que será a unificação dos tributos: PIS, COFINS, IPI, ICMS E ISS'', explicou a auditora.

Para Luiza Cunha, coordenadora operacional da SEMFAZ, a palestra foi esclarecedora para corpo de técnicos. ‘' O seminário nos trouxe esclarecimento sobre diversos pontos da reforma tributária. Como fisco municipal, precisamos sempre estar acompanhando essas atualizações para servir melhor os munícipes de Paço do Lumiar'', finalizou a coordenadora.

#Finança 31/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA Prefeitura de Paço do Lumiar lança campanha IPTU 2023 com descontos especiais aos contribuintes
#Gestão 07/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA Mais de 100 atendimentos contabilizados em um mês pela Prefeitura de Paço do Lumiar no PAV da Receita Federal

O Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, inaugurado pela Prefeitura de Paço do Lumiar, há mês, já contabiliza mais de 100 atendimentos ao cidadão luminense e de outros municípios. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, no prédio da Secretaria Municipal de Fazenda (SEMFAZ), localizado na Avenida 13 do Bairro Maiobão, e tem capacidade para atender, em média, 30 pessoas diariamente.

O PAV de Paço do Lumiar é uma cooperação entre a Receita Federal e a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da SEMFAZ, e em parceria com as secretarias municipais de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT) e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (SEMCTI).

Entre os serviços oferecidos pelo PAV estão: inscrição, alteração e regularização de CPF; inscrição, baixa, cancelamento e alteração de CAEPF (Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física); e emissão de DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e da guia GPS (Guia da Previdência Social).

Com o ponto de atendimento da Receita Federal instalado dentro de Paço do Lumiar, o cidadão pode realizar serviços e consultas e emitir guias sem precisar se deslocar para a capital. "Uma conquista e um marco histórico para a nossa cidade", garante a Secretaria Municipal de Fazenda Gabrielle Golenhesky.

Para a Secretária Gabrielle, o PAV é uma forma de promover também a cidadania fiscal, por meio da inclusão da população menos favorecida e com dificuldades de deslocamento, além de maximizar os recursos humanos e tecnológicos já existentes. "Por meio do PAV, você pode solicitar a inscrição, alteração ou regularização do seu CPF, de forma gratuita e rápida, sem precisar de dirigir à Central da Receita Federal", enumerou a Secretária Gabrielle.

A Secretária Municipal de Fazenda também informou que as maiores demandas de atendimento do PAV estão relacionadas a CPF, tais como pedidos de inscrição; de alteração de nome de solteiro (a) para casado (a) ou de casado (a) para solteiro (a); de regularização de CPF de falecido; e de atualização de dados (nome errado, ou data de nascimento divergente são comuns). "Uma das maiores vantagens em utilizar os serviços do PAV é a brevidade no retorno de solicitação de algum serviço que gere protocolo", ressalto a Secretária Gabrielle, enfatizando a capacidade de atendimento do PAV, que pode atender até 30 pessoas por dia.

#Gestão 26/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA Prefeitura de Paço do Lumiar inaugura, em cooperação com a Receita Federal, Sala PAV no Maiobão A inauguração foi uma cooperação da Prefeitura, por meio da SEMFAZ, SEMICT e SEMCTI, em parceria com a Receita Federal
#Melhoria 26/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA SEMFAZ investe em capacitação para servidores quanto às fontes de receita tributárias

Os servidores municipais lotados na Secretaria Municipal de Fazenda de Paço do Lumiar estiveram participando no início desta última semana de abril de capacitação e atualização em matéria tributária que consistiu numa oficina prática de levantamento do Imposto Sobre Serviços nos últimos 5 anos em nove agências bancárias e num curso sobre as 120 randes medidas para aumentar a arrecadação municipal própria (ISS, ITBI, IPTU, taxas, preços públicos, cobrança fazendária, dívida ativa e execução fiscal) e de repasses constitucionais (FPM, ITR, CFEM, CIDE, royalties, ICMS e IPVA.

Durante a ministração, conduzida pelo professor Carlos Antonio de Souza Coelho (financista, tributarista e palestrante), presidente do CIAP Projeto, foram abordadas as medidas cabíveis para cada uma das fontes de receita tributárias bem como as ações apropriadas, a fundamentação leal de cada ação e sua devida implantação.

A secretária municipal da Fazenda, Gabrielle Golenhesky, comentou acerca da importância desse treinamento. "Os cidadãos luminenses precisam ser atendidos de forma eficiente e prestativa e para que que isso aconteça, é necessário contar com os recursos que subsidiem as obras e serviços. Assim, estamos aprimorando nosso sistema de arrecadação investindo em conhecimento dos nossos servidores para prestar um atendimento ainda melhor nessa área", afirmou.'

#Atendimeto 28/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA SEMFAZ se reúne com representantes dos Correios para dialogar sobre balcão do cidadão em Paço do Lumiar A medida visa ampliar o acesso de serviços ofertados pela prefeitura
#Atendimeto 23/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA Prefeitura de Paço do Lumiar estuda instalação de primeiro Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal no município Implantação do PAV aproximará população de serviços como consultas de pendências fiscais, certidão de obras, cadastro de CNPJ e CPF
#Imposto 16/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA SEMFAZ divulga resultados obtidos em 2022 e revela arrecadação positiva e ações inovadoras

Balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Fazenda de Paço do Lumiar revela pontos de destaque em relação ao trato com as finanças públicas do município. Da meta prevista de arrecadação de R$ 23.800.000,00 (vinte e três milhões e oitocentos mil reais) para 2022, foram acrescidos quase 5 milhões, totalizando R$ 28.746.158,32 (vinte e oito milhões, setecentos e quarenta e seis mil, cento e cinquenta e oito reais e trinta e dois centavos).

Tudo isso aliado a um trabalho sério de planejamento, que uniu investimento e tecnologia: foram convertidos eletronicamente todos os processos administrativos que correm na Secretaria da Fazenda Municipal (Semfaz); e foram regularizados os imóveis do município - uma ação que traz reflexo direto à segurança do contribuinte e à municipalidade na cobrança de IPTU e ITBI.

"Pelo segundo ano consecutivo, a atual gestão apresenta um resultado exemplar de arrecadação dentro das metas orçamentárias. Adotamos práticas que combinam preocupação e seriedade nas cobranças dentro dos limites impostos pela legalidade. Estabelecemos um diálogo com a Receita Federal e com os empresários do município, visando a maior regularidade fiscal, o que incide na arrecadação de tributos", afirmar o titular da SEMFAZ, Maycon Raulino.

Do relatório, consta ainda que dos tributos arrecadados pelo Município (ISS, ITBI, IPTU e Imposto de Renda retido na fonte), além de taxas e Simples, o campeão de arrecadação foi o ISS, responsável por fazer ingressar nos cofres públicos o montante de perto de 10 milhões de reais. No comparativo aos dados de 2021, o total arrecadado superou esse ano no quantitativo de 4, 8 milhões de reais.

Entre as ações da Secretaria, foram realizadas também mais de 500 notificações, cinco ações fiscais em instituições bancárias, e auditorias fiscais resultantes de ações fiscais em 2022. Como resultado, houve um acréscimo de mais de R$ 100 mil em receita provinda de notificações de ausência de alvará de funcionamento e da superação da meta fiscal, determinadas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias pelo segundo ano consecutivo.

Ponto também no quesito atendimento do contribuinte: foram realizados uma média de 2.100 atendimentos mensais em 2022, contabilizando, ao final do ano, 25.200. Por dia útil, a média gira em torno de 100 atendimentos; todos com finalidade de esclarecimento e orientação aos contribuintes, realizados de forma presencial e on-line, quanto aos seus respectivos tributos municipais.

REGULARIZAÇÃO

Quem também precisou acertar seus débitos com o Município, lançou mão do Programa Especial de Recuperação de Crédito da Fazenda Municipal de Paço do Lumiar - REFAZ (com base na lei municipal 723 de 4 de janeiro de 2018), voltado para a regularização de créditos para pessoas físicas e jurídicas que estão em dificuldades para quitação de suas situações fiscais. Mais de três milhões (R$ 3.149.389,35) foram parcelados. O total de registros de parcelamentos foi de 441 pedidos, o que gerou cerca de R$ 1,5 milhão (R$ 1.514.095,14) a mais em arrecadação própria no ano de 2022.

A Secretaria comemora ainda os números expressivos no Departamento Contencioso Fiscal (Divisão da Dívida Ativa) - setor responsável por planejar e implementar medidas para garantir a constituição de crédito tributário municipal de forma eficiente e desburocratizada; e também na Divisão de Fiscalização de tributos imobiliários, responsável pelo cálculo, análise, parecer técnico de avaliação e lançamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) da SEMFAZ, que atende requerimentos on-line, financiados e por meio de processo administrativo aberto diretamente no Departamento de Atendimento ao Contribuinte.

#Prefeita 17/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA PREFEITA PAULA AZEVEDO, EM PARCERIA COM O SEBRAE, INAUGURA SALA DO EMPREENDEDOR EM PAÇO DO LUMIAR Um espaço de incentivo à formalização de empreendimentos, e de estímulo à inovação e ao associativismo para a geração de emprego e renda
#Administração 12/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA Oportunidade de ficar em dia com o município e colaborar com mais investimentos públicos! Paço do Lumiar lança oficialmente o Programa Especial de Recuperação de Créditos da Fazenda Municipal - REFAZ
#Município 17/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA Secretaria Municipal de Fazenda alerta: não fique irregular! Está chegando a hora de renovar o alvará!

A Secretaria Municipal de Fazenda de Paço do Lumiar faz um importante alerta para quem possui estabelecimentos comerciais, industriais, bem como prestadores de serviços, sociedades, instituições e associações de qualquer natureza. É sobre o Alvará de Funcionamento, uma espécie de licença emitida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, após a cobrança da taxa de localização e funcionamento e de expedição do documento

O alvará é o documento que traz a comprovação que as entidades acima citadas estão devidamente autorizadas a exercer as atividades, de forma legal, no endereço que foi informado aos órgãos públicos. Somente após a liberação deste documento, a empresa ficará legalmente apta para funcionar.

Quem já possui o Alvará de 2022, deve lembrar que é necessário que seja renovado a cada início de ano para que a instituição/empresa/sociedade continue a ser regular. A não renovação pode ensejar sanções previstas em lei, todas em sintonia com o interesse público.

Importante lembrar ainda que algumas situações estão cobertas pela isenção das taxas e para saber da situação de regularidade bem como de isenções, basta consultar a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), por meio do site https://www.prefeituramoderna.com.br/ ou presencialmente na sede, localizada à Avenida 13, Nº 18, quadra 132 - Conjunto Maiobão, CEP: 65130-000, de segunda a sexta das 08h às 13h, ou ainda pelo e-mail atendimentosemfazppdl@pacodolumiar.ma.gov.br.

#Imposto 26/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA Últimos dias REFAZ. O REFAZ 2021 está acabando! Até 31/01/2022 você pode parcelar suas dívidas com descontos nos juros. Pagamentos à vista conseguem 100% de desconto nos juros e multas!
#Gestão 02/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR LANÇA IPTU 2020 PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR LANÇA IPTU 2020
#Administração 06/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA SEMFAZ RETOMA SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE  SEMFAZ RETOMA SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE 
#Tributo 05/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA REALIZA TROCA DO SISTEMA TRIBUTÁRIO MUNICIPAL SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA REALIZA TROCA DO SISTEMA TRIBUTÁRIO MUNICIPAL
#Município 29/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA Semfaz de Paço do Lumiar lança nova edição de programa para recuperação de crédito. Semfaz de Paço do Lumiar lança nova edição de programa para recuperação de crédito.
#Tributo 18/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA Paço do Lumiar participa da apresentação do projeto "Município Legal mais Receita mais Direitos". Paço do Lumiar participa da apresentação do projeto "Município Legal mais Receita mais Direitos".
#Audiência 17/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA Prefeitura de Paço do Lumiar realiza audiência pública de prestação de contas do município. Prefeitura de Paço do Lumiar realiza audiência pública de prestação de contas do município.
#Gestão 04/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA PROCURADORIA GERAL DE PAÇO DO LUMIAR FAZ BALANÇO POSITIVO DE AÇÕES.  A Procuradoria Geral do Município de Paço do Lumiar, atualmente gerenciada pelo Procurador-geral, Dr.Luís Carlos Araújo Saraiva Sobrinho e pelo Subprocurador fazendária, Dr.Arthur Guedes, fez um balanço positivo de ações, dos 60 dias de sua nova direção. A iniciativa, visa prestar contas não só a prefeita em exercício, Paula Azevedo (SD), mas também a população. 

O documento entregue, pelo Procurador-geral e Subprocurador à chefe do executivo,mostra que em dois meses a procuradoria conseguiu praticar 3.337 atos. Foram 94 despachos; 642 ofícios;43 memorandos; 344 pareceres administravos; 326 justificativas ao TCE; 35 pareceres administravos; 42 diligências;433 manifestações judiciais; 02 projetos de lei; 982 análises de documentos; 72 audiências; 04 respostas ao Ministério Público; 25 atos administrativos e 144 atendimentos à servidores, relacionados ao processo administrativo disciplinar-PAD, que é instrumento que a administração pública utiliza,para apurar infrações funcionais e aplicar punições cabíveis aos agentes públicos. 
 
Dentro das atividades da PGM, destaca-se as ações de cobranças de dívidas ativas,
foram 873 ajuizamentos, que irão garantir que valores significativos, devidos por contribuintes inadimplentes, retornem ao caixa da Prefeitura. A previsão é de uma arrecadação de mais de R$ 11 milhões e com esses recursos disponíveis, a administração pública tem maior possibilidade de ampliar serviços à população.

Segundo o Procurador-geral do município, Luís Carlos Araújo Saraiva Sobrinho, a rápida resposta da PGM, pode ajudar na elaboração de políticas públicas voltadas para a consolidação da cidadania e para a melhoria da qualidade de vida em Paço do Lumiar. " Trabalhar pela produtividade na Procuradoria também significa zelar pela minimização da burocracia, ampliação da agilidade e otimização da arrecadação para a administração pública e, por consequência, para toda a sociedade", disse o Procurador-geral.

A prefeita Paula ao avaliar o documento descritivo das ações, parabenizou a PGM. "Toda equipe da PGM de Paço do Lumiar está de parabéns, pois vem mostrando que é possível realizar um trabalho mais assertivo, pautando suas ações na convicção de que na administração pública não há caminhos a seguir, fora da ordem normativa", disse a prefeita.

O QUE FAZ A PGM?

A Procuradoria Geral do Município - PGM exerce as funções de consultoria e assessoramento jurídico e técnico-legislativo do Poder Executivo, assistindo a Prefeita no controle interno da legalidade dos atos da Administração Pública; ademais, representa judicialmente o Município de Paço do Lumiar, realiza a inscrição e a cobrança judicial e extrajudicial da dívida ativa e processa os feitos relativos ao patrimônio municipal imóvel, não indo contra outras atribuições compatíveis com a natureza de suas funções.
www.pacodolumiar.ma.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 10:51:50