NOTÍCIAS

09-FEV-2021

Paço do Lumiar recebe novas doses da vacina Contra Covid-19 e vai inserir novos grupos

Paço do Lumiar recebe novas doses da vacina Contra Covid-19 e vai inserir novos grupos

#Saúde POR ASCOM 09 DE FEVEREIRO DE 2021

O município de Paço do Lumiar recebeu ontem, mais 560 novas doses da vacina Coronavac contra a Covid-19. Com este novo lote o município chega a 2.102 unidades recebidas para a primeira dose de imunização de grupos prioritários.

A vacinação contra a covid-19 em andamento em Paço do Lumiar, está em curso desde o dia 19/01, quando o município recebeu o primeiro lote de vacinas contendo 842 doses de imunizantes do laboratório chinês Sinovac, produzido em parceria com o instituto Butantan em São Paulo, e repassadas a SEMUS pelo Governo do Maranhão por meio da Ses-MA. Além das vacinas deste laboratório, o município já recebeu também, 700 doses da vacina produzida pela farmacêutica britânica AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford e que passará a ser produzida no Brasil pela Fiocruz.

Após a primeira remessa seguindo o Plano municipal de Imunização (consulta no site da Prefeitura) a SEMUS iniciou a vacinação de grupos prioritários pelos profissionais de saúde da linha de frente, e profissionais ligados a Secretaria de Saúde. Atualmente este grupo prioritário, também já se estende àqueles profissionais que atuam em outros locais referenciados para a saúde, a exemplo de farmácia, clínicas e laboratórios existentes em Paço do Lumiar.

"É toda uma leva de profissionais! São assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares; trabalhadores de apoio como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, profissionais que atuam em cuidados em saúde domiciliares; cuidadores em saúde de idosos; doulas e parteiras. Eles precisam apresentar documentos pessoais, declarações ou certidões emitidas pela instituição em que trabalha comprovando a profissão e também o vínculo empregatício atualizado", explicou a chefe do departamento de vacinação Paula Almeida.

Ela enfatiza ainda que, o mesmo vale para acadêmicos e estudantes de áreas técnicas da saúde que cumpram estágio hospitalar em atenção básica, clínicas e laboratórios. Nesta mesma abordagem está ainda o grupo de funcionários do sistema funerário, já que que, eles entram diariamente em contato com cadáveres potencialmente contaminados.

"Todos estes profissionais, munidos dos documentos exigidos, podem procurar a sede da SEMUS, no horário: 8h às 13h, onde o posto para vacinação está montado na sala do Conselho de Municipal de Saúde e receberem a primeira dose", alerta Paula Almeida.

Agendamento - Com a chega de mais doses e lotes, novos grupos serão brevemente inseridos na programação para início da vacinação. Entre eles, está o grupo prioritários dos idosos que deverão nos próximos dias ter divulgado a estratégia para vacinação e local.

Há também, o grupo de pacientes que residem em Paço do Lumiar e fazem tratamento de hemodiálise, radioterapia e quimioterapia. Estes pacientes já podem fazer o agendamento da primeira dose através do Call Center da CEMARC, e aguardar em casa, visita de uma equipe de vacinadores ou receber a imunização no local indicado após a marcação. Para isso é necessário apresentar além dos documentos de identificação (RG, CPF), e o endereço junto a uma guia de prescrição médica para a vacina. Essa guia deve ser solicitada ao médico ou instituição onde realiza o tratamento. Através dos telefones disponibilizados pela CEMARC, (98701-6359 / 99974-5685 / 98241-6187), o paciente poderá fazer o agendamento nos horários de 8h às 12h e de 13:30h às 16h.

Para aqueles pacientes que por alguma razão procurarem o balcão de atendimento presencial da Central de Marcação, localizada na Av. 13, nas dependências do Centro de Especialidades Médicas do Maiobão - CEM/SEMUS, é importante atentar para o horário de funcionamento (8h às 17h). O Responsável pelo paciente, ou Terceiros, devem trazer a prescrição, documentos de identificação dele e do paciente, e claro! Usar máscara, álcool em gel e cumprir o distanciamento físico em quanto aguardar o atendimento.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agricultura Há 1 dia(s)

SEMAPA tem reunião com Cooperativa de Agricultores familiares

Na sexta-feira (26), a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abasteciment [...]

#Desenvolvimento Há 1 dia(s)

Avanços na área de assistência social é apresentado em entrevista no Band Cidade

Ainda repercutem as informações e dados positivos, divulgados pela titular da pasta deDese [...]

#Agricultura Há 1 dia(s)

Feirinha da Agricultura Familiar garante renda e alimentos saudáveis aos munícipes

Toda semana, de terça a sexta-feira, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretari [...]

#DireitosHumano Há 1 dia(s)

SEMDHU emite nota de repúdio contra intolerância religiosa sofrida em terreiro na Vila São José

A Secretaria de Direitos  Humanos de Paço  do lumiar (SEMDHU), lançou nota de repúdio, n [...]

#Prefeita Há 1 dia(s)

Executivo retoma parceria com a ADRA e irá oferecer exames de vista gratuitos a partir desta segunda-feira

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, sob a liderança da prefeita Paula Azevedo (PCdoB [...]

#Desenvolvimento Há 1 dia(s)

Desenvolvimento e cidadania: a gestão eficaz de Suely Abreu na SEMDES

Comprometida com uma gestão participativa, inclusiva e democrática, a Secretaria de Desenv [...]

#Esporte Há 1 dia(s)

Prefeitura realiza sorteio de equipes no Congresso Técnico para realização dos JEL’s

Visando a realização dos Jogos Escolares Luminenses-JEL’s, que terá início no próximo dia [...]

#Município Há 2 dia(s)

Vândalos travestidos de moradores agridem profissionais e depredam unidade móvel de remoção

Na última quarta-feira (24), delinquentes alcoolizados da Vila Gaspar agrediram com barb [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito