NOTÍCIAS

29-JUN-2023

Grande caminhada marca encerramento das atividades do Junho Violeta em Paço do Lumiar

Por onde passaram, participantes alertaram que é preciso respeitar os direitos da pessoa idosa e atentar para os diversos tipos de violências praticadas

#Desenvolvimento POR ASCOM 29 DE JUNHO DE 2023

Por onde passaram, participantes alertaram que é preciso respeitar os direitos da pessoa idosa e atentar para os diversos tipos de violências praticadas

Muito ânimo e alegria marcaram a caminhada em alusão ao Junho Violeta em Paço do Lumiar, nesta quarta-feira (28). A ação foi programada pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), para encerrar em grande estilo, as ações das atividades do Mês de Combate e Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. A passeata, partiu das imediações da Praça da Família, onde teve sua concentração e cumpriu um breve percurso por ruas do Maiobão.

Presente na caminhada, a Prefeita Paula Azevedo, acompanhou a marcha e engrossou o grito dos participantes na luta dos idosos contra violência, por mais respeito e dignidade para as pessoas idosas. "O envelhecimento não pode ser alvo de preconceito ou discriminação! É preciso que se tenha a consciência de que todos nós vamos envelhecer, que vamos precisar de pessoas que nos apoiem, baseando essa relação no carinho e respeito. Não se pode mais alimentar essa ideia negativa de que os idosos estão no final da vida. Isso, muitas vezes é o ponto de partida para a prática de outros tipos de violência, quer seja, a violência de natureza física, psicológica ou até financeira, onde muitas vezes os recursos ou aposentadoria ganham outras finalidades e não são utilizados pela família, para promoção do bem-estar do idoso", alertou a Prefeita Paula.

Além de chamar a atenção para necessidade de proteger nossos idosos, a caminhada também serviu para reverberar todas as outras ações que já foram realizadas pela SEMDES durante todo este mês, por conta da Campanha Junho Violeta, incluindo aí o Dia D de Conscientização contra a Violência para com a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho.

"Parafraseando o psicólogo norte-americano Walter Pitkin, que disse que a vida começa aos 40, acho que é hora de dizer, mostrar e reforçar que a vida pode seguir, começar ou se reinventar aos 60! É preciso conscientizar a todos que sem os idosos, nós não estaríamos aqui, não existiríamos e que eles ainda podem viver muito e melhor. Por isso, desde o último dia 14, a SEMDES vem realizando programações que incluíram vários tipos de abordagens, a exemplo de roda de conversas, palestras, passeios com idosos, e também apresentações culturais, como as feitas pelas idosas do SCFV nos arraiais de Paço. Tudo isso, convergiu para nosso evento maior que foi a caminhada, visando diminuir o estigma de que a velhice é sinal de que não temos mais valor pra sociedade, que tudo acabou, mostrando que o idadismo ou etarismo não combina com a alegria de viver destas pessoas que participaram aqui hoje", comentou a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Suely Abreu.

Ao final da caminhada, os idosos receberam lanche com frutas e suco, além de água para se hidratar, o que deu ainda mais força para entoarem cantos, dançar, e finalizar tudo como manda uma grande festa.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agricultura Há 1 dia(s)

SEMAPA tem reunião com Cooperativa de Agricultores familiares

Na sexta-feira (26), a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abasteciment [...]

#Desenvolvimento Há 1 dia(s)

Avanços na área de assistência social é apresentado em entrevista no Band Cidade

Ainda repercutem as informações e dados positivos, divulgados pela titular da pasta deDese [...]

#Agricultura Há 1 dia(s)

Feirinha da Agricultura Familiar garante renda e alimentos saudáveis aos munícipes

Toda semana, de terça a sexta-feira, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretari [...]

#DireitosHumano Há 1 dia(s)

SEMDHU emite nota de repúdio contra intolerância religiosa sofrida em terreiro na Vila São José

A Secretaria de Direitos  Humanos de Paço  do lumiar (SEMDHU), lançou nota de repúdio, n [...]

#Prefeita Há 1 dia(s)

Executivo retoma parceria com a ADRA e irá oferecer exames de vista gratuitos a partir desta segunda-feira

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, sob a liderança da prefeita Paula Azevedo (PCdoB [...]

#Desenvolvimento Há 1 dia(s)

Desenvolvimento e cidadania: a gestão eficaz de Suely Abreu na SEMDES

Comprometida com uma gestão participativa, inclusiva e democrática, a Secretaria de Desenv [...]

#Esporte Há 1 dia(s)

Prefeitura realiza sorteio de equipes no Congresso Técnico para realização dos JEL’s

Visando a realização dos Jogos Escolares Luminenses-JEL’s, que terá início no próximo dia [...]

#Município Há 2 dia(s)

Vândalos travestidos de moradores agridem profissionais e depredam unidade móvel de remoção

Na última quarta-feira (24), delinquentes alcoolizados da Vila Gaspar agrediram com barb [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito