NOTÍCIAS

12-SET-2023

Com certificação e parceria do SENAC, a prefeitura de Paço do Lumiar incentiva a geração de renda para mulheres luminens

32 mulheres foram capacitadas e estão aptas a ingressar no mercado de trabalho graças a parceria da Prefeitura e Senac.

#DireitosHumano POR ASCOM 12 DE SETEMBRO DE 2023

Com certificação e parceria do SENAC, a prefeitura de Paço do Lumiar incentiva a geração de renda para mulheres luminenses

Paço do Lumiar entregou, nesta terça-feira (12), certificados para 32 mulheres luminenses que, daqui em diante, farão uso das habilidades e conhecimentos adquiridos em capacitações profissionalizantes ministrados por meio da união entre o município e o SENAC na escola. Os cursos de "Design de Sobrancelhas" e "Confecção de Puffs Artesanais" foram promovidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos - SEMDHU e contaram igualmente com a colaboração do Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF, que cedeu o espaço para as aulas.

FOTO: AMANDA ARAUJO

De acordo com a secretária Hélica Silva, responsável pela pasta da SEMDHU, os cursos aconteceram durante os meses de julho e agosto com o objetivo de qualificar e capacitar o gênero feminino, preparando-as principalmente para atuar no mercado de trabalho como profissionais autônomas, sem esquecer do viés cultural e do artesanato local.

"Além de fomentar o setor econômico, essas atividades capitaneadas pelas secretarias potencializam a autoestima destas mulheres com a descoberta de novos saberes, interação social, troca de experiência e sororidade neste grupo, que podem buscar de forma empoderada seu próprio dinheiro e sustento", denotou.

No melhor estilo "ninguém solta a mão de ninguém," as moradoras do Maiobão, Rosa Maria Ferreira (66) e Tereza Luciana Ferreira (38), fizeram juntas o curso de Confecção de Puffs Artesanais. Como a jovem teria que levar a mãe todos os dias, resolveu fazer a inscrição e ter o seu certificado.

"O apoio da minha filha Tereza me deu muita força! Ainda mais que eu estava com o braço quebrado, no gesso, então precisei da ajuda dela pra algumas coisas. Hoje estou aqui com meu certificado e com o membro já bom. Depois disso, fiz dois puffs que estão enfeitando a minha sala", contou Rosa Maria.

Outra que não perdeu a oportunidade de aprender e aumentar os ganhos foi Jucileide dos Santos Rabelo (39). Como já desenvolve a atividade de manicure, ela inclusive passou a atender em casa as clientes com o novo serviço após concluir o curso de "Design de Sobrancelhas". "Agora, com o certificado profissional em mãos, tenho certeza de que mais pessoas vão me procurar", disse ela.

Após a entrega destas documentações, a SEMDHU já está planejando a implantação de novas turmas e outros cursos. "Muito em breve, nós estaremos abrindo vagas para o sexo feminino em mais áreas de atuação. Provavelmente também um curso de libras, onde elas poderão ser disseminadoras deste conhecimento na linguagem de sinais com certificação", finalizou a secretária Hélica Silva.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Hoje

Paço do Lumiar encerra JELS 2024 com emoção e reconhecimento aos atletas

Fechando com chave de ouro o Jogos Escolares Luminenses 2024, a Prefeitura de Paço do Lumi [...]

#Turismo Há 1 dia(s)

SEMICT na abertura do Encontro de Afro Turismo de São Luís

Na manhã desta sexta-feira(24), o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de [...]

#Cultura Há 1 dia(s)

Gestão Pública e Sociedade Civil em prol da cultura luminense

Por meio de votação, associações culturais, entidades, agremiações, entre outros fazedores [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Cerimônia de encerramento celebra os talentos dos JEL's nesta sexta-feira

Após duas semanas intensas de competições, chegou a hora de festejar as vitórias, a part [...]

#Município Há 1 dia(s)

NOTA OFICIAL

Sobre a estranha manifestação realizada em frente ao Centro Administrativo, a Prefeitura d [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Executivo e MEC juntos em prol do Enem 2024

A prefeitura de Paço do Lumiar será novamente parceira do Ministério da Educação (MEC) par [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito