uma multidão prestigiou o evento, que se transformou em uma verdadeiro arrastão pelas ruas do Maiobao. FOTO: FERNANDO BOGÉA
A 16ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ reuniu mais de 5 mil pessoas em Paço do Lumiar, neste domingo (17). O movimento trouxe como bandeira o tema "Respeite as Diferenças por um Paço do Lumiar sem Machismo, Racismo e Homofobia".
O grupo evento, que visa celebrar a cultura e entretenimento entre os participantes, também é um ato pela representatividade e luta por mais direitos sociais.
A Prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(PCdoB), que fez questão de participar do ato ao lado dos familiares, falou que direcionar o olhar para esse público é um dever do poder público municipal. "Nossa gestão é comprometida com a causa. Estamos diante de seres humanos que merecem respeito, por isso temos as nossas secretarias, em especial a Direitos Humanos, que está sempre atuando na defesa e garantia dos direitos daqueles que também precisa de atenção e cuidado", disse.
Apesar dos inúmeros desafios, os organizadores receberam apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar, por
meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semdhu), que coordenou a caminhada juntamente com entidades como o grupo Passo Livre, idealizador do encontro.
"Empunhamos a bandeira do respeito à diversidade, a inserção para todos os públicos, incluindo às famílias, que também podem se sentir à vontade para participarem desse momento de confraternização", disse a secretária da Semdhu, Helica Araujo Silva.
A 16ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ é a culminância de uma série de políticas públicas que foram realizadas em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, que ajudam na divulgação e propagação dos direitos assegurados ao público-alvo.
Antecedente a parada foram realizadas diversas atividades voltadas para a conscientização popular, como a realização de palestras, rodas de conversa e diálogos informativos.
Militante no movimento e uma mulher travestir, Agatha Babalu, entende que o movimento não se trata apenas de comemoração. " Hoje a população LGBTQI+ está comemorando ações que o município vem desenvolvendo há alguns meses. Sabemos que ainda precisamos superar muitos obstáculos, mas essa luta está sendo construída com todo o apoio que estamos recebendo do Poder Público para que nossos direitos sejam assistidos igualitariamente", disse.