NOTÍCIAS

20-SET-2023

Reunião em Paço do Lumiar discute ações preventivas em situações de risco e desastres

#Desenvolvimento POR ASCOM 20 DE SETEMBRO DE 2023

a reunião para alinhamento de ações preventivas teve como objetivo antecipar ações e mitigar danos em caso de desastres. FOTO: AMANDA ARAUJO

Na manhã desta quarta-feira (20), no auditório do Centro Administrativo, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEMDES, realizou em parceria com a Defesa Civil do município e Conselho Municipal de Defesa Civil (CMDC), reunião para alinhamento de ações preventivas. O objetivo é antecipar ações e mitigar danos em caso de desastres.

Participaram da reunião além de SEMDES e Defesa Civil, outras secretarias, integrantes da Gestão desenvolvida pela prefeita Paula Azevedo (PCdoB). Também estiveram na ocasião para debater medidas preventivas e contribuir com os encaminhamentos a serem tomados neste sentido, representantes do poder público: como vereadores, entidades da sociedade civil organizada e de comunidades historicamente afetadas por eventos climáticos, geralmente sentido de modo mais intensos a partir do mês de dezembro.

"Entre as principais preocupações em relação à ocorrência de eventos adversos, estão pautados o mapeamento de novas áreas de risco, sinalização com placas de advertências, visitas técnicas aos leitos de rios da região (Beira Rio, Rio São João, Rio da Sede) e outras vias de percurso fluvial", de acordo com o coordenador da Defesa Civil de Paço do Lumiar, Wescley Penha, que informou o início das ações ainda para este mês.

A SEMDES também já está viabilizando suas contribuições para atendimentos futuros às famílias impactadas por possíveis eventos e situações desfavoráveis que, de alguma forma, aumentam vulnerabilidades da população, nestas localidades sabidamente afetadas no município.

"O atendimento direto do serviço social é complementar ao trabalho da Defesa Civil, garantindo ações que ofereçam em meio às situações de emergência, alívio e mitigação dos danos às famílias atingidas" explicou Suely Abreu.

Como preocupação mais recente, outra questão debatida, disse respeito à onda de calor intenso que se apresenta para os próximos dias e que preocupa as autoridades em todo o estado. Especialmente para os grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos.

Ao final dos debates, o presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil, Joás Ribeiro, avaliou que todas as contribuições são indispensáveis para que os danos sejam sentidos pelo menor número de pessoas possível.

"Antecipar e organizar estratégias, somar ações e forças! Isso inclui a participação da própria população luminense, evitando práticas que intensifique os problemas como queimadas ou depositar lixo em locais inadequados", disse.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Hoje

Prefeitura lança edital para trabalhos em Audiovisual com valor superior a R$800 mil reais

o edital representa uma oportunidade única para agentes culturais desenvolverem projetos criativos e inovadores

#AssistênciaSocial Há 1 dia(s)

Com nova diretoria, CMAS quer reforçar a consolidação do Sistema Único de Assistência Social.

O CMAS é encarregado pela aprovação das políticas municipais de Assistência Social, estabelecidas pelas diretrizes nacionais.

#Prefeita Há 1 dia(s)

Paula Azevedo (PcdoB) em reunião com o Governador Carlos Brandão anuncia pacote de obras para Paço do Lumiar

para a prefeita, a reunião teve um único intuito: alinhar demandas administrativas e angariar novos recursos para alavancar a infraestrutura da cidade.

#Cultura Há 1 dia(s)

Bumba Meu Boi Capricho brilha em Paço do Lumiar

FOTO: MAURO VAGNER Neste domingo (27), a tradição do Bumba Meu Boi Capricho de Paço do [...]

#Cultura Há 1 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar incentiva a cultura com novo edital de chamamento público

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL) da Prefeitura de Paço do Lum [...]

#Indústria e Comércio Há 3 dia(s)

Biné Amado representa Paço do Lumiar na “Feira Preta e Festival de Gastronomia” em Alcântara-MA

O Festival de Gastronomia é uma iniciativa do Polo São Luís, em que Paço do Lumiar está inserido

#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

SEMDES realiza 2ª escuta pública de debate e apresentação do PLAMSAN.

elaborado a cada 4 anos, o plano é um importante instrumento de gestão, planejamento e execução da Política de Segurança Alimentar

#MeioAmbiente Há 4 dia(s)

Comitiva Luminense: Demandas de Meio Ambiente são apresentadas na Caravana Federativa

A Prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), acompanhada da secretária de Meio A [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito