a prefeita Paula Azevedo demonstra que é possível tornar o acesso a qualquer tipo de benefício assistencial mais acessível à população. FOTO: ASCOM/SEMDES
O CADASTRO ÚNICO ITINERANTE em comunidades de Paço do Lumiar, único município da região metropolitana, cuja gestão é conduzida por uma mulher, a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), demonstra que é possível tornar o acesso a qualquer tipo de benefício assistencial mais acessível à população. Nesta sexta-feira (22), moradores do Residencial Saramanta receberam a visita das equipes técnicas da coordenação de Benefícios Eventuais, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES).
Logo nas primeiras horas do dia, pessoas residentes na localidade e adjacências puderam receber atendimento para fazer, além da atualização cadastral, inserção de novos usuários e dependentes no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Além disso, foi possível sanar dúvidas e obter orientações sobre o Programa Bolsa Família (PBF) e mais 26 outros benefícios aos quais o titular possa vir a ter direito.
Maria Luzinete Pereira (46) foi atendida no local e disse que recebeu toda a orientação necessária para resolver seu problema no cadastro. "Ações na comunidade são boas e nos ajudam. Trazem comodidade e a gente resolve rápido. Por favor, tragam outras!", pediu.
O CADÚNICO ITINERANTE é resultado de uma determinação expressa da gestão no sentido de encurtar o caminho entre quem precisa e os benefícios. A ação assegura ainda que tudo seja feito perto de casa, sem onerar os beneficiários com transporte para resolver problemas ou inconformidades referentes aos seus cadastros.
"No caso do Programa Bolsa Família (PBF), algumas situações podem levar à suspensão do benefício. Para quem está sem receber o auxílio, mesmo que temporariamente, a passagem já pesa no bolso!", frisou Manoel Adler, coordenador do PBF em Paço do Lumiar.
Nesta especificamente, os atendimentos destinados contaram com o SINE
Paço do Lumiar, ofertando oportunidades de vagas de emprego disponíveis no banco de dados da agência, e também, com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), que ofertou, entre outros serviços, aferição de pressão, teste de glicemia, imunização e diferentes trabalhos extra.