O documento precisa ser elaborado a cada 4 anos.
Paço do Lumiar realiza escuta pública para debater o Plano Municipal de Segurança Alimentar
FOTO: ICL
Na manhã deste sábado(18), a Prefeitura de Paço do Lumiar
- por meio da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN, órgão ligado a Secretaria de Desenvolvimento Social - SEMDES - realizou a primeira escuta pública para debater e apresentar o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - PLAMSAN.
Elaborado a cada 4 anos, o PLAMSAN tem como objetivo estabelecer metas e a
ções em segurança alimentar e nutricional a serem implementadas no Paço do Lumiar e é o principal instrumento de planejamento, gestão e execução desta política.
Presente no ato, a titular da Semdes
- Suely Abreu - explicou um pouco sobre o tema. " O PLAMSAN é um instrumento com diretrizes e ações municipais que propõem respeitar, proteger, promover e prover o direito humano à alimentação adequada para todas as pessoas, a partir da análise situacional e das necessidades e peculiaridades da população", pontuou.
Como anfitriã, já que a atividade aconteceu na sede da Secretaria de Abastecimento
- SEMAPA - Júlia Assunção foi mais além. "Este plano é um instrumento de execução e gestão das políticas da área. É um documento que permite, na prática, a coordenação, de modo intersetorial, do conjunto de programas e ações das diversas secretarias municipais", pontuou
Lembrando que este documento tem como objetivo, ainda, promover a integração de esforços e coordenação de ações das diversas secretarias e órgãos municipais para garantir a promoção do Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas (DHANA).
Normativamente, o documento é uma das principais formas legais e práticas de garantir o direito à alimentação para toda a população, a partir de ações e políticas públicas inclusivas. Ele também fundamenta o direito ao acesso a alimentos saudáveis e de qualidades, independentemente de renda ou localização dos moradores atendidos.