seguindo as diretrizes da prefeita Paula Azevedo, a Semiu iniciou os serviços de limpeza e desobstrução de riachos, rios e valas que cortam o município. FOTO: DIVULGAÇÃO
Nesta quarta-feira (06), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), iniciou os serviços de limpeza e desobstrução de riachos, rios e valas que cortam o município. A ação atende a dois objetivos simultâneos que é garantir o acesso com qualidade nos trechos mais difíceis dos terrenos por meio da limpeza de suas margens e, consequentemente, prevenir ou reduzir eventuais transbordamento dos cursos d'água durante o período chuvoso que se aproxima.
A intervenção das equipes contemplará os seguintes locais: Jardim Paranã/Cordeiro
- Início da Avenida Alcântara; Silvia Cantanhede - Vila São José; Pindoba - UBS, IGREJA E SEDE DO BOI; Rua da Campina; Curva do Iguaíba; Ponte do Noberto; Ponte do Cardoso; Ponte Boca Rica; Sede; Cururuca; Sítio Grande: DOIS LOCAIS; Vassoural - Rua São Pedro; Mojó - Bueiro Triplo e Ponte; Beira Rio- MA204; Rio São João - MA201; Carlos Augusto; Santa Clara.
Os servi
ços foram iniciados pela Vala do Orquídeas, numa área de 110 metros de extensão por 5 de largura. No local, uma máquina retroescavadeira hidráulica fez a retirada do excesso de vegetação e dos resíduos que foram lançados na vala.
Conforme o secretário da Semiu, Walburg Neto, são ações para remover esses elementos e otimizar o fluxo das águas, reduzindo riscos e prejuízos às pessoas. "Seguindo orientação da prefeita Paula Azevedo, estamos fazendo à limpeza, retirando pedras, entulhos e muita sujeira dos leitos. É uma ação importante para prevenir grandes transtornos quando começar a chover forte", ressaltou.
Ao mesmo tempo, ele alerta: "É fundamental a colaboração dos moradores, que não devem jogar lixo nas valas, nos rios e riachos. Vamos jogar limpo com Paço do Lumiar".