NOTÍCIAS

27-FEV-2024

SEMDHU promove simpósio municipal de política sobre álcool e drogas

#DireitosHumano POR ASCOM 27 DE FEVEREIRO DE 2024

"No caminho da Prevenção às Drogas, do Cuidado e da Reinserção Social" foi o tema central escolhido para nortear os debates. FOTO: LEVI

O "II Simpósio Municipal de Política sobre Álcool e Drogas de Paço do Lumiar" aconteceu na manhã desta terça-feira (27). Realizado pela Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU) e com apoio do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Paço do Lumiar (COMPOD), o evento ocorreu das 08h às 12h, nas dependências do IESF (SEDE).

A abertura ocorreu por volta das 9h da manhã. Estiveram presentes na composição da mesa de honra a secretária titular da SEMDHU, Hélica Silva, a senhora Maria de Lourdes Gaspar, presidente do COMPOD, e Zélia Moreno, representante do movimento Pacto Pela PAZ. A secretária de Desenvolvimento Social, Suely Abreu, representou no dispositivo a Prefeita Paula Azevedo. O presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Jorge Marú, também esteve prestigiando o momento.

"No caminho da Prevenção às Drogas, do Cuidado e da Reinserção Social" foi o tema central escolhido para nortear os debates e reforçar a importância de seguir passos importantes que ajudam a ficar ou manter-se longe do álcool e das drogas.

Durante a fala inicial, a secretária Hélica Silva agradeceu a todos os presentes e lembrou a importância de reunir atores sociais, agentes públicos e camadas da sociedade nesta luta constante em relação à prevenção e combate ao abuso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. Ela destacou resultados obtidos por meio de uma maior aproximação junto às Comunidades Terapêuticas (CTs) existentes e a estruturação de "Oficinas de Empregabilidade" com o intuito de promover a inclusão no mercado de trabalho de jovens e adultos acolhidos nesses CTs.

"Nós temos atingido, com a ajuda de todos, resultados muito importantes que comprovam, sem nenhum clichê, que é possível sim! Mudar a dura realidade das drogas. Transformar situações, resgatando vidas por meio da devolução da dignidade humana", observou.

Do mesmo modo, fazendo menção às ações desenvolvidas, aos impactos positivos, equipamentos e serviços implantados e disponibilizados pela atual gestão, a secretária Suely Abreu destacou ainda a "implantação do Centro POP, para prestar apoio diário às pessoas em drogadição e situação de rua".

O seminário também teve como pontos marcantes a participação de grande quantidade de jovens e adolescentes participando diretamente das discussões, bem como a comparecência de estudantes e professores da rede pública de ensino existente em Paço do Lumiar. Também foi notada a presença de representantes de entidades ligadas à causa, como o Grupo A.A (Alcoólicos Anônimos) no Maranhão.

Entre os debates propostos sob o eixo da prevenção, também há que se evidenciar a notoriedade de palestras ministradas durante o evento. A primeira delas cumpriu uma análise dos avanços e desafios a serem superados à luz da Política Nacional sobre Drogas e foi ministrada pelo Conselheiro Nacional de Políticas sobre Drogas, Sr. Erisson Lindoso. Outra discussão necessária foi levantada pela palestrante Roseline Cardoso, colaboradora do CREAS de Paço do Lumiar, com foco no atendimento às famílias de usuários com dependência de álcool e outras substâncias viciantes.

"Acredito que o evento do simpósio, ao final de sua realização, cumpriu sua proposta e reforçou diretrizes do trabalho dos entes envolvidos com esta política, dentro do papel de cada um, a exemplo do conselho", enfatizou Maria de Lourdes Gaspar, presidente do COMPED.

O seminário contou com uma quantidade de 120 participantes inscritos e também serviu para fazer alusão ao "20 de fevereiro" - Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo - e à campanha "fevereiro Vermelho", desenvolvida este mês para chamar atenção da população para a importância da conscientização e prevenção ao alcoolismo e ao consumo de entorpecentes.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Hoje

Paço do Lumiar encerra JELS 2024 com emoção e reconhecimento aos atletas

Fechando com chave de ouro o Jogos Escolares Luminenses 2024, a Prefeitura de Paço do Lumi [...]

#Turismo Há 1 dia(s)

SEMICT na abertura do Encontro de Afro Turismo de São Luís

Na manhã desta sexta-feira(24), o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de [...]

#Cultura Há 1 dia(s)

Gestão Pública e Sociedade Civil em prol da cultura luminense

Por meio de votação, associações culturais, entidades, agremiações, entre outros fazedores [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Cerimônia de encerramento celebra os talentos dos JEL's nesta sexta-feira

Após duas semanas intensas de competições, chegou a hora de festejar as vitórias, a part [...]

#Município Há 1 dia(s)

NOTA OFICIAL

Sobre a estranha manifestação realizada em frente ao Centro Administrativo, a Prefeitura d [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Executivo e MEC juntos em prol do Enem 2024

A prefeitura de Paço do Lumiar será novamente parceira do Ministério da Educação (MEC) par [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito