NOTÍCIAS

13-MAR-2024

SEMDHU realiza evento com mulheres e artesãs luminenses

#DireitosHumano POR ASCOM 13 DE MARÇO DE 2024

a atividade ajudou a marcar o mês das mulheres e chamar a atenção para o lugar de destaque e luta das mulheres contra violência FOTO: AMANDA ARAÚJO

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da SEMDHU, através das ações da Coordenação da Mulher, realizou nesta terça-feira (12), um momento de discussão e apoio às mulheres, com destaque para as artesãs luminenses. O evento aconteceu no período da tarde, nas dependências do auditório do prédio que abriga o SINE e o CESLUM (Centro de Economia Solidária).

A atividade ajuda a marcar o mês das mulheres e chamar a atenção para o lugar de destaque e luta das mulheres contra violência e por mais direitos e dignidade. A secretária Municipal de Direitos Humanos, Hélica Silva, classificou o ato como um momento de sororidade e de representatividade.

"Numa mesa desta aqui, essencialmente formada por mulheres para discutir, falar e debater sobre questões como desvalorização, preconceito e outras situações que nos atrapalham para que possamos chegar onde se quer chegar, é muito importante para dizer também que lugar de mulher é onde ela quiser", definiu.

Prestigiando a iniciativa a prefeita Municipal, Paula Azevedo, voltou a frisar a exemplo de outras ocasiões, que além dos tipos mais comuns de violência como a física e a psicológica, em Paço do Lumiar, o papel da mulher no meio social quer seja em casa, ou, exercendo cargos de destaque tem sido sempre colocado a prova simplesmente por estas serem mulheres.

"Eu tenho reiteradamente sido vitima deste tipo de conduta inapropriada e preconceituosa, assim como a maior parte de meu secretariado formado 90% por mulheres. Esse modo explícito de violência essencialmente política por parte de alguns, recai sobre qualquer uma de nós, mulheres, uma vez que querem de forma velada, colocar a pecha de que as mulheres não servem para serem gestoras... Ainda que exemplos e resultados provem o contrário!", alertou ela.

Além da solenidade de abertura, o evento contou ainda com uma série de momentos importantes, rodas de conversa e vivências conduziram os debates e conversações. Entre as abordagens, chamou atenção a que debateu o "protagonismo feminino", proferida pela palestra convidada, a advogada, Kelly Serra, representante da SEMU - Secretaria de Estado da Mulher.

Na frente do prédio, como uma forma de convite à população, as artesãs do CESLUM, organizaram uma exposição cultural das mulheres de Paço do Lumiar, estendendo o evento para além do auditório. "É uma forma de apresentar a força destas artesãs que estão aqui. Mulheres lutadoras e que são exemplo como tantas outras nesse município de independência financeira, geração de renda e também de empreendedorismo", declarou Coordenadora de Políticas para Mulher, Scarlet Abreu.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Hoje

Paço do Lumiar encerra JELS 2024 com emoção e reconhecimento aos atletas

Fechando com chave de ouro o Jogos Escolares Luminenses 2024, a Prefeitura de Paço do Lumi [...]

#Turismo Há 1 dia(s)

SEMICT na abertura do Encontro de Afro Turismo de São Luís

Na manhã desta sexta-feira(24), o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de [...]

#Cultura Há 1 dia(s)

Gestão Pública e Sociedade Civil em prol da cultura luminense

Por meio de votação, associações culturais, entidades, agremiações, entre outros fazedores [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Cerimônia de encerramento celebra os talentos dos JEL's nesta sexta-feira

Após duas semanas intensas de competições, chegou a hora de festejar as vitórias, a part [...]

#Município Há 1 dia(s)

NOTA OFICIAL

Sobre a estranha manifestação realizada em frente ao Centro Administrativo, a Prefeitura d [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Executivo e MEC juntos em prol do Enem 2024

A prefeitura de Paço do Lumiar será novamente parceira do Ministério da Educação (MEC) par [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito