NOTÍCIAS

17-JAN-2023

A 1ª Cavalgada da Luz marcou a semana de festividades pelo aniversário de 62 anos de Paço do Lumiar

#Cultura POR ASCOM 17 DE JANEIRO DE 2023

A 1ª Cavalgada da Luz marcou a semana de festividades pelo aniversário de 62 anos de Paço do Lumiar (Fotos: Esdras A. Almeida)

Como parte das comemorações pelo aniversário de 62 anos da cidade de Paço do Lumiar, a Prefeitura, por meio da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, reservou grandes surpresas aos moradores da cidade. Uma delas, foi a primeira edição da Cavalgada da Luz, realizada na última sexta-feira (13); um evento que reuniu gente de todas as idades, luminenses e visitantes.

A prefeita Paula Azevedo estava devidamente caracterizada, com chapéu de couro e bota, para acompanhar a cavalgada. A gestora era uma das mais empolgadas, pela grande aceitação do público ao evento. "Tivemos uma programação diversificada durante toda a semana. Hoje, com a Cavalgada da Luz, o propósito é reunir nossos vaqueiros e valorizar esta prática esportiva, de lazer e interação entre famílias, assim como acontece em outros municípios. Esta é a primeira edição de muitas que teremos. Foi um sucesso", comemorou a prefeita.

A concentração ocorreu na praça do Iguaíba, de onde os vaqueiros e vaqueiras saíram até a sede do município. No percurso, os moradores vibravam nas portas de suas casas, com a passagem de cavalos e carroças. Cerca de 200 animais participaram da Cavalgada da Luz. Na frente, um carro de som levava a imagem de Nossa Senhora da Luz, padroeira do Município. Além do valor social e econômico da cavalgada, também há o aspecto religioso muito forte.

A cavalgada movimentou o fim de semana de Paço do Lumiar e aqueceu a economia, como explicou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leno Gouveia. "É uma cadeia produtiva, em que todos são beneficiados. Pela primeira vez uma gestão teve este olhar, valorizando esta prática esportiva, cultural dentro do nosso município e o resultado foi este grande sucesso. E parabéns à prefeita Paula Azevedo pela iniciativa", disse.

Entre os visitantes, estava o vaqueiro Neto, que veio com uma comitiva do município de Bacabeira, há 62 km de Paço do Lumiar. "Nós somos um grupo de dez vaqueiros e pela primeira vez viemos a Paço para um evento assim. Fomos convidados e não poderíamos deixar de marcar presença, para incentivar o esporte aqui na cidade", disse.

Montada na égua Dalila, a autônoma Michele Penha estava animada para participar de mais uma cavalgada com a família. Ela, o filho Manoel e o marido moram no Turu, em São Luís, e costumam participar de eventos assim. A Cavalgada da Luz foi um convite irresistível.

"Nós já participamos de muitas cavalgadas aqui no Maranhão. Eu não sabia andar a cavalo e meu esposo, que é português, me passou esta paixão. A gente não poderia faltar a esta cavalgada, bem pertinho de casa. A festa está bonita e a Prefeitura está de parabéns pela iniciativa. Esse esporte é algo que está crescendo muito e merece cada vez mais espaço" disse Michele.

Estreante em cavalgadas, Amanda Gonçalves veio com a filha e mais alguns parentes - ao todo 12 pessoas montadas em cavalos, bem tratados, com pelos que chamavam atenção; com tranças e porte imponente.

"A gente participa da modalidade Três Tambores, que é uma competição de cavalos. Mas, é a primeira vez que participo de uma cavalgada", disse Amanda. Ela aproveitou ainda para falar do trabalho que desenvolve com os animais. "Nós temos um projeto social, com mais de 20 animais. Trabalhamos com equoterapia, para ajudar crianças que têm autismo, na Pirâmide", explicou.

Na chegada, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Luz, o padre Reginaldo Pereira deu a benção final. "Deus abençoe a Cavalgada da Luz e Nossa Senhora da Luz cubra os vaqueiros e vaqueiras, com seu manto sagrado", disse.

"Só tenho a agradecer a todos e todas, pela participação nesta primeira edição da Cavalgada da Luz; tanto daqui, quanto quem veio de fora. Ano que vem tem mais, porque enquanto eu estiver à frente da Prefeitura de Paço do Lumiar vai ter incentivo ao esporte, vai ter cavalgada. E torço para que a Cavalgada sempre esteja na programação de aniversário da cidade, daqui pra frente. E viva Paço do Lumiar", comemorou a prefeita Paula Azevedo.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Prefeita Há 1 dia(s)

PREFEITA PAULA AZEVEDO VISITA FEIRA DA AVENIDA 10 NO MAIOBÃO

A prefeita Paula Azevedo(PCdoB), esteve na manhã desta segunda-feira(22), visitando a Fe [...]

#Município Há 4 dia(s)

ROSEANA SARNEY: Na área da saúde, mais de 500 pessoas foram atendidas no Paço em Ação

Na quinta edição do Paço em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado(20), no Conjunto Ros [...]

#Município Há 4 dia(s)

Autoridades luminenses prestigiam "Paço em Ação" realizada no Conjunto Roseana Sarney

A quinta edição do “Paço em Ação”, projeto social desenvolvido pela Prefeitura de Paço do [...]

#Município Há 5 dia(s)

PAÇO EM AÇÃO: Roseana Sarney e adjacências serão beneficiados neste sábado

A Prefeitura de Paço do Lumiar realiza amanhã(20), mais uma edição do "PAÇO EM AÇÃO". De [...]

#Infraestrutura Há 6 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar limpa bueiro e resolve problema na Avenida do Pau Deitado

Na tarde desta quarta-feira, 17, a Prefeitura de Paço do Lumiar, através de funcionários [...]

#DireitosHumano Há 6 dia(s)

Autoridades luminenses visitam Apac para conhecer a realidade e o trabalho de ressocialização dos internos

Acompanhada do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Maru(SD), a esposa dele- Josy Braga [...]

#Educação Há 6 dia(s)

Prefeita Paula Azevedo e técnicos da SEMED participam do 1º Seminário do Programa Educar pra Valer

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar marcou presença no I Seminá [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito