NOTÍCIAS

27-JAN-2023

Prefeitura promove "Dia D" contra Hanseníase com serviços de conscientização, prevenção, diagnóstico e tratamento

#Saúde POR ASCOM 27 DE JANEIRO DE 2023

O 'Dia D' faz parte da campanha Janeiro Roxo, que tem como responsável a Coordenação de Vigilância em Saúde do Município (Foto: Diego Chaves)

A prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou nesta sexta-feira (27) o 'Dia D' de conscientização, prevenção, diagnóstico e tratamento da Hanseníase. O ato faz parte da campanha Janeiro Roxo, que tem como responsável a Coordenação de Vigilância em Saúde.

A atividade, que aconteceu no auditório da Unidade Básica de Saúde do Maiobão, realizou dezenas de atendimentos. A população teve acesso a consultas; avaliação física e psicológica; testes rápidos de HIV, Sífilis, e Hepatites B e C; verificação de pressão arterial e glicemia; atualização de vacinas, além de palestra educativa sobre a Hanseníase.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Alan Abreu, destacou a importância das ações de conscientização, prevenção e diagnóstico da Hanseníase. "Estamos levando a campanha para todas as unidades de saúde da nossa rede com o objetivo de sensibilizar, conscientizar, além de ofertar o diagnóstico e tratamento dessa doença, que ainda carrega um estigma muito grande. Por isso, disponibilizamos toda a nossa estrutura para, neste mês alusivo ao combate da Hanseníase, atender de forma efetiva e afetiva a nossa população", pontuou.

Moradora do bairro Maiobão, a assistente administrativa Rita de Cássia, de 54 anos, elogiou a ação, que proporcionou diversos atendimentos em Saúde perto de sua casa. "Muito importante ter esses serviços aqui perto da gente, em vez de ter que se deslocar até São Luís em busca de atendimento. Vim me consultar, mas aproveitei também para assistir a palestra sobre Hanseníase e fazer outros procedimentos que estavam sendo oferecidos", contou.

Além da UBS do Maiobão, as ações da campanha Janeiro Roxo já foram realizadas em mais 12 unidades de saúde de Paço do Lumiar, atendendo em média 100 pessoas em cada uma delas. A campanha segue até a próxima terça-feira (31), com ações em mais quatro UBS: Santa Rita de Cássia, Paranã, Cafeteira e Canaã.

Campanha Janeiro Roxo

A Campanha Janeiro Roxo tem como objetivo chamar atenção para os sinais e sintomas da hanseníase, alertando para a importância do diagnóstico precoce a fim de evitar sequelas graves. O último domingo de janeiro é dedicado ao Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase.

O Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial da Hanseníase. A cada ano, são diagnosticados cerca de 30 mil novos casos. O tratamento da Hanseníase é gratuito. Após iniciar o tratamento o paciente não transmite mais a doença.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Município Há 1 dia(s)

PAÇO EM AÇÃO: Roseana Sarney e adjacências serão beneficiados neste sábado

A Prefeitura de Paço do Lumiar realiza amanhã(20), mais uma edição do "PAÇO EM AÇÃO". De [...]

#Infraestrutura Há 2 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar limpa bueiro e resolve problema na Avenida do Pau Deitado

Na tarde desta quarta-feira, 17, a Prefeitura de Paço do Lumiar, através de funcionários [...]

#DireitosHumano Há 2 dia(s)

Autoridades luminenses visitam Apac para conhecer a realidade e o trabalho de ressocialização dos internos

Acompanhada do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Maru(SD), a esposa dele- Josy Braga [...]

#Educação Há 2 dia(s)

Prefeita Paula Azevedo e técnicos da SEMED participam do 1º Seminário do Programa Educar pra Valer

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar marcou presença no I Seminá [...]

#Município Há 7 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar e Governo do Maranhão inauguram Maiobão Fast Food

Nesta sábado (13), por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e o Gov [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito