NOTÍCIAS

28-JAN-2023

Prefeitura convoca produtores culturais para recadastramento de brincadeiras carnavalescas

#Cultura POR ASCOM 28 DE JANEIRO DE 2023

Prefeitura convoca produtores culturais para recadastramento de brincadeiras carnavalescas (Foto: Diego Chaves)

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), anunciou, na sexta-feira (27), o período para recadastramento das brincadeiras carnavalescas - blocos e agremiações - e, também, dos grupos de Tambor de Crioula para o Carnaval 2023. A convocação dos produtores culturais e líderes de brincadeiras para o recadastramento foi feita pelo secretário Leno Gouvea, que estendeu o convite para novos brincantes, que queiram cadastrar seus grupos. Prazo vai até quarta-feira, dia 1º de fevereiro.

Segundo o secretário Leno Gouveia, da Semcel, todos os 23 blocos de Carnaval e 5 grupos de Tambor de Crioula já cadastrados pela Lei Aldir Blanc, que tenham no mínimo dois anos de atuação comprovada, devem fazer o recadastro. "Depois desta etapa, a Prefeitura vai definir o apoio que será dado a essas brincadeiras para o Carnaval deste ano", disse.

O circuito das brincadeiras está previsto para o Maiobão, no domingo (19), o bairro da Pindoba, na segunda-feira (20), e o bairro do Iguaíba e a Sede, na terça-feira (21). "A intenção é resgatar o tradicional encontro de blocos, que acontece no Iguaíba na terça-feira de Carnaval, mas, para isso, estamos aguardando a confirmação de recursos", explicou o secretário Leno Gouvea.

A Semcel funciona das 8h às 17h para atender ao público. Os representantes devem apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome do representante do grupo, ou parente em até primeiro grau, e portfólio atualizado da manifestação cultural.

PRIORIDADE

O Ministério Público do Maranhão emitiu recomendação para que os municípios priorizem obras e manutenção de serviços públicos, em detrimento de gastos com festas de Carnaval. A Prefeitura de Paço do Lumiar não vai deixar a festa passar em branco, mas está definindo prioridades, como a recuperação de ruas afetadas pelas fortes chuvas e melhoramento da iluminação pública.

"A prefeita Paula Azevedo vai honrar os compromissos assumidos com a população, priorizar a Educação, a Saúde, a Mobilidade e a Infraestrutura, sem, contudo, esquecer que o nosso povo também merece o lazer. Nós vamos dar apoio aos blocos de Carnaval e grupos de Tambor de Crioula", assegurou o secretário da Semcel.

No que diz respeito à programação do Carnaval de Paço do Lumiar, o Município terá horários alternativos, para integrar o folião ao roteiro cultural oferecido pelo governo do Estado, que terá shows na Avenida Litorânea e em outros circuitos da capital.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Hoje

Paço do Lumiar encerra JELS 2024 com emoção e reconhecimento aos atletas

Fechando com chave de ouro o Jogos Escolares Luminenses 2024, a Prefeitura de Paço do Lumi [...]

#Turismo Há 1 dia(s)

SEMICT na abertura do Encontro de Afro Turismo de São Luís

Na manhã desta sexta-feira(24), o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de [...]

#Cultura Há 1 dia(s)

Gestão Pública e Sociedade Civil em prol da cultura luminense

Por meio de votação, associações culturais, entidades, agremiações, entre outros fazedores [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Cerimônia de encerramento celebra os talentos dos JEL's nesta sexta-feira

Após duas semanas intensas de competições, chegou a hora de festejar as vitórias, a part [...]

#Município Há 1 dia(s)

NOTA OFICIAL

Sobre a estranha manifestação realizada em frente ao Centro Administrativo, a Prefeitura d [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Executivo e MEC juntos em prol do Enem 2024

A prefeitura de Paço do Lumiar será novamente parceira do Ministério da Educação (MEC) par [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito