NOTÍCIAS

06-FEV-2023

EQUIPE DO COLÉGIO MILITAR 2 DE JULHO, DE PAÇO DO LUMIAR, PARTICIPA DE TORNEIO REGIONAL DE ROBÓTICA

#Educação POR ASCOM 06 DE FEVEREIRO DE 2023

EQUIPE DO COLÉGIO MILITAR 2 DE JULHO, DE PAÇO DO LUMIAR, PARTICIPA DE TORNEIO REGIONAL DE ROBÓTICA (Foto: Esdras A. Almeida)

Boas notícias para o ramo da Educação, Ciência e Tecnologia em Paço do Lumiar. Pela primeira vez, uma escola do município participou de uma das maiores competições de inovação e tecnologia do País, o Torneio SESI de Robótica, que levou mais de 250 estudantes de diferentes escolas do norte e nordeste a apresentarem projetos que valorizassem a questão ambiental e a sustentabilidade.

O evento aconteceu nos dias 4 e 5 de fevereiro, na sede do SESI Araçagi em São Luís, onde a escola escolhida para representar Paço do Lumiar foi o Colégio Militar 2 de Julho, localizado no bairro Paranã, com a equipe batizada de "Shokitos". Os alunos apresentaram um projeto inovador: um para-raios ecológico feito com materiais recicláveis, que chamou a atenção de todos os participantes.

O projeto, além de ser funcional, é uma importante contribuição para a preservação do meio ambiente, já que foi feito com materiais que seriam descartados, como latas de alumínio. A equipe de estudantes mostrou que é possível unir tecnologia e sustentabilidade de maneira eficaz, conquistando elogios de todos os participantes pela originalidade e impacto social de seu projeto. E, mesmo não sendo classificada para a etapa nacional, a equipe sai com a medalha de participação e desejo de estar numa próxima competição.

A Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Monique Carmona, destacou a importância do Torneio para os estudantes luminenses e toda a criatividade e dedicação das equipes. "Estamos muito orgulhosos de nossos alunos e de todo o trabalho realizado pelos professores. Foi uma excelente oportunidade para que eles pudessem desenvolver suas habilidades e aprender sobre tecnologia e robótica de maneira divertida", afirmou a representante da pasta.

Além da apresentação do projeto inovador, outro ponto chave no Torneio foi a competição de robôs, onde a equipe luminense montou e programou um pequeno robô destinado a cumprir algumas tarefas em um determinado espaço de tempo. A aluna Giovanna Furtado, de 13 anos, foi a líder da equipe no Torneio. Ela cursa o oitavo ano do Ensino Fundamental e falou sobre a sua participação no evento: "No início, nem estava acreditando que ia participar de um torneio tão importante, e que pode ser, inclusive, uma profissão no futuro. Poder competir com alunos de outros estados é algo muito bom, principalmente em uma área que está em constante crescimento".

O Colégio Militar 2 de Julho é conhecido por sua dedicação à Educação e ao desenvolvimento de projetos inovadores. A participação na competição de robótica é mais uma prova do compromisso do município de Paço do Lumiar com a formação de jovens capacitados e conscientes de sua responsabilidade social.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

Carroceiros recebem orientações sobre educação ambiental e cuidados com o animal

Os carroceiros de Paço do Lumiar participaram, nesta quarta-feira (24), de uma palestra [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Segurança Alimentar em Destaque: SEMED inova na Alimentação Escolar com Produtos da Agricultura Familiar

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar realizou nesta terça-feira [...]

#Prefeita Há 2 dia(s)

PREFEITA PAULA AZEVEDO VISITA FEIRA DA AVENIDA 10 NO MAIOBÃO

A prefeita Paula Azevedo(PCdoB), esteve na manhã desta segunda-feira(22), visitando a Fe [...]

#Município Há 5 dia(s)

ROSEANA SARNEY: Na área da saúde, mais de 500 pessoas foram atendidas no Paço em Ação

Na quinta edição do Paço em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado(20), no Conjunto Ros [...]

#Município Há 5 dia(s)

Autoridades luminenses prestigiam "Paço em Ação" realizada no Conjunto Roseana Sarney

A quinta edição do “Paço em Ação”, projeto social desenvolvido pela Prefeitura de Paço do [...]

#Município Há 6 dia(s)

PAÇO EM AÇÃO: Roseana Sarney e adjacências serão beneficiados neste sábado

A Prefeitura de Paço do Lumiar realiza amanhã(20), mais uma edição do "PAÇO EM AÇÃO". De [...]

#Infraestrutura Há 7 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar limpa bueiro e resolve problema na Avenida do Pau Deitado

Na tarde desta quarta-feira, 17, a Prefeitura de Paço do Lumiar, através de funcionários [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito