NOTÍCIAS

12-MAR-2023

SECRETARIA DE AGRICULTURA DE PAÇO DO LUMIAR INICIA NOVA ETAPA DO PROGRAMA ALIMENTA BRASIL - PAB

Programa adquire alimentos agrícolas de agricultores familiares para doar a pessoas e entidades em risco de insegurança alimentar

#Agricultura POR ASCOM 12 DE MARÇO DE 2023

SECRETARIA DE AGRICULTURA DE PAÇO DO LUMIAR INICIA NOVA ETAPA DO PROGRAMA ALIMENTA BRASIL - PAB

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA) de Paço do Lumiar encerrou o período de inscrições de agricultores interessados em participar este ano do Programa Alimenta Brasil (PAB); programa federal de compra direta de produtos da agricultura familiar destinados a doações para pessoas em situação de risco alimentar e nutricional.

Encerradas as inscrições no dia 07 de março, a SEMAPA começa a vistoriar as propriedades rurais e entidades de assistência no dia 09. Ao todo, 161 agricultores familiares de Paço se cadastraram no processo seletivo para a nova proposta do PAB, e 10 entidades da rede socioassistencial se inscreveram para receber a doação dos produtos agrícolas adquiridos por meio do programa.

A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Paço, Júlia Assunção, faz um balanço positivo da fase de inscrições para o Programa, iniciada em janeiro e encerrada na última terça-feira (7). "Conseguimos ampliar este ano em mais de 50% o volume de agricultores interessados em participar do programa", destaca. "Além disso, tivemos um crescimento acentuado no número de entidades da rede socioassistencial interessadas em receber as doações dos alimentos agrícolas a serem adquiridos diretamente dos agricultores de Paço, cadastrados no Programa Alimenta Brasil", reforça.

A coordenadora do Programa Alimenta Brasil em Paço do Lumiar, Danúbia Lemes Dadalto, também se mostra animada com os resultados preliminares obtidos na fase de inscrição para a proposta deste ano do Programa. "Os primeiros levantamentos apontam que este ano o PAB em Paço poderá superar nossas expectativas e, dessa forma, atingir os objetivos de fortalecer a agricultura familiar na região. Ao mesmo tempo, também assegurar que mais pessoas em situação de vulnerabilidade social e alimentar possam receber gratuitamente os alimentos agrícolas comprados diretamente dos agricultores familiares do município".

PRÓXIMOS PASSOS

Encerrada a etapa de cadastro, a SEMAPA inicia agora o trabalho de vistoria das propriedades rurais dos agricultores familiares inscritos, para confirmar se de fato há condições operacionais para fornecimento dos produtos agrícolas a serem comercializados via PAB. Em paralelo, equipes técnicas da SEMAPA também irão vistoriar a situação das entidades da rede socioassistencial inscritas para receber a doação dos alimentos.

Todo esse trabalho de vistoria deve durar, aproximadamente, dois meses, prevê a Coordenação do Programa Alimenta Brasil em Paço do Lumiar. Concluída essa etapa, é feito o cadastro definitivo dos agricultores na base de dados do Programa para, então, haver o início efetivo do programa. Na proposta aberta este ano, mais de R$ 1,5 milhão estão reservados para a aplicação do Programa Alimenta Brasil em Paço do Lumiar, uma quantia cinco vezes maior do que a liberada na última edição.

COMO FUNCIONA O ALIMENTA BRASIL

Executado em todo o país por meio de parceria entre o Governo Federal e prefeituras, o Programa Alimenta Brasil permite a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, utilizando a logística de distribuição da rede de assistência social existente em cada município.

Do ponto de vista da produção, o Alimenta Brasil traz uma série de vantagens para o pequeno agricultor rural. A principal delas é a garantia da comercialização de toda a produção do agricultor cadastrado no Programa. "Além de saber que terá a quem vender durante todo o prazo de execução do Programa, o agricultor cadastrado no PAB tem também a garantia da estabilidade do preço do início ao fim da execução da proposta, tanto no período da safra, como fora dele", explica a coordenadora do PAB em Paço, Danúbia Dadalto.

Outra vantagem, aponta Danúbia, é a qualificação técnica do agricultor participante do Programa Alimenta Brasil. "Durante o tempo de execução, o agricultor familiar recebe orientações técnicas contínuas sobre a apresentação dos produtos cultivados, padrão de qualidade, condições sanitárias, dinâmica de plantio, entre outras orientações. Com toda essa qualificação, o agricultor familiar atinge um patamar que o gabarita a participar de outros programas de compras governamentais", finaliza.

Em Paço do Lumiar, o Programa Alimenta Brasil atende o município na modalidade ‘Compra com doação simultânea'. Os alimentos adquiridos dos agricultores familiares por meio do Alimenta Brasil são encaminhados a entidades da rede socioassistencial homologadas pelo Programa, e depois são distribuídos em cestas verdes, doadas posteriormente às pessoas em situação de vulnerabilidade social e alimentar.

Toda a gestão do Programa Alimenta Brasil, desde o cadastro de agricultores até a entrega dos alimentos para doação, é feita pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA).

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

Carroceiros recebem orientações sobre educação ambiental e cuidados com o animal

Os carroceiros de Paço do Lumiar participaram, nesta quarta-feira (24), de uma palestra [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Segurança Alimentar em Destaque: SEMED inova na Alimentação Escolar com Produtos da Agricultura Familiar

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar realizou nesta terça-feira [...]

#Prefeita Há 2 dia(s)

PREFEITA PAULA AZEVEDO VISITA FEIRA DA AVENIDA 10 NO MAIOBÃO

A prefeita Paula Azevedo(PCdoB), esteve na manhã desta segunda-feira(22), visitando a Fe [...]

#Município Há 5 dia(s)

ROSEANA SARNEY: Na área da saúde, mais de 500 pessoas foram atendidas no Paço em Ação

Na quinta edição do Paço em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado(20), no Conjunto Ros [...]

#Município Há 5 dia(s)

Autoridades luminenses prestigiam "Paço em Ação" realizada no Conjunto Roseana Sarney

A quinta edição do “Paço em Ação”, projeto social desenvolvido pela Prefeitura de Paço do [...]

#Município Há 6 dia(s)

PAÇO EM AÇÃO: Roseana Sarney e adjacências serão beneficiados neste sábado

A Prefeitura de Paço do Lumiar realiza amanhã(20), mais uma edição do "PAÇO EM AÇÃO". De [...]

#Infraestrutura Há 7 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar limpa bueiro e resolve problema na Avenida do Pau Deitado

Na tarde desta quarta-feira, 17, a Prefeitura de Paço do Lumiar, através de funcionários [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito