NOTÍCIAS

27-ABR-2023

PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR INAUGURA NOVAS RUAS URBANIZADAS PELO MUTIRÃO RUA DIGNA

EM 4 ANOS, GESTÃO PAULA AZEVEDO PAVIMENTOU COM BLOQUETES QUASE 4 KM DE RUAS

#Urbanismo POR ASCOM 27 DE ABRIL DE 2023

A prefeitura de Paço do Lumiar e o governo do Estado inauguram no início de maio um conjunto de seis ruas do município beneficiadas pelo Mutirão Rua Digna, programa de urbanização completa de vias públicas sem condições de trafegabilidade. Os últimos acertos da inauguração, incluindo data, foram definidos durante encontro entre representantes da Secretaria Estadual de Trabalho e Economia Solidária(SETRES), executora do programa, e da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar(SEMIU). "Conseguimos finalmente definir uma data para inaugurarmos simbolicamente um novo lote de ruas de Paço beneficiadas pelo programa Rua Digna. No próximo dia 10, ao lado do governador Carlos Brandão, farei a entrega oficial de mais um investimento importante para a população do nosso município", destaca a prefeita de Paço, Paula Azevedo.

Nos últimos quatro anos da gestão Paula Azevedo, 17 ruas de Paço do Lumiar, espalhadas por seis bairros, foram urbanizadas pelo programa Mutirão Rua Digna. No total foram quase 4 km de ruas pavimentadas com bloquetes, um tipo de pavimento que reduz a temperatura no ambiente, além de possibilitar uma manutenção bem mais simples e econômica. Do conjunto de 17 ruas de Paço do Lumiar urbanizadas pelo Mutirão Rua Digna, seis serão entregues no início de maio. As ruas 7 e 9, no bairro Jaguarema, e as ruas 1, 3, 4 e 5, na Vila Romualdo, no Iguaíba, zona rural do município.

Além da pavimentação em bloquete, as ruas contempladas pelo Rua Digna ganham ainda sistema de drenagem superficial (meio-fio e sarjeta). "Os benefícios diretos e indiretos levados para comunidade pelo programa são incontáveis, mas, o mais visível é, sem dúvida, o de proporcionar dignidade e melhor qualidade de vida aos moradores nos bairros, principalmente às pessoas com deficiência", ressalta o secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar, Walburg Neto.

"Após a entrega das obras de urbanização, a rua passa a ter outra vida; os vizinhos se encontram para conversar; as crianças brincam, além da pavimentação facilitar o acesso a veículos de parentes, entregadores, táxis, entre tantos outros", reforça o secretário. O lado social do programa Há um outro aspecto significativo implícito nas obras do programa Mutirão Rua Digna. É a geração de novos empregos e renda. "Toda a mão-de-obra empregada na urbanização de cada rua é composta por profissionais contratados na própria comunidade", explica o coordenador do programa Rua Digna em Paço do Lumiar, Hamilton Moraes. "Esse lado social do programa promove um novo ciclo de movimentação de dinheiro no próprio bairro, fortalecendo os pequenos comércios existentes na região", destaca o coordenador.

O programa Mutirão Rua Digna é executado pela Secretaria Estadual de Trabalho e Economia Solidária(SETRES) em parceria com as prefeituras e associações de moradores. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Paço, Walburg Neto, o programa passa por aperfeiçoamento e ganhará este ano um novo impulso na gestão do governador Carlos Brandão. "No segundo semestre, o Estado vai lançar uma versão aprimorada do programa, a fim de levar os benefícios do Mutirão Rua Digna para mais comunidades em todo o Maranhão", concluiu Walburg.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Infraestrutura Hoje

Paula Azevedo leva Regularização Fundiária para a Zona Rural de Paço do Lumiar

Uma demanda que poucos gestores encaram de frente é a regularização fundiária de terras. P [...]

#DireitosHumano Hoje

PAÇO DO LUMIAR SE DESTACA NO PROGRAMA TRABALHO JOVEM.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), que integra o quadro de pastas estrat [...]

#MeioAmbiente Hoje

Prefeitura entrega o Ecoponto do Tambaú nesta sexta-feira

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semap), entrega n [...]

#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

Carroceiros recebem orientações sobre educação ambiental e cuidados com o animal

Os carroceiros de Paço do Lumiar participaram, nesta quarta-feira (24), de uma palestra [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Segurança Alimentar em Destaque: SEMED inova na Alimentação Escolar com Produtos da Agricultura Familiar

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar realizou nesta terça-feira [...]

#Prefeita Há 2 dia(s)

PREFEITA PAULA AZEVEDO VISITA FEIRA DA AVENIDA 10 NO MAIOBÃO

A prefeita Paula Azevedo(PCdoB), esteve na manhã desta segunda-feira(22), visitando a Fe [...]

#Município Há 5 dia(s)

ROSEANA SARNEY: Na área da saúde, mais de 500 pessoas foram atendidas no Paço em Ação

Na quinta edição do Paço em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado(20), no Conjunto Ros [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito