NOTÍCIAS

12-MAI-2023

V Fórum Municipal de Cultura de Paço do Lumiar discute políticas públicas para o município

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), está trabalhando pela valorização da cultura do município

#Cultura POR ASCOM 12 DE MAIO DE 2023

V Fórum Municipal de Cultura de Paço do Lumiar discute políticas públicas para o município (Foto: Diego Chaves)

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), realizou nesta sexta-feira (12), o V Fórum Municipal de Cultura, com o objetivo de discutir as políticas públicas de cultura para Paço do Lumiar, fazer uma escuta pública com os segmentos artísticos do município em prol da Lei Paulo Gustavo, e eleger o Conselho Municipal de Cultura de Paço do Lumiar.

"O objetivo do V Fórum Municipal de Cultura é discutir as políticas públicas do município para este setor. Investir em cultura é uma das prioridades da nossa gestão, que valoriza nossos artistas e tradições. Queremos incentivar os fazedores de cultura do nosso município", disse a prefeita Paula Azevedo.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Leno Gouveia, falou sobre as atividades do Fórum. "Vamos tratar de várias temáticas, como a Lei Paulo Gustavo, e dialogar a respeito da importância do Conselho Municipal de Cultura nas discussões das políticas públicas para o município. Neste evento, vamos entender o papel do Conselho e dos conselheiros", explicou o secretário.

"Este é um momento de reconstrução das políticas públicas da Cultura. Teremos a Conferência Nacional, temos as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. Nossa presença nesse evento demonstra que o Conselho Estadual de Cultura é parceiro dos municípios, com a promoção de políticas públicas de cultura", disse Dionílio Almeira, Presidente do Conselho Estadual de Cultura.

LEI PAULO GUSTAVO

Assinada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (11), a Lei Paulo Gustavo foi aprovada pelo congresso em 2022, e prevê repasses a estados, municípios e ao Distrito Federal para ações emergenciais do setor cultural, duramente atingido pelos efeitos econômicos da pandemia. Música, dança, pintura, escultura, cinema, fotografia, artes digitais. É amplo o espectro e pulverizada a proposta, que pretende contemplar toda a diversidade de manifestações culturais e artísticas do país. Do valor total, R$ 2 bilhões são destinados aos estados e R$ 1,8 bilhão aos municípios.

O texto também garante medidas de acessibilidade nos projetos e ações afirmativas. Estados e municípios devem "assegurar mecanismos de estímulo à participação e ao protagonismo de mulheres, negros, indígenas, povos tradicionais, populações nômades, segmento LGBTQIA+, pessoas com deficiência e outras minorias. A Lei estabelece, ainda, que os chamamentos devem ter oferta de no mínimo 20% das vagas para pessoas negras e mínimo de 10% para indígenas.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Município Há 2 dia(s)

ROSEANA SARNEY: Na área da saúde, mais de 500 pessoas foram atendidas no Paço em Ação

Na quinta edição do Paço em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado(20), no Conjunto Ros [...]

#Município Há 2 dia(s)

Autoridades luminenses prestigiam "Paço em Ação" realizada no Conjunto Roseana Sarney

A quinta edição do “Paço em Ação”, projeto social desenvolvido pela Prefeitura de Paço do [...]

#Município Há 3 dia(s)

PAÇO EM AÇÃO: Roseana Sarney e adjacências serão beneficiados neste sábado

A Prefeitura de Paço do Lumiar realiza amanhã(20), mais uma edição do "PAÇO EM AÇÃO". De [...]

#Infraestrutura Há 4 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar limpa bueiro e resolve problema na Avenida do Pau Deitado

Na tarde desta quarta-feira, 17, a Prefeitura de Paço do Lumiar, através de funcionários [...]

#DireitosHumano Há 4 dia(s)

Autoridades luminenses visitam Apac para conhecer a realidade e o trabalho de ressocialização dos internos

Acompanhada do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Maru(SD), a esposa dele- Josy Braga [...]

#Educação Há 4 dia(s)

Prefeita Paula Azevedo e técnicos da SEMED participam do 1º Seminário do Programa Educar pra Valer

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar marcou presença no I Seminá [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito