Poder Público e Terceiro Setor juntos em prol do Meio Ambiente.
Na manhã deste domingo (27), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAP), em união com a ONG Arte-Mojó, realizaram um ato de transmissão de conhecimento a respeito da questão ambiental na área do Porto do Mojó.
FOTO: FERNANDO BOGÉA
Em curto intervalo de tempo, a atividade que recolheu cerca de 100 kg de detritos ao redor do porto teve caráter educativo e simbólico, objetivando chamar a atenção do povo em direção ao problema ocasionado através da interferência humana.
"Estamos participando pela segunda vez desse trabalho. Temos a certeza de que, como parceiros nesta atuação conjunta com a ONG ART Mojó, tentaremos sensibilizar o maior número de pessoas no sentido de observar a necessidade de preservação dos manguezais. Para tanto, oportuno que tenhamos a consciência da importância de resolvermos o obstáculo no nascedouro, ou seja, o descarte irregular de resíduos, que de uma forma ou de outra, vêm parar nestas áreas", pontuou sabiamente a secretária Alberlucia Mendes, que esteve à frente do evento.
A presidente da ONG, Graça Soares, lembra que todo o lixo recolhido no feito seguiu a ordem de separação por prioridade de tipo de objeto. O material coletado e separado por especificidade de composição será destinado à reciclagem. Para isso, a obra conta também com a parceria da COOPCARE, que é a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Paço do Lumiar.
"Os manguezais são ecossistemas costeiros importantes, pois abrigam uma grande diversidade de organismos. Funcionam como berçário tanto para espécies locais quanto para espécies migratórias. Por esta razão, mantê-los saudáveis é tão importante", enfatiza a presidente da ONG, Graça Soares.
A ONG Arte Mojó é uma organização, assim como outras, que desenvolve um ofício muito necessário de proteção com o uso de práticas alternativas, sustentabilidade, inclusão social e geração de renda na comunidade de Mojó. "Nós, enquanto gestão, e por determinação da nossa prefeita Paula Azevedo, permanecemos sempre prontos a apoiar projetos como este, que têm a finalidade de ajudar a natureza e levar conscientização para a população", finalizou Alberlucia Mendes."