Em novembro, a Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Divisão de Igualdade Étnico-Racial e Crenças, realiza uma série de diálogos em escolas, promovendo a conscientização sobre o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Esses encontros são momentos fundamentais para abordar a importância da igualdade racial e o combate ao racismo na sociedade. Com a presença em diversas escolas, como a UEB Ministro Henrique de La Roque, a equipe de direitos humanos busca fortalecer nos estudantes a compreensão dos valores de respeito e inclusão.A escolha do Dia da Consciência Negra como tema principal reflete o compromisso em resgatar e valorizar a história e a cultura afro-brasileira, além de homenagear personalidades que lutaram pela liberdade e justiça, como Zumbi dos Palmares. O objetivo é que, ao entender o significado dessa data, os estudantes desenvolvam uma postura crítica e ativa no combate ao racismo. As atividades e discussões incentivam os jovens a refletir sobre como o preconceito racial ainda impacta a sociedade e como todos podem contribuir para uma convivência mais justa.Mais do que uma comemoração, a proposta é que a conscientização sobre igualdade racial esteja presente durante todo o ano letivo, inserindo o respeito às diversidades como um valor constante no ambiente escolar. Esse trabalho contínuo visa construir uma sociedade mais inclusiva, onde o respeito às diferenças e a valorização da identidade étnico-racial sejam uma realidade. A Secretaria de Direitos Humanos reforça, assim, a importância de se cultivar a empatia e o entendimento mútuo desde cedo, promovendo uma educação que respeita e celebra a diversidadehumana.
Em novembro, a Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Divisão de Igualdade Étnico-Racial e Crenças, realiza uma série de diálogos em escolas, promovendo a conscientização sobre o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Esses encontros são momentos fundamentais para abordar a importância da igualdade racial e o combate ao racismo na sociedade. Com a presença em diversas escolas, como a UEB Ministro Henrique de La Roque, a equipe de direitos humanos busca fortalecer nos estudantes a compreensão dos valores de respeito e inclusão.A escolha do Dia da Consciência Negra como tema principal reflete o compromisso em resgatar e valorizar a história e a cultura afro-brasileira, além de homenagear personalidades que lutaram pela liberdade e justiça, como Zumbi dos Palmares. O objetivo é que, ao entender o significado dessa data, os estudantes desenvolvam uma postura crítica e ativa no combate ao racismo. As atividades e discussões incentivam os jovens a refletir sobre como o preconceito racial ainda impacta a sociedade e como todos podem contribuir para uma convivência mais justa.
Mais do que uma comemoração, a proposta é que a conscientização sobre igualdade racial esteja presente durante todo o ano letivo, inserindo o respeito às diversidades como um valor constante no ambiente escolar. Esse trabalho contínuo visa construir uma sociedade mais inclusiva, onde o respeito às diferenças e a valorização da identidade étnico-racial sejam uma realidade. A Secretaria de Direitos Humanos reforça, assim, a importância de se cultivar a empatia e o entendimento mútuo desde cedo, promovendo uma educação que respeita e celebra a diversidadehumana.