a secretária, que foi prestigiada pelos colegas, palestrou sobre a transição do Imposto Sobre Serviço(ISS) para o Imposto Sobre Bens e Serviço(IBS). FOTO: AMANDA ARAÚJO
Na tarde da última quinta-feira(07), a titular da Secretaria Municipal de Fazenda(SEMFAZ), Gabrielle Golenhesky, esteve representando o município luminense no 5º Ciclo de Estudos sobre a Reforma Tributária: Desafios e Perspectiva, que aconteceu no auditório do Convento das Mercês, em São Luís. Neste congresso organizado pelo Instituto Maranhense de Estudos Tributarios(IMAET) em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos Tributários(IBET), a secretária fez parte da 3º mesa, palestrando sobre a transição do Imposto Sobre Serviço(ISS) para o Imposto Sobre Bens e Serviço(IBS).
Na ocasião, também esteve presente o secretário adjunto, Alberto Sanshes; a coordenadora operacional, Luiza Santos; o coordenador de receitas, Roysberg Leite; a assessora jurídica, Karolaeny Campos; a representante do setor de cadastro, Amanda Leite; e a auditora fiscal, Vanessa Pinheiro.
Gabrielle Golenhesky, destacou a importância de participar da atividade. ' Me sinto feliz em ter sido convidada para compor à mesa de bate onde discutimos a transição do ISS para o IBS. Todas as perspectivas que foram apresentadas faz parte da nova Reforma Tributária que acontecerá em nosso município, e que entrará em a vigor efetivo em 2033', disse a secretária.
A reforma tributária teve como principal meta a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que vai unificar o ICMS e o ISS. O objetivo da proposta (PEC 45/19) ao criar o IBS é simplificar o sistema tributário e evitar distorções presentes no regime atual. O tributo será não cumulativo, compensando-se o imposto devido com o crédito obtido na compra de bens e serviços necessários à atividade da empresa.