Para valorizar a atividade dos condutores de tração animal, a Semap fez a entrega de coletes de identificação. FOTO: MATEUS FELIPE
A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semap) entregou à população nesta sexta-feira (26) o 2º Ecoponto da cidade. Desta vez, o bairro beneficiado foi o Tambaú.
Participaram da cerimônia, a prefeita Paula Azevedo (PCdoB), o presidente da Câmara Jorge Marú (SD), a secretária de Meio Ambiente, Glícia Aragão, a secretária-adjunta Alberlúcia Mendes, e a coordenadora de Legalização da construtora Ângulo, Débora Salgado.
A prefeita Paula Azevedo (PCdoB) falou que a gestão dá mais um passo importante no avanço da política de resíduos sólidos. "O Poder Público está fazendo a sua parte, mas o sucesso do Ecoponto está também na consciência e no envolvimento da cidade. Precisamos que a população abrace a causa. O lixo na rua volta para dentro de casa, de alguma maneira, seja em forma de roedor, barata, mosquito, ou entupindo bueiros, etc. Por isso, o nível de entusiasmo da comunidade, nessa questão da limpeza, é fundamental", disse.
O novo Ecoponto, construído em parceria com a construtora Ângulo, como forma de compensação ambiental pelos impactos gerados pela sua atividade no ramo da construção civil, atendeu indicação do presidente da Câmara Jorge Marú (SD). "Por ter muito compromisso com o meio ambiente, pedi muito à Prefeitura, esse local era usado indevidamente para descarte de entulho. Agradeço a prefeita Paula que dedicou-se para que o equipamento fosse implantado em prol do coletivo, do cuidado com nossa cidade, com o desenvolvimento sustentável", assinalou.
A importância do equipamento também foi observado pela secretária de Meio Ambiente (Semap), Glícia Aragão. "A ideia é ter cada vez mais Ecopontos e uma cidade livre da dengue e da sujeira. O espaço facilita o trabalho de dar a destinação correta", afirmou.
O projeto do Ecoponto Tambaú foi idealizado ainda na gerência de Alberlúcia Mendes na pasta. "É muito gratificante ver na prática algo pensado, lá atrás, com muito carinho e responsabilidade. Seguiremos avançando nessa pauta", comemorou a secretária-adjunta da Semap.
Para valorizar a atividade dos condutores de tração animal, a Semap fez a entrega de coletes de identificação. No local, uma equipe da Secretaria de Saúde (Semus) disponibilizou, aos trabalhadores, as vacinas Influenza, Febre amarela, DT, Hepatite B e Tríplice viral. Eles também puderam atualizar os dados cadastrais do Bolsa Família e BPC, através do atendimento do CadÚnico, realizado por servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES). Além disso, foram distribuídas cestas básicas.
O Ecoponto vai receber papéis, vidros, metais, plásticos, madeiras, entulhos e lixo eletrônico. O serviço já está em funcionamento para receber os materias já mencionados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 16h. São parceiros do Ecoponto, Thecno Eco Ambiental (lixo eletrônico), Idama (óleo de cozinha) e Fábio Artesão (pneus).
Acompanharam a entrega, a secretária de Desenvolvimento Social (SEMDES), Suely Abreu, o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA), Genilson Ramos, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), Leonardo Moraes, e o secretário de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), Walburg Neto.
Também estiveram presentes, os vereadores Orlete, Fernandinho e Alexsandra, além das equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.